diário de uma adopção - dúvidas de obediência/comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

sexta jan 11, 2013 9:44 pm

hoje levou os comprimidos para a desparasitação interna. como está com 25 kg levou dois e meio e foi sem truques. aproveitei umas imagens de um link que está noutro tópico, agarrei-lhe as bochechas para lhe abrir a boca e cá vai disto. ela reage lindamente. não quer, claro, mas depois de a obrigar a engolir o primeiro, continua deitada de lado e lá vai mais um comprimido e depois outra metade e ela sempre deitada de lado.

dentro de casa é óptima. só esboçou uns ladrares e uns rosnanços a uns gatos que passam no parapeito da marquise que dá para o nosso quintal, mas até agora bastou advertir de pronto que ela acalma-se. e melhor ainda: por enquanto tenho a marquise com bicicletas e no outro dia ela deitou uma delas ao chão. não vi o que aconteceu e ela assustou-se bastante porque a bicicleta caiu-lhe em cima, então nem sequer lhe ralei nem nada, mas a partir daí achei melhor que ela para já não fosse para a marquise. sempre que abro as portas e lá vou, mesmo deixando as portas abertas ela respeita e fica à espera. isto para explicar que uma das vezes que viu um gato, levantou-se, fez um woof enquanto disparou para a marquise, mas mal chegou ao limiar da porta (que estava aberta) parou. fiquei orgulhoso, confesso.

na rua é um filme diferente. parece um cão pisteiro, não tira o nariz do chão enquanto vamos no passeio e puxa um bocado, está sempre a trocar de lado, fica a cheirar em vez de continuar a andar comigo... enfim, chego a ficar cansado de estar sempre a corrigir com puxão de trela ou a parar até ela não puxar. é um bocado reactiva a certas coisas, mas com um puxão até reage bem. o pior são as bolas. onde passeamos há várias vezes gente a jogar à bola na relva e ela fica doida com as bolas (já me tinham avisado lá na associação lol). é a altura em que tenho mesmo dificuldade que ela se foque em mim. o pior é que dentro de casa não é um sítio ideal para brincar com bolas e além de ser proibido (mas já se sabe que ninguém cumpre) ainda não está educada de forma a soltá-la com confiança, de modo que não consigo brincar com ela com uma coisa que ela adora.

o importante é a forma como ela se tem comportado dentro de casa e connosco e essa é quase 100% positiva, a única coisa que lhe posso apontar é que chega a ser chata de tanto andar atrás de nós à procura de afecto. passa imenso tempo deitada se nós estivermos sentados no sofá ou no computador, porque quando alguém se levanta lá vai ela atrás. mas quando lhe fechamos uma porta (tudo bem que ela é um cão, mas às vezes também precisamos de privacidade haha) ou quando tem ficado sozinha tem ficado bem e ainda não fez estragos nem demonstrou sinais de ansiedade.

no que toca à rua e aos passeios, tenho lido como ensinar e estou a tentar aplicar os conceitos. vou aguardar mais uns tempos e se não vir resultados começamos a pensar numa escola.

mas atenção, não estamos de maneira nenhuma desiludidos, pelo contrário. pensávamos que íamos ter muito mais trabalho do que estamos a ter na realidade. está a ser óptimo.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado jan 12, 2013 1:30 am

Essa coisa de andar aos zigs zags é ela a fazer uma "triangulação" a um cheiro "alvo". É normal.
A minha, ainda nova na zona também fazia isso, depois diminuiu mas ainda faz (muito menos). E não me ralo, limito-me a trocar a trela de mão e a bloquear certas coisas (comida no chão, etc.Mas às vezes falho).
Quando é "caça" digo-lhe.
Olha o frango!
Quando se atira, é um espectáculo.
26kg é muita fruta mas pode começar a treinar o vem, vai e dá com uma extensível e recompensa de alto valor.
Quando tiver a coisa bem interiorizada,pode atirar bolas para um alcance igual ou inferior à trela. (nunca superior).
Muitas vezes desleixo-me,não meço bem as distancias ou distraio-me momentaneamente e com o momentum ela quase me arranca o braço do ombro e só tem 15 kg.
Isso de os seguir para todo o lado,é chato mas muito bom. (tem seguimento e submissão,há quem os treine para fazer isso mesmo,umas das formas para mostrar quem é que manda em casa,é obrigá-los a nos seguir para todo o lado em casa.)

