Cão 2 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
paulopires16
Membro Júnior
Registado: quarta dez 26, 2012 11:39 pm
Localização: Fluffy 01/11/12 Cruzado de Caniche e Epagneul Bretton

quarta dez 26, 2012 11:45 pm

Ola boa noite.

O Pai Natal decidiu trazer um cão de raça pequena de 2 meses para a minha pequenina de 4 anos.

Esta prenda implica que o pai entenda um pouco mais deste mundo animal, motivo da inscrição neste forum.

O cão foi dado por um amigo meu que teve uma ninhada de 7 pequeninos. Um dos problemas é que nem ele sabe a raça do animal. Amanha tiro uma foto e coloco aqui para me ajudarem a descobrir a raça.

Mas para já, o que deve fazer para vacinas, desparasitação, etc...

Obrigado

Paulo
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta dez 27, 2012 12:10 am

Olá,

Se não sabe a raça o mais provável é não a ter.
Ou seja provavelmente terá em mãos um SRD (Sem raça definida) ou rafeiro como preferir, de porte pequeno :)

Mas a raça é coisa que neste momento não deve dar grande importância, visto que o cachorro é novo será mais importante aprender a lidar com ele.
Juntar conhecimentos sobre a alimentação correcta, o acompanhamento veterinário adequado, a educação, a sociabilização etc
Mas para já, o que deve fazer para vacinas, desparasitação, etc...
Deve levar o cachorro ao veterinário. Este irá observar o cachorro e definir e explicar-lhe o plano de vacinação e desparasitação a seguir
Última edição por maraya em quinta dez 27, 2012 12:12 am, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta dez 27, 2012 12:12 am

Não dou os parabéns
O seu caso é de antologia. Cão para uma criança, dado no Natal, de uma ninhada de rafeiros de uma pessoa que não tomou o minimo cuidado.tem tudo para correr mal. Cabe a si fazer para que corra bem, passado o periodo de entusiamo inicial pós natal com o cão....

O que deve fazer ? Antes de mais o cão não é para a sua filha, é para si. Nunca deve deixar o cão sozinho com uma criança dessa idade, não por ser mau mas por ser um animal e as crianças a brincar muitas vezes despoletam os instintos de defesa ao magoarem propositada ou inadvertidamente o animal.

A raça ? Não tem, é de certeza um rafeiro.Sugeria que o olhasse como cão, ponto final, seja de raça ou não..não lhe tente inventar raças..seria um pouco..estranho.

Não irá fazer isso, mas idealmente devia alertar o seu amigo para não contribuir de futuro alegremente para mais uma ninhada de animais não planada...por ex, esterilizar a cadela seria ótimo.

Quanto a alimentação depende dos seus meios. no primeiro ano uma ração de boa qualidade, mas para isso deve informar-se com o seu médico veterinario, está na altura de vacinar e desparasitar o animal e ele poderá indicar uma ração a seguir. Os custos com vacinas são maiores no primeiro ano por causa dos reforços.Note que só a da raiva é obrigatória por lei..mas as outras evitam que ele adoeça com um numero de doenças.
paulopires16
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 12:16 am

Obrigado aos dois, respostas rápidas e esclarecedoras.

A ninhada estava bem tratada e o dono é homem para não se esquecer das vacinações, tanto é que disse para ir tratar desde já da Desparasitação e Vacinação...

Feitas umas pesquisas encontrei duas tabelas, qual aconselham?
h++p://www.tudosobrecachorros.com.br/2012/03/vacinas.html (parece-me bastante completa)
h++p://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?men ... squema.htm

Quanto à ida ao veterinário, sem dúvida mas também quero ficar a perceber alguma coisa ;-P
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta dez 27, 2012 12:20 am

existem vários esquemas vacinais, todos eles corretos, o médico veterinario irá sugerir-lhe e explicar-lhe o esquema vacinal. Não me parece que resulte chegar a ele e apresentar-lhe um esquema tirado da net de um site do Brasil.. :wink:
maraya
Membro Veterano

quinta dez 27, 2012 12:21 am

paulopires16 Escreveu:Obrigado aos dois, respostas rápidas e esclarecedoras.

