Fiz anos no início deste mês e o meu noivo ofereceu-me um labrador preto, com 8 semanas. Era um sonho antigo meu e fiquei nas nuvens com o cão.
O filhote tem LOP e custou 300€, foi comprado em Aveiro.
Como sou de Lisboa, o meu noivo tratou de tudo por telefone/mail, viu fotos dos filhotes, dos pais, analisou o Facebook do Canil e tudo parecia bem. Como os preços cá em Lisboa eram quase o dobro, ele optou por comprar o cão em Aveiro e pagar mais 50€ para o criador trazê-lo até Lisboa.
No dia em que recebi o cachorrinho, achei-o demasiado magro, com uma barriga anormalmente grande e parecia-me ter os membros fininhos, pouco desenvolvidos. Dava para contar as costelas e aquilo não me pareceu nada normal. Ele já veio com a primeira vacina mas, cismada como eu sou, fui levá-lo ao veterinário no dia a seguir.
Pois bem, o veterinário confirmou as minhas suspeitas. Disse-me que o cachorrinho estava abaixo do peso, que não devia ser bem alimentado, que tinha vermes até mais não e estava com uma otite severa (ele chamou-a de sarna otodécica). Fiquei em choque e liguei imediatamente para o criador que me disse que o cachorrinho comia ração de qualidade (Pedigree, disse-me ele), que é normal terem vermes nesta idade e que isto era tudo normal. Fiquei fula da vida e não aceitei essa história.
Fiz tudo o que podia na veterinária: demos mais uma dose do Drontal Puppy (e marcamos a próxima para daqui 15 dias, junto com a 2ª vacina), comprei o remédio para a otite, uma pomada com aplicador que tenho que passar durante 5 dias seguidos e mudei-lhe a ração para a Purina Pro Plan, que a veterinária recomendou-me como sendo de boa qualidade sem ser exorbitante.
A diferença foi notória, o meu Rio está gordinho, as patas estão robustas, perdeu a barriga enorme e já não chora com otites.
A questão que se coloca é: haverá algo que eu possa fazer para denunciar este criador da treta que trata os cães de qualquer maneira? É normal um criador vender um cão cheio de parasitas (foram 3 dias a dormir com um olho aberto e outro fechado, para evitar que ele comesse o cocó com vermes) e com uma ração tão rasca como a Pedigree?
O meu noivo está arrependido e já disse que no final, com o que gastamos em veterinário, remédio e afins, dava para comprar o cão ao preço correto, cá em Lisboa e concordo.
Se forem ao meu Petsite, poderão ver as fotos do Rio quando chegou cá a casa (há 10 dias) e agora, gordinho e saudável, mas pergunto-me: poderei fazer algo para evitar que isto continue a acontecer com outros filhotes? Ou o erro foi do meu noivo por comprar um "cão por correspondência"?
Obrigada