O problema é que todos os dias se tornam uma despedida e passamos a sofrer por antecipação. Sei, por inumeras experiências próprias, a dôr que isso acarreta. Uma longa e tremenda despedida em vida. Como ultrapassar este sentimento? Honestamente não sei.ZezinhoManel Escreveu:Tem que ver o lado positivo, ao menos teve tempo com ela, tempo para se preparar e de saber que fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudar. Muitos, como eu, não têm essa sorte.
como me preparo para a morte do meu melhor amigo??
Moderador: mcerqueira
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
E acha que ver o seu cão padecer em 2 minutos sem dar aviso ou tempo de reacção, quando era saudável, jovem e cheia de vida, é mais fácil... Eu ainda me pergunto porquê e como isto foi acontecer, só se foi para me castigar... A minha cadela morreu de ataque cardíaco hiperagudo aos 6 anos, enquanto eu estava do outro lado do telefone em agonia a ouvir o pânico e depois o silêncio e o choro. Nestes dias ainda não consigo acreditar.
Aconteceu o mesmo com o meu cão Gaspar. Só que eu estava presente. Morreu de olhos postos em mim, enquanto eu chamava o táxi para o levar de urgência ao veterinário. Tinha treze anos.ZezinhoManel Escreveu:E acha que ver o seu cão padecer em 2 minutos sem dar aviso ou tempo de reacção, quando era saudável, jovem e cheia de vida, é mais fácil... Eu ainda me pergunto porquê e como isto foi acontecer, só se foi para me castigar... A minha cadela morreu de ataque cardíaco hiperagudo aos 6 anos, enquanto eu estava do outro lado do telefone em agonia a ouvir o pânico e depois o silêncio e o choro. Nestes dias ainda não consigo acreditar.
Essas mortes súbitas são de agradecer aos deuses: são rápidas e misericordiosas, poupam muito muito sofrimento e muita angústia ao dono e ao animal.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Pois mas eu ainda estou angustiado de não poder fazer nada, e era uma cadela nova, cheia de vida, sem razão nenhuma para morrer. Eu tento dizer isso a mim mesmo, que assim foi melhor, mas melhor que o quê, percebe o que quero dizer?Floripes3 Escreveu:Aconteceu o mesmo com o meu cão Gaspar. Só que eu estava presente. Morreu de olhos postos em mim, enquanto eu chamava o táxi para o levar de urgência ao veterinário. Tinha treze anos.ZezinhoManel Escreveu:E acha que ver o seu cão padecer em 2 minutos sem dar aviso ou tempo de reacção, quando era saudável, jovem e cheia de vida, é mais fácil... Eu ainda me pergunto porquê e como isto foi acontecer, só se foi para me castigar... A minha cadela morreu de ataque cardíaco hiperagudo aos 6 anos, enquanto eu estava do outro lado do telefone em agonia a ouvir o pânico e depois o silêncio e o choro. Nestes dias ainda não consigo acreditar.
Essas mortes súbitas são de agradecer aos deuses: são rápidas e misericordiosas, poupam muito muito sofrimento e muita angústia ao dono e ao animal.
O seu cão tinha 13 anos, eu tenho cães de 17 e 14 anos com problemas cardíacos de anos e ali andam. Já estou preparado para a ida deles, mas não daquela moça, que no auge da vida morre assim...
Vou ser frontal (peço desculpa aos demais e principalmente à autor(a) do tópico).
Blá,blá, blá ,blá,blá,blá,blá,blá,blá. São só patranhas para tentar escamutiar o facto que não há como se preparar para a morte de um membro da família (humano ou não) que faz parte do nosso dia a dia, todos os dias e que se torna parte de nós.
Qualquer tipo de racionalização da questão, mentalização para o momento,ou qualquer outro tipo de preparação psicológica só funcionarão enquanto o bicho estiver presente.
Prepare-se que vai doer e muito! (dependente do grau de ligação).
Possivelmente vai ficar muito por baixo por uns tempos, aguente.
As minhas sugestões são.
- Faça tudo e o melhor que puder pelo bicho. (segundo a sua consciência.)
- Planeje tudo agora(quando doí menos),para depois estar preparada e saber como agir (vala comum ou cemitério ou cremação municipal,ou cremação individual).
