Atenção - Passagem de Ano e fogo de artifício

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo dez 30, 2012 3:55 pm

Vem aí a passagem de ano e com ela os espectáculos de fogo de artifício.
Criei o tópico para relembrar o quão importante é ter os animais seguros nessa altura, pois todos os anos são muitos os que fogem e desaparecem.

É muito comum os animais se assustarem com o barulho, a luz do fogo de artifício e também com a agitação e movimento nesta altura do ano.

Para além de poderem fugir (e aí correm muitos riscos), podem também ter ataques de pânico, ficarem ansiosos, agressivos etc.

Tentem evitar:
- Ter os animais demasiado expostos a tudo o que se passa por aquela hora. (Mantenham-nos resguardados e seguros)

- Passear com eles. (Os cães não apreciam tal festa como os humanos. Por isso o melhor é deixa-los em casa e evitar os passeios naquelas horas)

Para evitar o stress causado pelo ruído, há quem meta música a tocar e baixe os estores.
Podem tentar oferecer-lhes um brinquedo recheado ou um osso que os distraia um bocado.
Etc.
Mais conselhos serão bem vindos :wink:

O importante é mesmo estar prevenido para poder tomar medidas que evitam que o animal fuja ou entre num estado de "pânico"
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo dez 30, 2012 4:29 pm

- Metam etiquetas ou escrevam os vossos contactos no verso das coleiras, para o caso de o cão fugir apavorado com os fogos-de-artifício ou o estrondo dos foguetes. Se tiver chip, escrevam também nelas essa indicação.

Se não tiverem coleiras, arranjem-nas de propósito para esta altura.

- Não prendam os animais com correntes ou trelas: podem enforcar-se ao tentarem fugir do que os aterroriza.

Para já, não me lembro de mais...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo dez 30, 2012 4:34 pm

Essa agora é boa, só me faltava isto. Fogos de artifícios.
As coisas como vão óptimas,agora também queimam o nosso dinheiro.

Bem lá terá a minha saloia pilha galinhas de ir de peitoral.

obrigado pelo aviso.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo dez 30, 2012 4:47 pm

Até pode ser que a sua saloia pilha-galinhas não tenha medo dos estrondos e relampejares dessas coisas de queimar dinheiro. :D E se não tiver, ao menos estes conselhos terão servido para o pôr a si em alerta para as reacções dela.

Feliz Ano Novo, mesmo que teso! :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo dez 30, 2012 8:08 pm

Eh pah, seja om trovoada, foguetes, não importa... A minha cadela dorme e ainda ressona :twisted: :lol:

Bom Ano PEOPLE!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :P :P :P
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 30, 2012 8:12 pm

botas96 Escreveu:Essa agora é boa, só me faltava isto. Fogos de artifícios.
As coisas como vão óptimas,agora também queimam o nosso dinheiro. .
Nos ultimos 50 anos fazem isso.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo dez 30, 2012 8:18 pm

ReginaVieira Escreveu:Eh pah, seja om trovoada, foguetes, não importa... A minha cadela dorme e ainda ressona :twisted: :lol:

Bom Ano PEOPLE!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :P :P :P
o meu nao liga a nada dessas coisas, ja esta habituado desde muito pequeno, preocupa-me de facto é com o meu novo residente lá de casa "um gatinho" ele fica apavorado ate com o arrastar das cadeiras, e ainda por cima nao vamos estar em casa :evil:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

domingo dez 30, 2012 8:53 pm

ficamos por casa que é bem bom!!! :D
o meu fica apavorado...esconde-se em baixo da cama,todo a tremer e com 1km de lingua de fora... :o
quase que tem "pití" como diz os brasileiros :lol: :lol: :lol:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo dez 30, 2012 9:01 pm

da minha matilha a unica que se assustou com fogos de artificio foi a Yasha, e só se assustou uma vez! desde então ignora placidamente o barulho, e os outros mais novos seguem lhe o exemplo! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda dez 31, 2012 12:31 pm

:arrow:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta jan 02, 2013 12:09 am

A Kaya entrou em pânico e fez cocó nas cuecas 8) sim, cuecas porque ela está com o cio e anda com uma espécie de cuecas todas jeitosas :lol:
Mas isso não foi só medo, quem estava a agarrar nela pensa que são todos uns coitadinhos e vão todos morrer com os foguetes -.- os animais sentem as coisas!
Comecei o ano a limpar e apanhar cocó será que é algum sinal? :lol:
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta jan 02, 2013 9:16 am

Eu tive sorte. Os meus dormiram que nem um saco. E andei a meter foguetes durante 45 minutos lol
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jan 02, 2013 9:27 am

Já eu... apanhei um cão, ia a correr mas lá o paramos e pronto de trela para casa. :lol:

E depois do apanhar reconheci-o logo, é meu bizinho. :mrgreen: Não houve drama. :P

Fugiu com a trela, assustou-se com o reflexo dos foguetes nos vidros dos carros, segundo a dona dele. É bem provável, nunca tinha pensado nisso.
Snowzzz
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 12:37 pm

quarta jan 02, 2013 11:52 am

A minha estava muito assustada... No vale dos lençóis. 8) Meteu-se na caminha e nem de lá saiu, dormiu profundamente. :)
Mas nós estávamos em casa e também não ligamos nenhum a isso. Só se ouviu os foguetes quando eu abri a janela um bocadinho para ver mas estava frio e fechei logo. :lol: Não a incomodei nada. lol
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jan 02, 2013 3:04 pm

No meu caso as cadelas juntaram-se à festa, a ladrar sem parar. Quem fugiu a sete pés foi o gato. Enfiou-se no quarto e só voltou a sair no dia seguinte :P.
Responder

Voltar para “Cães”