Alimentação natural, Raw Diet, Prey Model Raw

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 09, 2013 12:37 am

Boas pessoal!

Bom, eu gostava de saber se há algum dono aqui que alimente os seus cães, ou gatos, com uma alimentação natural. Quando digo alimentação natural, digo carne, ossos e órgãos crus. Sim, isso mesmo que leram.

Eu mudei radicalmente a dieta da minha cadela no dia 6 de Março de 2012. Foi simplesmente a MELHOR coisa que eu alguma vez poderia ter feito na vida dela. Foi uma mudança incrível a vários sentidos. Não consigo encontrar pontos negativos.

Eu alimento ao estilo "Prey Model Raw", que, como o nome indica, procura alimentar animais inteiros, ou mais inteiro possível, ou então, peças grandes de carne. Ex: frango inteiro, peru inteiro, pato inteiro, galinha inteira, coelho inteiro, peixe inteiro, pá de porco, costelas de porco, costelas de vaca, perna de borrego, etc etc. Há quem seja felizardo e consiga obter cabras, ovelhas e até mesmo vacas inteiras para os seus cães comerem :D. Nota: TUDO cru. Eu nunca e jamais cozinharei a carne/ossos/órgãos dela, não há necessidade. Eu procuro alimentar 80% carne, 10% ossos, 10% órgãos, sendo que dos 10% dos órgãos, cerca de 3% a 5%, deve ser fígado. Não dou vegetais nem frutas. A única parte do animal que eu não alimento, é o estômago e os intestinos. Isso porque é lá que normalmente fica os parasitas, por isso, procuro evitar.

Existem vários estilo de alimentação natural, sendo que os outros 2 mais populares são: Raw Meaty Bones e BARF. O estilo RMB consiste em dar pedaços carnudos pros cães comerem... Totalmente desnecessário na minha opinião. Já vi chihuahuas a comerem frangos e perus inteirinhos. Claro, nunca de uma vez só, mas ao longo de vários dias. A BARF diz que os cães são omnívoros, coisa que além de eu não concordar, não é verdade. Basta olhar pros dentes dos nossos amigos, uma dentição completa de um carnívoro :).

Dito isto, gostaria de saber se há outros donos como eu por aí. E se houver, gostaria de perguntar onde é que costumam comprar a carne pros vossos cães e/ou gatos. Eu infelizmente compro toda a carne no supermercado... Ainda não consegui uma fonte barata e/ou grátis... ao contrário dos meus amigos dos EUA e do Canadá, em que quase todos eles têm cães que comem de graça durante meses a fio porque os donos têm amigos caçadores e esses amigos dão os restos das caçadas (ex: coração, pulmões, fígado, cabeças, etc) ou o senhor do talho chama-os para vir buscar os restos que ninguém quer...

Eu moro no Algarve, Tavira, só por aí já dificulta e MUITO as coisas. É bastante difícil encontrar variedade de seja o que for no Algarve :S. Se pudessem, aqueles que também alimentam os vossos cães com carne, partilhar fontes confiáveis de carne a um preço mais acessível, agradecia IMENSO!

Queria ressaltar apenas umas coisas: eu não estou a pedir opinião sobre o método/estilo de alimentação, não estou a pedir a aprovação de ninguém, não estou a querer começar um debate. Quem discorda, por favor, poupe-me tempo e siga de tópico ;). Não to com paciência para aturar sempre os mesmos mitos: "os ossos de frangos fazem mal!", "carne crua não é saudável!", "o cão vai ficar agressivo!", "o cão vai querer sangue!", "o teu cão vai ter parasitas!", "as bactérias vão matar o teu cão!", etc etc...

Quem ficou interessado e está interessado em aprender mais ou obter mais informação, sinta-se à vontade em me mandar mensagem ;). Tenho um canal no youtube com alguns vídeos da minha cadela a comer, o meu nome lá é "jonyob". Se quiserem, aqui está um vídeo da minha "loba" a comer um peru: (http://www.youtube.com/watch?v=treWmZl_X_M)

Alguns links interessantes:

-http://www.youtube.com/watch?v=G3wLTlqn ... ture=share <- uma veterinária americana a falar sobre a dieta.

