Bordetella bronchiseptica

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
correij
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2012 3:00 pm

domingo dez 30, 2012 11:20 am

Bom dia,

alguém tem experiência de Bordetella bronchiseptica em gatos?
a minha gata tem e gostava de trocar experiências.

Apanhei a na rua, em março deste ano, era novinha, mas já vinha constipada. Levei a ao vet, fez medicação que aparentemente lhe fazia efeito, mas no entanto regredia sempre. Esteve assim imenso tempo, "experimentou" muitos medicamentos com princípios diferentes. Mesmo depois de fazer o exame ao enxugado nasal, os medicamentos q reagiam in vitro n lhe fizeram efeito.
Qdo ja estava eu farta de fazer sofrer o animal com tanto medicamento, decidi q já não ia tomar mais nada, subitamente passou :)

No entanto agora tenho sempre receio que volte. A Vet falou me na vacina Nobivac Bb, mas diz não há em portugal.

Alguém tem experiência com estas situações??
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 30, 2012 11:26 am

Muito francamente ?

Segunda opinião noutro vet :)
correij
Membro Júnior

domingo dez 30, 2012 11:44 am

no total fui atendida por 5 diferentes, em 3 clínicas diferentes!!
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda dez 31, 2012 12:52 am

A Bordetella é uma bactéria patogénica oportunista, ocorrendo maioritariamente em infecções secundárias. Ou seja, é provável que o seu gato tenha contraído um vírus (herpesvírus ou/e calicívirus, a dita coriza), que causa infecções recorrentes, e que essa bactéria "se aproveite" da situação, agravando a sintomatologia.

Agora vai ser complicado quebrar o ciclo desses vírus. Vai ter de pedir ao seu Médico Veterinário para vacinar a gatinha e vai ter que fazer uns suplementos alimentares.

Não tenha receio de pedir informações ao MV.
correij
Membro Júnior

segunda dez 31, 2012 11:31 am

espero bem q nao volte!!! felizmente desde outubro que lhe passou!!!
mas o meu medo é que volte, pois nao chegou a haver nenhum medicamento que fizesse mesmo efeito
Responder

Voltar para “Gatos”