Opcções

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
alycad
Membro Júnior
Registado: quinta fev 12, 2004 12:16 am

sexta fev 20, 2004 12:43 pm

sem palavras :o
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta fev 20, 2004 12:45 pm

Maia palavras para quê :o :o :o :o

Bjs

Sgomes
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

sexta fev 20, 2004 1:17 pm

Quais serão os valores éticos e profissionais de um VET que assiste á eutanásia de um animal saudável?
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta fev 20, 2004 1:30 pm

pastorius Escreveu: Quais serão os valores éticos e profissionais de um VET que assiste á eutanásia de um animal saudável?
Questiono-me todos os dias... mas que o fazem, fazem!

Posso dizer mais uma coisa absurda que soube há pouco tempo? Há gente para tudo!

Uma familia tinha um caozito há muito tempo. O cão já estava velhote e achavam que já estava em sofrimento. A filha como é enfermeira lá arranjou material e ela própria eutanasiou o cao, em casa! :o

Miau
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta fev 20, 2004 1:34 pm

Miau Escreveu:A filha como é enfermeira lá arranjou material e ela própria eutanasiou o cao, em casa! :o
Miau
Por acaso eu tb eutanasiava em casa... mas era A ELA... :x
A mulher é no mínimo parva, não??? :evil:
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

sexta fev 20, 2004 1:45 pm

A Brubof,

Eu aprendi a lição: a Yukie não era esterilizada e isso parece ter sido uma das causas a para os tumores mamários se declararem. Factor agravado pelos cios dos siameses serem mais frequentes. Ela só foi esterilizada na 1ª operação .
Não vou repetir o erro ( a Yukie me perdoe...) a Luna vai ser esterilizada o mais breve possivel e quando achar a outra siamesa que procuro, far-lhe-ei o mesmo.
Boa sorte com o novo gatinho: é um macho não é?
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

sexta fev 20, 2004 2:19 pm

Boas,
Também não tenho experiencia, pois os meus bichanos ainda são jovens.
Tenho acerteza, de que só perante o facto inevitável de decidir, poderei dar a minha opinião.
Pois é fácil imaginar, o pior é a hora H.
Beijos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado fev 21, 2004 9:23 am

Sobre os valores éticos de um veterinário que eutanasia um animal saudável lembro o seguinte.

As pessoas que recorrem nessas situações são pessoa s que se querem livrar dos animais.

Eu curiosamente vivo numa zona com elevada concentração de clinicas e hospitais. Exsiste numa clinica pequena um veterinário que se diz " objector de consciência" nesse aspecto. Muito bem, pensarão. Errado. As pesssoas saem de lá com o bicho e escolhem uma forma de se livrar dele já que o vet não ajuda que vai desde enforcar ou enterrar o animal a abandoná-lo amarrado num canavial.

A questão é simples, as pessoas que vão abater o gato ou cão querem-se livrar deles a toda a força. Inclusivé se o vet se propôr a ficar com ele para adopção muitos são capazes de lhe pedir dinheiro ou de dizer que ele vai usar o bicho para experiências.

No outro extremo conheço um profissional famoso que diz que fica com todos os animais que lhe dão para adopção, toda a gente o acha um santo. Curiosamente, do centro clinico desse sr saem umas dezenas de cães e gatos mortos todas as semanas. Alta mortalidade, não ? Pois, a adopção que ele faz é uma dose de eutasil, preço baixo para uma acção de relações públicas.

Parece mais humano abater o bicho sem dôr. É que adoptar todos é impossivel.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noggy
Membro Veterano

sábado fev 21, 2004 11:27 am

CasadeAnaval Escreveu: Pois, a adopção que ele faz é uma dose de eutasil, preço baixo para uma acção de relações públicas.
E denunciá-lo não seria uma boa ideia? Penso eu de que...

Ainda agora soube de mais um caso de dois gatos mortos por uma vet no Porto apenas pq acusaram FIV... :evil:
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado fev 21, 2004 12:03 pm

noggy Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Pois, a adopção que ele faz é uma dose de eutasil, preço baixo para uma acção de relações públicas.
E denunciá-lo não seria uma boa ideia? Penso eu de que...
Não é ilegal eutanasiar animais, daí que não veja nenhuma coisa positiva a advir disso. Para mais, pelo que tenho ouvido as pessoas que deixam os animais nunca acreditariam que esse "benemérito" :roll: faça isso.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noggy
Membro Veterano

sábado fev 21, 2004 1:40 pm

CasadeAnaval Escreveu:Não é ilegal eutanasiar animais
Agora deixou-me uma dúvida... eu desconheço a lei neste aspecto...
mas quando diz que não é ilegal, quer dizer em todos os casos ou só apenas nos estados terminais?

Quer dizer que a lei não "castiga" os vets que eutanasiam sem escrúpulos nem critério e a eito animais saudáveis? :o
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado fev 21, 2004 3:03 pm

Não. Existe um documento emanado da OMV que deve ser obrigatoriamente assinado pelo dono do animal antes da eutanasia em que ele se responsabiliza pela mesma.
Os animais como legalmente são coisas, como sabem, só podem causar imbróglios legais em caso de serem abatidos sem consentimento do dono, coisa que não se passa, visto que se btem de assinar o tal papelito.

Eu pessoalmente sou a favor da eutanásia quando não há forma de adoptar um cão e a alternativa é ir para a rua.

E note que falar " sem escrúpulos e a eito" é discutivel. Não é o vet que abate por querer, ele fá-lo por serem levados a ele para ser abatidos.Ninguém tem gozo em abater ninhadas, mas quando lhe aparecem dezenas de pessoas com cães e gatos sem dono e que não mostram interesse em ficar com eles, será a situação infelizmente que sobra.

No caso do tal individuo que referi já seria diferente pois induz as pessoas em erro, mas as pessoas que apanham animais na rua e lhos vão entregar não acreditariam e para mais, como os cães não são delas mas apanhados por elas na rua, não se podem queixar.

Mas é uma jogada de marketing excelente, por cada cão ou gato que um aclinica ou hospital cosnegue arranjar dono, esse benemérito arranja 30, esquece-se é de dizer que o local de adopção é no aterro....
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado fev 21, 2004 3:47 pm

Do mesmo modo que se alguem morrer, haverá interessados nos bens dessa pessoa, e para tal fazem-se testamentos, acho que cada pessoa que tem animais, deve falar com alguem de confiança para caso algo lhe aconteça, possa assegurar a vida dos bichinhos...
isso tudo é muito bonito. mas os herdeiros gostam de receber dádivas, não chatices. portanto, porque se hão-de chatear com animais? muitos se calharam até criticavam o parente por ter bichos.
eu moro numa zona muito envelhecida. muitas vezes falo com velhotes quando passeio os cães. a sua grande preocupação é mesmo essa - quem fica com os animais quando morrerem? há dias, uma snrª disse-me que ainda não foi para um lar de idosos, embora esteja muito doente, por causa da cadela.
Responder

Voltar para “Gatos”