Lua e Bella - Dúvidas
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Fez no dia 19 de Dezembro 1 mês em que o meu Lua caiu da janela...tendo sido operado já por 2x porque entretanto voltou a cair de uma cadeira e partiu novamente a patita. Entretanto já está bem melhor embora não apoie de todo a patinha no chão. Esse será outro assunto.
Entretanto adoptei uma gatinha esterilizada e que seria após teste Felv/Fiv negativo. Quando a levei ao vet para fazer check up, levar as vacinas e ser desparasitada o veterinário disse que eu teria de manter a Bella afastada por 3 meses do Lua e nessa altura voltar a repetir lo exame para confirmar se realmente ela era negativa. Isto como é óbvio causou-me um grande transtorno pq não imaginei estar 3 meses com a gatinha numa devisão completamente separada do Lua.
O que acontece é que o meu gatinho anda às voltas na casa sempre a miar...Será pq sente o cheiro da Bella e está a ficar stressado?
Na 2ªFeira de qualquer das formas vou c ele de novo ao vet para fazer RX e verificar se está tudo bem. Tb vou pedir para fazer análises pq tenho receio que com as operações ele possa estar doente.
O vet já diz que eu sou excessivamente preocupada e que tenho de deixar o Lua recuperar e q estas atitudes são normais.
Estou preocupada pq não quero deixar a Bella que sofreu imenso e foi atacada por humanos e outros gatos fechada numa divisão 3 meses. Penso que para ela não é o melhor mas não sei como fazer. Alguém me pode dar umas dicas?
Estou preocupada tanto pelo Lua cm pela Bella. E a pensar que ia salvar a gatinha que ninguém a queria creio que só fui lhe dificultar mais a vida.
Obrigada a todos.
Fez no dia 19 de Dezembro 1 mês em que o meu Lua caiu da janela...tendo sido operado já por 2x porque entretanto voltou a cair de uma cadeira e partiu novamente a patita. Entretanto já está bem melhor embora não apoie de todo a patinha no chão. Esse será outro assunto.
Entretanto adoptei uma gatinha esterilizada e que seria após teste Felv/Fiv negativo. Quando a levei ao vet para fazer check up, levar as vacinas e ser desparasitada o veterinário disse que eu teria de manter a Bella afastada por 3 meses do Lua e nessa altura voltar a repetir lo exame para confirmar se realmente ela era negativa. Isto como é óbvio causou-me um grande transtorno pq não imaginei estar 3 meses com a gatinha numa devisão completamente separada do Lua.
O que acontece é que o meu gatinho anda às voltas na casa sempre a miar...Será pq sente o cheiro da Bella e está a ficar stressado?
Na 2ªFeira de qualquer das formas vou c ele de novo ao vet para fazer RX e verificar se está tudo bem. Tb vou pedir para fazer análises pq tenho receio que com as operações ele possa estar doente.
O vet já diz que eu sou excessivamente preocupada e que tenho de deixar o Lua recuperar e q estas atitudes são normais.
Estou preocupada pq não quero deixar a Bella que sofreu imenso e foi atacada por humanos e outros gatos fechada numa divisão 3 meses. Penso que para ela não é o melhor mas não sei como fazer. Alguém me pode dar umas dicas?
Estou preocupada tanto pelo Lua cm pela Bella. E a pensar que ia salvar a gatinha que ninguém a queria creio que só fui lhe dificultar mais a vida.
Obrigada a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Não sei se a sugestão que vou deixar a vai deixar mais confusa, tenho alguns gatuxos e posso dizer que em nenhum houve testes, assim as idades são diversas e tive 1 querida gatuxa que hoje é saudade que contraiu pif,apesar de tudo que o Vet me disse e me alertou eu disse-lhe que nunca tal coisa faria,nunca foi afastada de nenhum dos maninhos pois para mim era uma tristeza saber que 1 animal que ia partir a curto prazo não podia viver (apenas tinha 8 mesinhos).
As quarentenas fazem-se de seguida a serem retirados da rua e nunca esses 3 meses nem comsigo imaginar 1 Vet capaz a dizer o que eu acharia disparate e não ia acatar tal sugestão.
