Raças Portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Qual a nacionalidade da raça do(s) seu(s) cão(cães)?

Portuguesa
15
28%
Estrangeira
39
72%
 
Total de votos: 54
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta ago 23, 2002 8:01 pm

Qual a razão para um tão diminuto numero de proprietários de cães, pertencentes a raças portuguesas?
Será apenas uma questão de moda(s)?
ocarina
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: segunda ago 19, 2002 10:01 pm

sexta ago 23, 2002 8:15 pm

Olá.

Não acho totalmente verdade, mas em parte sou obrigada a concordar, se não diga-me:

- Quantos Filas de São Miguel vimos a passear na rua (c/ os donos, claro)?
- Quantos Rafeiros Alentejanos,......?
- e Castro Laboreiros,....?
- Talvez os mais conhecidos: Serra da Estrela (bastantes), Serra d'Sires (assim, assim), o Cão d´Água (alguns); na caça, o Perdigueiro Português e o Podengo.

Nós é fazemos a moda.

Por exemplo. Eu tenho um labrador. Porque é que não comprei um Cão de Raça Portuguesa?!

Sei lá porquê.

É assim mesmo. Não são muito divulgados. Não aparecem nos filmes.

No que diz respeito ao Fila de São Miguel, cão boiero, guarda de vacas nos Açores, só há pouco tempo começou a ser utilizado na GNR e outras forças de intervenção. Começou-se a falar nele, nas sua grandes capacidades de defesa e guarda e, aí está ele, qualquer dia na moda, vão ver!

Saudações caninas
AU AU
Ocarina
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta ago 23, 2002 8:44 pm

Eu não tenho um cão de raça portuguesa porque a minha escolha foi feita com base na personalidade previsível do animal (dominância, excitabilidade,ligação ao dono,comportamento com crianças, tendência para ladrar, territorialidade,etc).
Ora, acontece que há alguma informação sobre este assunto relativamente a cães estrangeiros mas nenhuma quanto a cães nacionais.
Mesmo em relação a raças estrangeiras não há tanta como tudo isso.
Todos falam do estalão, da morfologia, etc. mas o aspecto mais importante para quem procura um cão de companhia - a personalidade e o comportamento provável- nunca é referida ou é referida de passagem.
Aliás há muito pouca informação sobre raças portuguesas.
Eu , por exemplo, gostaria de saber como são o Fila de S.Miguel, o Castro laboreiro e o Rafeiro Alentejano em termos de comportamento.
O pouco que sei resulta de conversas com amigos que por sua vez ouviram dizer ou conhecem alguém com um.
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta ago 23, 2002 10:01 pm

"Eu não tenho um cão de raça portuguesa porque a minha escolha foi feita com base na personalidade previsível do animal (dominância, excitabilidade,ligação ao dono,comportamento com crianças, tendência para ladrar, territorialidade,etc)." - Podia inventar uma desculpa melhor ...

Tiago
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 23, 2002 10:27 pm

Ora, acontece que há alguma informação sobre este assunto relativamente a cães estrangeiros mas nenhuma quanto a cães nacionais.
Aliás há muito pouca informação sobre raças portuguesas.
É verdade que talvez as raças portugueses n sejam as mais populares, nem as que têm mais informaçao disponivel. No entanto só é ignorante quem quer, e quem quer aprender sobre as raças portuguesas ja pensou em visitar uma exposiçao canina ? falar com criadores ?
Não ......... isso dá muito trabalho, o melhor é comprar um catalogo e escolher dessa maneira ........
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 23, 2002 10:28 pm

Vou tomar a liberdade de responder a isto.

Não creio que seja necessário inventar desculpas, cada um compra o cão que gosta, e não creio que o Tiago tivesse inventado algo pois ninguém lhe está a apontar uma arma.

Eu não tenho um cão português nem nunca irei ter porque não gosto de nenhum. Nada tem a ver com modas. Pelo menos no meu caso, nunca vi moda de pinschers miniatura. Entre as dezenas de raças, nenhuma das portuguesas se incluem entre as minhas preferidas.

Numa escolha ao acaso, a probabilidade de a minha escolha ser uma raça portuguesa seria muito pequena.

Sinceramente gostava de ver mais cães de raças portuguesas nas casas portuguesas e não só, mas cada um tem os seus gostos. Eu não gosto de pelo comprido por exemplo...
E também não concordo que digam que os cães são desconhecidos. Como disse a CindelP, a ignorância tem cura para quem quiser. Também sou ignorante em muitos assuntos e só se eu quiser é que o deixo de ser. Não vou culpar os realizadores de TV e cinema por isso.
E isso de comprar cães porque aparecem nos filmes...



