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Moderador: mcerqueira
Boa noite,
Antes de mais, bom ano a todos!
Tenciono adoptar um novo companheiro futuramente, daqui a uns largos meses, senão mesmo um ano. Já me comecei a informar e a "estudar" o máximo possível sobre a raça que pretendo, as suas características, temperamento, doenças mais frequentes, etc, porque no meu ver a adopção de um animal é algo a ser feito de forma responsável e com o máximo de conhecimento possível.
Posto isto, gostaria de lhe dar uma boa educação e fazer com que cresça e viva saudável, com um nível comportamental exemplar. Tenho neste momento comigo (temporariamente) um cão de um familiar e fico estupefacto com o comportamento e extrema inteligência que o cão tem.
Concluindo, no tema de adestramento gostaria de saber que livros, documentários, artigos, etc, recomendam?
Já li o artigo aqui do fórum (muito bom), bem como muitos outros por esta internet fora, mas como se sabe, nem tudo o que se lê é correcto e vejo muitas contradições, o que me leva a recorrer à vossa experiência pessoal e recomendações. Contradições como ao repreender dizer ou não o nome do animal e etc.
Já agora fica já a questão de qual será a melhor idade para se começar a ensinar "comandos" a um cão? Já li que é a partir do 1º mês de idade, se bem que penso que os cachorros só saem dos criadores aos 2 meses (penso eu).
Obrigado,
Cumprimentos
Antes de mais, bom ano a todos!
Tenciono adoptar um novo companheiro futuramente, daqui a uns largos meses, senão mesmo um ano. Já me comecei a informar e a "estudar" o máximo possível sobre a raça que pretendo, as suas características, temperamento, doenças mais frequentes, etc, porque no meu ver a adopção de um animal é algo a ser feito de forma responsável e com o máximo de conhecimento possível.
Posto isto, gostaria de lhe dar uma boa educação e fazer com que cresça e viva saudável, com um nível comportamental exemplar. Tenho neste momento comigo (temporariamente) um cão de um familiar e fico estupefacto com o comportamento e extrema inteligência que o cão tem.
Concluindo, no tema de adestramento gostaria de saber que livros, documentários, artigos, etc, recomendam?
Já li o artigo aqui do fórum (muito bom), bem como muitos outros por esta internet fora, mas como se sabe, nem tudo o que se lê é correcto e vejo muitas contradições, o que me leva a recorrer à vossa experiência pessoal e recomendações. Contradições como ao repreender dizer ou não o nome do animal e etc.
Já agora fica já a questão de qual será a melhor idade para se começar a ensinar "comandos" a um cão? Já li que é a partir do 1º mês de idade, se bem que penso que os cachorros só saem dos criadores aos 2 meses (penso eu).
Obrigado,
Cumprimentos
Qual é a raça que pretende?Toblito Escreveu:Boa noite,
Antes de mais, bom ano a todos!
Tenciono adoptar um novo companheiro futuramente, daqui a uns largos meses, senão mesmo um ano. Já me comecei a informar e a "estudar" o máximo possível sobre a raça que pretendo, as suas características, temperamento, doenças mais frequentes, etc, porque no meu ver a adopção de um animal é algo a ser feito de forma responsável e com o máximo de conhecimento possível.
Posto isto, gostaria de lhe dar uma boa educação e fazer com que cresça e viva saudável, com um nível comportamental exemplar. Tenho neste momento comigo (temporariamente) um cão de um familiar e fico estupefacto com o comportamento e extrema inteligência que o cão tem.
Concluindo, no tema de adestramento gostaria de saber que livros, documentários, artigos, etc, recomendam?
Já li o artigo aqui do fórum (muito bom), bem como muitos outros por esta internet fora, mas como se sabe, nem tudo o que se lê é correcto e vejo muitas contradições, o que me leva a recorrer à vossa experiência pessoal e recomendações. Contradições como ao repreender dizer ou não o nome do animal e etc.
Já agora fica já a questão de qual será a melhor idade para se começar a ensinar "comandos" a um cão? Já li que é a partir do 1º mês de idade, se bem que penso que os cachorros só saem dos criadores aos 2 meses (penso eu).
Obrigado,
Cumprimentos
Olá,Toblito Escreveu:Boa noite,
Antes de mais, bom ano a todos!
