Critérios de candidatos para adoção

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

lilipessoa
Membro Júnior
Registado: segunda dez 24, 2007 11:06 am

sábado dez 29, 2012 1:26 pm

Olá a todos.

Não sou presença assidua neste forum, mas conside-o muito útil para esclarecer duvidas e trocar ideias no que toca a animais.

Hoje gostaria imenso a opinião/critica de membros que são responsáveis por adoções e/ou de pessoas que estejam na mesma situação que eu.

Tenho 37 anos, moro sózinha num pequeno e modesto apartamento. Este ano, milagrosamente e contra todas as probabilidades consegui estabilidade no trabalho. Decidi adotar um cão para me fazer companhia.

Depois de alguma leitura sobre diversos artigos sobre adoção, conclui que seria melhor a adoção de uma cadelinha jovem e adulta (entre 1 ano a ano e meio).

Candidato-me a uma associação que tem um linda podenga. Pequenina com um ano e que foi abandonada. Preencho o inquérito e sou transparente e sincera.

A resposta foi um choque para mim! Que não era boa dotante pois passava 8 a 9 horas fora de casa (a trabalhar entenda-se), que confinava o animal a 10 m2 (cozinha) quando não estaria em casa e que a cadela para adoção estava habituada a estar à solta e a conviver com animais.

Então pergunto eu: quais são as condições otimas de adoção? Uma pessoa sozinha não pode adotar um cão (pessoalmente não gosto de gatos)? As condições da minha vida e da minha casa (apartamento de 60 m2) são más?

Obrigado pela atenção e mediante as respostas, deciderei se procuro uma patuda ou desisto da ideia.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado dez 29, 2012 2:11 pm

Continue a procurar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado dez 29, 2012 2:34 pm

pois... às tantas por trás da divulgação dessa cadela há um hotel a ser pago por madrinhas preocupadas e há alguem a ganhar dinheiro... logo, não há interesse que a mesma seja adoptada! 8)

claramente, toda e qualquer pessoa que queira adoptar um cão tem de estar todo o dia em casa! yeah right... :roll:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado dez 29, 2012 3:00 pm

Compreendo a sua desilusão mas pessoalmente não daria para adopção um animal que ficasse tantas horas fechado na cozinha.

Lamento mas seria essa a minha reacção, e não ganhei nunca um tostão com adopções porque nunca meti animais em hotéis e os que dei gastei com eles em vet e comida antes de os dar.

Ainda mais se soubesse que se tratava de um animal activo e habituado a companhia.

Mesmo um animal pequeno pode ser bastante destruidor se começa a ficar ansioso com a solidão e o confinamento.
E já vi muitas vezes o que acontece a animais que se tornaram destruidores.
E se a cadela se metesse a ganir e a uivar? Os vizinhos? Pensou nisso?

Não sei se essa cadela tem ou não por detrás pessoas que estão a lucrar mas talvez estejam apenas preocupadas com o seu futuro. Não concordo com animais encerrados em cozinhas, varandas e marquises o dia todo.
Os cães não reagem bem a isso.

Nunca o fiz e não acho que resulte.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado dez 29, 2012 8:49 pm

há cozinhas e cozinhas. e depois, pode-se mudar de atitude.
acho graça a certos requisitos. não quer dizer que muitas vezes não haja boas razões, mas entre estar numa cozinha durante o dia e se calhar na cama da dona o resto do tempo e ficar rodeada de n animais, sabe-se lá com que atenção, cuidados e condições :roll:
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado dez 29, 2012 8:51 pm

Não sei que associação se trata.Muito francamente a maioria delas tem condições que envergonhariam uma pocilga.E são greralmente essas as com cfritérios mais rigidos.

A maioria das pessoas hoje em dia que trabalham passam de fato 8 a 9 horas fora. Se essa associação quer dar animais a gente com empregados ou no desemprego, continuem assim.