-http://rawfed.com/myths/ <- EXCELENTE site sobre os mitos mais comuns sobre esta dieta.

Eu criei um grupo no facebook sobre a raw diet, uma alimentação natural e crua: https://www.facebook.com/groups/142627682560088/

Se quiserem, podem se juntar para podermos trocar experiências, ideias, ajudar novatos, etc.


Fiquem bem!! :lol:
Última edição por rottjgs em quarta jan 16, 2013 8:47 pm, editado 3 vezes no total.
greenandme
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta jan 09, 2013 12:41 am

Já aqui estão alguns tópicos sobre o assunto com discussões bastante interessantes. Vejo nos inamoviveis e no sub-forum do dogue alemão pelo menos. :)
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 09, 2013 12:57 am

greenandme Escreveu:Já aqui estão alguns tópicos sobre o assunto com discussões bastante interessantes. Vejo nos inamoviveis e no sub-forum do dogue alemão pelo menos. :)
boa! poderia mandar-me os links? esta é a primeira vez que eu publico aqui no forum :P
PedroReis
Membro
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

quarta jan 09, 2013 1:21 am

Eu tenho o talho da esquina que me ofreçe todos os dias carcaças de frangos.
fora isso dou muitos ossos de vaca para roerem, mas tambem os alimento com ração.
a principal diferença que noto é na vitalidade, noto que quando comem carne todos os dias os meus caes andam bem mais activos do que quando comem raçao durante uma temporada.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 09, 2013 1:41 am

PedroReis Escreveu:Eu tenho o talho da esquina que me ofreçe todos os dias carcaças de frangos.
fora isso dou muitos ossos de vaca para roerem, mas tambem os alimento com ração.
a principal diferença que noto é na vitalidade, noto que quando comem carne todos os dias os meus caes andam bem mais activos do que quando comem raçao durante uma temporada.
;) está a ver? você mesmo nota a diferença. Comigo foi o contrário, a minha cadela até era moderadamente energética, 2 dias depois de eu lhe ter mudado a dieta, ela passou a ser uma preguiçosa de 1ª, lol. se puder, passa o dia todo a dormir xD. mas pronto, tem energia pra gastar, como qualquer cão. eu não dou mais ração, isso apenas confunde o organismo do animal ;)
PedroReis
Membro
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

quarta jan 09, 2013 2:05 am

é estranho ela ficar mais parada. é a primeira vez que ouço dizer isso.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 09, 2013 2:24 am

PedroReis Escreveu:é estranho ela ficar mais parada. é a primeira vez que ouço dizer isso.
uma das minhas mentoras disse que era por causa dos hidratos de carbono da ração. os carbs nos cães são tipo como o açúcar nas crianças, deixa-as agitadas e cheias de genica. quando ela parou de comer ração, deixou de comer carbs, deixando assim de ter aquele boost de energia. ela sempre foi uma cadela calma, agora então, tá mais calma ainda :D. você pode ter achado estranho, porque talvez o seu cão fosse um cão com muita/mais energia, porém, ao comer ração, aquilo afectava-lhe o desempenho. tava a comer porcaria, literalmente. agora a comer comida de qualidade, pode dar o seu máximo. não há nada a o impedir ;)
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quarta jan 09, 2013 9:57 am

rottjgs Escreveu:
PedroReis Escreveu:é estranho ela ficar mais parada. é a primeira vez que ouço dizer isso.
uma das minhas mentoras disse que era por causa dos hidratos de carbono da ração. os carbs nos cães são tipo como o açúcar nas crianças, deixa-as agitadas e cheias de genica. quando ela parou de comer ração, deixou de comer carbs, deixando assim de ter aquele boost de energia. ela sempre foi uma cadela calma, agora então, tá mais calma ainda :D. você pode ter achado estranho, porque talvez o seu cão fosse um cão com muita/mais energia, porém, ao comer ração, aquilo afectava-lhe o desempenho. tava a comer porcaria, literalmente. agora a comer comida de qualidade, pode dar o seu máximo. não há nada a o impedir ;)
Hidratos de carbono é tipo açúcar? lol mas açúcar não é um hidrato de carbono??

