Opcções
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
A minha gata Mercy morreu com PIF. A partir do momento em que lhe foi feito o diagnóstico decidi que só viveria enquanto tivesse alguma qualidade de vida, a partir do momento em que a sua vida fosse só sofrimento mandaria abater. Quis o destino que eu fosse poupada a essa decisão pois ela acabou por morrer naturalmente. De qualquer forma tinha sido essa a minha decisão e se fosse necessário tomá-la-ía. Por amor, claro, e com muita dor.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
- Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala
Nunca passei por isso com nenhum animal, mas já acompanhei de perto a situação de uma pessoa que se a eutanásia fosse legal, sem dúvida era o que faria.
Se me visse numa situação dessas, acho que concerteza optaria pela eutanásia no animal. Se há pior coisa que me podem fazer é ver um animal em sofrimentos hediondos. Certos casos nem se pode chamar "estar vivo". Claro que iria até às ultimas...mas...
Abdicaria dos meus sentimentos, não tenho dúvidas que devia chorar "baba e ranho". Como já foi dito aqui é uam decisão das mais dificeis que se podem tomar, se fosse para o bem do animal, sim! Muitas vezes, tenho a certeza disso que eles próprios, à sua maneira devem implorar pelo acabar do sofrimento.
Se me visse numa situação dessas, acho que concerteza optaria pela eutanásia no animal. Se há pior coisa que me podem fazer é ver um animal em sofrimentos hediondos. Certos casos nem se pode chamar "estar vivo". Claro que iria até às ultimas...mas...
Abdicaria dos meus sentimentos, não tenho dúvidas que devia chorar "baba e ranho". Como já foi dito aqui é uam decisão das mais dificeis que se podem tomar, se fosse para o bem do animal, sim! Muitas vezes, tenho a certeza disso que eles próprios, à sua maneira devem implorar pelo acabar do sofrimento.
<p>"Não abandone os seus animais. Não traia a confiança de quem lhe entregou a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... > </p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... > </p>
-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 4:38 pm
- Contacto:
Olá a todos. A minha situação foi muito semelhante à do Miau e à do CatLover.
Tinha uma gatinha siamesa que aos 9 anos teve que ser operada à linha mamária esquerda tendo sido removida devido a nódulos (que nem sequer foram detectados pelo veterinário, tendo sido detectados por nós). Da primeira vez era benigno.
Passado dois anos teve de ser operada de novo tendo desta vez retirado a linha mamaria direita. Após análise chegou-se à conclusão que era um tumor maligno. Ficámos todos em pânico cá em casa. Tentámos obter o máximo de informação possível mas os veterinários disseram-nos que após os mesmos terem sido removidos pouco mais haveria a fazer. Isto foi em Novembro. Nós não ficámos parados e tivemos conhecimento de um médico veterinário que também trabalhava com homeopatia como adjuvante.
Levámos imediatamente lá a nossa gatinha e o médico detectou dois novos tumores e disse que a mesma teria de ser operada imediatamente. Isto cerca de 1 mês após a outra operação. A operação durou cerca de 3 horas e os tumores em causa foram removidos. Após a cirurgia iniciámos também um tratamento com os medicamentos homeopáticos que o veterinário nos indicou.
Infelizmente nada resultou. Era um carcinoma galopante que rapidamente se foi alastrando apesar de tudo o que fizemos. Para o fim ela já não queria comer e tínhamos que a alimentar com umas papas dadas através de uma seringa. A uma dada altura ela começou com alguma falta de ar e como não queríamos ver a nossa gatinha sofrer levámo-la ao veterinário de imediato. Ele disse-nos que os pulmões já estavam completamente apanhados e nada mais havia a fazer. Tivemos que optar pela eutanásia.
Ficámos com o nosso bichinho até ao fim, segurando-lhe a patinha ao mesmo tempo que as lágrimas nos corriam pelo rosto.
É uma situação terrível é certo, mas foi o melhor para o bichinho não sofrer.
Tinha uma gatinha siamesa que aos 9 anos teve que ser operada à linha mamária esquerda tendo sido removida devido a nódulos (que nem sequer foram detectados pelo veterinário, tendo sido detectados por nós). Da primeira vez era benigno.
Passado dois anos teve de ser operada de novo tendo desta vez retirado a linha mamaria direita. Após análise chegou-se à conclusão que era um tumor maligno. Ficámos todos em pânico cá em casa. Tentámos obter o máximo de informação possível mas os veterinários disseram-nos que após os mesmos terem sido removidos pouco mais haveria a fazer. Isto foi em Novembro. Nós não ficámos parados e tivemos conhecimento de um médico veterinário que também trabalhava com homeopatia como adjuvante.
Levámos imediatamente lá a nossa gatinha e o médico detectou dois novos tumores e disse que a mesma teria de ser operada imediatamente. Isto cerca de 1 mês após a outra operação. A operação durou cerca de 3 horas e os tumores em causa foram removidos. Após a cirurgia iniciámos também um tratamento com os medicamentos homeopáticos que o veterinário nos indicou.
Infelizmente nada resultou. Era um carcinoma galopante que rapidamente se foi alastrando apesar de tudo o que fizemos. Para o fim ela já não queria comer e tínhamos que a alimentar com umas papas dadas através de uma seringa. A uma dada altura ela começou com alguma falta de ar e como não queríamos ver a nossa gatinha sofrer levámo-la ao veterinário de imediato. Ele disse-nos que os pulmões já estavam completamente apanhados e nada mais havia a fazer. Tivemos que optar pela eutanásia.
Ficámos com o nosso bichinho até ao fim, segurando-lhe a patinha ao mesmo tempo que as lágrimas nos corriam pelo rosto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
A Brunof,
Revi toda a minha vida nos ultimos 5 meses no seu relato.
Por se ter tratado igualmente de uma siamesa , tenho curiosidade acerca de algo: o vet tambem lhe disse que os nodulos nas siamesas são quase sempre malignos? A sua gata estava esterilizada?
Um grande abraço
Por se ter tratado igualmente de uma siamesa , tenho curiosidade acerca de algo: o vet tambem lhe disse que os nodulos nas siamesas são quase sempre malignos? A sua gata estava esterilizada?
Um grande abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
- Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)
brunof Escreveu: ...
Após análise chegou-se à conclusão que era um tumor maligno. Ficámos todos em pânico cá em casa.
...
Levámos imediatamente lá a nossa gatinha e o médico detectou dois novos tumores e disse que a mesma teria de ser operada imediatamente. Isto cerca de 1 mês após a outra operação...
...