Tenciono adoptar um novo companheiro futuramente, daqui a uns largos meses, senão mesmo um ano. Já me comecei a informar e a "estudar" o máximo possível sobre a raça que pretendo, as suas características, temperamento, doenças mais frequentes, etc, porque no meu ver a adopção de um animal é algo a ser feito de forma responsável e com o máximo de conhecimento possível.
Posto isto, gostaria de lhe dar uma boa educação e fazer com que cresça e viva saudável, com um nível comportamental exemplar. Tenho neste momento comigo (temporariamente) um cão de um familiar e fico estupefacto com o comportamento e extrema inteligência que o cão tem.
Concluindo, no tema de adestramento gostaria de saber que livros, documentários, artigos, etc, recomendam?
Já li o artigo aqui do fórum (muito bom), bem como muitos outros por esta internet fora, mas como se sabe, nem tudo o que se lê é correcto e vejo muitas contradições, o que me leva a recorrer à vossa experiência pessoal e recomendações. Contradições como ao repreender dizer ou não o nome do animal e etc.
Já agora fica já a questão de qual será a melhor idade para se começar a ensinar "comandos" a um cão? Já li que é a partir do 1º mês de idade, se bem que penso que os cachorros só saem dos criadores aos 2 meses (penso eu).
Obrigado,
Cumprimentos
Em 1º lugar parabéns pelo que está a fazer

Não me vou alongar muito, porque também não tenho grandes conhecimentos.
Antes de mais há dois pontos que deve ter atenção, a educação como já falou, mas também a socialização.
É importante que o trabalho de socialização comece logo que o cachorro chegue a casa bem como o da educação.
Existem dois livros que muitos deixem ser importantes, confesso que ainda não li, que sao do Ian Dunbar, mas não me lembro dos títulos.
Quando o cachorro chegar s limites devem logo começar a ser impostos. Se o cachorro não poderá fazer algo em adulto, também não o deverá fazer agora em cachorro.
As repreensões não devem incluir o nome do cao.l, esse deve estar associado a coisas agradáveis.
Isto porque quando começar a trabalhar a "chamada", por exemplo, as coisas vão ser mais fáceis.
Imagine que associa o nome do cao a repreensões, dessa forma quando o chamar o mais provável é que o cachorro hesite porque pensa que vai ser repreendido.
A partir das 8 semanas pode e deve começar a pir limites, a ensinar o "não", a vir à chamada e até o senta.
Quanto ao método de ensino, como já deve ter reparado existem vários.
Pessoalmente aposto numa "mistura". Utilizo reforço positivo, clicker e diversos tipos de recompensa, mas no entanto não dispenso uma repreensão quando merecida (ha certas coisas que não posso tolerar)...
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Olá,
Obrigado pela resposta!
Sim, não referi a socialização por esquecimento, mas considero muito importante. Ainda para mais numa casa como a minha em que já existe uma gata, 3 gerbos e agora um Golden de um familiar juntamente com 2 tartarugas terrestres russas. Dão-se todos bem e penso que já ter estes amigos cá em casa é uma boa ajuda
Como tenho uma boa área verde onde passear, onde existe muito contacto com cães dos vizinhos, é começar a educar desde pequeno a conviver bem em "sociedade".
Ainda quanto ao adestramento, no youtube e afins vêm-se treinadores de cães a defender o uso do estrangulador na 1ª fase de aprendizagem, não para puxar o cão obrigando-o a fazer o que queremos, mas sim para se dar pequenos "toques" como correcção, que é essencial no processo de aprendizagem. Como nenhum cão que tive até hoje usou, questiono-me se não fará mal?
Quanto ao livro, obrigado pela dica, assim que puder passo numa livraria e dou uma olhadela aos livros desse autor a ver qual o mais adequado
Obrigado pela resposta!
Sim, não referi a socialização por esquecimento, mas considero muito importante. Ainda para mais numa casa como a minha em que já existe uma gata, 3 gerbos e agora um Golden de um familiar juntamente com 2 tartarugas terrestres russas. Dão-se todos bem e penso que já ter estes amigos cá em casa é uma boa ajuda

Como tenho uma boa área verde onde passear, onde existe muito contacto com cães dos vizinhos, é começar a educar desde pequeno a conviver bem em "sociedade".
Ainda quanto ao adestramento, no youtube e afins vêm-se treinadores de cães a defender o uso do estrangulador na 1ª fase de aprendizagem, não para puxar o cão obrigando-o a fazer o que queremos, mas sim para se dar pequenos "toques" como correcção, que é essencial no processo de aprendizagem. Como nenhum cão que tive até hoje usou, questiono-me se não fará mal?