FAbarm Escreveu: "Eu não tenho um cão de raça portuguesa porque a minha escolha foi feita com base na personalidade previsível do animal (dominância, excitabilidade,ligação ao dono,comportamento com crianças, tendência para ladrar, territorialidade,etc)." - Podia inventar uma desculpa melhor ...

Tiago
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

sexta ago 23, 2002 10:55 pm

O 1º breton, que tive ( e que ainda tenho), o Rafa, foi-me dado.
Lembro-me que na altura desconhecia por completo esta raça e outras.
Na altura nem sabia a origem desta raça, com o tempo fui lendo e contactando com pessoas que teem a mesma raça e daí é que aprendi um pouco sobre a mesma.
Com o passar do tempo simplesmente "apaixonei-me" pelos bretons ;) .
Daí o 2º cão voltar a ser outro breton ( Max, breton tricolor), infelizmente esteve muito pouco tempo comigo. Passados uns meses após a morte do Max, comprei outro breton, Fred.
O porquê desta raça e não uma portuguesa?
Acho que foi mera coincidência na altura. Se me tivessem dado um cachorro de outra raça se calhar tinha tido a mesma reação que tive com os bretons.
Mas neste momento continuo a gostar imenso desta raça, mas, em particular dos meus cães, independentemente da raça que são!!!!!!!!!
Mas, é verdade, as pessoas que conheço e que teem canitos nenhum é de raça portuguesa. O porquê???????? Não sei responder...
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta ago 23, 2002 11:59 pm

Pois é, fala-se muito da defesa dos animais, mas defender, promover e divulgar as nossas raças é obrigação do vizinho.
Lamento...

Tiago
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado ago 24, 2002 7:04 am

Fabarm,

você não me conhece.
Nunca precisei de encontrar desculpas para coisa nenhuma.
O que eu disse é literalmente verdade.
Eu queria um cão que ladrasse pouco, que fosse meigo, obediente, sociável, de pelo curto.Confesso que em parte por comodismo.
Não queria ter muito trabalho, nem que me ocupasse muito tempo.
Para isso corri a internet e comprei um livro chamado 'Como escolher o seu cão´ com bons conselhos, mas apenas com 30 raças diferentes todas estrangeiras.
Também falei com muita gente mas só encontrei :

Perdigueiros (de caça), serra da estrela (com pelo comprido), cães de àgua (idem), podengos cerdosos e um Rafeiro Alentejano (enorme).
Mas, entretanto, já tinha reduzido a minha escolha a dois : Welsh Corgi e Labrador.
Inclusivé pus neste fórum um pedido de ajuda, porque não há criadores de Welsh Corgi em Portugal e estava a ver que ia ter um trabalhão a escolher entre os montes de criadores de Labradores que, para mim, tinha o defeito de ser grande.
Eis senão quando aparece um Labrador para adopção.
Calculei : a) que não fosse puro b) que ja fosse velho c) que fosse doente

Penso que ele tem 6 ou mais anos, doença não lhe encontrámos (até agora) e os vet dizem que é puro.
É melhor, devo dizer, do que eu esperava, embora nós e ele somos suficientes para ocupar a sala toda.
Mas, já agora, deixe-me dizer-lhe : apaixonei-me pelos Labradores.
Não sei como vai ser, mas hei-de ter outro, desta vez comprado e com papéis, porque este (não sabemos a idade) pode morrer e queremos ter um como ele para sempre.

E não me venha com patriotismo !
Eis uma desculpa (desta vez é mesmo desculpa) para tudo.
à conta do patriotismo, neste fórum, já se justificaram os touros de morte, a caça, etc.
Bull Shit !
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado ago 24, 2002 8:08 am

Por acaso o Labrador, não é um cão de caça?

Tiago
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado ago 24, 2002 8:09 am

Por acaso o Labrador, não é um cão de caça?

Tiago
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

sábado ago 24, 2002 11:56 am

Não está sendo radical em sua opinião????
Acho que qualquer pessoa tem o direito de escolher a raça do animal que quer, quer seja portuguesa, estrangeira ou mesmo um srd.
Haverá sempre divergências de opiniões, quer queiramos ou não, por isso o melhor será mesmo "discutir" com bom senso, não?
Você tem perdigueiros, agora "mate-me" porque eu tenho bretons!!!!!!! :p
Eu posso gostar mais de uma raça do que outra independentemente da nacionalidade, mas não posso obrigar os outros a aceitarem as minhas ideias.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado ago 24, 2002 12:35 pm

