Os 10 cachorros mais inteligentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta dez 27, 2012 1:31 pm

Nitara Escreveu:Na minha opinião, essa lista também não faz muito sentido.

Há raças dirigidas para uma coisa ( por exemplo, guarda / protecção ) e outras para outra ( por exemplo, caça ou pastoreio ). Cada cão está naturalmente dirigido para isso e assim desempenha as suas funções melhor ou pior.

Depois também depende muito da personalidade do cão, do treino, da relação entre o dono / treinador e o cão, do ambiente circundante, entre outros factores.

Acho que todos os cães são inteligentes à sua maneira.
É muito mais bonito pôr um livro à venda no mercado com uma lista simples sem grandes explicações do que tentar realmente definir o termo '' inteligência '', relacionando-o com os cães ou explicar de que factores depende o treino para ser ou não bem sucedido.

:roll:
disse quase tudo o que eu penso! ;)

não é possivel cingir a um ranking a inteligência dos cães nem a sua capacidade para obedecer rapidamente a comandos! cada cão é inteligente e eficaz na tarefa para a qual foi criado. ponham lá um border collie a caçar coelhos ou um pointer a guardar ovelhas... havia de ser o border collie a pôr os coelhos em circulo e a pastoreá-los e o pointer a apontar as ovelhas! :lol: :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta dez 27, 2012 6:13 pm

É curioso ver as opiniões de cada um. Como é que se vê a inteligência de uma pessoa? Há testes também... Há testes para saber o QI e nem toda a gente o tem elevado, não quer dizer que um carpinteiro, pintor, cineasta, cientista ou um advogado que tenham QI baixo não saibam fazer o seu trabalho melhor do que ninguém.
Como disse anteriormente acho que esta é uma forma como outra qualquer de medir a inteligência dos cães, pois não escondem a forma como lá chegaram. Quem não achar que essa é a melhor forma de o fazer simplesmente não se guia por essa lista.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta dez 27, 2012 7:04 pm

bhess Escreveu:É curioso ver as opiniões de cada um. Como é que se vê a inteligência de uma pessoa? Há testes também... Há testes para saber o QI e nem toda a gente o tem elevado, não quer dizer que um carpinteiro, pintor, cineasta, cientista ou um advogado que tenham QI baixo não saibam fazer o seu trabalho melhor do que ninguém.
Como disse anteriormente acho que esta é uma forma como outra qualquer de medir a inteligência dos cães, pois não escondem a forma como lá chegaram. Quem não achar que essa é a melhor forma de o fazer simplesmente não se guia por essa lista.
Têm a sua razão.
É um teste, vale o que vale...se foi bem elaborado e bem concretizado. Ao serem avaliadas todas as raças e um grupo razoável de indivíduos por raça.

Há critérios e dentro dos critérios, até se pode aceitar essas avaliações. Mas há génios na história que foram classificados como loucos e com problemas de aprendizagem. Mas apenas eram provávelmente génios. :lol:

A exposição está um pouco mal amanhada... :lol:
What are the smartest dog breeds in the world? We all love our dogs, and most of us believe our own dog must be the smartest ever. But is your dog's breed known as one of the smartest? We've compiled a list of the top 10 most intelligent dogs ever. If your dog isn't on this list, don't despair. Because sometimes, having a dog with very high intelligence can have its drawbacks. For example, if a highly intelligent dog is left at home alone all day, they can get bored and become destructive and/or neurotic. On the other hand, a dog with limited intelligence can be left at home all day, and not even realize you’re gone until a few minutes before you arrive home! Note: This list should not be confused with the top 10 easiest to train dog breeds
http://www.petmedsonline.org/top-10-sma ... d.html#top

Não acredito que um cão não percebe quando o dono entra e sai de casa. Nunca tive um cão destes, acho até impossível que haja. Nem que eu fosse um ninja, eles dão conta. Aliás ainda não chegava ao portão e eles já estavam de plantão.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 27, 2012 9:35 pm

fsakita Escreveu:S. Soren, autor do livro “A inteligência dos cachorros”, criou uma lista dos cachorros mais inteligentes.

Na lista de cachorros mais inteligentes estão as raças que necessitam de apenas cinco repetições ou menos para entender um novo comando. Eles chegam a obedecer ao primeiro comando em 95% das vezes ou até mais.

10 – Australian Cattle Dog
9 – Rottweiler
8 – Papillon
7 – Labrador Retriever
6 – Shetland
5 – Doberman
4 – Golden Retriever
3 – Pastor Alemão
2 – Poodle
1 – Border Collie

Mais informações:
http://portaldodog.com.br/site/listas/o ... eligentes/
E qual é a sua opinião sobre isto, fsakita?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta dez 28, 2012 4:07 pm

bhess Escreveu:É curioso ver as opiniões de cada um. Como é que se vê a inteligência de uma pessoa? Há testes também... Há testes para saber o QI e nem toda a gente o tem elevado, não quer dizer que um carpinteiro, pintor, cineasta, cientista ou um advogado que tenham QI baixo não saibam fazer o seu trabalho melhor do que ninguém.
Acho é " genérico" demais este modo de avaliação. Até porque a "inteligência " nestes casos pode ser muito pouca. Basta ao cão ter aptidões para obedecer ao comando e associar mais rápidamente o comando à acção pretendida.
Para mim " inteligência" é um bocadinho ( grande) além disso. Mas lá está , é como dizes, bhess, o parametro ou a " escala" de medição depende e varia muito de dono para dono e das respectivas necessidades ou expectativas em relação ao cão.
Sofia
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sexta dez 28, 2012 4:37 pm

eu discordo dessa lista, o meu a 100 metros ouve uma lata de salsichas a abrir ou ate mesmo porta do frigorifico, chega lá em poucos segundos sem que o chame, conhece o motor do meu carro antes que eu chegue a casa, rouba-me comida de forma matreira com uma hablidade incrivel, agora até ja aprendeu abrir gavetas e portas, ouve a campainha é o 1ª a chegar á porta para atender, desculpem lá mas a 5 posiçao na lista parece-me muito injusta :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Última edição por dragablue em sexta dez 28, 2012 6:51 pm, editado 1 vez no total.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 28, 2012 4:41 pm