Quanto ao livro, obrigado pela dica, assim que puder passo numa livraria e dou uma olhadela aos livros desse autor a ver qual o mais adequado

Tem duas hipóteses para ensinar o cão a não puxar... ou usa a dita cuja estranguladora (arrisca-se a ter nas mãos um cão mais tímido e passar a ter medo da trela) ou então usar métodos positivos para que ele prefira não puxar. Há vários canais no youtube de treinadores que usam estes métodos: kikopup, zakgeorge21 e tab289 são exemplos (têm bons vídeos). Em vez da estranguladora pessoalmente prefiro os peitorais que clipam à frente (tipo easy walk arness), em cachorro é preferível que os cães aprendam a seguir-nos e que nós somos mais apetecíveis que as distracções da rua. Com coleira normal e caso o cão comece a puxar, pára (ou seja, ele nunca vai conseguir chegar onde quer) e espera (não é necessário dar puxões na trela); caso o cão não entenda chame-o e de-lhe uma recompensa por vir. Com o tempo o cão aprende que de cada vez que puxa a trela isto não o vai deixar ir a lado nenhum e se voltar para perto do dono vai receber uma recompensa.
Se eu fui de alguma forma confusa no texto diga que eu tentarei explicar-me melhor. Bom estudo
Se eu fui de alguma forma confusa no texto diga que eu tentarei explicar-me melhor. Bom estudo

Aqui tem um link para fazer download dos livros se quiser:
http://www.dogstardaily.com/free-downloads
http://www.dogstardaily.com/free-downloads
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
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- Membro Veterano
- Mensagens: 2003
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
- Localização: gato
Quando for buscar o cão:
Agora vou sugerir a todos quantos digam que vão buscar um cachorro, porque afinal há imensas pessoas que desconhecem.
O teste de Campbell
http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf
O nome deve ser associado a estimulo positivo, quando o chama ele obedece com entusiasmo. Vai reconhecer valor na hora de o chamar.
Depois, existe a tendência de exagerar na independência do cachorro. É importante brincar com o cachorro próximo de si. Mais tarde sim, mandar bolas, discos ou outros objectos que entenda é bom, numa fase inicial prefiro sentar-me no chão e procurar brincadeiras de proximidade.
Não digo que quando o cachorro quer explorar o meio que o deve impedir, nada disso, mas quando brinca, deve privilegiar a proximidade.
Por acaso, ensinaram-me isso, mas também tive a confirmação mais tarde numa escola de adestramento canino, o treinador referiu isso precisamente.
Depois tente perceber bem o que são conceitos de agressividade e dominância...
http://www.dogwelfarecampaign.org/why-not-dominance.php
http://alaskanmalamute.planetaclix.pt/Agressividade.htm
Há tanta coisa para aprender e nunca se aprende tudo.
Agora vou sugerir a todos quantos digam que vão buscar um cachorro, porque afinal há imensas pessoas que desconhecem.

O teste de Campbell
http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf
O nome deve ser associado a estimulo positivo, quando o chama ele obedece com entusiasmo. Vai reconhecer valor na hora de o chamar.
Depois, existe a tendência de exagerar na independência do cachorro. É importante brincar com o cachorro próximo de si. Mais tarde sim, mandar bolas, discos ou outros objectos que entenda é bom, numa fase inicial prefiro sentar-me no chão e procurar brincadeiras de proximidade.
Não digo que quando o cachorro quer explorar o meio que o deve impedir, nada disso, mas quando brinca, deve privilegiar a proximidade.
Por acaso, ensinaram-me isso, mas também tive a confirmação mais tarde numa escola de adestramento canino, o treinador referiu isso precisamente.
Depois tente perceber bem o que são conceitos de agressividade e dominância...
http://www.dogwelfarecampaign.org/why-not-dominance.php
http://alaskanmalamute.planetaclix.pt/Agressividade.htm
Há tanta coisa para aprender e nunca se aprende tudo.
Bem, muito obrigado a todos pelos conselhos e recursos...
Já dei uma vista de olhos aos vídeos dos youtubers que foram sugeridos e realmente há bons vídeos no que toca a adestramento, alguns até já muito à frente (trazer alimentos de um frigorífico eheh). Quanto aos livros já fiz o download dos 2 e vou começar a ler o 1º. Depois talvez compre também o livro do Cesar Millan para complementar e ter também recursos em português.