Minhas sugestões.
Provavelmente, a coisa do quintal,das bicicletas, ganhou um certo receio, eu cá ia com ela até lá para habitua-la às ditas e mostrar que não há razão para ter receio. E a seguir prendi-as a qualquer coisa para não voltar a cair.
Se achar bem e se for a horas decentes,deixe-a ladrar e rosnar um pouco antes de acabar a festa (eles também comunicam).
Mas o que escolher fazer,nunca desleixe os limites que tem ou terá. Firme.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado jan 12, 2013 12:01 pm

Floripes3 Escreveu:Foi pena não o terem alertado na loja, mas o banho logo a seguir à vacinação anulou as vacinas. Devia ter esperado uma semana antes de lho dar. Terá de as repetir, fale com o veterinário.
O veterinário vai fica de boca aberta . O que acabou de dizer é completamente falso. Farto-me de avisar sobre os conselhos aqui da Bronkas/Floripes que são sempre deste tipo. Se falar com aquele veterinário de azeitão do tempo da companhia dos animais, a floripes vai entre outras coisas ouvir que tal coisa é impossível.
estevez
Membro

terça jan 15, 2013 1:10 pm

olá,

as dúvidas agora começam a ser no sentido de obediência básica e algum comportamento canino. vou tentar manter tudo neste tópico e ir editando o título, para não estar a abrir um tópico novo caso tenha alguma questão, pelo menos enquanto for tendo aqui respostas.

- na rua, apesar de usar a estranguladora para ela também não fazer tanta força, tenho usado o método positivo: quando ela puxa, consoante o sítio onde me encontro ou fico parado ou mudo de direcção. recompensas só afecto, raramente dou biscoitos. uso a estranguladora só para correcções momentâneas, como por exemplo cada vez que ela insiste em ir cheirar caca de pombo (em lisboa, junto às paredes dos prédios é um festival) ou lixo e afins. noto imensas melhorias em menos de uma semana a andar, apesar de ainda ser muito reactiva a certas coisas. vou aguardar mais uns tempos para ver como se desenvolve, mas estou a ponderar passar para uma coleira normal e ver como ela se porta, apesar de achar que quando eles puxam, magoam-se tanto com uma coleira normal como com uma estranguladora.

- neste momento tenho uma dúvida mais específica: a glória raramente se senta direita. senta-se sempre de lado. deitar é igual, nunca fica deitada direitinha, deita-se logo de lado. devo insistir nisto para ela o fazer certinho? pode indicar algum problema nas articulações ou é completamente inofensivo? não me chateia nada, excepto na rua que fica com o pelo do dorso mais sujo desta forma, mas ainda não cheguei a essa parte de tentar que ela se sente e deite na rua.

- como ela anda sempre à trela não corre tanto como eu gostaria e tenho a impressão que a socialização dela com outros cães está a sair prejudicada (foi-me dito na associação que ela nunca demonstrava comportamentos agressivos com outros cães - excepto uma vez ou outra por causa de bolas - e observei-a a conviver com outros cães nas vezes que a vi e ela sempre foi pacífica). noto que agora começa a ficar mais alerta e mais tensa, principalmente quando o outro cão está solto. acho que o facto de ela ir à trela e os outros cães estarem soltos a deixa tensa, fica com as orelhas levantadas, o pêlo um pouco eriçado e nota-se logo que fica a ferver em pouca água. nunca dou tensão à trela, espero pacientemente a ver o que isto dá até o dono do outro cão ou eu decidirmos que já é tempo de irmos andando. isto para dizer que estou a pensar ir para uma escola também por isto. enquanto lá estamos ela pode estar com outros cães enquanto aprendemos e acelerar a educação em obediência dela para que mais rapidamente a possa soltar em sítios seguros com confiança. gostava de receber recomendações de escolas (se necessário por pm) na zona de lisboa, bem como preços, já que nem todas disponibilizam essa informação nos sites. só conheço a ataac, mas há uns 20 anos, não faço ideia como está agora. pelo que tenho visto as escolas são quase todas nos arredores, mesmo em lisboa há pouca oferta. a minha preferência seria para lisboa e preferia métodos mais positivos, mas não é necessário que sejam exclusivamente positivos. só não quero chegar a uma escola em que a solução para tudo é estranguladoras de picos e "mostrar quem manda". acho que o ideal anda algures no meio termo.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jan 15, 2013 2:04 pm

