Boa tarde,
Será que da parte dos proprietários de répteis alguém me pode esclarecer sobre este assunto? (http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102515)
Já li on-line que houve repteis em 2010 que ficaram com queimaduras solares e cegos com lâmpadas 10.0 e não queria que acontecesse o mesmo ao gato!
Cumps
Luz UVB nociva para gatos?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Repteis e gatos são animais com necessidades diferentes de UVB, estas lampadas 10.0 são para repteis deserticos...não sei se trarão algum beneficio ou se podem prejudicar outro animal quando obrigado á exposição das mesmas, eu não arriscaria. Não tem uma varanda que bata o sol onde se possa estar umas horas diarias com o gato, nada substitui a 100% a luz do sol.
Ora viva,Bondage2010 Escreveu:Repteis e gatos são animais com necessidades diferentes de UVB, estas lampadas 10.0 são para repteis deserticos...não sei se trarão algum beneficio ou se podem prejudicar outro animal quando obrigado á exposição das mesmas, eu não arriscaria. Não tem uma varanda que bata o sol onde se possa estar umas horas diarias com o gato, nada substitui a 100% a luz do sol.
O meu problema é mesmo esse, é que de inverno só apanho sol dum lado do apartamento e por um curto período durante a tarde, e é arriscada o gato estar à janela, pois temos algum receia que ele possa fazer alguma fractura por tentar saltar do parapeito para o chão.
A ideia seria ter uma lâmpada dessas tipo na sala ou assim acesa de maneira a que ele pudesse estar nos cestos ou andar à vontade mas conseguir na mesma receber a radiação para sintetizar a vitamina D3 para ajudar a fixar o cálcio.
Pelo que li essas lâmpadas são pouco eficazes a mais de 50cm certo?
Ele de verão/outono costumava ir para janela mas agora com esta situação clínica geralmente fica-se pela sala que é mais quente por causa da lareira e é onde ele se sente mais confortável. Daí ter surgido a ideia da lâmpada UVB.
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Um carnivoro tem mais facilidade em fixar o calcio que um herbivoro, eu acho que, talvez só com o tratamento receitado pelo veterinario, que falou antes, deve chegar e sim, as lampadas para repteis a mais de 30cm não são eficazes. Tambem não sei bem como absorvem os animais com pelo os uvb, só pelas partes descobertas tipo naris? O pelo tem capacidade para receber os uvb e canaliza-los para o organismo, ou eles sintetizam o calcio sem necessidade de uvb??
O tratamento da Vet. está a resultar, nós só queríamos era ajudar ao máximo o gato a melhorar o mais rapidamente possível, e surgiu esta ideia mas depois de ter pesquisado um pouco surgiram-me todas as dúvidas que coloquei cá no fórum!Bondage2010 Escreveu:Um carnivoro tem mais facilidade em fixar o calcio que um herbivoro, eu acho que, talvez só com o tratamento receitado pelo veterinario, que falou antes, deve chegar e sim, as lampadas para repteis a mais de 30cm não são eficazes. Tambem não sei bem como absorvem os animais com pelo os uvb, só pelas partes descobertas tipo naris? O pelo tem capacidade para receber os uvb e canaliza-los para o organismo, ou eles sintetizam o calcio sem necessidade de uvb??
Obrigado pela disponibilidade.