Começe a juntar os seus animais e verá que tudo fica bem e posso dizer que se a gatinha não é ainda adulta os testes nunca se devem fazer só se houver alguma suspeita pois não são fiaveis e servem apenas para se gastar mais uma nota.
boa sorte aos manos gatuxos
As quarentenas fazem-se de seguida a serem retirados da rua e nunca esses 3 meses nem comsigo imaginar 1 Vet capaz a dizer o que eu acharia disparate e não ia acatar tal sugestão.
Começe a juntar os seus animais e verá que tudo fica bem e posso dizer que se a gatinha não é ainda adulta os testes nunca se devem fazer só se houver alguma suspeita pois não são fiaveis e servem apenas para se gastar mais uma nota.
boa sorte aos manos gatuxos

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Luanova34 Escreveu:Boa tarde,
Estou preocupada pq não quero deixar a Bella que sofreu imenso e foi atacada por humanos e outros gatos...quote]
Boa noite,
pelo que tenho visto na arca xistem várias pessoas mega experientes com gatos. Portanto vou aproveitar para solicitar ajuda...
O meu 1º gato foi o Lua. Para primeira vez tive uma sorte imensa porque é um docinho. Melhor é impossível. Entretanto como disse anteriormente adoptei uma gatinha q segundo a associação era bastante sofrida e tinha sofrido maus tratos.
Na verdade com a minha parca experiência de apenas cerca de 2 anos. A gata ter sofrido maus tratos é algo que duvido seriamente. Dá-se belissimamente bem com o meu Boxie e com o Lua então é girissimo vê-los juntos. O mesmo não se passa comigo...Posso dizer que acho que me detesta...Não verifico que ela tenha medo de mim o que acho é que não me suporta mesmo chegando eu em desespero a dizer que ela é mesmo muito má. Consigo agarrá-la e colocá-la no colo e quando penso...pronto é desta...já a conquistei...ela começa a olhar para mim de uma forma digamos ameaçadora, e além de me bufar ainda pelo caminho é capaz de me dar uma velente mordida ou arranhadela.
A gatinha e posso eu estar perfeitamente enganada não foi maltratada por ninguém. O que poderá ter sucedido foi ter sido abandonada devido ao feitio ou então ter fugido.
Ela já está esterelizada, vacinada (1ª dose). A 2ª irá levar esta semana bem como a segunda dose do desparazitante.
Têm vários brinquedos, arranhadores e afins mas ela comigo n vai lá. Já me mentalizei que vou ter apenas uma hóspede o resto da vida...alguém me sabe dizer o que posso fazer? Já vi aqui que bufar-lhe de volta é bom...Pois bem...eu fiz isso mas o resultado foi desastroso...ela bufou-me de uma maneira e atirou-se a mim que nem imaginam...
Dicas serão muito apreciadas.
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Essa "bufadeira" toda deve ter sido um espectáculo bonito de se ver... AHAHAHAHAH... Desculpe mas o que eu já me ri a imaginar a gatinha no seu colo e a bufarem uma à outra
O mais especial dos gatos é que não há 2 iguais, cada um é único e uns são mais torcidos do que outros - Assim como nós
Das duas uma: Ou está a testar a sua superioridade (não deixando de ter um feitiozinho danado) ou está mais habituada a lidar com outros animais do que com seres humanos.
Os gatos são especiais sim, mas acho que nenhum resiste a subornos inteligentes: Comidinha (leia-se petisco) e deixá-los serem eles a procurar-nos.