tem MP :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
estevez
Membro

quarta jan 16, 2013 1:36 am

botas96 Escreveu:Essa coisa de andar aos zigs zags é ela a fazer uma "triangulação" a um cheiro "alvo". É normal.
A minha, ainda nova na zona também fazia isso, depois diminuiu mas ainda faz (muito menos). E não me ralo, limito-me a trocar a trela de mão e a bloquear certas coisas (comida no chão, etc.Mas às vezes falho).
Quando é "caça" digo-lhe.
Olha o frango!
Quando se atira, é um espectáculo.
26kg é muita fruta mas pode começar a treinar o vem, vai e dá com uma extensível e recompensa de alto valor.
Quando tiver a coisa bem interiorizada,pode atirar bolas para um alcance igual ou inferior à trela. (nunca superior).
Muitas vezes desleixo-me,não meço bem as distancias ou distraio-me momentaneamente e com o momentum ela quase me arranca o braço do ombro e só tem 15 kg.
Isso de os seguir para todo o lado,é chato mas muito bom. (tem seguimento e submissão,há quem os treine para fazer isso mesmo,umas das formas para mostrar quem é que manda em casa,é obrigá-los a nos seguir para todo o lado em casa.)

Minhas sugestões.
Provavelmente, a coisa do quintal,das bicicletas, ganhou um certo receio, eu cá ia com ela até lá para habitua-la às ditas e mostrar que não há razão para ter receio. E a seguir prendi-as a qualquer coisa para não voltar a cair.
Se achar bem e se for a horas decentes,deixe-a ladrar e rosnar um pouco antes de acabar a festa (eles também comunicam).
Mas o que escolher fazer,nunca desleixe os limites que tem ou terá. Firme.
não tinha visto isto. quanto à bicicleta, ela não ganhou receio, mas contrariamente ao que aconteceu por exemplo com os quartos, aprendeu num instante a não entrar. só entra se deixamos a porta da marquise aberta e vamos lá algum tempo e estamos distraídos. mas às vezes ainda vai lá quando pensa que ninguém vai dar por isso, não ficou assim tão bem ensinada hehe. de resto, quando saio com a bicicleta ela não tem medo nenhum, acompanha-me até à porta ou da porta de novo até à marquise.
estevez
Membro

quarta jan 16, 2013 1:44 am

e quanto ao sentar-se daquela forma meia destrambelhada (acho que na foto da associação logo na primeira ou segunda página ela está assim sentada), devo preocupar-me? já pesquisei na net, mas nem sei bem que tipo de pesquisa fazer e não encontrei nada sobre isto, só fotos tipo "ai que giro, o meu cão senta-se de uma maneira esquisita"... será sinal de alguma coisa a nível de articulações ou é só por ela ser uma preguiçosa trapalhona?
LadyLeia
Membro Júnior
Registado: domingo jan 13, 2013 10:09 pm