A sua cadela quando deixou de comer ração também deixou de ingerir hidratos?

Tá forte tá...
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 09, 2013 2:22 pm

suprem0 Escreveu:
rottjgs Escreveu:
PedroReis Escreveu:é estranho ela ficar mais parada. é a primeira vez que ouço dizer isso.
uma das minhas mentoras disse que era por causa dos hidratos de carbono da ração. os carbs nos cães são tipo como o açúcar nas crianças, deixa-as agitadas e cheias de genica. quando ela parou de comer ração, deixou de comer carbs, deixando assim de ter aquele boost de energia. ela sempre foi uma cadela calma, agora então, tá mais calma ainda :D. você pode ter achado estranho, porque talvez o seu cão fosse um cão com muita/mais energia, porém, ao comer ração, aquilo afectava-lhe o desempenho. tava a comer porcaria, literalmente. agora a comer comida de qualidade, pode dar o seu máximo. não há nada a o impedir ;)
Hidratos de carbono é tipo açúcar? lol mas açúcar não é um hidrato de carbono??

A sua cadela quando deixou de comer ração também deixou de ingerir hidratos?

Tá forte tá...
como eu disse no meu post, se não gosta, mude-se ou passe ao lado. não me faça perder tempo ;)

mas já agora, os carbs foi uma comparação para a pessoa entender. e sim, quando a minha cadela deixou de comer ração, deixou de comer carbs. que eu saiba, não há carbs na carne, nos ossos e nos órgãos... a não ser que esteja a pensar que eu dou vegetais e coisa do tipo, sendo que NÃO dou NADA disso. caso leia atentamente o meu post, vai entender isso.

passe bem ;)
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quarta jan 09, 2013 4:18 pm

Ola rottjgs! Gostei mt dos vids, infelizmente nao posso ajudar, sou do norte e tambem pago pelas carcaças e carnes que compro para a minha cadela...mas pelo menos consigo arranjar uns ossos de vaca de graça no talho :D
Apesar de concordar que um cao é um animnal carnivoro e bla bla, dou fruta e legumes a minha, pq ela gosta e serve de guloseima para treinos e assim.
Eu nao dou carcaça inteira, divido em partes e coloco em saquinhos, assim controlo a quantidade que ela come e dá mais jeito para guardar no congelador. À hora da refeiçao basta pousar a tacinha no chao e passados 3 seg ja foi td!!! aquela mandibula (eu tenho um cocker) parte 1/4 de frangos/cabeças de coelho/cabeças de salmao num piscar de olhos :lol:
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quarta jan 09, 2013 4:20 pm

rottjgs Escreveu: como eu disse no meu post, se não gosta, mude-se ou passe ao lado. não me faça perder tempo ;)

mas já agora, os carbs foi uma comparação para a pessoa entender. e sim, quando a minha cadela deixou de comer ração, deixou de comer carbs. que eu saiba, não há carbs na carne, nos ossos e nos órgãos... a não ser que esteja a pensar que eu dou vegetais e coisa do tipo, sendo que NÃO dou NADA disso. caso leia atentamente o meu post, vai entender isso.

passe bem ;)
Onde referi que não gosto?
Isso são problemas de interpretação.

Nem fibras nem celulose? Este tipo de hc estimula e regula o fluxo intestinal, porque não dar-lhes?

Não sou rigoroso quanto à dieta do meu canito, acredito que uma alimentação equilibrada é o mais correcto.
Luanova34
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

quarta jan 09, 2013 4:27 pm

rottjgs Escreveu:Boas pessoal!

Bom, eu gostava de saber se há algum dono aqui que alimente os seus cães, ou gatos, com uma alimentação natural. Quando digo alimentação natural, digo carne, ossos e órgãos crus. Sim, isso mesmo que leram.