Tentar agarrá-la só vai alimentar a aversão. Como ela não se sente bem nessas alturas, percebe a atitude como uma ameça, logo a associação a si é negativa. Vá tentando aproximações graduais, dar festas na altura em que se dá latinhas, tapá-la com mantinhas quentes quando está frio (sem mais festas ou "tentativas de invasão" do espaço dela). Aos poucos ela verá que não é uma ameaça, que não a força a nada e aprenderá a associá-la a momentos de conforto. O tempo e a paciência são fundamentais para a confiança
Um truque que pode parecer tolice mas costuma resultar:
Pisque os olhos devagarinho à gatinha, para os gatos o piscar é sinal de mimo. Eu costumo brincar e dizer que são "beijinhos de gato"
Faça isto repetidamente durante uns minutos mas não fique a fixá-la, pois o fixar é uma ameaça. Vá piscando, falando com mimo e sem tentar aproximar-se. Se ela o fizer, deixe-a cheirar, explorar e se correr realmente bem e ela lhe saltar para o colo, deixe-a estar, falando com mimo mas sem demasiado contacto. Este deve ser proporcional à confiança e cumplicidade que se vai criando entre ambas.
E depois desta lenga-lenga toda, vou ali tentar agarrar um certo gato que colo só quase à força também... E não foi por falta de tentativas... Mas há que reconhecer que ele nos compensa com outros mimos

O mais especial dos gatos é que não há 2 iguais, cada um é único e uns são mais torcidos do que outros - Assim como nós

Das duas uma: Ou está a testar a sua superioridade (não deixando de ter um feitiozinho danado) ou está mais habituada a lidar com outros animais do que com seres humanos.
Os gatos são especiais sim, mas acho que nenhum resiste a subornos inteligentes: Comidinha (leia-se petisco) e deixá-los serem eles a procurar-nos.
Tentar agarrá-la só vai alimentar a aversão. Como ela não se sente bem nessas alturas, percebe a atitude como uma ameça, logo a associação a si é negativa. Vá tentando aproximações graduais, dar festas na altura em que se dá latinhas, tapá-la com mantinhas quentes quando está frio (sem mais festas ou "tentativas de invasão" do espaço dela). Aos poucos ela verá que não é uma ameaça, que não a força a nada e aprenderá a associá-la a momentos de conforto. O tempo e a paciência são fundamentais para a confiança

Pisque os olhos devagarinho à gatinha, para os gatos o piscar é sinal de mimo. Eu costumo brincar e dizer que são "beijinhos de gato"

Faça isto repetidamente durante uns minutos mas não fique a fixá-la, pois o fixar é uma ameaça. Vá piscando, falando com mimo e sem tentar aproximar-se. Se ela o fizer, deixe-a cheirar, explorar e se correr realmente bem e ela lhe saltar para o colo, deixe-a estar, falando com mimo mas sem demasiado contacto. Este deve ser proporcional à confiança e cumplicidade que se vai criando entre ambas.
E depois desta lenga-lenga toda, vou ali tentar agarrar um certo gato que colo só quase à força também... E não foi por falta de tentativas... Mas há que reconhecer que ele nos compensa com outros mimos

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
Olá Nita 77,Nita77 Escreveu:Essa "bufadeira" toda deve ter sido um espectáculo bonito de se ver... AHAHAHAHAH... Desculpe mas o que eu já me ri a imaginar a gatinha no seu colo e a bufarem uma à outra![]()
![]()
Tentar agarrá-la só vai alimentar a aversão. Como ela não se sente bem nessas alturas, percebe a atitude como uma ameça, logo a associação a si é negativa. Vá tentando aproximações graduais, dar festas na altura em que se dá latinhas, tapá-la com mantinhas quentes quando está frio (sem mais festas ou "tentativas de invasão" do espaço dela). Aos poucos ela verá que não é uma ameaça, que não a força a nada e aprenderá a associá-la a momentos de conforto. O tempo e a paciência são fundamentais para a confiança![]()
Pisque os olhos devagarinho à gatinha, para os gatos o piscar é sinal de mimo. Eu costumo brincar e dizer que são "beijinhos de gato"![]()
rir até eu me rio mas na maior parte das vezes fico triste.
O truque dos petiscos com ela não funciona. Só sai da cama para os ir comer se eu não estiver a ver. O truque das mantas seria óptimo se cada vez q me aproximo ela n desse uma grande bufadela e fugisse.