quarta jan 16, 2013 3:48 am

Boa noite,

Acho que quanto ao sentar/deitar de forma peculiar não se deve preocupar muito, se ela não mostra desconforto ao andar, ou quando lhe toca nas patas. (Acredite, isto vindo de quem tem artrite reumatoide, quando tenho crises, se me mexem nos braços ou dou um toque com as pernas, refilo logo! Acredito que não será diferente com os nossos amigos). Por vezes os animais arranjam formas esquesitas de se sentarem, acasos de quando eram cachorros e que se mantiveram porque simplesmente era confortável para eles. Já vi fotos de cães que ao se sentarem as patas ficam dobradas uma para cada seu lado, paralelas horizontalmente com o chão (se é que me fiz entender, isto de explicar assim é estranho) e os animais são perfeitamente saudáveis, ou que se sentam de uma forma em que as patas ficam predominantemente para um lado.
O cão do meu namorado onde quer que esteja PIMBA deita-se de lado, excepto nas camas, onde se encaracola todo, eheh.

Em suma, não se deve preocupar se ela não mostra desconforto ou andar de forma estranha. Mas se é realmente algo que o preocupa ou que acha estranho pode e deve perguntar ao veterinário!
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta jan 16, 2013 7:37 am

estevez Escreveu:e quanto ao sentar-se daquela forma meia destrambelhada (acho que na foto da associação logo na primeira ou segunda página ela está assim sentada), devo preocupar-me? já pesquisei na net, mas nem sei bem que tipo de pesquisa fazer e não encontrei nada sobre isto, só fotos tipo "ai que giro, o meu cão senta-se de uma maneira esquisita"... será sinal de alguma coisa a nível de articulações ou é só por ela ser uma preguiçosa trapalhona?
A minha também se senta de forma esquisita, e o meu cao anterior também se sentava de lado. Eu até tenho dúvidas se algum cao se senta todo direitinho. :-)
estevez
Membro

quarta jan 16, 2013 11:40 am

pronto, já estou mais descansado. ela nestes dias que esteve connosco nunca mostrou sinais de dores, senão tinha ficado mesmo preocupado e ido ao veterinário. mas como está gordita e já tem um daqueles portes com o tronco bastante largo e pesado, tenho algum receio que possa ter problemas de articulações, tipo displasia e afins. quando for com ela novamente ao veterinário pergunto, claro, mas não é nada de urgente.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta fev 13, 2013 10:56 am

ola ola...entao e fotos desta menina linda??? novidades??? tudo ainda a correr sobre "rodas"? :D
estevez
Membro

quarta fev 13, 2013 1:49 pm

olá, está tudo lindamente. estamos só apreensivos com um certo coxear que às vezes revela ao correr (a andar felizmente não se queixa de nada) e se mantiver assim daqui a umas semanas terá que fazer um raio x sedada para ver o grau de displasia, espero que não esteja relacionado.

de resto está tudo ok, mas infelizmente não vou colocar mais fotos e removi as que tinha aqui, dado que entre as fotos da cadela e o facto de ter mencionado a zona onde moro, já são dados a mais. não querendo ser paranóico, prefiro não fornecer muitas informações pessoais num fórum público, até porque estou farto de encontrar maluquinhos na rua e não quero encontrar maluquinhos com acesso à internet e tempo livre a mais.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta fev 13, 2013 2:16 pm

Lourenca Escreveu:
estevez Escreveu:e quanto ao sentar-se daquela forma meia destrambelhada (acho que na foto da associação logo na primeira ou segunda página ela está assim sentada), devo preocupar-me? já pesquisei na net, mas nem sei bem que tipo de pesquisa fazer e não encontrei nada sobre isto, só fotos tipo "ai que giro, o meu cão senta-se de uma maneira esquisita"... será sinal de alguma coisa a nível de articulações ou é só por ela ser uma preguiçosa trapalhona?
A minha também se senta de forma esquisita, e o meu cao anterior também se sentava de lado. Eu até tenho dúvidas se algum cao se senta todo direitinho. :-)
Eu tive cães que se sentavam direitinhos em duas situações:
Quando eu mandava ou quando estavam cheios de curiosidade com alguma coisa e se sentavam e deitavam assim, para ver se conseguiam o que queriam.
Mas o treinador era exigente com o sentar direito e o deitar direito.

Agora quando estavam no relax, sentavam-se como a glória.
Responder

Voltar para “Cães”