Ratazana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça dez 04, 2012 5:44 pm

Boas,

Domingo comprei um trio de ratazanas e uma delas pariu hoje. Só que são um bocados "atabalhoadas", pois andavam a estragar o ninho com novas cavações. Gostava de saber se isso é próprio delas, revirarem assim o ninho onde estão os bebés, pois pareceu que ficaram dispersos uns dos outros.

P.S. não sabia que estava prenha, nem se notava muito bem a barriga, e também o vendedor não me disse.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça dez 04, 2012 11:02 pm

É normal a mãe ir mudando as crias de sitio, fazendo e refazendo ninho, mas não desmanchá-lo completamente. Vê lá se não será melhor deixar a mãe sozinha, para já.
vitor22
Membro Veterano

terça dez 04, 2012 11:09 pm

Obrigado

O problema é que não tenho a certeza quem é a mãe.

Espero para amanhã e vejo como está a correr, e depois venho relatar o sucedido, para saber se é ou não normal.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
marianamar
Membro Veterano

terça dez 04, 2012 11:15 pm

Não dá para notar pelas maminhas?
Em principio estarão mais salientes e com uma "roda" de pelo chupado à volta.
vitor22
Membro Veterano

quinta dez 27, 2012 9:02 pm

marianamar Escreveu:Não dá para notar pelas maminhas?
Primeiro que tudo peço desculpa não ter dado notícias, mas está tudo bem com os bebés.

Pretendo ficar com 2 macho, li que podem viver sem problemas. Posso confiar, 2 macho vivem sem disputar a(s) fêmea(s)?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta dez 28, 2012 1:04 pm

vitor22 Escreveu:
marianamar Escreveu:Não dá para notar pelas maminhas?
Primeiro que tudo peço desculpa não ter dado notícias, mas está tudo bem com os bebés.

Pretendo ficar com 2 macho, li que podem viver sem problemas. Posso confiar, 2 macho vivem sem disputar a(s) fêmea(s)?
Eu as unicas vezes que tive problemas foi justamente quando existiam varios machos e varias femeas na mesma gaiola, por fim tive de arranjar uma gaiola so de machos e outra so de femeas, alem de que as femeas não vão ter descanso entre as gestações, pois no dia que parem ficam logo com o cio e podem ficar gravidas. Tambem tive machos que ao ficarem junto da femea, depois dela parir se tornaram mais protectores da ninhada que a propria femea e que não me deixavam pegar neles nem meter a mão na gaiola.
vitor22
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 5:29 pm

Obrigado.

Então posso ter os macho novos numa gaiola, depois mais tarde juntar apenas 1 com as fêmeas, assim nao provocarei conflitos.

É que eu pensava que não, mas as ratz sao bastante diferentes dos murganhos e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfim
Bondage2010
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 6:16 pm

vitor22 Escreveu:(...)e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfim
Se entendi o que queres dizer, graças a isso cheguei a ter mais de 40 todas de estimação ;) ou era porque ainda não tinha aquele padrão ou cor, ou apenas porque ao crescer criava laços com algumas e iam ficando ;)
vitor22
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 9:07 pm

Bondage2010 Escreveu:
vitor22 Escreveu:(...)e é difícil escolher quem fica e muito pior brincar com elas e quando chega a altura.....enfim
Se entendi o que queres dizer, graças a isso cheguei a ter mais de 40 todas de estimação ;) ou era porque ainda não tinha aquele padrão ou cor, ou apenas porque ao crescer criava laços com algumas e iam ficando ;)
Exacto, muito dificil de desfazermo nos delas
Bondage2010
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 9:18 pm

vitor22 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Exacto, muito dificil de desfazermos-nos delas
Com os mus nunca tive esse problema do "desfazer-me" deles ;) mas ratz são muito mais inteligentes e interactivas, e é dificl não nos rendermos ;)
vitor22
Membro Veterano

sábado dez 29, 2012 11:00 am

Bondage2010 Escreveu:
vitor22 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Exacto, muito dificil de desfazermos-nos delas
Com os mus nunca tive esse problema do "desfazer-me" deles ;) mas ratz são muito mais inteligentes e interactivas, e é dificl não nos rendermos ;)
Ratazana um belo pet, muito bom fiquei impressionado e recomendo.
vitor22
Membro Veterano

terça jan 08, 2013 11:30 pm

Ora viva mais uma vez.

Alguém sabe, porque é que numa ninhada tudo aparentemente normal, tenho 2 que são mesmo enfazadas, relativamente pequenas em comparação com os restantes e magrinhas. Comem e tal, mas são encurvadas e magras.

Será que é por serem as mais fracas do grupo, ou seja na vida selvagem morreriam?

Elas neste momento estão aparte.
marianamar
Membro Veterano

terça jan 08, 2013 11:55 pm

De quantos bebés é essa ninhada? É normal em ninhadas muito grandes, por exemplo de 18 bebés.

A diferença de tamanhos é muito grande? Tipo dobro do tamanho... ou so mais "gordas"? Ideal era uma foto ;)

Elas estão aparte porque? A mãe rejeitou-as? Não a procuram? Não se mexem normalmente?
vitor22
Membro Veterano

quarta jan 09, 2013 7:42 pm

marianamar Escreveu:De quantos bebés é essa ninhada? É normal em ninhadas muito grandes, por exemplo de 18 bebés.

A diferença de tamanhos é muito grande? Tipo dobro do tamanho... ou so mais "gordas"? Ideal era uma foto ;)

Elas estão aparte porque? A mãe rejeitou-as? Não a procuram? Não se mexem normalmente?
Elas já estão desmamadas.

Foram cerca de 10 a ninhada, a diferença é muito significativa, aliás uma segunda ninhada com 2 semanas posteriores são maiores que elas. A diferença é quase o dobro.

Não foram rejeitadas, apenas achei por bem separa las, pois, podia ser subnutridas(os outros a comerem tudo e elas nada)

Elas estão mesmo pequeninas, só têm orelhas.

Vou ver se tiro fotos amanhã, para comparar
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quinta jan 10, 2013 7:47 pm

Não sei se poderá ser a mesma coisa, mas em Outubro tive uma menina que era muito mais pequena que a irmã e quando a levei ao vet foi diagnosticada com um problema de coração e por isso não se estava a desenvolver como devia. Infelizmente acabou por morrer porque para além do problema cardíaco também tinha mycoplasma. =(
Responder

Voltar para “Exóticos”