Boa noite,
Este é o meu primeiro post embora acompanhe o forún à algum tempo, decidi só pronunciar de minha pessoa agora que vou adoptar uma cadelinha bébé do canil de Alcochete, mas há algo que me preocupa.
Passo a explicar:
À cerca de 2 semanas vi um anúncio no facebook que um senhor entregou no Canil de Alcochete uma cadelinha com os seus 6 bébés, que tinha ido parir no seu alpendre, como tinha chovido e com o frio a mãezinha encontrou ali um abrigo (pelo menos é isso que o senhor disse, pode bem ser que a cadela fosse dele e quando engravidou ele foi despachar-se da situação).
Os bébés nasceram, disse o senhor ao pessoal do canil, perto de dia 16, e quando apareceu no facebook a pedir já pessoas para adoptar eu apaixonei-me por uma menina creme, e nesse fim de semana fui lá ver e "reservar" (que palavra tão feia), e tenho ido todos os fins de semana, e continuarei a ir até ma poderem entregar.
O meu medo vem de 2 situações:
1.A senhora responsável pelo canil referiu que na ninhada de 5 cadelinhas que lá foi deixada 1 semana depois da ninhada da minha menina, uma morreu com parvovirose, e as ultimas duas a serem adoptadas já demonstravam sintomas. A ninhada da minha menina está bem resguardada numa das casas de banho do canil para não ficarem demasiados expostos, mas tenho medo que possam vir apanhar algum destes virús, tenho ido lá vê-los sempre que posso, e tenho estado atenta, mas não sei quais os primeiros sinais desses tipos de virús? Alguém me pode dar umas indicações?
2. A mesma senhora não quer esperar que os cachorrinhos tenham pelo menos 2 meses para os entregar aos donos, diz que não quer corram riscos de apanhar doenças, e assim que começarem a comer, trata do que tem que ser feito, (vistos pelo veterinário e colocar o chip) e Ála que se faz tarde. Na minha opinião é para não andarem a alimentar mais 6 bocas quando já têm donos à espera. Ora isto cria uma deficiência na socialização dos bébés, e eu gostava que me dessem umas dicas sobre como tentar minimizar esta falta que vai haver, quero propurcionar à minha cadelinha uma boa saúde tanto física como psicológica, para que seja feliz.
Amanhã coloco fotos.
Peço desculpa pelo post longo e obrigado desde já! =)
Cachorrinha de um canil
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
sinceramente? quanto mais depressa um cachorro sair de um canil municipal e de perto de um foco de parvovirose, melhor! a sociabilização pode ser feita de outras formas, com o cachorro já seguro na casa dos donos.
além do mais... não me parece que numa casa de banho estejam a ser sociabilizados!
além do mais... não me parece que numa casa de banho estejam a ser sociabilizados!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Como é óbvio, digo sociabilizado com os irmãos e irmãs para aprenderem como só o convívio com a mãe e irmãos pode proporcionar, e também convivem com pessoas, existem muitos voluntários que vão de crianças a adultos que estão sempre a visitar e lidar com eles!
Mas pronto se é assim, fico mais descansada, pode dar-me algumas indicações ou onde posso ler sobre isso? Já sei algumas coisas, mas ainda estou com dúvidas de como é a melhor abordagem no que toca a socializar com crianças e outros cães.
Obrigado =)
Mas pronto se é assim, fico mais descansada, pode dar-me algumas indicações ou onde posso ler sobre isso? Já sei algumas coisas, mas ainda estou com dúvidas de como é a melhor abordagem no que toca a socializar com crianças e outros cães.
Obrigado =)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Os primeiros sinais de parvovirose são prostração, apatia, muitos vómitos, e anorexia (não come nem bebe nada). Só 2 ou 3 dias depois em a diarreia sanguinolenta e fétida, e quando se inicia o tratamento nesta fase, muitas das vezes já é tarde demais.
Quanto à socialização, baseie-se sobretudo no contacto com ela, e faça-a conviver com cães que saiba serem pacíficos e que tenham a vacinação e desparasitação em dia.
Para dormir coloque-lhe um saco de água quente coberto com algo fofo para dar semelhança do pêlo e calor da mãe, ela vai-lhe agradecer.
Quanto à socialização, baseie-se sobretudo no contacto com ela, e faça-a conviver com cães que saiba serem pacíficos e que tenham a vacinação e desparasitação em dia.
Para dormir coloque-lhe um saco de água quente coberto com algo fofo para dar semelhança do pêlo e calor da mãe, ela vai-lhe agradecer.
A minha cadela também foi adotada num canil, quem foi lá deixar a ninhada disse que eram de uma cadela de rua que morreu atropelada... Se é verdade ou não, não sei nem me interessa mas isto tudo para dizer que ela foi para o canil com 6 semanas aproximadamente. Quando a fomos buscar ela já lá estava à uma semana e tal, por isso como pode ver ficou sem a mãe cedo.
Começámos logo a levá-la ao colo à rua e apresentamo-la a cães de amigos que sabiamos estarem vacinados, mas sempre dentro de casa.
Como já foi mencionado, quanto mais cedo a retirar do canil, melhor para a saúde dela. No canil onde sou voluntária, infelizmente nos últimos tempos perdemos bastantes animais para a parvovirose...
Se possível leve também um pedaço da mantinha da mãe para colocar por cima da botija de água. Costuma ajudar...
Boa sorte com a pequena
Começámos logo a levá-la ao colo à rua e apresentamo-la a cães de amigos que sabiamos estarem vacinados, mas sempre dentro de casa.
Como já foi mencionado, quanto mais cedo a retirar do canil, melhor para a saúde dela. No canil onde sou voluntária, infelizmente nos últimos tempos perdemos bastantes animais para a parvovirose...
Se possível leve também um pedaço da mantinha da mãe para colocar por cima da botija de água. Costuma ajudar...
Boa sorte com a pequena

Quanto à socialização acho que vou começar pelo cão do meu namorado, ele mora em alcochete, é um cão que está vacinado e que adora brincar, é um pouco destravado mas como vai tudo ser supervisionado não vai correr mal!
E crianças não faltam onde moro, já tenho uma ideia do que fazer! =) mas só depois de ela ser desparazitada que isto de lombrigas e crianças, há que jogar pelo seguro!
Aqui vão as imagens que disse que ia colocar, foram tiradas este fim de semana:

Não é tão linda?
E crianças não faltam onde moro, já tenho uma ideia do que fazer! =) mas só depois de ela ser desparazitada que isto de lombrigas e crianças, há que jogar pelo seguro!
Aqui vão as imagens que disse que ia colocar, foram tiradas este fim de semana:

Não é tão linda?
Tão fofa!!!!
É simplesmente adorável!
É simplesmente adorável!