Fezes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quinta fev 19, 2004 8:59 am

Viva

Já foi falado aqui no fórum sobre o aspecto, cheiro e consistência das fezes dos cães e o que significa (ou pode) a nível do estado de saúde dos nossos animais.

O que me leva a colocar este tópico é o seguinte: à cerca de dois meses mudei a ração a uma das minhas cadelas, troquei de marca e de tipo de ração (de galinha e arroz para cordeiro e arroz).

Como esperado, as fezes desta minha cadela alteraram-se no que concerne á cor (mais claro, reflexo da cor da ração), ao cheiro (diferente mas manteve-se bastante ligeiro) e consistência (manteve-se boa). O que mudou e me deixou com uma dúvida, foi a forma (tamanho) das mesmas, reduziram substancialmente para a mesma quantidade de ração ingerida.

Uma opinião (veterinária) que já recolhi é que esta situação é normal e esperada, pois o organismo do cadela faz uma melhor aproveitamento da ração de borrego e arroz, o que origina "pedaços" de fezes mais pequenos (para aproximadamente a mesma quantidade de fezes).

Fora isto a cadela está óptima, com apetite e a comer bastante bem.

Agradecia comentários sobre as vossas experiências.

Obrigado
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 19, 2004 10:27 am

bbaixo Escreveu: Uma opinião (veterinária) que já recolhi é que esta situação é normal e esperada, pois o organismo do cadela faz uma melhor aproveitamento da ração de borrego e arroz, o que origina "pedaços" de fezes mais pequenos (para aproximadamente a mesma quantidade de fezes).
Este volume de fezes é um dos indicadores que eu uso para escolher o alimento dos meus cães. É uma variação normal de fórmula para fórmula e de marca para marca.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta fev 19, 2004 12:42 pm

Olá

Eu passo a vida a observar as fezes dos meus cães. Tanto ou mais do que o pêlo ou o aspecto geral do animal, as fezes dão um indicador imediato do seu estado de saúde.
É certo que basta haver uma ligeira variação na alimentação ou uma guloseima a mais para eles ficarem com diarreia, o que não significa que estejam para morrer. Normalmente estou atento à persistência da diarreia e também à flatulência. Quando os meus cães "perfumam" o ar é sinal que qualquer coisa não corre bem.

Fazer comparações do comportamento digestivo do cão com o do homem é arriscado porque os organismos são distintos. Enquanto nós devemos variar a nossa alimentação, com os cães acontece exactamente o contrário. No entanto, julgo que há aspectos semelhantes.
Assim, e a propósito da quantidade de fezes expelida e independentemente do aspecto, julgo que não deve ser preocupante o volume de fezes. Nos humanos hoje defende-se este princípio: regularidade de evacuação e em grande quantidade é sinal de saúde.
E porquê? Porque a esse comportamento intestinal corresponde uma alimentação rica em fibras, que são o veículo imprescindível para a circulação e transformação dos alimentos.

Estou a referir este aspecto, fazendo a comparação connosco, o que admito é algo arriscado, porque já não é a primeira vez que sinto existir aqui alguma preocupação quando o bobi faz muito. Normalmente faz-se este raciocínio linear: é porque a ração é uma porcaria, entra por um lado e sai pelo outro e não ficou lá nada dentro do animal.

Ora tal como na nossa alimentação, julgo que as rações devem conter uma dose apreciável de fibras...
Mas fico-me por aqui. Pode ser que isto seja pretexto para comentários mais consistentes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quinta fev 19, 2004 12:46 pm

Obrigado pelos vossos comentários.

Também tenho o hábito de observar com atenção as fezes das minhas cadelas, ou não tivesse que as recolher.

Felizmente um das minhas cadelas, parece ter uma saúde de ferro, está sempre tudo bem com ela e as fezes delas assim o demonstram, a outra é um pouco mais sensível, ou não fosse tipico da raça.

