susanasaraiva Escreveu:
Sigaborabuga Escreveu:
Olá Ciclone,
Segundo a própria da escola, e após consulta ao site, 3 meses é a altura ideal.
3 meses acho muito cedo, e na minha opnião é dinheiro deitado á rua. Só compensa em termos de sociabilização, porque aprender alguma coisa só a partir dos 5 / 6 meses
Eu posso contar a minha experiência:
Comecei o treino da minha Husky (ou terá sido o meu

:p ) aos 8 meses numa escola (eu sou do norte).
No mesmo dia que comecei o treino, fui buscar a minha Dálmata. E esta, com 3 meses idade iniciou o treino dela (ministrado por mim), só vos posso dizer que ela com 3 meses (em sessões curtas de 10/15 min) respondia muito bem ao treino.
Por isso, a melhor pessoa para avaliar a idade ideal de iniciar o treino, será o monitor dos cursos, após conhecer o cão em questão e o dono (nem todos os binómios dono/cão respondem da mesma maneira) , mas isto é a minha opinião.
Só por curiosidade, o tipo de curso que eu frequentei era aos sábados durante 2 meses e meio (aprox.) num total de 12 sessões com 4 horas cada, destas 4 horas, só aprox. 2 horas seriam treino efectivo, sendo o resto do tempo usado para convívio, brincadeira e exposições teóricas de diferentes assuntos.
Um compromisso assumido pela escola, era a continuidade do treino (para além das 12 sessões) caso os objectivos não fossem atingidos.
Ainda hoje, 1 ano após o final dos cursos, de vez em quando participo em algumas sessões dos cursos que estão a decorrer.