Como (tentar) arranjar emprego

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo dez 30, 2012 5:33 pm

O post abaixo é demasiado bom para se perder quando o tópico em que o Botas96 o inseriu for expurgado dos offs:
botas96 Escreveu:Então eu vou passar a explicar.
- Utilize jornais.
- Elabore um curriculum vitae com a sua experiência profissional e uma carta de apresentação onde faça referência a muitas coisas, entre elas o contacto do seu anterior chefe e se puder junte-lhe cartas de recomendações dos sítios onde já trabalhou.
- Inscreva-se em várias empresas de trabalho temporário.

Se vir que a coisa não está a resultar.

Faça uma pasta com:
- Curriculum Vitae
- Carta de Apresentação assinada por si
- E se possível, cartas de recomendação.

E voilá, tem uma candidatura espontânea.
Ou envia por correio registado e com aviso de recepção (mas acaba por ser caro)
Ou, pega no seu cookie e faça um scouting (reconhecimento) por aí.
As empresas que achar e que operem na sua área, faça uma lista. No dia seguinte pegue em si e na sua candidatura espontânea e vá visitar esses locais e peça para falar com o responsável dos recursos humanos e depois é só apresentar-se na entrevista.
O cookie agradece-lhe.

http://www.iefp.pt/emprego/procurar/Pag ... curar.aspx
http://aeiou.expressoemprego.pt/carreir ... prego/4547
http://seu-emprego.blogspot.pt/2008/04/ ... entao.html
http://carreiras.empregos.com.br/carrei ... tacao.shtm
http://aeiou.expressoemprego.pt/carreir ... tacao/3565

P.s.- Em todos os sítios que visitar peça para lhe porem o carimbo e assinatura na folha que o centro de emprego lhe deu, a tal procura activa de emprego e que servirá como comprovativo.
Boa sorte.
Está aberta a discussão. :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 30, 2012 5:36 pm

Bem visto e básico..não entendo que haja quem não saiba fazer isto
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo dez 30, 2012 7:33 pm

E isto dá para fazer sem internet ? 8)


Bom post :wink:
<strong>Paulo Santos</strong>
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 30, 2012 7:54 pm

PauloSantos1 Escreveu:E isto dá para fazer sem internet ? 8)


Bom post :wink:
LOLOLLLLLLLL
pesquebrados
Membro Veterano
Mensagens: 1839
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm
Localização: os meus e os que estão de passagem

domingo dez 30, 2012 10:58 pm

A maioria das indicações do botas96 já as faço...infelizmente.
Mas aos 52 anos torna-se tudo muito, mas mesmo muito difícil...
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 30, 2012 11:17 pm

Hoje em dia a partir dos 35..é-se velho
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 31, 2012 12:32 am

pesquebrados Escreveu:A maioria das indicações do botas96 já as faço...infelizmente.
Mas aos 52 anos torna-se tudo muito, mas mesmo muito difícil...
Com excepção da carta de apresentação, que considero redundante se houver conversa pessoal, sempre procurei emprego ou trabalho avulso assim, como diz o Botas96.

Enviar currículos pelo correio ou por mail não serve para nada: não têm conta as vezes que já me disseram, em particular, que os mails são apagados sem ler e as cartas deitadas no lixo, dada a quantidade que todos os dias se recebem e a falta de lugares vagos a preencher.

Nas respostas a anúncios, quanto mais original for a carta de resposta, mais passível é de ser lida até ao fim e mais aumentam as probabilidades de o candidato ser chamado. Mas para isso é preciso ter unhas e boa educação, claro... E, normalmente, não envio logo o currículo, fico à espera do contacto a pedi-lo: se vier, é uma pequena vitória e um passinho em frente. Se não vier, paciência.

E que a idade lixa tudo, é um facto... :(
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda dez 31, 2012 8:55 am

Floripes3 Escreveu: Com excepção da carta de apresentação, que considero redundante se houver conversa pessoal, sempre procurei emprego ou trabalho avulso assim, como diz o Botas96.

Se existir um primeiro contacto, pode até ser redundante, mas sem esse contacto, considero a carta de apresentação tão ou mais importante que o curriculo.

Pessoalmente e das vezes que necessitei de recrutar colaboradores, dediquei sempre mais atenção às cartas de apresentação que aos curriculos.