Tenho visto que os treinadores costumam usar o clicker nos seus ensinamentos. Na vossa opinião os resultados são significativamente melhores através do auxílio do mesmo, ou é relativo?
Obrigado novamente pela a ajuda
Já dei uma vista de olhos aos vídeos dos youtubers que foram sugeridos e realmente há bons vídeos no que toca a adestramento, alguns até já muito à frente (trazer alimentos de um frigorífico eheh). Quanto aos livros já fiz o download dos 2 e vou começar a ler o 1º. Depois talvez compre também o livro do Cesar Millan para complementar e ter também recursos em português.
Tenho visto que os treinadores costumam usar o clicker nos seus ensinamentos. Na vossa opinião os resultados são significativamente melhores através do auxílio do mesmo, ou é relativo?
Obrigado novamente pela a ajuda
Quanto ao clicker eu uso especialmente para ensonar "truques" (senta, da a pata etc) e com a cadela resulta na perfeição.
Mas não é um elemento indispensável. Pode trabalhar sem ele
Mas não é um elemento indispensável. Pode trabalhar sem ele
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
O clicker é extremamente útil para ensinar novos comportamentos, uma vez que marca o momento preciso do comportamento desejado. Contudo, este pode ser substituído por um "boa" "muito bem" "yes/sim" (a tradução deste fica estranha.. dizer "sim" a um cão...) ou por algo semelhante.
Obrigado pelos esclarecimentos...
Penso que o clicker seja realmente eficaz, pelo menos pelos vídeos que tenho visto. Creio que torna a aprendizagem mais rápida e "mecânica". Mas talvez prefira o "muito bem" ou "lindo", pois torna-se num "estímulo" a usar em qualquer situação em que não tenha o clicker e poder dizer no momento pretendido, para que o cão saiba que era aquilo que devia fazer.
Outro treino que tenho visto é o da atenção e contacto visual com o dono, desconhecia por completo mas tenho achado muito interessante (é diferente do comando "aqui", para o chamar). Por exemplo associar o nome do animal à acção de ele nos olhar nos olhos, o que depois facilita a instrução de outros comandos, pois ao chamar-mos o cão, o olhar e atenção dele é focada em nós e tudo será mais fácil a partir daí. Talvez um dos primeiros, senão o primeiro, comando a ensinar concordam?
Noutro tipo de aprendizagem, quanto ao ensinar a não fazer as necessidades em casa, bem como a estragar a casa. Não se trata apenas de ensinar, mas também de repreender quando fazem asneiras, como foi convosco quando receberam os vossos novos amigos em casa? Acho que das partes mais críticas da aprendizagem
Penso que o clicker seja realmente eficaz, pelo menos pelos vídeos que tenho visto. Creio que torna a aprendizagem mais rápida e "mecânica". Mas talvez prefira o "muito bem" ou "lindo", pois torna-se num "estímulo" a usar em qualquer situação em que não tenha o clicker e poder dizer no momento pretendido, para que o cão saiba que era aquilo que devia fazer.
Outro treino que tenho visto é o da atenção e contacto visual com o dono, desconhecia por completo mas tenho achado muito interessante (é diferente do comando "aqui", para o chamar). Por exemplo associar o nome do animal à acção de ele nos olhar nos olhos, o que depois facilita a instrução de outros comandos, pois ao chamar-mos o cão, o olhar e atenção dele é focada em nós e tudo será mais fácil a partir daí. Talvez um dos primeiros, senão o primeiro, comando a ensinar concordam?
Noutro tipo de aprendizagem, quanto ao ensinar a não fazer as necessidades em casa, bem como a estragar a casa. Não se trata apenas de ensinar, mas também de repreender quando fazem asneiras, como foi convosco quando receberam os vossos novos amigos em casa? Acho que das partes mais críticas da aprendizagem

A meu ver, uma das coisas mais importantes que o cão tem que saber é vir ter connosco à chamada e devemos treiná-lo de forma a que ele goste e queira vir ter connosco; não se preocupe muito com o "mais importante a ser treinado primeiro" porque não é tudo muito linear... não é numa única sessão de treino que vai ensinar o cão a sentar ou a vir ter connosco ou a deitar, além disso focar-se em treinar uma coisa de cada vez pode ser "chato" para o cão... do género "lá vai este tipo mandar-me sentar umas 10 vezes seguidas... estou farto só de pensar em sentar..." e também não se preocupe em associar muito depressa a palavra ao comando/pista ou usar logo apenas a palavra para ele obedecer (mas isto é falado em alguns vídeos). Envolva a família toda no treino, faça um jogo para ele ir ter com vários membros da família (há um vídeo qualquer que mostra uma roda de pessoas a chamarem o cão e quando o cão chega perto dão recompensa).