Feitas umas pesquisas encontrei duas tabelas, qual aconselham?
h++p://www.tudosobrecachorros.com.br/2012/03/vacinas.html (parece-me bastante completa)
h++p://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?men ... squema.htm
Note que isso são planos "gerais" e brasileiros.
O correcto a fazer é levarf o cachorro ao vet que irá definir qual o plano de vacinação adequado.

Geralmente começa-se aos 2 meses com uma vacina que protege de doenças a que os cachorros são mais susceptiveis como a esgana, a parvovirose etc
Depois vem a vacina anti-rábica
depois existem mais umas quantas.
(Mas este é só um dos muitos planos que existem)

O vet é que irá determinar o que é indicado nesse caso
Última edição por maraya em quinta dez 27, 2012 12:22 am, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
paulopires16
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 12:21 am

Obrigado a todos, vou tratar disso já amanha... sei que depois dão uma caderneta de vacinações para nos orientarmos...
maraya
Membro Veterano

quinta dez 27, 2012 12:28 am

Exacto, com isso não tem muito que se preocupar se o cachorro for seguido por um bom vet

Outra coisa que considero ser bastante importante é aprender a lidar com o cachorro de forma correcta para lhe proporcionar uma boa educação.

Pesquise bastante sobre a socialização e ponha em prática nesta altura. É importante que o cachorro tenha experiências positivas com o maior numero de realidades, situações, pessoas, animais, locais etc.

Depois pesquise sobre a educação em geral. O cão tem que ter regras e saber os limites

Comece a treinar, a edeucar e a socializar para no futuro ter um cão equlibrado
paulopires16
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 12:35 am

Ola maraya

Ainda bem que fala nisso pois por aqui, nesta fase é só pocinhas de urina, lol...

Já captamos que aquando das refeições faz sempre um coco, por isso, depois das refeições, vamos sempre com ele a rua um pouco até ele fazer as necessidades mas relativamente a urinar ainda não sabemos como :-( pois ele faz quando apetece, não dá para perceber.

O que aconselha nesta educação? Chegar ao ponto de ele ladrar ao pé da porta para ir fazer as necessidades la fora era óptimo.

Sei que também existem uma espécie de areia... para os apartamentos...
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta dez 27, 2012 12:40 am

Os cães quando são bebés não controlam a bexiga, eu o que fazia com o meu Rufus foi ensiná-lo em casa, colocava-lhe um resguardo, e quando o via a começar a urinar colocava-o lá em cima, e foi assim que ele aprendeu...
maraya
Membro Veterano

quinta dez 27, 2012 12:41 am

paulopires16 Escreveu:Ola maraya

Ainda bem que fala nisso pois por aqui, nesta fase é só pocinhas de urina, lol...

Já captamos que aquando das refeições faz sempre um coco, por isso, depois das refeições, vamos sempre com ele a rua um pouco até ele fazer as necessidades mas relativamente a urinar ainda não sabemos como :-( pois ele faz quando apetece, não dá para perceber.

O que aconselha nesta educação? Chegar ao ponto de ele ladrar ao pé da porta para ir fazer as necessidades la fora era óptimo.

Sei que também existem uma espécie de areia... para os apartamentos...
Ir á rua sem vacinas é um risco.
Na minha opinião é importante ter contacto com o exterior, mas enquanto não tiver as vacinas certas deverá ir ao colo.

Nesta fase é normal que ainda não controle os xixis, o ideal será arranjar jornais ou resguardo daqueles para os acamados e colocá-los num local específico.
Depois é recompensar quando ele "acerta". Quando o vê a cheirar o chão, a andar às voltas ou com outro sinal de que vai fazer as necessidades deve leválo para o local que escolheu.
Isto pode levar tempo... até lá é ter a esfregona sempre à mão.

Se pesquisar consegue encontrar umas dicas mais completas :wink:

Quanto à educação que falava a cima não era bem direcionada a isto.
Era mais para se lembrar que o cachorro apesar de ser muito fofinho agora´, irá crescer, e por isso esta é a altura indicada para o educar para que se torne num adulto equlibrado.
Ensine-lhe o que significa o "não" e use-o para establecer limites.
O que não vai permitir que o cão faça em adulto não deve permitir agora. As regras são impostas desde já.
Pode começara a ensinar o "Não" a vir à chamada etc
Pode e deve começar o processo de sociabilização
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

