Pastor da Russia meridional

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

adrenaline
Registado: sábado jan 12, 2013 2:21 pm

sábado jan 12, 2013 2:33 pm

Olá a todos.

Sou novo por aqui e procuro ajuda relativamente a uma raça de cães chamada "Pastor da Russia Meridional".
Para quem não conhece, trata-se de um cão excelente e que além de ser muito bonito e amigo do dono, faz também um bom cão de guarda.
Podem ver o animal no seguinte site:

http://forum.jogos.uol.com.br/racas-rar ... 350?page=1

Tive um em tempos, mas não sabia de que cão se tratava. Já morreu há uns anos e agora que descobri finalmente a sua raça, gostaria muito de voltar a ter um. Mas não consigo descobrir criadores.
Alguém sabe onde posse arranjar um cachorro desta raça aqui em Portugal?

Ficaria extremamente agradecido.

Muito obrigado a todos e cumprimentos,

Daniel
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jan 12, 2013 2:37 pm

Teve um onde? Aqui em Portugal?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
adrenaline

sábado jan 12, 2013 2:50 pm

Sim, cá em Protugal. Fo oferecido ao meu Pai em muito mau estado. Muito mal tratado e já com quase um ano. Mas conseguimos educá-lo e ficar amigo dele. Tornou-se um cão fantástico. Já confimei que se tratava realmente de um cão desta raça através da troca de fotos com uns criadores franceses.
Mas cá em Portugal não faço a minima ideia de quem seja criador.

daniel
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado jan 12, 2013 2:51 pm

É um cão bonito, se me mostrassem só a 5ª foto desse site e me dessem a adivinhar, eu diria que era um bearded collie :oops:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado jan 12, 2013 4:05 pm

Muito giro, agora ando com tendência para peludos.
rottjgs
Membro
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

sábado jan 12, 2013 6:55 pm

Boas

Eu conheço muito bem cão. Esses cães são LGDs = livestock guardian dogs. Ou seja, eles foram criados para proteger os rebanhos contra lobos, ursos, outros predadores e ladrões. Eu acho um milagre você ter tido um em portugal, visto estes cães não terem propriamente um temperamento compatível com os standards portugueses.

Aqui em portugal não há criadores, duvido muito. Essa é uma raça extremamente rara no mundo. Os únicos LGDs que eu já vi aqui em portugal foram o Cão dos Pirenéus, Mastiff dos Pirinéus e Mastim Espanhol, claro, sem contar com as raças portuguesas.

Se você quer realmente um cão desses, vai ter de procurar na Europa de leste, Rússia e EUA. Fora disso, talvez haja um criador ou outro isolado no resto da Europa.

Eu até gosto que certas raças de cão fiquem "escondidas" ou "desconhecidas" ao povo português, porque se se tornassem populares, estariam na lista dos cães perigosos no dia seguinte. Estes cães não são para qualquer um, eles são muito mais felizes se tiverem um trabalho para fazer, que é, cuidar dos seus rebanhos.

Cumps. ;)
adrenaline

sábado jan 12, 2013 8:02 pm

Olá rottjgs.

Obrigado pelo seu comentário. Realmente a raça é mesmo rara para estas bandas. Dificilmente conseguirei arranjar um cão destes cá em portugal.
Uma das razões pelas quais gostaria de voltar a ter um cão desta raça, é porque gosta bastante de proteger o que é seu. É um bom cão de guarda e preciso pois tenho espaço que precisa de um animal com estas características.
Mas no que toca ao tema das raças perigoras, tenho algumas dúvidas que assim viesse a ser, pois entre algumas das suas características, eles são extremamente carinhosos com o dono e com as crianças.
Aquele que tive, era um belíssimo guarda e ao mesmo tempo era muito amigo da família. Podia tirar-lhe um osso da boca sem qualquer problema. Fi-lo várias vezes, mesmo até para o testar, e nunca tive qualquer problema. É bastante inteligente e sabe respeitar o dono. Obviamente que deve ter uma educação digna das suas características.

Cumprimentos,

Daniel
rottjgs
Membro

sábado jan 12, 2013 9:33 pm

adrenaline Escreveu:Olá rottjgs.

