sábado jan 05, 2013 10:28 pm
O tópico mais completo que já vi neste fórum!
Uma pessoa pesquisa sobre rações e fica a saber um bocadinho sobre tudo. Até sobre uma raça de cães que é alterada com o propósito de pousar para fotografia é saudável e recomenda-se.
Há 22 anos atrás tive o meu primeiro cão, se na vida dele toda comeu 1 mês de ração foi muito e viveu 19 anos, talvez se eu tivesse dado rações de 50€ talvez ainda hoje fosse vivo (ironia). Em toda a vida dele comeu aquilo que toda a gente diz para não dar aos cães - restos, ossos etc.
Eu desafio os experts em cães a fazer um teste simples.
Arranjem 2 cães da mesma idade, de preferência ainda cachorros com cerca de 3 meses, habituados a comer ração do mesmo comedouro a beber agua do mesmo bebedouro (que falta de higiene) a dormirem na mesma cama, resumindo cachorros que passem o dia juntos e façam tudo juntos, mas num certo dia de-em aos cães um osso de entrecosto cozinhado para os dois, um resto do jantar ou do almoço, pode ser com carne ou sem carne e vejam o que acontece.
Depois venham com as teorias da ração de 50€ é que é boa! É boa para os donos, para os vendedores, para os cães... é o que há.
São animais carnívoros e no mundo deles não há rações boas ou más, há carne e ossos puros e duros que é o que eles gostam que é a natureza deles.
Eu já fiz este teste e sei o resultado, não fui ler em nenhum livro e agora vi para aqui mostrar a minha sabedoria de bolso.
Como é obvio não deixei os cães comerem o osso por que ainda são pequenos, mas posso-lhes garantir que um dia vão comer ossos porque é isso que eles realmente gostam e faz parte da natureza deles, natureza essa que nós teimamos em alterar, incluindo eu.
E muitos de vocês neste momento já estão a pensar - então e carne crua, na natureza os carnívoros não cozinham. Pois não cozinham e eu sei ver isso e até concordo que de todo o tipo de alimentação essa seja a mais correcta, porque é da natureza dos carnívoros comer carne crua, mas é preciso ter algumas condições que neste momento não tenho.
Os animais têm fome, nós damos-lhe ração, eles comem, se eles pudessem escolher queriam lá saber das rações de 50€ que muitos defendem de ser boas e de lhes dar aquilo que eles precisam.
Hoje tenho em casa dois cães com 3 meses e dou-lhes ração, comida cozinhada de propósito para eles e alguns restos, poucos, apenas algumas peles de frango e coisas do género.
Ainda hoje fui comprar uma saca de 20kg de ração e porquê, porque é o mais prático e mais rápido, ainda mais para cachorros.
Nestes 3 meses de vida já comeram Royal Canin (indicação do veterinário), Purina (antes da indicação do vet), friskies, e hoje vão começar a comer Canter junior.
Para muitos experts todas as rações que mencionei nenhuma presta, para outros Royal canin uma boa opção, para outros todas boas.
Se os vossos animais se dão bem com ração que compram continuem a dar esqueçam essas ideias da ração de 50€ é que é boa.
Eu tive um husky (o meu segundo cão) adoptado que pesava quando veio para a minha casa 17kg, quando devia pesar 27kg, então levei-o ao veterinário - vacinas, chip, etc e tal, ração - royal canin, comprei uma saca de 14kg na altura custou-me 60 ou 70€ e ele não comeu, tive de dar a ração. O que ele comia bem era aquilo que os experts dizem que não se deve dar aos cães, restos e ossos.
Parem de tentar passar a ideia das rações xpto é que são boas, deixem de ser tendenciosos e aceitem que nem todas as pessoas podem dar 50€ por uma saca de ração. O facto das pessoas não darem ração de 50€ não faz com o que seu animal seja menos feliz, ou vá viver menos anos.
Eu não li livros e vim para aqui dizer que tenho conhecimentos disto e daquilo, que já visitei não sei quantas fabricas e que conheço o Zé e o Manuel e sei ler os rótulos das embalagens, eu falo daquilo que já presenciei, já tenho cães há vários anos de raças diferentes, do simples vira-lata ao xpto puro, recentemente tive um cão problemático (demasiado agressivo) e é com esta experiência que tenho que escrevo.