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta fev 12, 2004 12:16 am
Todos falaram da dor que sentimos quando perdemos um animal....
E o contrário..... a dor que o animal sente quando os donos desaparecem, por qq razao, doença, acidente, etc...
Será que existe muita gente que tenha prevenido o futuro dos seus animais, em caso de morte dos donos?
Eu acho este facto mais importante do que a decisão de eutanasiar um animal....
Quando pensamos na dor que iremos sentir quando.... devemos pensar tambem na dor que os nossos animaizinhos, se por alguma razao nos desaparecermos bruscamente da vida deles....
Alvaro
Forum de discussao
E o contrário..... a dor que o animal sente quando os donos desaparecem, por qq razao, doença, acidente, etc...
Será que existe muita gente que tenha prevenido o futuro dos seus animais, em caso de morte dos donos?
Eu acho este facto mais importante do que a decisão de eutanasiar um animal....
Quando pensamos na dor que iremos sentir quando.... devemos pensar tambem na dor que os nossos animaizinhos, se por alguma razao nos desaparecermos bruscamente da vida deles....
Alvaro
Forum de discussao
Também já salvaguardei essa situação!!alycad Escreveu: devemos pensar tambem na dor que os nossos animaizinhos, se por alguma razao nos desaparecermos bruscamente da vida deles....
Em tempos, apareceu-me um sinal com mau aspecto no pescoço e a primeira coisa que fiz foi tratar de ter a certeza que se alguma coisa me acontecesse alguém ficaria com os meus meninos!!
Já tinha pensado mtas vezes no assunto mas foi apenas no momento em que me vi confrontada com essa possível realidade que tomei a atitude!!
Achamos que somos eternos e que a morte só acontece aos outros mas infelizmente sabemos que não é assim!!
E o que é que sugere que façamos para prevenir essa situação?
Talvez um seguro?Ou melhor ainda criamos aqui no forum um espaço de adopção pós mortis.
Compreendo a sua mensagem da perspectiva do companheiro que fica mas não encontro sentido na mesma.Poderá ilucidar-me?
Quanto a mim a morte faz parte da vida.A questão da eutanásia que aqui estamos a discutir trata-se de uma morte anunciada e decidida por quem mais ama o seu animal de modo a minorar o seu sofrimento.O que refere acontece por acidente,imprevisibildade.Não acredito que seja possivel encontrar soluções mas fico há espera de respostas.
Talvez um seguro?Ou melhor ainda criamos aqui no forum um espaço de adopção pós mortis.
Compreendo a sua mensagem da perspectiva do companheiro que fica mas não encontro sentido na mesma.Poderá ilucidar-me?
Quanto a mim a morte faz parte da vida.A questão da eutanásia que aqui estamos a discutir trata-se de uma morte anunciada e decidida por quem mais ama o seu animal de modo a minorar o seu sofrimento.O que refere acontece por acidente,imprevisibildade.Não acredito que seja possivel encontrar soluções mas fico há espera de respostas.
-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 4:38 pm
- Contacto:
Olá. No meu caso não. O veterinário não nos falou desse facto. A minha gata só foi esterilizada da segunda vez quando foi operada à linha mamária direita. Na primeira intervenção apenas retiraram a linha mamária esquerda e os nódulos que nessa altura se revelaram benignos.catlover Escreveu: A Brunof,
Por se ter tratado igualmente de uma siamesa , tenho curiosidade acerca de algo o vet tambem lhe disse que os nodulos nas siamesas são quase sempre malignos? A sua gata estava esterilizada?
Um grande abraço
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Eu já preveni o futuro dos meus animais que caso de minha mortealycad Escreveu:

