diário de uma adopção - dúvidas de obediência/comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

segunda jan 07, 2013 11:42 pm

Muitos parabéns pela adopção.
É muito bonita a rapariga! :)
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça jan 08, 2013 8:40 am

Parabéns pela adopcao!
Eu também adoptei uma cadela adulta há cerca de 1,5 anos. :-)

O "cinto de seguranca" é para ser usado com peitoral. Para o caso de uma travagem brusca.

A mudanca de nome nao custa nada. Eu nao sei como a minha se chamava antes, mas basta usar o novo nome e ela aprende. Nem sei bem como o fiz, foi de forma "natural".

A minha ao início tinha um medo terrível de ir à rua, tinha medo de tudo, até do barulho do vento nas árvores. Fui com ela a todos os sítios que achava que devia ir, nao lhe liguei muito quando estava com medo, e aos poucos foi passando.

Quando ela puxava a trela, eu parava e nao saia do mesmo sítio até ela parar de puxar. Ao princípio passei muito tempo parada no mesmo sítio :-), mas ao fim de pouco tempo já conseguia andar decentemente na rua.

Em casa, logo no primeiro dia, comecei a ensinar-lhe o que nao devia fazer. Por exemplo, "empinava-se" e punha as patas em cima da mesa quando estavamos a comer, empurrávamos as patas para o chao e diziamos "nao". Ela só queria agradar os novos donos, pelo que aprendeu tudo o que nao devia fazer num instante.

Também foi importante ter a coleira e trela especialmente bem seguras nos primeiros meses, nao fosse fugir (agora, se por acaso a trela escapar das maos por acidente, ela nao vai a lado nenhum).

Felicidades para toda a família!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jan 08, 2013 8:53 am

Até parece que a cadela vai vir para mim- estou muito feliz por esta adoção!!!

O cinto de segurança prende-se ao peitoral, e ao que sei, é obrigatório... o cinto, ou transportadora, acho eu :?
o cinto é assim:
http://www.tiendanimal.pt/cinto-seguran ... -1474.html

existem umas embalagens com uns biscoitos pequeninos que pode utilizar para reforço de comportamento que quer que a menina venha a ter

E vá dando notícias!!!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quarta jan 09, 2013 10:34 pm

pois é, a glória (que antes se chamava greta - lia-se gréta, não grêta hehe) já está em casa.

de manhã encontrámo-nos na clínica que tem acordo com a associação. levou a vacina cocktail (a da raiva está em dia) e detectou-se uma otite, que é normal nestes cães de abrigos. já temos ali a bisnaga de pomada para colocar após a limpeza diariamente durante 20 dias.

ainda bem que comprei o colete para ligar ao cinto de segurança, porque ela de palmela a lisboa algumas vezes tentou vir para a frente hehe. mas no geral portou-se bem.

mal chegámos a casa saímos logo para ir aqui a uma loja de banhos e tosquias para levar um banho como deve ser, dado que estava bastante suja e mal cheirosa. assustou-se um bocado com os secadores, mas já está muito mais limpa e com um cheiro muito mais aceitável. apesar de na associação dizerem que a pipeta estava em dia, ela coça-se um bocado e daqui a dois dias (pelos vistos só se deve colocar dois ou três dias depois do banho) vamos colocar o advantix. também está na altura da desparasitação interna, vou experimentar esfregar os comprimidos em fiambre ou salsicha a ver se marcham ou se tenho que inventar qualquer coisa.

de resto está sempre de volta de nós. deve estar cansadíssima, mas cada vez que se deita para dormir, mal um de nós se levanta ela vem atrás, nota-se que é muito carente de afecto.

coincidência ou não, apesar de não estar treinada a viver em casa, só fez xixi e cocó na rua, o que foi óptimo. ainda vou levá-la uma última vez à rua hoje à noite para não arriscar, mas nos próximos dias se continuar a correr bem vou reduzir as idas à rua para 3, que é que vai ser norma, em princípio.

na rua, puxa um bocado e cheira tudo, mas para uma cadela que não sabe andar e raramente saía do abrigo da associação, não me parece nada mal. responde às correcções e quando paro ela também deixa de puxar (umas vezes corrijo com a trela, outras paro até ela deixar de puxar e às vezes faço as duas coisas). só ficou mais agitada quando viu uns rapazes a jogar à bola (já me tinham avisado que ela é doida por bolas). com os outros cães é excelente, muito sociável.

como me disseram que ela no abrigo comia comida de supermercado (umas vezes jumbo, outras continente, etc) e a ração da acana ainda não chegou, comprei uma saca de alta energia do continente. queria dar-lhe duas vezes por dia, mas quando coloquei a comida depois do nosso jantar ela mal lhe tocou. lá no abrigo tinha comida sempre disponível, agora deve estar habituada a ir comendo aos poucos, não sei como mudar isto. ou isso ou gostou do bocadinho de ração que comeu no kong durante a tarde e agora só quer comer no kong haha.

agora tenho algumas questões:

- champôs secos em spray? valem a pena?