Acerca da "inteligência" canina: http://www.youtube.com/watch?v=OJu2Qkbxes0
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 28, 2012 4:43 pm

Os fox e os terriers no geral são animais com bastante facilidade de aprendizagem se bem que precisem de pulso firme. Não estão mencionados.

Os cães de àgua portugueses também são animais de muito fácil ensino e também lá não estão.

Pastor alemão em 4º? Foi das melhores raças que tive, e nem estou a pensar em obediência mas na maneria do cão resolver situações novas com que se depara.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta dez 28, 2012 5:16 pm

Vi no outro dia esse documentário, porque as cadelas e os gatos estavam pregados ao televisor. :lol:

Os meus cães sempre foram os mais inteligência, deixem-se disso. 8)
bhess
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 5:22 pm

nicosa Escreveu:Basta ao cão ter aptidões para obedecer ao comando e associar mais rápidamente o comando à acção pretendida.
Não sei pormenores, mas penso que todos deviam estar em pé de igualdade..
sasquatch Escreveu:Os fox e os terriers no geral são animais com bastante facilidade de aprendizagem se bem que precisem de pulso firme. Não estão mencionados.
Os cães de àgua portugueses também são animais de muito fácil ensino e também lá não estão.
Esta lista é enorme, não são só estes 10! Aqui está a lista completa, por Stanley Coren:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Intelig% ... _C%C3%A3es

Calvin
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta dez 28, 2012 5:23 pm

lsgl Escreveu:
JoseRCLopes Escreveu:Não acho que esteja assim estão errados.So não concordo com duas coisa, o Poodle estar a frente do Pastor Alemão, e o nome da lista, o nome indicado seria as raças que aprendem comandos mais rapidamente
E então porquê?
Já tive ambos e é ela por ela em comandos (pela definição de "inteligência" do autor) mas noutras situações o meu Caniche/Poodle ultrapassa o PA que tive.
Na minha experiência podia dizer que a lista está correcta e você podia dizer que, na sua experiência, o PA é mais "inteligente" (assumindo que lidou de facto com um Caniche e que não é só embirração com a raça), e depois o que concluir?

Eu acho estas listas muito subjectivas, como se pode notar pela sua reacção, existem imensos factores que influenciam a aprendizagem de um cão e diferentes definições de "inteligência".
Para mim "inteligência" não se limita a aprender/seguir ordens/truques que nem um robô... para mim é mais o cão conseguir percepcionar o que o dono precisa e tentar satisfazer o melhor que consegue essa necessidade (isto é uma definição vaga, ainda assim).
Pela minha definição de "inteligência", parece-me que qualquer cão que tenha uma ligação forte com o dono é igualmente "inteligente".
Sim da experiencia que tive, o PA superou o caniche.Na sua foi o caniche.Raça não define inteligencia.Que se diga nesta raça, tem maior probabilidade de tal, assim ja concordo
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 28, 2012 5:27 pm

É curioso, conheço um pug espertissimo, sabe relacionar os nomes com as pessoas e não são só os donos, ainda são umas 4 ou 5 pessoas.
É muito engraçado mencionar os nomes e ele reage logo, tem um ar bastante esperto, já o vi em situações engraçadissimas.
Mas aqui aparece na lista dos menos espertos...
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta dez 28, 2012 5:37 pm

Sem querer tirar o mérito a nenhum cão de alguem, mas para mim cão inteligente é o cão que
se levanta de noite, e para beber água na cozinha acende a luz ( uns pontos a menos porque não a apaga )
tem a percepção que o dono precisa de ferramentas novas e o ajuda.... desfazendo, literalmente, as existentes
come os caracois e lesmas que atacam as couves ( embora coma tambem as couves )
contribui activamente nos t.p.c. da dona mais nova ( arranja-lhe sempre desculpas comprovadas )
tira cursos de engenharia e arquitetura moderna e paisagistica exclusivamente para embelezar a casa ( embora tenha um conceito a modos que esburacado)
espera pela chuva e lama para redecorar todos os tapetes e sofás....
Cruzes! Isto é que é um cão inteligente!!!!!
Sofia
bhess
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 5:39 pm

sasquatch Escreveu:Mas aqui aparece na lista dos menos espertos...
Em 80 aparece em 57º lugar, até nem é mau! :D

Calvin
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta dez 28, 2012 5:58 pm

sasquatch Escreveu:Os fox e os terriers no geral são animais com bastante facilidade de aprendizagem se bem que precisem de pulso firme. Não estão mencionados.

Pastor alemão em 4º? Foi das melhores raças que tive, e nem estou a pensar em obediência mas na maneria do cão resolver situações novas com que se depara.
Os fox são terriers ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”