Miauuuuuuuuu
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta fev 12, 2004 12:16 am
Olá Pastorius,pastorius Escreveu: E o que é que sugere que façamos para prevenir essa situação?
certamente nao les-te o que a Sgomes escreveu quando abriu o topico....dou-te uma dica, ultimo paragrafo.
O que sugiro nao é um espaço post-mortis, porque assim dificilmente virias cá depois colocar uma msg....
Do mesmo modo que se alguem morrer, haverá interessados nos bens dessa pessoa, e para tal fazem-se testamentos, acho que cada pessoa que tem animais, deve falar com alguem de confiança para caso algo lhe aconteça, possa assegurar a vida dos bichinhos...
O egoismo é muito feio, e pensarmos na nossa dor, sem pensar na dos nossos animais está errado.
Eu nao estou aqui para colocar respostas, mas sim questoes.
Quem quiser colaborar nesta discussão, está à vontade.
Alvaro
Olá,
Eu tb já falei disso lá em casa...se eventualmente eu morresse...quem ficaria com o meu fredinho seriam os meus pais. Caso estes tb não existam já.....será o meu marido, e fiz-lhe prometer...que se ele voltasse a casar tinha de ser com uma pessoa que gostasse do fred com os habitos todos que ele tem...se não que a mandasse pastar
No entanto, penso que é dificil prever uma situação destas.
Bjs
Sgomes
Eu tb já falei disso lá em casa...se eventualmente eu morresse...quem ficaria com o meu fredinho seriam os meus pais. Caso estes tb não existam já.....será o meu marido, e fiz-lhe prometer...que se ele voltasse a casar tinha de ser com uma pessoa que gostasse do fred com os habitos todos que ele tem...se não que a mandasse pastar

No entanto, penso que é dificil prever uma situação destas.
Bjs
Sgomes
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm
Pois a Sgomes pensa exactamente da mesma forma que eu.Por muito que pense nessa situação a resposta é sempre o Não.Sgomes Escreveu:
Confesso que é tão dificil só de pensar que o meu raciocinio vai sempre dar ao NÃO.
E voces.....o que pensam...em que situações é que tomariam uma atitude desta???
Nunca passei por isso, e espero nunca ter de passar pois acredito que a decisão deve ser muito mas muito penosa para qualquer pessoa.
Beijokas
Carla

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Eu vou dar um exemplo.alycad Escreveu:Olá Pastorius,pastorius Escreveu: E o que é que sugere que façamos para prevenir essa situação?
certamente nao les-te o que a Sgomes escreveu quando abriu o topico....dou-te uma dica, ultimo paragrafo.
O que sugiro nao é um espaço post-mortis, porque assim dificilmente virias cá depois colocar uma msg....
Do mesmo modo que se alguem morrer, haverá interessados nos bens dessa pessoa, e para tal fazem-se testamentos, acho que cada pessoa que tem animais, deve falar com alguem de confiança para caso algo lhe aconteça, possa assegurar a vida dos bichinhos...
O egoismo é muito feio, e pensarmos na nossa dor, sem pensar na dos nossos animais está errado.
Eu nao estou aqui para colocar respostas, mas sim questoes.
Quem quiser colaborar nesta discussão, está à vontade.
Alvaro
Uma velhota que gosta muito de gatos tem 3 em casa. Não tem familia e o que realmente tem valor para ela são os que lhe fazem companhia, os que fazem com ela tenho um objectivo para se levantar de manha, os que lhe permitem uma vida com algumas emoçoes, enfim!
O grande problema dela agora é quem ficará com os animais, caso lhe aconteça qualquer coisa, porque pode acontecer a qualquer altura!
Interessados nos bens da senhora há muitos mas nos gatos

Eu acho que a morte faz parte da vida, quer voluntáriamente quer invuluntáriamente, mas é um caso a ter em consideração.
Agora, interligando os dois temas (eutanásia e morte dos donos), há quem recorra à eutanásia de gatos cujos donos morreram!

Susana