Eu mudei radicalmente a dieta da minha cadela no dia 6 de Março de 2012. Foi simplesmente a MELHOR coisa que eu alguma vez poderia ter feito na vida dela. Foi uma mudança incrível a vários sentidos. Não consigo encontrar pontos negativos.

Eu alimento ao estilo "Prey Model Raw", que, como o nome indica, procura alimentar animais inteiros, ou mais inteiro possível, ou então, peças grandes de carne. Ex: frango inteiro, peru inteiro, pato inteiro, galinha inteira, coelho inteiro, peixe inteiro, pá de porco, costelas de porco, costelas de vaca, perna de borrego, etc etc. Há quem seja felizardo e consiga obter cabras, ovelhas e até mesmo vacas inteiras para os seus cães comerem :D. Nota: TUDO cru. Eu nunca e jamais cozinharei a carne/ossos/órgãos dela, não há necessidade. Eu procuro alimentar 80% carne, 10% ossos, 10% órgãos, sendo que dos 10% dos órgãos, cerca de 3% a 5%, deve ser fígado. Não dou vegetais nem frutas. A única parte do animal que eu não alimento, é o estômago e os intestinos. Isso porque é lá que normalmente fica os parasitas, por isso, procuro evitar.

Existem vários estilo de alimentação natural, sendo que os outros 2 mais populares são: Raw Meaty Bones e BARF. O estilo RMB consiste em dar pedaços carnudos pros cães comerem... Totalmente desnecessário na minha opinião. Já vi chihuahuas a comerem frangos e perus inteirinhos. Claro, nunca de uma vez só, mas ao longo de vários dias. A BARF diz que os cães são omnívoros, coisa que além de eu não concordar, não é verdade. Basta olhar pros dentes dos nossos amigos, uma dentição completa de um carnívoro :).

Dito isto, gostaria de saber se há outros donos como eu por aí. E se houver, gostaria de perguntar onde é que costumam comprar a carne pros vossos cães e/ou gatos. Eu infelizmente compro toda a carne no supermercado... Ainda não consegui uma fonte barata e/ou grátis... ao contrário dos meus amigos dos EUA e do Canadá, em que quase todos eles têm cães que comem de graça durante meses a fio porque os donos têm amigos caçadores e esses amigos dão os restos das caçadas (ex: coração, pulmões, fígado, cabeças, etc) ou o senhor do talho chama-os para vir buscar os restos que ninguém quer...

Eu moro no Algarve, Tavira, só por aí já dificulta e MUITO as coisas. É bastante difícil encontrar variedade de seja o que for no Algarve :S. Se pudessem, aqueles que também alimentam os vossos cães com carne, partilhar fontes confiáveis de carne a um preço mais acessível, agradecia IMENSO!

Queria ressaltar apenas umas coisas: eu não estou a pedir opinião sobre o método/estilo de alimentação, não estou a pedir a aprovação de ninguém, não estou a querer começar um debate. Quem discorda, por favor, poupe-me tempo e siga de tópico ;). Não to com paciência para aturar sempre os mesmos mitos: "os ossos de frangos fazem mal!", "carne crua não é saudável!", "o cão vai ficar agressivo!", "o cão vai querer sangue!", "o teu cão vai ter parasitas!", "as bactérias vão matar o teu cão!", etc etc...

Quem ficou interessado e está interessado em aprender mais ou obter mais informação, sinta-se à vontade em me mandar mensagem ;). Tenho um canal no youtube com alguns vídeos da minha cadela a comer, o meu nome lá é "jonyob". Se quiserem, aqui está um vídeo da minha "loba" a comer um peru: (http://www.youtube.com/watch?v=treWmZl_X_M)

Fiquem bem!! :lol:
O pêlo dela é qualquer coisa de espectacular. Lindo....
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quarta jan 09, 2013 4:41 pm

suprem0 Escreveu:
rottjgs Escreveu:
PedroReis Escreveu:é estranho ela ficar mais parada. é a primeira vez que ouço dizer isso.
uma das minhas mentoras disse que era por causa dos hidratos de carbono da ração. os carbs nos cães são tipo como o açúcar nas crianças, deixa-as agitadas e cheias de genica. quando ela parou de comer ração, deixou de comer carbs, deixando assim de ter aquele boost de energia. ela sempre foi uma cadela calma, agora então, tá mais calma ainda :D. você pode ter achado estranho, porque talvez o seu cão fosse um cão com muita/mais energia, porém, ao comer ração, aquilo afectava-lhe o desempenho. tava a comer porcaria, literalmente. agora a comer comida de qualidade, pode dar o seu máximo. não há nada a o impedir ;)
Hidratos de carbono é tipo açúcar? lol mas açúcar não é um hidrato de carbono??