- toalhitas? vi que há à venda específicas para cães... as toalhitas de bebés não são virtualmente iguais? é marketing ou há realmente diferenças?

- sacos para o cocó, alguém compra? sugestões? é que temos sempre muito poucos sacos de supermercado porque levamos sempre sacos próprios para as compras, hoje numa das vezes que a levei tive uma sorte danada porque esqueci-me de levar e a certa altura passei por um saco transparente vazio e apanhei-o do chão. e parecia que adivinhava porque passado uns minutos a glória fez cocó hehe.

- advantix pode pôr-se dois dias após o banho ou é melhor três? é que ela coça-se ainda algumas vezes...

- deixo-a ir comendo ao longo do dia ou há alguma forma de tentar que ela coma em duas vezes? ou será que não gosta da ração?

muitas mais dúvidas surgirão, tenho a certeza. também tenho pesquisado bastante, mas aproveito este tópico para colocar as minhas questões.

obrigado
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 09, 2013 11:09 pm

Foi pena não o terem alertado na loja, mas o banho logo a seguir à vacinação anulou as vacinas. Devia ter esperado uma semana antes de lho dar. Terá de as repetir, fale com o veterinário.

- Shampôs secos, na minha opinião, são dispensáveis, sobretudo num animal de pêlo curto.

- Toalhitas, quaisquer umas servem, melhor se não forem perfumadas. Mas também pode usar uma toalha turca humedecida em água, com vinagre ou sem ele.

- Sim, a pipeta só deve ser posta dois dias depois do banho, quando a gordura natural da pele já se recompôs.

- No caso das refeições, começaria já por habituá-la às regras quer instalar. Penso que ela não estranhará se começar a pôr-lhe a comida à frente nas alturas em que quer que ela coma. Hoje não comeu mais por estar a adaptar-se à sua nova vida do que por falta de apetite. Mas amanhã comerá, pode crer.

- Os sacos para o cocó são fáceis de encontrar. Pode procurar, por exemplo, sacos em rolo em lojas que vão desde o Lidl às dos chineses, passando por lojas de animais. E também pode aproveitar os sacos em que se mete a fruta e alguns legumes. Ou comprar embalagens de sacos para sandes, tudo depende do tamanho dos cocós.

Para já também não me lembro de mais nada que possa ser útil. Felicidades e parabéns por ter adoptado um animal adulto e sem raça definida! :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
estevez
Membro

quarta jan 09, 2013 11:58 pm

Floripes3 Escreveu:Foi pena não o terem alertado na loja, mas o banho logo a seguir à vacinação anulou as vacinas. Devia ter esperado uma semana antes de lho dar. Terá de as repetir, fale com o veterinário.

- Shampôs secos, na minha opinião, são dispensáveis, sobretudo num animal de pêlo curto.

- Toalhitas, quaisquer umas servem, melhor se não forem perfumadas. Mas também pode usar uma toalha turca humedecida em água, com vinagre ou sem ele.

- Sim, a pipeta só deve ser posta dois dias depois do banho, quando a gordura natural da pele já se recompôs.

- No caso das refeições, começaria já por habituá-la às regras quer instalar. Penso que ela não estranhará se começar a pôr-lhe a comida à frente nas alturas em que quer que ela coma. Hoje não comeu mais por estar a adaptar-se à sua nova vida do que por falta de apetite. Mas amanhã comerá, pode crer.

- Os sacos para o cocó são fáceis de encontrar. Pode procurar, por exemplo, sacos em rolo em lojas que vão desde o Lidl às dos chineses, passando por lojas de animais. E também pode aproveitar os sacos em que se mete a fruta e alguns legumes. Ou comprar embalagens de sacos para sandes, tudo depende do tamanho dos cocós.

Para já também não me lembro de mais nada que possa ser útil. Felicidades e parabéns por ter adoptado um animal adulto e sem raça definida! :)
olá, obrigado pela resposta. =)

a parte a bold é que me deixou desarmado. nem tinha pensado nisso, mas agora que li a reposta fui pesquisar e o que li foi que não se deve dar banho porque o sistema imunitário está enfraquecido, mas até li essa advertência mais para cachorros. agora que anula o efeito da vacina, não vi nada sobre isso e não estou a ver que relação poderá ter uma coisa com a outra. tenho que marcar uma consulta com aquele que será o veterinário dela (se ambos gostarmos claro) aqui ao pé de casa e na altura coloco-lhe essa questão. de qualquer modo obrigado pelo aviso! =)

e quanto à comida, sugerem que deixe lá ou se ela não comer tudo num determinado período de tempo retiro da tigela?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 10, 2013 12:49 am

O banho anula as vacinas como?

