Venho para esta forma alertar alguns donos menos experientes para a existência de um bicho muito perigoso para os nossos animais.
Trata-se da Processinária - é uma lagarta muito comum nos locais onde existem pinheiros. Tem um cheiro muito forte com um grande efeito atractivo sobre os nossos patudos, que quando a cheiram, lambem ou comem ficam muito rapidamente envenenados.
Partilho isto porque todos queremos o melhor para os nossos amigos de 4 patas e porque infelizmente a minha patuda mais nova, uma Golden Retriever com 3 meses encontra-se de momento internada em estado grave, devido a esta lagarta.
Aspectos clínicos veterinários da intoxicação por contacto com a processionária
Na clínica veterinária, o diagnóstico de intoxicação por contacto pela processionária é muitas vezes dificultado pela escassa informação de história clínica sobre o animal em causa. Frequentemente o cão e o gato saem de casa para o seu passeio sem que os seus donos se apercebam dos caminhos por onde andam ou o que cheiram, abocanham ou comem. Quando regressam, despertam a atenção pelo seu focinho inchado (edemaciado) língua grossa (macroglossia) por vezes azulada (cianótica), babar intenso (hipersiália e sialorreia), comichão (prurido), vómito e dor intensa quando o dono tenta à força abrir-lhes a boca na ideia de encontrar um corpo estranho (pau, lasca de madeira, etc.).
Se algum dia os vossos amigos demonstrarem algum destes sintomas não hesite e levem de imediato ao veterinário. A demora em agir pode ter consequências muitos graves, como insuficiências renais e perdas parciais ou totais da língua. O veterinário falou-me ainda de casos de gravidade severa onde o animal chega a falecer.
Felizmente fomos rápidos a agir e a nossa patudinha não deve chegar a este estado, ainda assim não está livre de perigo e o caso dela continua muito grave.
Não vacilem.
__________________________________________________________
Fotografias tiradas 3 dias depois do encontro com a Processionária
Não são espelho do sofrimento por que ela e muito animais passam, quando são infectados por esta lagarta.

