Passearam juntos!!! NEM ACREDITO!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 28, 2012 12:10 am

Estou tão contente!!
A minha cadela mini passeou lado-a-lado com o meu cão ciumento-intolerante-agressivo. Vou explicar como fiz, pode ser útil a alguém.

Mas vou fazer uma breve introdução primeiro.
Quem não estiver para isso pode passar directamente ao video aqui: https://vimeo.com/56393245 .

Ele é o Dálmata e tem 11 anos. Tem problemas de agressividade/dominância mas que são dificilmente controláveis, uma vez que eu sou a única pessoa da família que treina os cães e já não moro em casa da minha mãe. Por isto mesmo, ele também raramente é passeado, uma vez que os meus pais já não são novos e pode fazer cair qualquer um deles (eu própria já caí!). E como nenhum deles o treina de forma sistemática, pronto, ele básicamente não é treinado, puxa muito a trela, faz um festival quando passa lá no território do inimigo e é uma chatice, embora não possamos registar nenhum problema maior até hoje. Tem num entanto o jardim muito grande, mas ele é a prova provada que não é o suficiente. Além de que adora ir á rua.

Numa das últimas vezes que o levei á rua, vim com sérias dores de costas (para 2 ou 3 dias!), por ele puxar e eu ter de o conter. Já depois disto tentei a técnica da trela por baixo das orelhas, que também se revelou boa, mas hoje nem usei porque me esqueci. Eu também tenho culpa, uma vez que mantendo-o na berma o levo com trela "flexi" para ele poder ir cheirar lá as coisinhas dele e poder usufruir o passeio. No entanto, a verdade é que ele hoje foi SEMPRE junto da minha perna e no global teve dos melhores comportamentos dos últimos tempos. (Mas não cheiricou quase nada e se calhar para ele não teve a mesma graça).

Depois e resumindo, a Amy tem agora perto de ano e meio e ele nunca a aceitou, mas tem vindo progressivamente a melhorar. São muitos, muitos cíumes.

Bem, sobre o passeio.
Primeiro saiu o cão comigo. Aguardámos uns metros adiante pela minha mãe e pela Amy. Quando as viu ficou electrico e com mau feitio. Era a cadela que ele não acha graça com a DONA DELE. Neste aspecto, não havia nem haverá qualquer hipótese de inversão dos papeis. Elas passaram por nós e seguiram ligeiramente uns metros á frente.

No final dessa rua é o território do arqui-inimigo. :) Eu chamo-lhe assim, mas o outro está dentro de uma vivenda vedada, com um muro alto e apenas vem ladrar ao muro, mas nem se vêm (o que nos cães nem é importante). Eles pegaram-se já há uns anos valentes, 1x, e claramente que hoje ainda não se gramam. Só temos receio que algum carro a entrar/sair na casa dê oportunidade a um descuido. Curiosamente, é um golden. No entanto, esse nunca o vemos. Mas na casa ao lado, há 1 outro cão grande que não consegue sair, bem como uns 2/3 cães mais pequenos (10-15kg) que não são nada agressivos quando a amy passa sozinha, mas quando levo o rambo dá sempre festival de ameaças. Especialmente com o que está de dentro, mas com total vizibilidade.

Portanto, no fim dessa rua, ele fica impossível. Vira-se para a casa antes e depois de passarmos, pisa-me, morde a trela e só sai dalí literalmente arrastado. Uma vez que existem os tais 2/3 cães soltos e que se aproximam (para o vir cheirar, mas não ia dar bom resultado!) não tenho a mais pálida ideia de como ultrapassar essa zona calmamente! É também por isto que se vê uma "vardasquinha", para afastar os outros que teimam em aproximar-se!

Enfim, lá passámos pelo festival e assim que ele acalmou, aproximamo-nos da amy. Inclusivamente passámos para a frente, já que ele é o cão dominante, e mantivemos a distância até o sentir mais calmo. Quando a distância era grande ele olhava sistemáticamente para trás, porque quer estar perto da minha mãe. Já é assim quando fazemos caminhadas, ele nunca gosta de deixar nenhum da família para trás! Então aqui resolvi aplicar a técnica de não o deixar olhar, dando-lhe toques com a perna, no entanto isto requeria mais velocidade da minha parte e nem sempre os apliquei. E fui-lhe tocando quando o sentia com aquela energia de "campeão", até que ele se passou a concentrar na caminhada. Logo após isto, reduzimos muito naturalmente as distâncias entre nós (sem paragens bruscas, sem stresses) apenas com a cadência do passo até que ficaram lado-a-lado, como se vê. Continuou a ser repreendido quando olhava para ela e ocasionalmente quando estava a portar-se bem, era elogiado e até levou festinhas e mimos.