Gostava mesmo que me explicasse isto.

Segundo o que sei, situações stressantes como o banho são de evitar a seguir às vacinas não porque a água "lava" as vacinas mas porque o sistema imunitário do cão está a lidar com os anticorpos estranhos recebidos e pode não reagir adequadamente a um resfriado, por exemplo.

Agora dizer que o cão tem de ser vacinado outra vez... :roll: se o que disse está errado e a Floripes está certa explique-me lá isso como deve ser porque nunca ouvi tal coisa.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jan 10, 2013 1:11 am

Foi sempre o que me disseram os veterinários e por mais de uma vez tive de revacinar animais meus por me ter esquecido dessa recomendação.

Os pormenores técnicos deixo para quem sabe mais do que eu, por isso recomendei ao Estevez que falasse com o veterinário.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jan 10, 2013 2:47 am

Floripes3 Escreveu:Foi pena não o terem alertado na loja, mas o banho logo a seguir à vacinação anulou as vacinas. Devia ter esperado uma semana antes de lho dar. Terá de as repetir, fale com o veterinário.

Concordo com tudo e era exactamente o que iria responder à excepção da história do banho. Não estou a ver como é que isso é biológicamente possível à excepção do factor stress e de possibilidades de resfriados como a Dinodane falou.

Não tenho acompanhado o tópico, mas amanhã vou ver se o leio. Felicidades com a menina.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta jan 10, 2013 8:57 am

Parabéns a toda a família!!!!!

e agora, o mais importante: o seu filho, como reagiu?? está feliz suponho!! :wink:

Toalhitas, compro as dos bebés, mesmo de marca branca.
Sacos para os cocós, comprei um porta saquinhos que se prende na trela muito engraçado em forma de ossinho e os sacos na mesma loja dos chineses - é barato e serve, mas atenção, estes saquinhos são assim a modos que para os pequenos :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 10, 2013 9:30 am

Mas também se pode fazer a titulação dos anticorpos ou a titulação das vacinas que foi o que fizeram a cães meus.

Quando o cão já tem os anticorpos, não precisam de mais vacinas.

Não sei é explicar bem o processo. Mas existe, e quanto a mim, é muito bom.
estevez
Membro

quinta jan 10, 2013 10:15 am

pois, sobre as vacinas não encontrei informações sobre a anulação do efeito da vacina, só mesmo que realmente não se deve dar banho após a vacina devido ao stress e possibilidade de apanhar constipações por o sistema imunitário estar a reagir à vacina.

o nosso filho ficou todo contente, diz a toda a gente que tem um cão, só fala nela e ela tem tido cuidado com ele.

deixa-nos mexer na comida dela, tirar os brinquedos da boca (quando é para brincar com o kong - temos que lhe arranjar uma bola - fica mais excitada). de vez em quando, quando está mais excitada com as festas, usa um bocado a boca, não chega a mordiscar sequer, quanto muito faria cócegas, mas de qualquer forma tenho corrigido quando ela faz isto.

não quero deitar já foguetes, mas parece-me que ela ou é muito asseada ou já viveu dentro de casa antes de ser recolhida pela associação, porque durante o dia fez sempre xixi e cocó na rua. ao longo da noite não fez nada e de manhã quando a levei fez logo um grande xixi mal saímos do prédio. se assim for é menos uma coisa que pensava que ia ter que levar algum tempo a ensiná-la. estes próximos dias vou começar a sair de casa por breves períodos para ver como ela reage e como se porta na nossa ausência.

ontem à noite pus a comida para ela (metade da dose diária) e ainda lá estava há bocado, entretanto comeu-a. ela tinha sempre comida disponível no abrigo e está com peso a mais. pensei que ela fosse mega comilona e fosse acabar tudo num ápice, tendo em conta que era metade da dose diária, mas não.

agora li um pouco sobre os prós e os contras de dar duas refeições vs free feeding. se eu usasse free feeding com ela seria limitado, isto é, colocava lá a dose diária e ela ia comendo ao longo do dia. nesta situação conseguia controlar as quantidades que ela comia e aperceber-me se ela deixasse de comer por motivos de saúde, que são dois dos contras do free feeding. há mais desvantagens nisto? toda a gente aqui dá comer em refeições fixas? estando ela já ensinada a fazer necessidades na rua e comendo sempre a mesma quantidade diariamente a única vantagem que vejo em dar-lhe refeições fixas tem a ver com a relação dono/cão, ou fisiologicamente também haverá diferenças a nível de consistência e quantidades de cocós?
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta jan 10, 2013 10:20 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

quinta jan 10, 2013 10:26 am

kitttten Escreveu:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
LLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLL
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 10, 2013 11:13 am

Ao tirar a chapeleira, cabe uma box? Ou consegue leva-la presa no sinto de segurança?

No banco, desde que coloque um resguardo e presa no cinto, é uma opção.

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”