Processionária - Lagarta do Pinheiro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

sábado jan 05, 2013 3:23 pm

Boa tarde,

Venho para esta forma alertar alguns donos menos experientes para a existência de um bicho muito perigoso para os nossos animais.
Trata-se da Processinária - é uma lagarta muito comum nos locais onde existem pinheiros. Tem um cheiro muito forte com um grande efeito atractivo sobre os nossos patudos, que quando a cheiram, lambem ou comem ficam muito rapidamente envenenados.

Partilho isto porque todos queremos o melhor para os nossos amigos de 4 patas e porque infelizmente a minha patuda mais nova, uma Golden Retriever com 3 meses encontra-se de momento internada em estado grave, devido a esta lagarta.

Aspectos clínicos veterinários da intoxicação por contacto com a processionária

Na clínica veterinária, o diagnóstico de intoxicação por contacto pela processionária é muitas vezes dificultado pela escassa informação de história clínica sobre o animal em causa. Frequentemente o cão e o gato saem de casa para o seu passeio sem que os seus donos se apercebam dos caminhos por onde andam ou o que cheiram, abocanham ou comem. Quando regressam, despertam a atenção pelo seu focinho inchado (edemaciado) língua grossa (macroglossia) por vezes azulada (cianótica), babar intenso (hipersiália e sialorreia), comichão (prurido), vómito e dor intensa quando o dono tenta à força abrir-lhes a boca na ideia de encontrar um corpo estranho (pau, lasca de madeira, etc.).

Se algum dia os vossos amigos demonstrarem algum destes sintomas não hesite e levem de imediato ao veterinário. A demora em agir pode ter consequências muitos graves, como insuficiências renais e perdas parciais ou totais da língua. O veterinário falou-me ainda de casos de gravidade severa onde o animal chega a falecer.

Felizmente fomos rápidos a agir e a nossa patudinha não deve chegar a este estado, ainda assim não está livre de perigo e o caso dela continua muito grave.

Não vacilem.

Imagem
Imagem[/u]
Última edição por PauaCosta em terça jan 22, 2013 12:44 am, editado 2 vezes no total.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jan 05, 2013 3:39 pm

Espero que a sua patuda recupere, os encontros deles com a lagarta do pinheiro saldam-se sempre mal... :(

Já agora: edite o título do tópico, pois lagarta e lagarto não são a mesma coisa. E no texto, também.

E também não escreva "exite", pois é "hesite", do verbo Hesitar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
PauaCosta
Membro

sábado jan 05, 2013 3:48 pm

Ainda não estou no pleno das minhas capacidades mentais depois de tal choque. Estava a escrever sem pensar verdadeiramente, apenas com o objectivo de partilhar. Nem tive tempo de formular um texto mais correcto.

De qualquer das formas obrigado, corrigido. :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jan 05, 2013 3:55 pm

Tenha esperança, a sua cachorrinha está a ser tratada. Poderá ficar sem uma parte da língua, mas desde que consiga comer, safa-se.

Vá dando notícias!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ABLops
Membro
Registado: quinta ago 12, 2010 2:23 am

sábado jan 05, 2013 5:27 pm

Nesta altura do ano ??? :?
PauaCosta
Membro

sábado jan 05, 2013 6:25 pm

Sim, nesta altura do ano. :/
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado jan 05, 2013 6:29 pm

Pensei que só houvesse no Verão :(
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado jan 05, 2013 6:30 pm

As melhoras para a sua patuda :(
PauaCosta
Membro

sábado jan 05, 2013 7:02 pm

Vai ficar internada até segunda feira. Em princípio não terá danos irreversíveis na língua mas ainda não se sabe como estão os rins, que é o mais complicado e problemático.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado jan 05, 2013 8:32 pm

Aqui fica um tópico com muita informação sobre a lagarta:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ia&start=0

As melhoras da cachorra.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jan 06, 2013 6:36 pm

Hoje no meu passeio da tarde já vi umas quantas! Era para postar aqui um tópico para começarem a ficar atentos...
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda jan 07, 2013 2:48 pm

Também já vi algumas e num local onde não avistei nenhum pinheiro! :roll:
PauaCosta
Membro

segunda jan 07, 2013 3:49 pm

Tenham todos muito cuidado e não levem os vossos animais a passear nestas zonas. Devido ás diferenças de temperatura que têm acontecido as lagartas estão a sair mais cedo.

A minha menina continua internada em estado grave. Tem o focinho deformado mas há esperança que ele volte ao normal. No entanto, segundo os veterinários, irá perder inevitavelmente algumas partes da língua.

O nosso tempo de reacção foi bom e conseguimos evitar problemas maiores. Portanto em caso de dúvida não hesitem e levem os vossos amigos de imediato ao veterinário.

:(
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jan 07, 2013 4:10 pm

Raio de lagarta!! Parece que de ano para ano sai mais cedo... :evil:
Espero que a sua menina melhore rapidamente e com os menores danos possiveis!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

segunda jan 07, 2013 4:19 pm

Obrigada pelo aviso. Moro numa zona de pinhal, onde costumo passear a minha miúda, mas ainda não vi nenhuma lagarta este ano... Mas sendo assim é melhor ficar alerta... a minha desmiolada tem a mania de "provar tudo".
Espero sinceramente que tudo corra pelo melhor com a sua miúda.
Responder

Voltar para “Cães”