Gata que ataca os pés

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
IvyBat
Registado: sexta jan 04, 2013 3:36 pm

sexta jan 04, 2013 4:04 pm

Oi pessoal :)

É o seguinte,eu tenho uma gata desparasitada há cerca de 5 anos e até há uns tempos eu vivia numa quinta com um grande terreno e ela estava tanto na rua como em casa...sempre foi uma gata calma e muita das vezes caçava animais e isso por vezes assustava-me mas sempre pensei no instinto dos gatos como sendo algo selvagem.De qualquer das formas eu mudei-me para um apartamento e claro que ela estranhou mas daí para a frente foi o inferno,começou a atacar os pés e a morder os pés a sério,mete-se em cima do balcão da cozinha,é muito activa durante a noite e corre pela casa e arranha as portas e o sofá e o pior é que pela 2ª vez ela ataca-me.A 1ª foi de tal forma grave que fiquei com o braço todo "mutilado" ao ponto de ter que fugir de casa e há pouco tempo ela seguia-me com os olhos e baixava-se com a cauda no ar para fazer o mesmo.Eu sei que quanto mais mostro medo pior é mas aí é que está,quando ralho com ela ou repreendo-a ela faz ainda pior e assanha-se :/ nem convive com as pessoas e foge por vezes,eu já não sei o que fazer!!!Não sei se a devo levar ao veterinário...a mudança da casa deve ter sido má para ela pois deixou de ter aquele espaço de terreno mas mesmo assim,já passou mais de 1 ano e o caso está a tornar-se grave!!!Eu amo aquela gata e é impensável dá-la, por isso ajudem-me por favor!!!
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta jan 04, 2013 4:19 pm

Compre um arranhador para ela afiar as unhas, os gatos tem necessidade de as afiar, quanto a ela ser agressiva, não sei como ajudá-la, pode sempre falar com o vet dela e explicar a situação....
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

sexta jan 04, 2013 5:49 pm

arranje outro/a gato/a + arranhador que isso fica resolvido

:D
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta jan 04, 2013 5:56 pm

deixou de ter com se entreter.... :lol:

uma "paticura" + um arranhador = pode ser que ajudem.
e tente cansá-la durante o dia com brincadeiras (laser, bolas de papel, caixas de cartão, sacos de papel, etc) de modo a que de noite esteja mais sossegada.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jan 04, 2013 5:57 pm

Não me parece que a gata vá apreciar a chegada de um intruso ao seu território...
Pode piorar muito as coisas e ter uma guerra pegada em casa.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta jan 04, 2013 6:18 pm

:( a sua gatinha sentiu muito a mudança de vida! Estando habituada a uma vida semi-independente, é super natural que agora ao ver-se fechada todo o dia, se sinta stressada e aborrecida.

Os gatos são animais muito activos, embora uns mais do que outros.... no entanto, a sua gatinha era-o! Não menciona se ela está o dia todo sózinha enquanto você trabalha ou estuda... mas eu aconselho você a perder bastante tempo brincando com ela!

Use bolinhas de papel e atire para ela brincar... use fios com algum brinquedo arrastando pelo chão, para ela perseguir e brincar de caçar....

O ela atacar os seus pés é uma demonstração de necesssidade de gastar energia... fale com o seu vet e exponha a situação que ele poderá ajudar com mais alguma dica.

Mas, a minha opinião é que essa gatinha se deve sentir aborrecida e isso torna-a irritada.... não penso que seja prudente juntar neste momento outro gato, pelo menos até perceber se é realmente stress... mas nunca se sabe se uma companhia felina para ela brincar poderia ajudar.

Isto são só opiniões... mas não custa nada tentar! :wink:
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jan 04, 2013 10:14 pm

A gata está esterilizada?
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sexta jan 04, 2013 10:38 pm

Fazer a paticure uma vez por semana realmente é uma boa ideia (provavelmente só será necessário nas patas da frente).

Um outro gato poderá ajudar - ou não :roll: . Depende muito de gato para gato.

Tenho a Siri e tinha o Paxá - os dois se suportavam, mas não morriam de amores um pelo outro. Depois que o Paxá morreu, adotei um gato jóvem adulto - o Sushi, com cerca de uns 14 meses (a Siri tem 9 anos). O Sushi morre de amores pela Siri, quando os deixo juntos ele mia carinhosamente e a lambe - e ela rosna e bufa :evil: . Então ele fica irritado e eu tenho de separá-los. Moram na mesma casa há quase um ano, mas manhenho-os separados.

Está certo que há um ano ele era mais "atrevido", mais brincalhão. Mas mesmo ele estando mais calmo, ela não o aceita.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais não sentem, os animais tem de sentir que as pessoas não pensam. (autor desconhecido)
IvyBat
Registado: sexta jan 04, 2013 3:36 pm

sexta jan 04, 2013 11:53 pm

Muito bem :) obrigada pela opinião de todos vocês.

Respondendo a algumas das vossas perguntas,ela está esterilizada e na verdade passa o dia todo sozinha em casa pois estou a estudar e a trabalhar e apenas a partir das 19h é que ela passa a ter companhia. Há uns dias atrás que tenho experimentado pô-la no quintal que apesar de pequeno serve para ela dar umas voltas. Aparenta estar mais calma e com mais saudades de casa...de qualquer das formas continua irrequieta e sempre com aqueles olhos com as pupilas grandes. Penso que poderá ser mesmo um caso de stress,até porque noto uma minoria de apetite,queda de pêlo e necessidades fora da caixa. Neste momento não posso ter outro gato mas a ideia de um arranhador e outros métodos para brincar como o laser e etc, são boa ideia.Acredito que ela se sinta sozinha e é uma gata que precisa mesmo de gastar energia!
Responder

Voltar para “Gatos”