Conforme referiu e muito bem, é necessário, cada vez mais, ser-se criativo.

As empresas recebem milhares de curriculos, sendo que, na sua maioria, aquilo é tudo "chapa 5", especialmente desde que se adoptou a moda do CV Europeu.

Olhar para uma secretária cheia de CVs para analisar, é monótono e cansativo.

A carta de apresentação, tem um toque pessoal, não é tão uniforme quanto um CV e permite a tal criatividade que referiu.

A carta de apresentação, pode ser o verdadeiro bilhete de entrada ou a simples oportunidade de uma entrevista pessoal onde aí sim, devem ser especificadas mais pormenorizadamente os conhecimentos e competências.

Olhar para um CV e ver ali espelhadas as ultimas 10 experiências de trabalho, é desconcertante.

Por vezes questiono-me se vale a pena avançar para a entrevista. Se aquelas 10 experiências num espaço de 3 ou 4 anos, são fruto da realidade/instabilidade que se vive ou de incapacidade de adaptação do próprio candidato.

As pessoas continuam a não saber resumir um CV ao essencial e a deixarem o importante para a entrevista.

É por tudo isto que prefiro a carta de apresentação.

Regra geral são breves, objectivas e dão uma ideia mais concreta de quem está do outro lado.


Por ultimo as cartas de recomendação:

Tiveram o seu tempo, mas hoje, valem quase nada.

Com o numero cada vez mais elevado de empresas a fechar e a despedir colaboradores em massa, as cartas de recomendação têm sido uma forma de aliviar consciências e são passadas às "paletes" e com pouco ou nenhum critério.

Quem está no lado do recrutamento, conhece esta realidade e por isso, neste momento, valoriza muito pouco a recomendação.
<strong>Paulo Santos</strong>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Mensagens: 2722
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

segunda dez 31, 2012 10:53 am

Tirando aquilo que já foi dito, acrescento que profissões relacionadas com a arte(design,fotografia,etc) é muito importante um excelente portfolio.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 31, 2012 10:53 am

PauloSantos1 Escreveu:...

As pessoas continuam a não saber resumir um CV ao essencial e a deixarem o importante para a entrevista.

...
Exacto. Não posso estar mais de acordo.

Quanto à carta de apresentação, apenas referi o meu caso pessoal: nos sectores em que sempre trabalhei, o contacto pessoal inicial era quase de regra, mas escrevi e entreguei/enviei muitas. Algumas valeram-me trabalho, outras, não.

Outro aspecto dos currículos que é importante é não os encherem de experiências e habilitações fictícias e experiências de curta duração, precisamente contando com o discernimento de quem poderá contratar-nos.

Pouco, mas de qualidade, é preferível a muito, mas denotador de instabilidade.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 31, 2012 10:56 am

AlexandreMqs Escreveu:Tirando aquilo que já foi dito, acrescento que profissões relacionadas com a arte(design,fotografia,etc) é muito importante um excelente portfolio.
É vital, pois é o que dá a noção da qualidade do artista em busca de trabalho.

Não esquecer que uma imagem vale por mil palavras! :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda dez 31, 2012 12:16 pm

Mais algumas dicas com base na minha experiência em ambos os lados da "barricada".

Quando se apresentarem a uma entrevista, há aspectos a ter em conta e que podem fazer a diferença:



Pontualidade

Nada pior para um recrutador que ter de esperar pelo candidato.

Os imprevistos acontecem, mas como as entrevistas não surgem todos os dias, é preferivel sair de casa, com bastante tempo de antecedência de modo a precaver qualquer situação que possa comprometer a nossa chegada a horas.



Apresentação

Vistam-se de forma sóbria. Lembrem-se que vão a uma entrevista para emprego e não para uma festa.

Para mim é tão mau ver alguém enfiado num fato e gravata que nunca utilizou e no qual se sente pouco à vontade, comprometendo a postura durante a entrevista, como ver alguém (como já vi) de sandálias e cheia de "enfeites" que comprometeram a minha atenção para o essencial.

Não importa se vão de fato ou de jeans, desde que se apresentem vestidos de forma coerente e sóbria

Para os Senhores, a barbinha aparada, é ponto essencial.

Para as Senhoras, o excesso de perfume e maquilhagem é excelente para uma saída com os amigos mas para uma entrevista de emprego...