Ignore e vá a outro lado.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado dez 29, 2012 9:09 pm

Porque não visita pessoalmente o canil municipal da sua zona?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sasquatch
Membro Veterano

sábado dez 29, 2012 9:13 pm

Mas se a indicação é a de que se trata de um animal habituado a ter espaço e companhia, não me parece que uma adopção em que o animal fica sozinho
9 horas encerrado num bocadinho de espaço seja a mais indicada....
lilipessoa
Membro Júnior

domingo dez 30, 2012 11:33 am

Obrigado a todos os que deram a sua opinião.

Compreendo então que terei que procurar um cão que esteja em FAT, habituado a estar numa casa com regras.

Quanto ao animal estar sozinho tanto tempo, eu trabalho (o que é uma benece nos dias que correm) e como tal estou 2 periodos de 4h cada fechada num gabinete não muito maior que a minha cozinha. Portanto pela lógica da dita associação, devo despedir-me. É que tambem sou sociável e gosto de liberdade...

O Canil da minha zona tem cães (está sobreelotado), mas todos de porte superior ao que pretendo (menos de 8 kg). Dai procurar em associações de animais.

Já ouvi falar em associações ditas protetoras de animais que "lucram" com a publicidade de serem beneméritas, mas nem quero acreditar que isso seja verdade, pois seria uma tremeda desilusão... É que eu acho louvável quem genuinamente se dedica a causa de tentar arranjar donos para animais abandonados.

Mais uma vez agradeço de coração as vossas opiniões. Deixo aqui os meus votos de bom ano de 2013 para todos.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo dez 30, 2012 4:01 pm

na arca há montes de animais para adotar. eu sei quem tenha uma podenga para adotar, mas precisa de companhia canina
lilipessoa
Membro Júnior

domingo dez 30, 2012 8:17 pm

Não tem que ser podenga! Apenas uma patudinha "portátil"...

Por exemplo... Se me apetecer ir a Lisboa passear!É só meter-nos no barco... Os cães pagam meio bilhete desde que metidos numa "alcofa"..

Não ligo a chichiuauas e pinchers e raças similares... Apenas uma "street dog" pequenina!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

domingo dez 30, 2012 8:35 pm

não sei se já lhe indicaram, mas visite o Cantinho da Milu em Setúbal, ou venha visitar o Canil Municipal de Lisboa, ou mesmo o de Sintra - quase de certeza que encotra lá uma amiguinha :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

domingo dez 30, 2012 11:03 pm

CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda dez 31, 2012 1:33 am

lilipessoa já foi ao canil/gatil do Seixal?Sesimbra abrigo Bianca?Setubal, posso dar-lhe contacto de quem vai ao canil e tem contacto com Associaçoes de lá caso o pretenda e decerto consegue ajudar 1 animal a precisar de carinho.

sugiro por experiencia propria e de mais pessoas que não se tente envolver com a ABRA nem para adoptar nem para Fat,aí sim tem 1 rol de requisitos e alem de tudo vive lonje do local mas...deixam ir embora animais para fora do País...estranho não é estas contradiçoes?

boa sorte e não desista de fazer feliz mais 1 animal sem lar,caso o pretenda contacte-me por mensagem que lhe indico alguns pontos onde existem animais de pequeno porte.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
sasquatch
Membro Veterano

segunda dez 31, 2012 9:57 am

Não se pode comparar um ser humano que raciocina com um animal que não percebe porque está encerrado entre 4 paredes e de lá não pode sair....

A comparação entre a sua situação a trabalhar e a de um animal social e activo que de repente se vê fechado, não é muito boa.

Não sei se tem experiência com animais em casa, mas se é a 1ª vez convém informar-se bem de como reagem e aquilo que pode esperar.

Os cães são animais fantásticos mas mesmo de pequeno tamanho não são bonecos e precisam de muito exercício quando passam o dia sem fazer nada.

Desejo que encontre o seu cãozinho mas tente perceber as necessidades reais de um animal.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”