- questione sempre todas as opções propostas que lhe dêem, principalmente vets (informe-se o melhor que puder).Fiscalize-os bem.
"respire para os pescoços" deles se necessário.
- Não engula sapos e não tenha medo das perguntas nem tenha medo de mostrar outras opções.
-Não cometa (muitos) erros (só vai ter uma oportunidade).
-Meta férias para lidar com o sentimento de perda.
- Evite os levantares de ânimo por parte de terceiros. Pode ser contra producente.
Faça isto e garanto-lhe que será uma coisa a que se poderá agarrar nos piores momentos.
Leve o seu tempo, outro dia nascerá e arranje outro.
Blá,blá, blá ,blá,blá,blá,blá,blá,blá. São só patranhas para tentar escamutiar o facto que não há como se preparar para a morte de um membro da família (humano ou não) que faz parte do nosso dia a dia, todos os dias e que se torna parte de nós.
Qualquer tipo de racionalização da questão, mentalização para o momento,ou qualquer outro tipo de preparação psicológica só funcionarão enquanto o bicho estiver presente.
Prepare-se que vai doer e muito! (dependente do grau de ligação).
Possivelmente vai ficar muito por baixo por uns tempos, aguente.
As minhas sugestões são.
- Faça tudo e o melhor que puder pelo bicho. (segundo a sua consciência.)
- Planeje tudo agora(quando doí menos),para depois estar preparada e saber como agir (vala comum ou cemitério ou cremação municipal,ou cremação individual).
- questione sempre todas as opções propostas que lhe dêem, principalmente vets (informe-se o melhor que puder).Fiscalize-os bem.
"respire para os pescoços" deles se necessário.
- Não engula sapos e não tenha medo das perguntas nem tenha medo de mostrar outras opções.
-Não cometa (muitos) erros (só vai ter uma oportunidade).
-Meta férias para lidar com o sentimento de perda.
- Evite os levantares de ânimo por parte de terceiros. Pode ser contra producente.
Faça isto e garanto-lhe que será uma coisa a que se poderá agarrar nos piores momentos.
Leve o seu tempo, outro dia nascerá e arranje outro.
Não está em causa o sofrimento pela morte de um amigo. Está em causa o sofrimento antecipado por uma morte anunciada que já se vê nos olhos do nosso amigo.
Também já tive animais e pessoas que morreram sem aviso prévio, mas essas não me fizeram passar por uma despedida em vida. Essa despedida, para mim, não tem nada de apaziguador e custa-me só de pensar nisso.
Também já tive animais e pessoas que morreram sem aviso prévio, mas essas não me fizeram passar por uma despedida em vida. Essa despedida, para mim, não tem nada de apaziguador e custa-me só de pensar nisso.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
Para agora.
se depois de administrado o medicamento,continuar em "esforço" vá com ele para a rua apanhar ar (adormeci muitas vezes à porta do meu prédio).
se passado meia hora a uma hora não melhorar ou ficar coma língua para o azul, hospital com ele para injectável ou oxigénio ou o que for.
Aproveite esses momentos.
se depois de administrado o medicamento,continuar em "esforço" vá com ele para a rua apanhar ar (adormeci muitas vezes à porta do meu prédio).
se passado meia hora a uma hora não melhorar ou ficar coma língua para o azul, hospital com ele para injectável ou oxigénio ou o que for.
Aproveite esses momentos.
São os imponderáveis da vida. O choque é enorme e demora a passar.ZezinhoManel Escreveu:Pois mas eu ainda estou angustiado de não poder fazer nada, e era uma cadela nova, cheia de vida, sem razão nenhuma para morrer. Eu tento dizer isso a mim mesmo, que assim foi melhor, mas melhor que o quê, percebe o que quero dizer?
O seu cão tinha 13 anos, eu tenho cães de 17 e 14 anos com problemas cardíacos de anos e ali andam. Já estou preparado para a ida deles, mas não daquela moça, que no auge da vida morre assim...
As despedidas em vida são terríveis, custam-nos caríssimo, em termos psicológicos e afectivos. Morremos nós também a cada momento mais um pouquinho.Argay Escreveu:Não está em causa o sofrimento pela morte de um amigo. Está em causa o sofrimento antecipado por uma morte anunciada que já se vê nos olhos do nosso amigo.