Preparação

Se possivel, informem-se sobre a empresa. Conheçam a sua actividade, o seu posicionamento no mercado, a sua importância.

Ninguém espera que um candidato apareça conhecendo profundamente a actividade da empresa, mas ter alguém à nossa frente que se preocupou minimamente em conhecer quem somos, é decididamente um ponto a favor.



Entrevista

Quem nos entrevista, pode ser um técnico de recursos humanos, até mesmo um estágiário desta área ou o responsável pelo departamento.

Seja como for, quem nos entrevista é uma pessoa e as pessoas, deixam sempre transparecer qualquer coisa... saibam aproveitar isso.

Não tenham ilusões em conduzir a entrevista... deixem-se conduzir, respondam de forma objectiva e clara às questões colocadas.

Tenham a capacidade de ouvir para poderem responder de forma que correspondam às expectativas do entrevistador.

Sejam humildes, mas não submissos.

Não tenham receio de, na altura certa, colocar questões que entendem ser pertinentes, mas façam-no no momento exacto.

Já apanhei de tudo e tudo pode servir para eliminar um candidato, sobretudo, quando existem tantos como agora.

Estar a fazer uma breve apresentação da empresa e o enquadramento que se exige e sermos interrompidos com questões:

E qual é o ordenado ? E trabalha-se à noite ? E quantas horas de almoço ?

Como devem calcular, existe um momento para essas questões e há que saber esperar por ele.



Existem outras dicas que, poderão fazer a diferença... se me lembrar de mais algumas, vou colocando.
<strong>Paulo Santos</strong>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda dez 31, 2012 12:52 pm

Tenho alguns amigos no desemprego (todos temos, infelizmente)

Alguns queixam-se constantemente que, a únca coisa para que são chamados, é para formações que, segundo eles, não interessam para nada.

Tremendo erro.

As formações, são todas elas, uma mais valia.

Além da formação em si, o contacto com outras pessoas e experências de vida, faz-nos crescer, aprender e descobrir em nós coisas que desconheciamos.

Não descurem as formações.

Entre dois candidatos em pé de igualdade, não tenho qualquer dúvida qual o ponto que decide entre um e outro... a formação.
<strong>Paulo Santos</strong>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda dez 31, 2012 1:18 pm

PauloSantos1 Escreveu:...

Apresentação

Vistam-se de forma sóbria. Lembrem-se que vão a uma entrevista para emprego e não para uma festa.
...

Não importa se vão de fato ou de jeans, desde que se apresentem vestidos de forma coerente e sóbria

Para os Senhores, a barbinha aparada, é ponto essencial.

Para as Senhoras, o excesso de perfume e maquilhagem é excelente para uma saída com os amigos mas para uma entrevista de emprego...
...e nada de decotes até ao umbigo nem saias tão curtas que se vejam as cuecas! :lol: :lol: :lol:

Estou a lembrar-me de algumas figuras dessas que vi aparecer. E que foram o bater de porta, pois nem todos querem ver gente com "mau aspecto" a flanar pelos corredores.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda dez 31, 2012 1:26 pm

Floripes3 Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:...

Apresentação

Vistam-se de forma sóbria. Lembrem-se que vão a uma entrevista para emprego e não para uma festa.
...

Não importa se vão de fato ou de jeans, desde que se apresentem vestidos de forma coerente e sóbria

Para os Senhores, a barbinha aparada, é ponto essencial.

Para as Senhoras, o excesso de perfume e maquilhagem é excelente para uma saída com os amigos mas para uma entrevista de emprego...
...e nada de decotes até ao umbigo nem saias tão curtas que se vejam as cuecas! :lol: :lol: :lol:

Estou a lembrar-me de algumas figuras dessas que vi aparecer. E que foram o bater de porta, pois nem todos querem ver gente com "mau aspecto" a flanar pelos corredores.
E há mesmo de tudo Floripes, mesmo.

Por acaso nunca apanhei nenhuma menina com um decorte que considerasse exagerado, mas já apanhei com uma saia que fiquei na dúvida se seria um cinto largo.

É incómodo, tive de me sentar de forma meio estranha, porque a mesa era redonda e estavamos duas pessoas a entrevistar e foi dificil tapar o campo de visão.
<strong>Paulo Santos</strong>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”