A sua cadela quando deixou de comer ração também deixou de ingerir hidratos?

Tá forte tá...
Hidratos de carbono ou glicidos sao açucares, mas há diferentes tipos de açucares.
Acho que o user ao falar de açucares consumidos pelas crianças referia-se aos açucares simples que rapidamente se infiltram no sangue aumentando a sua concentraçao, que leva a inquietaçao...e nao dos hidratos de carbono no geral que estao presentes na fruta, no arroz e outros produtos essenciais a uma alimentaçao equilibrada num ser humano. Mas que segundo o user sao desnecessarios aos caes e lhes causam o mesmo efeito que os açucares simples causam nas crianças.
Ou seja criança a comer gomas e batatas fritas (açucar simples) = cao a comer raçao (açucares no geral/hidratos de carbono). :)
E se nao for nada disto paciencia, eu apenas gosto de falar sobre o assunto, nutriçao intressa-me. :lol:
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta jan 09, 2013 4:56 pm

rottjgs Escreveu:Eu alimento ao estilo "Prey Model Raw", que, como o nome indica, procura alimentar animais inteiros, ou mais inteiro possível, ou então, peças grandes de carne. Ex: frango inteiro, peru inteiro, pato inteiro, galinha inteira, coelho inteiro, peixe inteiro, pá de porco, costelas de porco, costelas de vaca, perna de borrego, etc etc. Há quem seja felizardo e consiga obter cabras, ovelhas e até mesmo vacas inteiras para os seus cães comerem . Nota: TUDO cru. Eu nunca e jamais cozinharei a carne/ossos/órgãos dela, não há necessidade. Eu procuro alimentar 80% carne, 10% ossos, 10% órgãos, sendo que dos 10% dos órgãos, cerca de 3% a 5%, deve ser fígado. Não dou vegetais nem frutas. A única parte do animal que eu não alimento, é o estômago e os intestinos. Isso porque é lá que normalmente fica os parasitas, por isso, procuro evitar.
Na cidade de Benfica, em lx vendem no mercado. É o paraíso para qualquer pessoa que precise comprar.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 09, 2013 5:58 pm

suprem0 Escreveu:
rottjgs Escreveu: como eu disse no meu post, se não gosta, mude-se ou passe ao lado. não me faça perder tempo ;)

mas já agora, os carbs foi uma comparação para a pessoa entender. e sim, quando a minha cadela deixou de comer ração, deixou de comer carbs. que eu saiba, não há carbs na carne, nos ossos e nos órgãos... a não ser que esteja a pensar que eu dou vegetais e coisa do tipo, sendo que NÃO dou NADA disso. caso leia atentamente o meu post, vai entender isso.

passe bem ;)
Onde referi que não gosto?
Isso são problemas de interpretação.

Nem fibras nem celulose? Este tipo de hc estimula e regula o fluxo intestinal, porque não dar-lhes?

Não sou rigoroso quanto à dieta do meu canito, acredito que uma alimentação equilibrada é o mais correcto.

Cães são cães, humanos são humanos. Cães são carnívoros e humanos são omnívoros. Os intestinos da minha cadela funciona às mil maravilhas, absolutamente nada a queixar. Defeca 1x-3x ao dia e em quantidades MUITO inferiores de quando ela comida ração. Além do mais, cães não precisam de carbs ;)

este o site que eu sempre mando às pessoas que estão um bocado confusas sobre esta dieta: http://rawfed.com/myths/
Responder

Voltar para “Cães”