Nunca ficaram excessivamente próximos, mas sou levada a crer que é possível de acontecer com habituação. Outro comportamento meio surpreendente dele, foi logo a seguir a se acalmar, quando estavam quase lado-a-lado ele deu uns gemidos, meio de mimo, meio de protesto porque não podia estar mais próximo da outra dona. Ou fazer aquilo que ele queria. Não eram de frustação nem de agressividade, pelo que interpretei desta maneira, embora sem segurança.

No regresso, voltamos a ter o "carnaval" na "zona quente" e nessa altura em que ele estava zangado com tudo, também tentou canalizar para a amy, por uma vez. Voltou a estabilizar e ao entrar em casa, voltou novamente há atitude de "campeão"! Bom, mas aí, cada um fica no seu espaço.

Ao chegarmos, foi ainda assim presenteado com um grande mimo "pão-com-manteiga", já para ele associar a amy a coisas boas como ir á rua e um petisco no fim!!!

(desculpem-me o lençol!)
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

sexta dez 28, 2012 1:00 am

Só vi o vídeo confesso, e do que vi, não gostei minimamente da postura do dálmata. Mas já percebi que o cão só é treinado consigo e que há 11 anos que é problemático... :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta dez 28, 2012 11:39 am

Se conseguirem leva-lo para alguma zona mais campestre, era muito melhor.
[nada movimentada, onde ele possa em segurança, correr livremente e exercicitar-se um pouco.]

Pessoalmente, acredito que um cão precise de estímulos diversos e desafios para depois ter um bom comportamento. Um cão demasiado stressado será dificil de o manter estável.

Para um cão problemático, o passeio não foi demasiado mal, mas a coleira esteve sempre em tensão. Não vi puxões violentos. Quando essa coleira estiver mais soltinha é que pode respirar e dizer missão cumprida.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sexta dez 28, 2012 1:03 pm

Talvez fosse melhor passeá-lo com uma trela curta, e ajustar a estranguladora atrás das orelhas e por trás do maxilar :wink:

Já é alguma coisa!
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta dez 28, 2012 1:51 pm

Passinhos pequenos,no video não dá para perceber bem,pois parece o blair witch project versão beta.Talvez fosse melhor recrutar um camera man.
Agora se o cão não é passeado com frequência,não é desafiado,etc.Talvez esteja um bocado anti-social.
O que me leva a minha próxima pergunta.

Quanta agressividade/dominância é mesmo dele?

Onde eu quero chegar com a minha sugestão, comece por lhe dar voltas maiores e por habituação, muitas voltas e acompanhado.

Mas melhor do que eu, o sr.yuki saberá avaliar, se o cão é um incompreendido ou se é mesmo um careta.

Boa sorte.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 28, 2012 3:30 pm

margoustink Escreveu: Para um cão problemático, o passeio não foi demasiado mal, mas a coleira esteve sempre em tensão. Não vi puxões violentos. Quando essa coleira estiver mais soltinha é que pode respirar e dizer missão cumprida.
Sim, tem razão. A trela foi sempre tensa. Talvez à excepção de uns poucos minutos já no final. Ainda assim nunca pensei que conseguisse caminhar ao lado dela sem estar sempre a fazer investidas. E senti que a técnica do toque me ajudou a orienta-lo para a frente.

Ah, e também tenho noção de que o passeio deveria ter tido o dobro do tempo. Mas é preciso que a outra senhora colabore! :)

Foi uma pequena evolução quando eu por vezes acho que já não há nada a evoluir. Ainda bem que me engano.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 28, 2012 3:47 pm

botas96 Escreveu:Passinhos pequenos,no video não dá para perceber bem,pois parece o blair witch project versão beta.
LOOOL
Tem razão. Excelente observação! :lol: :lol: :lol:
botas96 Escreveu: Agora se o cão não é passeado com frequência,não é desafiado,etc.Talvez esteja um bocado anti-social.
O que me leva a minha próxima pergunta.

Quanta agressividade/dominância é mesmo dele?

Onde eu quero chegar com a minha sugestão, comece por lhe dar voltas maiores e por habituação, muitas voltas e acompanhado.

Mas melhor do que eu, o sr.yuki saberá avaliar, se o cão é um incompreendido ou se é mesmo um careta.

Boa sorte.
:lol:

O Yuki não é um "cão mau", por assim dizer. Não é um cão que mete medo a pessoas nem lhes rosna. Mas foi mal sociabilizado em pequeno, porque era isso que nos diziam para fazer, para obter um guarda.

E também é por isto que eu falo na idade dele, a caminho de 12 anos. Talvez os criadores sempre tenham conhecido as técnicas que chegam agora aos leigos, como eu, mas eu encontro uma diferença ENORME entre o conhecimento que havia disponível nessa altura e agora.

Depois, o Yuki, por um lado pelo caracter, por outro pelo tipo de cão que é, tem uma fonte de energia aparentemente inesgotável. É o tipo de cão que não desiste. Que não dobra. Excepto (talvez) quando estiver muito cansado e isso é realmente muito difícil de acontecer. Para o tornar realmente tranquilo, no mínimo teria que ter 1 a 2h de exercício, puxadote, por dia. Eventualmente, trabalho. Isso sim, acho que o manteria interessado.