quinta dez 27, 2012 12:54 am

Primeiro que nada acho que nao se deve dár um cão como prenda surpresa a quem quer que seja devido a todas as responsabilidades e custos envolvidos
Discordando um pouco do que o utilizador AQuartelmar eu acho que o cão não é para para a filha nem para o sr Paulo, o cão depois de aceite é para a família e é de todos de igual forma (minha opinião nao digo que está mais ou menos correcta)
Pelo que sei o aconselhável é o cão ser retirado da mãe e dos irmãos apenas aos 3 meses mas já que veio aos 2 trate de ir com ele ao vet e garantir que se encontra vacinado e desparasitado propriamente :)
Após ter tudo em ordem trate de lhe dar exercício e muitos mimos :)
Boa sorte com o pequeno
paulopires16
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 1:14 am

Excelentes respostas e ajudas, muito obrigado a todos.

Fica apenas pendente a foto :-) apenas para ficar com uma ideia de raça, ou se não tem, da que mais se assemelha.

Obrigado a todos mais uma vez.

Paulo
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

quinta dez 27, 2012 1:29 am

Vacinação, como já foi dito, é o primeiro passo para garantir boa saúde do cachorro nesta primeira fase. Sei que nos 1os meses é um investimento grande, mas garanto lhe que vale a pena. Penso que um dono responsável prefere gastar um pouco mais de dinheiro do que ver o seu cãozinho a apanhar uma bela parvovirose... aviso-lhe já que não é vista agradável,para além de que pode levar à morte do cãozinho.

Mais em relaçao as vacina... depende do veterinario é certo, mas provavelmente irá levar a primeira vacina agora às 8 semanas de idade.. 3 ou 4 semanas depois leva um reforço + protecção contra leptospira e passadas mais 3 ou 4 semanas um ultimo reforço com todas as anteriores, adicionando a vacina da raiva, obrigatória por lei. Nesta altura, tambem deve começar a pensar em colocar o microchip e outras questões legais (inscriçao na junta, etc... ). Depois disto, é so necessario o animal levar reforços anuais das vacinas.

Não se esqueça de desparasitações,interna e externamente. Nesta primeira consulta do cachorro, provavelmente o vet vai optar ja por desparasitá-lo internamente e a partir dai é o dono que tem que ter a responsabilidade das desparasitaçoes (interna 3 em 3/ 4 em 4 meses, externa dependendo do sitio onde vive e altura do ano,pode chegar a ser todos os meses).

Como pode ver, um cão (ou qualquer outro animal) é uma grande responsabilidade e não deve ser adquirido de ânimo leve. Espero que não se arrependa da sua decisão e venha a ser um dono responsavel para este animal, e que o senhor e a sua familia lhe possam dar todo o amor e dedicação que ele precisa.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

quinta dez 27, 2012 8:19 am

Bom dia.
A situação é que lhe deram um cão. A pergunta que fica é se gosta de cães, se tem paciência e tempo para ele. Tem uma filha de 4 aninhos. O que em principio já lhe ocupará um tempo jeitoso :). Se conseguir conciliar as duas coisas perfeito. Um cão é uma companhia espectacular, mas que também traz responsabilidades acrescidas. Fins de semana fora... férias... Onde o vai deixar? Já para não falar na dificuldade em o deixar em casa sózinho durante o dia... todos os dias que saímos e ele fica sózinho apetece-nos logo voltar para casa. Mas se lhe deixar uns brinquedos ou um biscoito ele não se chateia muito... Tem de ter tempo para o trazer à rua, e não é só para vir urinar no canteiro da frente do prédio... Ele vai ter de gastar energias acumuladas... Vai ter de brincar com ele para criar laços. Vai ter de aprender a ensiná-lo e vai ter de aprender como lidar com ele. Sociabilizá-lo com outros animais. Vai ter de andar muitas vezes com a esfregona na mão... Vai ter de substituir algumas peças da casa :). Comandos de tv, puxadores, e cuidado com os óculos... Vai ter de investir numa ração de jeito... vacinas anuais... desparasitações... Se conseguir compatibilizar isto tudo... Vale bem a pena. Vai ganhar um amigo para todas as horas, e a sua filhota vai habituar-se a lidar com animais, o que lhe fará muito bem. Mas atenção ao que já lhe disseram... Não os deixe sózinhos... as crianças não medem o que fazem e os cães são... animais... e assim sendo reagem como tal...
Felicidades
Responder

Voltar para “Cães”