Quanto ao truque dos olhos...mesmo me sentindo um pouco tola já fiz...Sabe o que ela esteve durante todo o tempo a fazer? A BUFAR....lololololo
Ainda hoje de manhã só porque passei por ela lá deu um pinote e pimba...bufadelas sem parar.
Só me sinto mais triste pq o meu Lua como só quer estar com ela já nem comigo dorme

Estou muito triste...sinto falta do Lua que agora quase nunca vejo e a Bella enfim...nem sei mais que dizer.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
que testes fez? se foram de kit não são fiáveis. assim, era melhor fazer já os de laboratório. e se tiver o azar de dar positivo, o que faz? vai deixá-la definitivamente separada?
o flávio veio há 9 anos e NUNCA teve nenhum sinal de doença. há 1 ano teve diarreia que nunca mais passava. depois de gastar balúrdios em análises, chegou-se à conclusão que era fiv+. o que faço? nada. só rezar. se contagiou os outros, não sei. mas ainda bem que nunca soube. ia juntar uma angústia às que já tinha. mas estou confiante. nenhum dos meninos que já morreu, nunca deu sinais da doença.
há doenças que eu até agradeço só conhecer no fi8m. foi o caso da ritinha. só se soube que tinha cancro na fase final. o que faria eu a um animal idoso com tal doença. viveu com qualidade de vida até um dia que durou 17 anos.
sendo assim, é muito comp'licado saber se devemos ou não isolar um animal
o flávio veio há 9 anos e NUNCA teve nenhum sinal de doença. há 1 ano teve diarreia que nunca mais passava. depois de gastar balúrdios em análises, chegou-se à conclusão que era fiv+. o que faço? nada. só rezar. se contagiou os outros, não sei. mas ainda bem que nunca soube. ia juntar uma angústia às que já tinha. mas estou confiante. nenhum dos meninos que já morreu, nunca deu sinais da doença.
há doenças que eu até agradeço só conhecer no fi8m. foi o caso da ritinha. só se soube que tinha cancro na fase final. o que faria eu a um animal idoso com tal doença. viveu com qualidade de vida até um dia que durou 17 anos.
Anja...a questão da separação já nem se coloca...Conforme vê nos meus posts até estou com saudades do Lua porque onde está a Bella está o Lua.anja-azul Escreveu:que testes fez? se foram de kit não são fiáveis. assim, era melhor fazer já os de laboratório. e se tiver o azar de dar positivo, o que faz? vai deixá-la definitivamente separada?
Não fui informada devidamente pela Associação que quanto a mim foi incorrecta. Peço desculpa mas é assim mesmo. Eu antes de adoptar a Bella questionei tudo, inclusivé, quarentenas, testes e personalidade da gata. Falei no meu Lua...nas operações a que foi sujeito, do seu temperamento e que era negativo a FIV e FELV.
Afinal a quaentena não podia ter sido feita pq não estava à tempo suficiente na adopção e além disso estava em contacto com outros gatos. Ora eu que n percebo e questiono e ainda mais falando de uma associação acreditei. A gatinha era muito meiguinha apenas estava muito assustada porque tinha sido muito maltratada. Enfim...querem adoptantes mas n se lembram dos animais que já estão nos futuros lares.
Eu não posso colocar aqui apenas culpas na Associação. Eu é que deveria também de ter-me informado com o veterinário antes de qualquer outra coisa. E a maior culpada aqu sou eu. Mas custa-me não haver verdade e sinceridade. Agora tenho uma gatinha com um feitio incrivel em casa. Que n me suporta e nem lhe posso chegar perto. Mas como se dá muito bem com o meu Lua já nem o vejo. E isto custa-me porque sinto saudades de ele estar perto de mim, de eu chegar do trabalho e estar a fazer ronron à minha espera, de dormir comigo...já n faz nada disso. Até me vem as lágrimas aos olhos pq sinto mesmo a falta do meu Lua que se afastou completamente de mim.