Mas, como não quero usurpar este tópico para falar da parte que me cabe, espero que a cadelinha que está de partida o faça com um mínimo de dor para ela, que se apague simplesmente. Quanto à sua dona, não tenho palavras de consolo que lhe possa oferecer. Nestas alturas, ninguém tem. Apenas se pode oferecer-lhe espaço para o escape possível da sua dor e sofrimento, com a certeza da nossa solidariedade.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
ao animal, talvez, ao dono, não sei. o meu gasparinho tinha ido ao vet para saber se estava bom da otite. para além do berreiro habitual para sair de casa, o resto estava normal. no regresso, mal andei 1 km, ouvi-o gritar desesperadamente e depois, calar-se. morreu. já passaram 3 anos e eu não me conformo. continuo a achar se rivesse ficado em casa, ainda hoje cá estavaFloripes3 Escreveu:Aconteceu o mesmo com o meu cão Gaspar. Só que eu estava presente. Morreu de olhos postos em mim, enquanto eu chamava o táxi para o levar de urgência ao veterinário. Tinha treze anos.ZezinhoManel Escreveu:E acha que ver o seu cão padecer em 2 minutos sem dar aviso ou tempo de reacção, quando era saudável, jovem e cheia de vida, é mais fácil... Eu ainda me pergunto porquê e como isto foi acontecer, só se foi para me castigar... A minha cadela morreu de ataque cardíaco hiperagudo aos 6 anos, enquanto eu estava do outro lado do telefone em agonia a ouvir o pânico e depois o silêncio e o choro. Nestes dias ainda não consigo acreditar.
Ola
O meu grande amigo Boby também custou me muito tinha 12 anos, já mal comia e pouco se mechia, certo dia ia trabalhar as 5:30 fui há beira dele despedir-me e ir trabalhar (ele já dormia na cozinha pois estava mesmo débil) fiz lhe festas uma troca de olhares e partiu o dia mais duro no trabalho que já passei, senti que ele estava há minha espera para se despedir.
O meu grande amigo Boby também custou me muito tinha 12 anos, já mal comia e pouco se mechia, certo dia ia trabalhar as 5:30 fui há beira dele despedir-me e ir trabalhar (ele já dormia na cozinha pois estava mesmo débil) fiz lhe festas uma troca de olhares e partiu o dia mais duro no trabalho que já passei, senti que ele estava há minha espera para se despedir.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram
Olá
Há um ano perdi o meu melhor amigo de 4 patas que me acompanhou durante 11 anos, tive um mês para me despedir dele, sempre atenta á sua qualidade de vida senão tinha dores, se comia bem, se queria ir á rua... Quando ele acordou num domingo a babar-se de dor, sem querer ir á rua, eu levei-o ao colo, e ele não deu um passo só a olhar para mim...tornei a carregá-lo. fiz o mais difiçil ligar para o vet e preparar a eutanásia. Todas aquelas semanas de preparação desapareceram num instante... A dor, a perda...Enterrá-lo no sitío que ele mais gostava. Foi quase mais do que eu podia suportar.
Não se prepare, porque não serve de nada, viva todos os momentos possiveis com o seu cão, só não o deixe sofrer, a dor é tremenda mas voçê vai aguentar... e continuar a viver um dia depois do outro...
Há um ano perdi o meu melhor amigo de 4 patas que me acompanhou durante 11 anos, tive um mês para me despedir dele, sempre atenta á sua qualidade de vida senão tinha dores, se comia bem, se queria ir á rua... Quando ele acordou num domingo a babar-se de dor, sem querer ir á rua, eu levei-o ao colo, e ele não deu um passo só a olhar para mim...tornei a carregá-lo. fiz o mais difiçil ligar para o vet e preparar a eutanásia. Todas aquelas semanas de preparação desapareceram num instante... A dor, a perda...Enterrá-lo no sitío que ele mais gostava. Foi quase mais do que eu podia suportar.
Não se prepare, porque não serve de nada, viva todos os momentos possiveis com o seu cão, só não o deixe sofrer, a dor é tremenda mas voçê vai aguentar... e continuar a viver um dia depois do outro...