disse quase tudo o que eu penso!Nitara Escreveu:Na minha opinião, essa lista também não faz muito sentido.
Há raças dirigidas para uma coisa ( por exemplo, guarda / protecção ) e outras para outra ( por exemplo, caça ou pastoreio ). Cada cão está naturalmente dirigido para isso e assim desempenha as suas funções melhor ou pior.
Depois também depende muito da personalidade do cão, do treino, da relação entre o dono / treinador e o cão, do ambiente circundante, entre outros factores.
Acho que todos os cães são inteligentes à sua maneira.
É muito mais bonito pôr um livro à venda no mercado com uma lista simples sem grandes explicações do que tentar realmente definir o termo '' inteligência '', relacionando-o com os cães ou explicar de que factores depende o treino para ser ou não bem sucedido.

não é possivel cingir a um ranking a inteligência dos cães nem a sua capacidade para obedecer rapidamente a comandos! cada cão é inteligente e eficaz na tarefa para a qual foi criado. ponham lá um border collie a caçar coelhos ou um pointer a guardar ovelhas... havia de ser o border collie a pôr os coelhos em circulo e a pastoreá-los e o pointer a apontar as ovelhas!