Resumindo, ele é apenas um cão muito desafiante, mas acho que com tempo, em qualquer altura ele poderia ser reconvertido.
margoustink
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 4:23 pm

srYuki Escreveu:
margoustink Escreveu: Para um cão problemático, o passeio não foi demasiado mal, mas a coleira esteve sempre em tensão. Não vi puxões violentos. Quando essa coleira estiver mais soltinha é que pode respirar e dizer missão cumprida.
Sim, tem razão. A trela foi sempre tensa. Talvez à excepção de uns poucos minutos já no final. Ainda assim nunca pensei que conseguisse caminhar ao lado dela sem estar sempre a fazer investidas. E senti que a técnica do toque me ajudou a orienta-lo para a frente. (sim, nota-se no video)

Ah, e também tenho noção de que o passeio deveria ter tido o dobro do tempo. Mas é preciso que a outra senhora colabore! :) (Os passeios deviam ser mais frequentes, há umas trelas tipo peitural, que inibem que o cão puxe, talvez fossem uma boa alternativa para a sua mãe conduzir a cadela, agora não me lembro do nome)

Foi uma pequena evolução quando eu por vezes acho que já não há nada a evoluir. Ainda bem que me engano. (estou convencida que se a cadela tivesse mais actividade e fosse aos poucos corrigida, ficava mais tranquila e deixava de mostrar esses comportamentos)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 28, 2012 4:25 pm

Margoustink,
o dálmata é um macho :lol: :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta dez 28, 2012 6:22 pm

Margoustink, as trelas de que fala são daquelas que puxam o focinho para baixo? Pode funcionar eventualmente com o meu pai. Ela já tem medo de o levar sozinha,...

E essas trelas dão um bom controlo do cão? Pergunto isto porque a tal história da "zona quente" ele fica... é uma aborgem diferente. Poderia resultar ou não,porque pode aumentar o nível de frustração dele. Mas posso sempre experimentar.

Por fim, sabem dizer-me onde posso comprar?
E sim, o Yuki é macho. :)
margoustink
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 7:24 pm

maraya Escreveu:Margoustink,
o dálmata é um macho :lol: :wink:
:lol:
margoustink
Membro Veterano

sexta dez 28, 2012 7:41 pm

srYuki Escreveu:Margoustink, as trelas de que fala são daquelas que puxam o focinho para baixo? Pode funcionar eventualmente com o meu pai. Ela já tem medo de o levar sozinha,...

E essas trelas dão um bom controlo do cão? Pergunto isto porque a tal história da "zona quente" ele fica... é uma aborgem diferente. Poderia resultar ou não,porque pode aumentar o nível de frustração dele. Mas posso sempre experimentar.

Por fim, sabem dizer-me onde posso comprar?
E sim, o Yuki é macho. :)
Eu vejo algumas pessoas mais idosas com os cães assim. Usam essas coleiras estranhas. "Aqui" vejo labradores essencialmente. :lol: Vão todos de castigo... :oops:
Pode comprar online. Também há nas lojas de animais.

Eu não tenho experiência com essas coleiras, mas entre: 1- cão não sair 2- pais cairem 3 - cão com trela estranha.

Eu prefiro a trela estranha e o cão a passear.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta dez 28, 2012 9:47 pm

srYuki, perdoo completamente o lençol e digo-lhe o que já sabe: foi um passinho pequeno mas uma grande vitória com inteiro mérito seu.

:D
margoustink
Membro Veterano

sábado dez 29, 2012 2:22 pm

:arrow:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado dez 29, 2012 4:09 pm

:) obrigada watermonitor.
E margoustink por puxar o tópico, para ajudar a "limpar".

E já comecei a pesquisar as tais trelas. Realmente nunca pensei muito sobre o assunto e não me dei conta que podem ser mais eficientes do que a estranguladora. Também porque nunca as tinha visto em cães grandes.

Tenho uma dúvida. Acham melhor aquelas que têm argola na frente e que quando ele puxa fica com o focinho de lado ou a que tem a argola atrás e que puxa o focinho para baixo?

Andei a ver se via uns videos com o cão apanhado "no acto" mas já só se vê com eles adaptados. Também vi que usavam aquela que puxa o focinho para baixo em cães difíceis e que estão para adopção (que depois se concretizam porque o cão deixa de puxar a trela). Mas não sei se é só publicidade.

Também não sei qual destes 2 tipos resulta melhor naquela situação em que ele passa pelos outros cães... Penso que aquela que puxa para o lado o faz voltar para mim e ele vai andar em círculos. Já a outra, puxando para baixo, talvez simule melhor uma "submissão". Que vos parece?
Responder

Voltar para “Cães”