adopçao de caes adultos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
annis
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

segunda jan 07, 2013 3:01 pm

muito boa tarde

tando a falar com um familiar meu este fim de semana, a pessoa em questao disse me que queria adoptar uma cadela adulta, mas que nunca teve animais em casa e esta com receio de o animal nao se adaptar, aconselhei-o a pensar muito bem primeiro e se pudesse que apadrinhasse primeiro o animal, mas eles dizem que nao, querem mesmo era adoptar

Mas agora fiquei eu como umas duvidas tambem sobre o assunto e claro queria ajudar esses meus familiares.

No meu caso sempre lidei com caes mas vieram sempre pequenos para casa...

as minhas questões sao as seguintes:

- Sera que se pode apadrinhar primeiro e depois adoptar?

- Sera que um cao adulto habitua se bem ao novo ambiente ou demora muito a adaptar se?

- Sera que é facil educa-lo para fazer as necessidades num jornal em casa?

gostaria que quem tivesse passado por uma situaçao dessas, me pudesse dar algumas opinioes para puder ajudar os meus familiares em questao.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jan 07, 2013 3:39 pm

Os animais mesmo adultos regra geral adaptam-se muito bem. Os cães querem é que se dê comida, atenção e orientação.

Tenho um familiar que há uns anos recolheu um animal de grande porte, que era cão de estar amarrado na rua e veio viver para apartamento.

A adaptação foi muito fácil, os novos donos eram reformados e estavam sempre em casa por isso podiam acompanhar bem o cão, correu bastante bem.

Já fui buscar animais com 9 meses, um ano, e correu bastante bem, não deram trabalho nenhum.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jan 07, 2013 4:06 pm

- Sera que se pode apadrinhar primeiro e depois adoptar?
Em determinadas associações haverá essa possibilidade, no entanto noutras e nos canis acho que não será assim.
- Sera que um cao adulto habitua se bem ao novo ambiente ou demora muito a adaptar se?
Depende um pouco da "personalidade" do cão, do estado em que veme das condições em que vivia antes, mas geralmente adaptan-se bem.
Apenas é preciso dar tempo e ter um pouco de paciência ao mesmo tempo que se investe em brincadeiras e carinhos.
- Sera que é facil educa-lo para fazer as necessidades num jornal em casa?
O melhor será logo criar a rotina de ir à rua para fazer as necessidades.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jan 07, 2013 4:55 pm

Os cães tem de ir á rua, isso dos jornais não é boa ideia.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda jan 07, 2013 5:51 pm

sasquatch Escreveu:Os cães tem de ir á rua, isso dos jornais não é boa ideia.
Porquê?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda jan 07, 2013 6:22 pm

Pelo que sei e em norma.

-Sim!

-Sim! Ao princípio haverá um período de ambientação de poucos dias,parece que ficam a fazer cerimónia, meio parados, desconfiados,a um canto e respeitadores, mas logo, logo isso acaba e se não tem cuidado é o tudo nosso. Aproveite isso para implantar os limites.

- Outra vez em norma. Sim! Depende do cão,uns são mais difíceis do que outros,mas com mais ou menos trabalho/paciência todos vão lá parar, eventualmente. É sempre bom ter um sítio pré destinado para isso (imprevistos, doenças, etc). mas lembro que não é um bom substituto sistemático ao exercício e sociabilização que estes animais precisam.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça jan 08, 2013 8:03 am

Eu adoptei uma cadela adulta de um canil e nao tive problema nenhum. Adaptou-me muito bem a nós e à casa, e nunca fez as necessidades em casa, sempre na rua. Ao princípio era muito assustadica, mas ao fim de pouco tempo já tinha melhorado imenso. Só tive de ter cuidado no início para ter a coleira e trela especialmente bem seguras, para nao ter o azar de ela fugir. É preciso impor os limites logo desde o início e dar-lhe algum "espaco" para se habituar a nós. Antes tinha tido um cao adoptado com 6 meses, e ainda tive de passar pela fase dos xixis e de roer tudo, deu mais trabalho. :-)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça jan 08, 2013 11:01 am

Actualmente se fosse adoptar um cão optaria por um adulto.
Um animal adulto já passou a fase de roer tudo que lhe aparece pela frente e aprende melhor do que um bébé porque já consegue perceber as ordens que lhe estamos a dar. Os animais adaptam-se com grande facilidade.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jan 08, 2013 11:03 am

sempre adotei adultos, e não quero outra coisa - salto a parte gira dos cachorros é verdade, mas salto também a parte chata dos xixis fora do sitios e das roidelas - não quero diozer que se um dia me cruzar cum bebezolas o vá discriminar por isso :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

sexta jan 11, 2013 10:20 am

eu adoptei uma cadela adulta há dias, tenho aí um tópico sobre isso. acho que é uma excelente opção.

- nem todos temos tempo para educar um cachorro como deve ser educado. há mil coisas com que temos que nos preocupar em relação a um cachorro que vão ter influência no temperamento dele (atenção que não falo de obediência básica). inibição de mordedura, estarem bem socializados com pessoas e animais, etc... já para não falar nos xixis, nas coisas roídas e na obediência. requer muito tempo e paciência e hoje em dia, quando se trabalha cada vez mais e se tem cada vez menos tempo torna-se complicado educar um cachorro a sério.

- nem todos temos capacidade para orientar e educar um cachorro de forma a que este tenha um temperamento equilibrado em adulto. ao escolher um cão adulto, com alguma pesquisa, senso comum e ajuda das pessoas das associações, conseguimos mais facilmente escolher o cão que se adequa a nós a nível de energia (mais calmo ou mais activo) e de temperamento.

- quanto aos xixis e cocós, à partida será mais fácil. no meu caso tive sorte, ela ainda não me fez um único xixi ou cocó em casa e vivia num abrigo ao ar livre. antes de ser recolhida não faço ideia se tinha vivido em casa ou não.

- há associações muito boas, dependendo da zona do país em que se encontram. onde realmente ajudam a escolher o cão indicado para si e não um cão qualquer. se forem de lisboa ou setúbal: apesar da minha cadela não ter vindo de lá, fui algumas vezes ao cantinho da milú, que fica perto de setúbal. tem centenas de cães e a d. milú ajuda a escolher um indicado, basta dizer o tipo de cão que se procura e pedir sugestões. e lá podem apadrinhar e ir passear o animal e passar tempo com ele. eu não apadrinhei, mas enquanto andava à procura fui lá algumas vezes e pedi para passar interagir com algumas cadelas, eles têm um espaço vedado para isso mesmo, dado que há sempre imensos cães soltos.
Responder

Voltar para “Cães”