Quanto a comportamentos destrutivos, não cheguei a ter grande moça aqui em casa porque o redireccionei sempre para os brinquedos dele ou ossos de couro
(nos vídeos e sites vê-se muito o Kong para eles se entreterem a roer e a lamber aquilo). Claro que houve alguma destruição, uns buracos no jardim, umas mantas roídas (por acaso eram dele por isso sem problema)... não sei se foi os brinquedos dele se tive sorte com a personalidade dele...
Quanto a comportamentos destrutivos, não cheguei a ter grande moça aqui em casa porque o redireccionei sempre para os brinquedos dele ou ossos de couro

Depois de ler mais umas coisitas, continuo é com algumas dúvidas quando à repreensão.
Assim como há o reforço positivo, o "não" funcionará como um estímulo negativo. Mas e como ensinar o "não"? eheh
Para um cachorro o "não", não estando associado a nenhuma consequência negativa, fará o cachorro na mesma a olhar para o dono a abanar a cauda, mesmo proferido em tom de repreensão. Como o uso de estranguladora não é muito apropriado para "pequenos toques" de repreensão e a repreensão física muito menos, quais as técnicas que adoptam em cachorros para que associem a palavra "não" a uma má acção e parem com a mesma?
Assim como há o reforço positivo, o "não" funcionará como um estímulo negativo. Mas e como ensinar o "não"? eheh
Para um cachorro o "não", não estando associado a nenhuma consequência negativa, fará o cachorro na mesma a olhar para o dono a abanar a cauda, mesmo proferido em tom de repreensão. Como o uso de estranguladora não é muito apropriado para "pequenos toques" de repreensão e a repreensão física muito menos, quais as técnicas que adoptam em cachorros para que associem a palavra "não" a uma má acção e parem com a mesma?
olá,
Também vou ter um cachorrinho dentro de pouco tempo e tenho andado a ler e absorver tudo quanto posso.
Quanto ao "não", eu descobri que existe uma alternativa. No inicio quando se trata de ensinar a fazer as necessidades no local apropriado, não se deve repreender quando ele erra, mas sim tentar prevenir e observar quando o cãozinho se está a preparar para aliviar e colocá-lo no sitio correcto e dar-lhe um mimo ou uma recompensa. Se acontecer um descuido, é limpar e deixar passar. Ele vai perceber que quando faz no sitio correcto tem uma boa consequência e quando não faz o comportamento é ignorado. Logo: Boa consequência é melhor que neutralidade.
Quanto a ensinar o cão a largar, ou tirar a atenção de outras coisas, e não fazer o que está a fazer, eu percebi o "leave it" = deixa/larga, funciona bem e pode ser ensinado com a técnica de reforço positivo.
Começando com o "deixa" quando se trata de comida, e depois avançando para os brinquedos, pessoas, e situações. Há que treinar com o máximo de coisas e situações possíveis, visto que os cães por norma não generalizam bem, quando a situação muda, eles tentam tudo de novo.
Também vou ter um cachorrinho dentro de pouco tempo e tenho andado a ler e absorver tudo quanto posso.
Quanto ao "não", eu descobri que existe uma alternativa. No inicio quando se trata de ensinar a fazer as necessidades no local apropriado, não se deve repreender quando ele erra, mas sim tentar prevenir e observar quando o cãozinho se está a preparar para aliviar e colocá-lo no sitio correcto e dar-lhe um mimo ou uma recompensa. Se acontecer um descuido, é limpar e deixar passar. Ele vai perceber que quando faz no sitio correcto tem uma boa consequência e quando não faz o comportamento é ignorado. Logo: Boa consequência é melhor que neutralidade.

Quanto a ensinar o cão a largar, ou tirar a atenção de outras coisas, e não fazer o que está a fazer, eu percebi o "leave it" = deixa/larga, funciona bem e pode ser ensinado com a técnica de reforço positivo.
Começando com o "deixa" quando se trata de comida, e depois avançando para os brinquedos, pessoas, e situações. Há que treinar com o máximo de coisas e situações possíveis, visto que os cães por norma não generalizam bem, quando a situação muda, eles tentam tudo de novo.