Obrigado pelo seu comentário. Realmente a raça é mesmo rara para estas bandas. Dificilmente conseguirei arranjar um cão destes cá em portugal.
Uma das razões pelas quais gostaria de voltar a ter um cão desta raça, é porque gosta bastante de proteger o que é seu. É um bom cão de guarda e preciso pois tenho espaço que precisa de um animal com estas características.
Mas no que toca ao tema das raças perigoras, tenho algumas dúvidas que assim viesse a ser, pois entre algumas das suas características, eles são extremamente carinhosos com o dono e com as crianças.
Aquele que tive, era um belíssimo guarda e ao mesmo tempo era muito amigo da família. Podia tirar-lhe um osso da boca sem qualquer problema. Fi-lo várias vezes, mesmo até para o testar, e nunca tive qualquer problema. É bastante inteligente e sabe respeitar o dono. Obviamente que deve ter uma educação digna das suas características.

Cumprimentos,

Daniel
Muitos parabéns, você tinha um verdadeiro LGD. As características que você citou, são de um verdadeiro LGD, ou neste caso, PRM ou ainda SRO (=south russian ovcharka), mais comummente conhecido.

Eu disse aquilo sobre as raças perigosas, porque a maioria das pessoas não sabe o que é um LGD, não sabem lidar com um. Pensam que é apenas mais um cão de guarda, NÃO é. LGDs são conhecidos por serem cães BASTANTE independentes, agindo por si mesmos, sem o dono estar presente. Afinal de contas, essa era a característica mais desejada, pois os pastores iam dormir e os cães é que guardavam os rebanhos. Então, quando os cães vissem um lobo ou outro predador, eles não podiam simplesmente estar à espera que o dono aparecesse lhes dissesse como agir. Outra característica dum LGD, é ser agressivo. Eles tinham que ser agressivos pra fazerem frente a um lobo ou urso ou leão ou outra grande ameaça.

Por isso, muitas pessoas acham que apenas uma intensa socialização dá conta e que assim o cão já pode viver na cidade que não há problema, ERRADO! Claro, dentro das raças de LGDs, há muitas variações nos estilos de guarda e defesa e ataque, mas todos têm uma característica em comum, eles têm que ser agressivos e independentes MAS, como você disse, "extremamente carinhosos com o dono e com as crianças" e "belíssimo guarda e ao mesmo tempo era muito amigo da família". Esse é um verdadeiro LGD.

Aqui em portugal, não vejo muito a necessidade de haver LGDs, apenas no norte, onde há lobos. Mas lá, já há o Cão de Gado Transmontano, por isso, as ovelhas que os têm, já estão seguras :P .

Quanto ao obter um cão desses aqui em portugal, eu não contaria com isso. Pode-se contar nos dedos as pessoas que já ouviram falar dum SRO. Por isso, comece já a procurar criadores nos EUA ou Rússia ou Europa de leste. Aqui em portugal, não há.

"Poderá" haver alguns exemplares isolados, mas não um criador, infelizmente para o seu caso.

Caso, por um milagre, você encontre um criador aqui em portugal, por favor avise-me ;).

Cumps.

p.s: eu tenho bastantes conexões nos EUA e pertenço a vários grupos de LGDs no facebook, eu posso perguntar se alguém conhece criadores ;)
adrenaline

sábado jan 12, 2013 9:51 pm

OK, muito obrigado pela sua disponibilidade.
Muito provavelmente não terei disponibilidade para ir muito longe buscar um cão, mas nunca se sabe. pode ser que com um bocado de sorte alguém conheça quem tenha cães destes por perto.

Já troquei uns emails com uma criadora em França, mas ir lá buscar um cão é um pouco difícil. Ela tem um site dedicado a esta raça:

http://www.bergers-russes.com/

Cumprimentos

daniel
rottjgs
Membro

sábado jan 12, 2013 9:57 pm

Já recebi a primeira resposta. Disseram me que esta senhor cria SROs em espanha ;)

https://www.facebook.com/monica.doallo
rottjgs
Membro

sábado jan 12, 2013 9:59 pm

rottjgs
Membro

sábado jan 12, 2013 10:05 pm

Já agora, tem mesmo a certeza de que era um SRO e não um Mioritic Sheepdog?
rottjgs
Membro

sábado jan 12, 2013 10:11 pm

recebi este comentário:

"Write to this address! [email protected] (name is Zinaida) She prompt to you the nurseries of SRO of working breeding"
adrenaline

sábado jan 12, 2013 10:12 pm

Tenho sim. Eu sei que eles são parecidos, mas era mesmo um SRO. Das fotos daquele site que referi, há umas em que poderiam ser irmãos gémeos. :-)
rottjgs
Membro

sábado jan 12, 2013 10:34 pm

olhe, vou lhe dar o links dum grupo onde eu estou e onde já publiquei o "meu" anuncio sobre o SRO.

https://www.facebook.com/groups/youzhak ... up_comment

se quiser, mande-me uma mp, add me no fb e falamos melhor lá ;)
Responder

Voltar para “Cães”