Idas á Rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JosueRod
Membro Júnior
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

sexta jan 04, 2013 4:48 pm

Bom então é assim:

O objectivo desta questão , realmente é o seguinte.
O meu cão têm ficado no jardim e sem qualquer tipo de controlo, relativamente ao número de vezes que faz as suas necessidades... Apenas saí para passear e "aliviar o stress".

Infelizmente ( coisa que têm vindo a ser habito ) este fim de semana , fugiu e meteu-se ao barulho com um cão do vizinho, ou melhor … foi metido ao barulho ...

Digo isto porque o meu cão é bastante dócil ( tenho-o como tal … ) e apenas queria cheirar o outro ... mas ele devia ter levado a mal e o resultado foi um focinho partido e um nariz cortado e esfacelado … :( ( literalmente ).

Escusado será dizer que foi directo para o veterinário e está a ser medicado ( as feridas infeccionaram , ficou com febre ...uma verdadeira preocupação )

Bom... isto tudo para dizer que :

Quero colocar o cão dentro de casa...

Em primeiro para ver se não foge tantas vezes ... Depois , porque também ( confesso ) dá-me pena vê-lo á noite na casota no jardim ( e as noites aqui no norte têm sido frias .... ) alem disso quero acreditar que a socialização connosco 24/7 irá deixa-lo mais calmo ( a ver se ele pára de destruir o jardim ... :| )

Já agora....será isto verdade ? ou seja ... a socialização 24/7 com os humanos irá certamente acalma-lo da ansiedade ... Correcto ?

Não estou á espera nem de milagres ... nem que seja simples ... e sei que vai ser necessária muita paciência ... ( mas também vamos ter acompanhamento de um treinador , vai começar já amanha ...) a única premissa para que isto tudo acontecesse era mesmo o numero de vezes que o cão poderia sair de casa ... Daí a minha pergunta.

( eu dizia 2x e os que me querem dissuadir da ideia ( :oops: ) dizem 4x )

Se fosse necessário mais do que as 2x ... Teria de ficar sem efeito (simplesmente não temos esse tipo de disponibilidade …e teria de continuar no jardim... ou então arranjar uma outra solução)... e também não queria colocar o cão a sofrer dentro de casa ... ou encontrar presentes dentro de casa todos os dias ....

Mas sendo possivel treina-lo para aguentar a ir apenas 2 vezes ( sem stress para o animal e que parece-me ser mais ou menos o "Standard" ) ... Acho que serão mais as vantagens ( a longo prazo ) do que as desvantagens ....

Obrigado a todos pelos comentários e .... desculpem o tamanho do texto ...

Josué Rodrigues
Última edição por JosueRod em sexta jan 04, 2013 5:57 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jan 04, 2013 5:47 pm

Os cães de exterior nunca são tão socializados nem com tanta proximidade com o dono como os de interior.
Muitas vezes na rua parecem muito malucos porque estão ansiosos em estar com os donos.
Vai notar uma grande diferença. Não permita que o cão domine a casa e estabeleça regras que fazem o cão perceber que é o território do dono e que ele tem de respeitar (saltos para a cama, sofás, etc).

Se enteder que ele não entra numa zona, ensine-o a respeitar esse limite.

Quanto à frequencia das idas á rua, pois não sei, os meus estão habituados assim e posso dizer que detestam atrasos, pedem, insistem, não deixam passar muito mais que 20 minutos da hora deles. Por isso por vezes ficam no exterior até chegar gente.

Cães a fugir: muito mau. Um dia pode provocar um acidente grave. Já pensou nisso?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta jan 04, 2013 5:54 pm

Um cão a conviver com os donos é um cão mais feliz, um cão não é propriamente um animal solitário, eles gostam de estar com os donos definitivamente, desde o rottweiler ao chihuahua.

Ao ter jardim, tem mais opções sem dúvida.

Eu deixava-o ir ao jardim depois quando chegava a casa levava-o comigo para casa. Arranjava forma de o passear um pouco e estava feito.

Aproveitava era para vedar o jardim.
JosueRod
Membro Júnior
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

sexta jan 04, 2013 6:06 pm

Cães a fugir: muito mau. Um dia pode provocar um acidente grave. Já pensou nisso?
Claro ... seria pessimo ... é outra das coisas que me leva a pensar seriamente em colocar o cão dentro de casa ...
Aproveitava era para vedar o jardim.
Pois é mas ....... está vedado ! e ele arranja maneira de fugir !
As vezes parece que tenho um macaco e não um cão ....
E não sei como ... aprendeu a trepar a vedação e atira-se para o outro lado !
e o cão não é particularmente pequeno ....

( 1,5 mts de muro 1 mt de vedação )

Mas ok, os vossos comentarios já foram suficiente para ganhar coragem para pelo menos tentar esta solução ... vamos ver o que o treinador amanha diz ....

Obrigado !

Josué Rodrigues.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta jan 04, 2013 6:37 pm

As chapas verdes eles não conseguem, escorregam. Ter jardim é muito bom e é prático para administrar essa coisa dos xixis.
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

sexta jan 04, 2013 7:13 pm

A saphira tem sorte, porque ou eu ou os meus pais esta-mos sempre em casa, quando eu estou na faculdade , o meu pai que já é reformado pode ir com ela á rua. por isso todos os dias no minimo dos minimos vai 4 vezes á rua. alem de que uma vez que andamos muito a pé , sempre que vamos a algum lado em que ela possa ir, levamo-la tambem. por isso é uma cadela muito viajada.
agora isto somos nós que temos sempre alguem disponivel. compreendo que a malta que trabalhe das 8 ás 18, não consiga fazer isto. mas para mim pelo menos 3 vezes são indespensaveis, uma de manha, outra quando se chega do trabalho, e por fim uma antes de se deitarem(para passarem o menor tempo possivel de bexiga cheia), com atenção ainda que pelo menos uma destas voltas deve ser grandinha, para o cão conseguir espairecer. não é só voltinhas do ir fazer chichi e voltar a correr para casa.
Responder

Voltar para “Cães”