:)

Ps.: o Nel já estava a fazer falta ao fórum ;)
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta fev 19, 2004 1:24 pm

Eu estou a mudar gradualmente de ração exactamente por um problema que tenho tido com as fezes da minha cadela. Observo sempre os «presentes» que muitas vezes têm uns «pontos» brancos, depois de desparazitada várias vezes e não tendo desaparecido o problema, foi feita uma análise às fezes que deu negativa, logo deve ser um dos componentes da ração que não está a conseguir digerir. Isto é frequente?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta fev 19, 2004 9:46 pm

Amarg,

Esses "pontos" brancos são mucosidades, isto segundo o vet da minha cadela. Há tempos ela andou meia avariada dos intestinos, deve ter sido alguma coisa que ela apanhou na praia, e o vet perguntou-me se ela deitava essas coisas brancas. Ela deita, mas raramente, pelo que o vet medicou-a mas deixou cair esta parte da questão.

No entanto sei que não tem a ver com a ração, pois eu também mudei recentemente de marca de ração e passei de borrego para galinha, porque achei que ela estava magra e estava a precisar de algo mais "substancial", e hoje aconteceram outra vez os "pontos" brancos.

Ao passar de borrego para galinha aconteceu o inverso da cadela do bbaixo, o volume diminuiu. Aqui acho que o Nel tem razão > mais proteina com menos fibras = menos volume.

Mas também gostava de mais opiniões sobre isto.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta fev 19, 2004 10:10 pm

Musky Escreveu: Amarg,

Esses "pontos" brancos são mucosidades, isto segundo o vet da minha cadela. Há tempos ela andou meia avariada dos intestinos, deve ter sido alguma coisa que ela apanhou na praia, e o vet perguntou-me se ela deitava essas coisas brancas. Ela deita, mas raramente, pelo que o vet medicou-a mas deixou cair esta parte da questão.
A questão é que a minha cadela não andou avariada dos intestinos e se foi alguma coisa que apanhou, não terá sido na rua de certeza. O aparecimento dos «pontos» brancos coincidiu com umas mudanças de ração. De qualquer forma o que me preocupava mesmo era a possibilidade de serem parasitas, como não é isso estou mais descansada.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta fev 19, 2004 10:27 pm

Sinceramente nunca reparei nas fezes do Snoopy, como ele está a cargo dos meus pais esse é o seu departamento.

No entanto dá-se uma situação que eu considero doida.

Quando alguém da familia o leve à rua ele pode ou não defecar, no entanto quando vai com o meu pai faz sempre e em locais pré-determinados e mal chega a esses locais o acto é imediato.

Se o meu pai tiver pressa, consegue que o cão faça tudo (fezes e urina) em menos de cinco minutos

Aparentemente o meu pai manda fazer e o cão faz... será isto normal?

Guida
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta fev 19, 2004 11:25 pm

Guida__F Escreveu: Se o meu pai tiver pressa, consegue que o cão faça tudo (fezes e urina) em menos de cinco minutos

Aparentemente o meu pai manda fazer e o cão faz... será isto normal?

Guida
Acho que sim. É uma questão do hábito/condicionamento psicológico do cão. Ele sabe que tem de se despachar.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta fev 20, 2004 12:14 am

Estava a ler este agradável tópico enquanto comia umas bolachas, daquelas que tem chips de chocolate :lol: :lol: :lol:
Agora á serio, umas das vantagems apontadas pelas rações premium é justamente o facto de producir menos quantidade de feces, mais consistentes e duras, mas não sera que esse facto é para comodidade do dono que tem que apanhar os presentes na rua?
Eu ainda não mudei a ração do Dylan, desde que o comprei anduvo a comer RC, o mesmo que lhe dava o criador, e ainda come ração de cachorro, quando dou ossos de talho (há pouco tempo começei a dar-lhe) as feces são mais claras e duras, mas não tem tido qualquer problema, excepto quando apanha deliciosos petiscos sem licença 8), mas por enquanto as diarreias que dai resultam curam-se sozinhas com jejum.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”