O labrador começou por ser um ajudante no trabalho da pesca (como o cão de àgua português) - tem membrana interdigital.
Depois passou a ser um ajudante na caça (aos patos) - ia, e vai, buscar o pato abatido no meio dos lagos e pântanos onde são caçados, deixando-o sem uma única marca.
Tornou-se um cão guia, devido à sua inteligência e docilidade.
Finalmente também são rastreadores de droga porque têm um olfato excepcional.
Mas, mais do que tudo isso, são o cão de família por excelência : porque são brincalhões, meigos (em especial com as crianças), sossegados (não ladram senão quando muito excitados) e adaptáveis (apesar de ser um cão médio/grande adapta-se à vida num apartamento com facilidade) - resumindo : por todos estes motivos é o cão mais popular em todo o mundo.
E aqui está uma fã desta raça e, em especial, do meu Calvin - não há melhor no mundo !
Sandruska
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

sábado ago 24, 2002 7:43 pm

Olá a todos.....Só queria acrescentar que isto dos patriotismos e das nacionalidades não tem nada a ver com os animais. Cada um deve comprar o cão que gosta e pelo qual se afeiçoa seja de que nacionalidade
fôr. Tendo em conta bem entendido as exigências que cada raça implica.
De facto os cães portugueses não agradam à maior parte dos portugueses talvez por uma questão de moda ou talvez também por uma questão de gosto ou trabalho que as raças portuguesas normalmente implicam. Eu pessoalmente dos cães portugueses só gosto do perdigueiro mas como devem calcular não vou trazer um perdigueiro para um apartamento por isso é natural que a minha opção seja por um cão dito estrangeiro.

Mas o que é que isso importa??? já pensaram que isto dos patriotismos e nacionalismos serve de desculpa ou de motivo para tantas guerras, terrorismos e violações dos direitos humanos.

Sei que em Portugal muitos continuam a defender que o que é nacional é bom....e ainda bem que assim é porque contribuem para a preservação de uma cultura e de um certo modo de estar na vida ....mas há que ter cuidado com algum radicalismo ou fundamentalismo...vivemos numa era cada vez mais global, na qual podenos adquirir raças proveniente do mundo inteiro e com certeza que os criadores de raças portuguesas gostam dessa abertura de mercados e de gostos por isso não nos vamos nós fechar em preconceitos e sentimentos de culpa .

Cada um deve procurar o amigo que mais lhe agrada e não ficar com alguém com quem não tem afinidades só porque é português.

Saudações
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

domingo ago 25, 2002 1:43 am

Caro Fabarm,
Duvido que os meus cães saibam que a raça deles é de origem alemã! Não sei se reparou, mas as fronteiras dos cães são outras e não coincidem com as dos países.

No que se refere aos cães, a nacionalidade não é para mim um factor minimamente relevante e nunca influiu escolhas. Aliás, comigo nunca foi nada do genero " Quero um cão, agora deixa lá ver qual é o 'modelo' que vou escolher!". Apaixono-me por eles e pronto lá vou eu à procura de informação sobre a raça e sobre os criadores. Pelos Rottweilers apaixonei-me há muito.
Se tenho cães o que determinou isso foi gostar do cão em questão ( independentemente da raça ter origem na Africa do Sul ou na Baixa-da-Banheira) e mais nada! Se me tivesse apaixonado por um rafeiro era um rafeiro que tinha , e pode ter a certeza que não lhe ia pedir o bilhete de identidade ( não fosse o bicho ter fugido de Espanha via Barrancos).
Compreendo que as pessoas queiram cães de raça, precisamente porque a informação lhes permite saber mais acerca de como o cão vai ser. Agora uma raça portuguesa e não estrangeira, porquê? Dê-me uma boa razão para colocar a nacionalidade da raça à frente de todos os outros factores fisicos e 'psicológicos' que são verdadeiramente característicos de uma raça? Adaptabilidade ao Clima ou às características geograficas do nosso país?
Bem... algumas raças (poucas) eu até acredito que possam sofrer com o clima em Portugal, mas a a maioria já foi afastada dos países de origem há tantas gerações que neste momento deviam sofrer mais é nos sitios de onde vieram os seus ancestrais. Quanto às características geográficas, infelizmente, nas que muitas diferenças houvesse, já não somos os mesmos donos que eles tinham ancestralmente. Agora vivemos uma vida urbana em que eles se inserem e que diverge pouco ou nada de país para país.

Para concluir devo dizer que a única raça portuguesa que me agrada, em termos morfológicos, é o Serra da Estrela. Mas, infelizmente, tem um feitio que eu não aprecio particularmente no que se refere a teimosia e, talvez por isso, menos facilidade de aprendizagem ( é apenas uma opinião pessoal).
As demais raças portuguesas não me agradam e existe mesmo uma delas que eu posso até dizer que não gosto, o podengo. Hoje em dia, embora não seja essa a ração pela qual não gosto deles (isso é uma questão de gosto meramente pessoal pela morfologia do animal, porque até gosto da inteligência) ainda não consigo distinguir esta raça de muitos SRD que vejo pelas ruas e terras de Portugal.

Um abraço
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”