Óbvio que mesmo que n queira estou ressentida...só isso.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
a gata pode ter esse feitio por não estar ambientada. e o seu gato tb. há-de voltar ao normal. não stress porque isso afeta-os. e não tenha pressa mas muita paciencia
Olá boa noite,anja-azul Escreveu:a gata pode ter esse feitio por não estar ambientada. e o seu gato tb. há-de voltar ao normal. não stress porque isso afeta-os. e não tenha pressa mas muita paciencia
existem desenvolvimentos nesta odisseia entre a Bella e a Lua e preciso das vossas opiniões.
Conforme vos disse a Bella e a Lua davam-se belissimamente e a agressividade da Bella era apenas para comigo.
No entanto no Domingo houve uma reviravolta nos acontecimentos.
A Lua apareceu-me com o focinho cheia de feridas sendo duas delas enormes. Uma perto da orelha que é um semi buraco e uma outra maior ainda no rabo, sendo que este, está com um alto enorme.
Fiquei assustada e embora me passasse pela cabeça a Bella face o seu temperamento ter feito isto ao Lua na minha boa vontade ponderei ser qualquer outra coisa.
Ontem fui com o Lua ao vet e este mal viu o Lua disse que não havia dúvidas nenhumas que tinha sido um ataque da Bella.
Hoje ele apareceu com uma outra ferida quase no mesmo sitio perto da orelha...Sei tb que ele se tem escondido da Bella e já n gosta tanto de brincar com ela...Acham mesmo ser possível ser a Bella que lhe está a fazer isto? Já pensei que poderia ser alguma doença. Devo procurar outro vet (neste confio imenso e é óptimo)...
Ajudem-me sff...se esta situação se mantiver não sei q fazer... Tenho medo que a Bella magoe mais gravemente a Lua ou até mesmo o Boxie. Ela tem as unhas cortadas. Por exemplo na vista.
Devo ir a outro vet? Eu não vi de todo a Bella fazer-lhe mal...mas é durante a noite q eles brincam...andam a correr pela casa e nessa altura eu n tenho como ver.
Eu até os posso separar mas por quanto tempo?? Ela não tem nada...só o Lua é que tem...Vou separá-los..entretanto se aparecer novas feridas tenho de o levar novamente ao vet...será sinal que ele poderá estar com alguma doença..voca Escreveu:Acho melhor separar os bichanos uma vez que podem estar a ferir-se...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
decida-se. é um macho ou uma fêmea?Luanova34 Escreveu:existem desenvolvimentos nesta odisseia entre a Bella e a Lua e preciso das vossas opiniões.
Conforme vos disse a Bella e a Lua davam-se belissimamente e a agressividade da Bella era apenas para comigo.
A Lua apareceu-me com o focinho cheia de feridas sendo duas delas enormes. Uma perto da orelha que é um semi buraco e uma outra maior ainda no rabo, sendo que este, está com um alto enorme.
Fiquei assustada e embora me passasse pela cabeça a Bella face o seu temperamento ter feito isto ao Lua na minha boa vontade ponderei ser qualquer outra coisa.
Ontem fui com o Lua ao vet e este mal viu o Lua disse que não havia dúvidas nenhumas que tinha sido um ataque da Bella.
Hoje ele apareceu com uma outra ferida quase no mesmo sitio perto da orelha...

De tudo o que escrevi foi apenas o que decidiu comentar? Obrigada pela correcção. Não tenho que me decidir com nada. O Lua foi salvo de morte certa. Assim que o agarrei levei-lo ao vet, sendo que, tenho o boletim de vacinas como sendo uma gata. Dito pelo vet. Aos 6 meses quando prentendi esterelizar é que se verificou que era afinal um Gato. Portanto não foi esterelizado mas sim castrado. Era a Lua e passou a ser o Lua. E eu ainda hoje muitas vezes quando falo do Lua digo A Lua isto e A Lua aquilo. É hábito. Porque para mim era uma gatinha. Espero que tenha ficado esclarecido/a.bamkorn Escreveu:decida-se. é um macho ou uma fêmea?Luanova34 Escreveu:existem desenvolvimentos nesta odisseia entre a Bella e a Lua e preciso das vossas opiniões.
Hoje ele apareceu com uma outra ferida quase no mesmo sitio perto da orelha...