Caro Toblito (e, já agora, Ladyleia).
É uma excelente ideia preparar-se com muita antecedência, em vez de começar a nossa "formação" quando já temos o cão nas mãos.
Em primeiro lugar, e apesar de fazer muito bem em procurar várias fontes para conselhos, tenha muito cuidado com o que é dito em fóruns. Filtre tudo muito filtradinho (incluindo esta minha mensagem!) e esteja muito atento para distinguir entre aquilo que lhe faz sentido e aquilo que apela às emoções ou aos lugares comuns. O mesmo cuidado para aquilo que encontre espalhado pela net em páginas variadas.
No entanto, e confesso a minha enorme surpresa, eu concordo com quase todos os conselhos que recebeu até agora (só tenho muitas reservas quanto ao link do teste de Campbell, não pelos exercícios, que são úteis, mas pelas conclusões que se tiram, e quanto aos conselhos práticos que são dados no link sobre agressividade...). Os livros que a Maraya recomenda são absolutamente incontornáveis. Vai ver que coisas que toda a gente toma como inevitável (destruição de uma ou outra coisa lá em casa; alguns xixis e cocós nas primeiras semanas) não são, afinal, tão inevitáveis assim. E não tem de comprá-los. O próprio autor disponibilizou-os online (no link oferecido pela Maraya), por isso não tenha problemas em lê-lo gratuitamente. No final destes livros, tem alguns conselhos bibliográficos. No entanto, grande parte deles farão mais sentido se lidos já quando tiver o cão, para ir tendo percepções mais concretas das coisas que lê.
Também referiu que vai também ler o livro do Cesar Millan (qual?, há vários). Bom... leia tudo quanto conseguir; nunca é demais; mas não se esqueça de ser crítico e perceba que há conselhos incompatíveis. Submeta as coisas que vai ler a vários testes, nomeadamente o do "grau de vagueza". Desconfie quando um conselho o deixa com dúvidas sobre "como aplicar".
No mais, o link que o Margoustink forneceu acerca do conceito de dominância é extremamente importante para evitar cair em futuras esparrelas... Um bom exercício será o de comparar esse texto com o o link acerca de agressividade, e ver as incompatibilidades...
É uma excelente ideia preparar-se com muita antecedência, em vez de começar a nossa "formação" quando já temos o cão nas mãos.
Em primeiro lugar, e apesar de fazer muito bem em procurar várias fontes para conselhos, tenha muito cuidado com o que é dito em fóruns. Filtre tudo muito filtradinho (incluindo esta minha mensagem!) e esteja muito atento para distinguir entre aquilo que lhe faz sentido e aquilo que apela às emoções ou aos lugares comuns. O mesmo cuidado para aquilo que encontre espalhado pela net em páginas variadas.
No entanto, e confesso a minha enorme surpresa, eu concordo com quase todos os conselhos que recebeu até agora (só tenho muitas reservas quanto ao link do teste de Campbell, não pelos exercícios, que são úteis, mas pelas conclusões que se tiram, e quanto aos conselhos práticos que são dados no link sobre agressividade...). Os livros que a Maraya recomenda são absolutamente incontornáveis. Vai ver que coisas que toda a gente toma como inevitável (destruição de uma ou outra coisa lá em casa; alguns xixis e cocós nas primeiras semanas) não são, afinal, tão inevitáveis assim. E não tem de comprá-los. O próprio autor disponibilizou-os online (no link oferecido pela Maraya), por isso não tenha problemas em lê-lo gratuitamente. No final destes livros, tem alguns conselhos bibliográficos. No entanto, grande parte deles farão mais sentido se lidos já quando tiver o cão, para ir tendo percepções mais concretas das coisas que lê.
Também referiu que vai também ler o livro do Cesar Millan (qual?, há vários). Bom... leia tudo quanto conseguir; nunca é demais; mas não se esqueça de ser crítico e perceba que há conselhos incompatíveis. Submeta as coisas que vai ler a vários testes, nomeadamente o do "grau de vagueza". Desconfie quando um conselho o deixa com dúvidas sobre "como aplicar".
No mais, o link que o Margoustink forneceu acerca do conceito de dominância é extremamente importante para evitar cair em futuras esparrelas... Um bom exercício será o de comparar esse texto com o o link acerca de agressividade, e ver as incompatibilidades...