Diferencas entre testes de leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça jan 08, 2013 9:23 am

Olá a todos,

Como se tem falado deste teste noutro tópico... Gostava de saber a diferenca entre o teste da leishmaniose "rápido" e o "outro". Como é que sao feitos os 2, quanto tempo demora a ter os resultados...

Obrigada!
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça jan 08, 2013 9:56 am

Lourença, uma das diferenças é que no rápido tem logo o resultado e no laboratorial o resultado demora cerca de 2/3 dias.

O teste rápido não é fidedigno enquanto que o laboratorial é muito mais fiável.

Se quer fazer o teste à sua cadelita, faça o laboratorial e, boa sorte.
Lourenca
Membro Veterano

terça jan 08, 2013 10:05 am

Eu já lhe fiz o teste (felizmente deu negativo), tirou sangue e o resultado demorou algumas horas (na Faculdade Med. Vet. Lisboa). Nao me lembrei foi de perguntar qual dos testes foi. Tenho curiosidade em saber as diferencas entre os 2.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça jan 08, 2013 10:07 am

Ainda bem que deu negativo. :wink:

Para ter demorado umas horas deve ter sido o laboratorial pois o rápido dá logo o resultado. :wink:

Como foi feito na Faculdade, conseguiu o resultado ao fim dumas horas. :wink:
Lourenca
Membro Veterano

terça jan 08, 2013 1:03 pm

Ok, obrigada!
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jan 08, 2013 7:20 pm

E demorou menos de 2 - 3 dias porque penso que façam mesmo isso na faculdade, de qualquer forma e para evitar dúvidas pergunte qual deles foi :)
Ainda há uma 3ª forma, por punção medular (um género de citologia em que podem ser observadas leishmanias ao microscópio)
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça jan 08, 2013 11:15 pm

Não existem apenas 2 testes existem vários. Existe sorologia (pesquisa anticorpos), PCR (Polimerase Chain Reaction), Imunohistoquímica (imunofluorescência indirecta), entre outros. O único resultado 100% fiável é verificar a presença das leishmanias ao microscópio após biópsia à medula óssea ou nódulos linfáticos.

Os testes que se efectuam na clínica são já bastante fiáveis, mas um cão quando é infectado pelo flebótomo, demora cerca de 6 meses a produzir uma quantidade de anticorpos titulável. Portanto o seu cão pode ter sido infectado à 4 meses e os testes resultarem negativos.

Neste momento existe um teste ELISA (sorologia) que detecta aos 4 meses e tem grande especificidade e sensibilidade, e que poderá pedir ao seu Médico Veterinário para fazer ou enviar para o laboratório, que eu não posso dizer o nome mas envio por pm.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jan 09, 2013 7:46 pm

Nos dois casos que tive (um tenho) a situação era evidente e o vet fez o que a Mimo refere: punção óssea e ... positivos.
Responder

Voltar para “Cães”