Depois da Castração - Mudança de atitude
Moderador: mcerqueira
Bom dia.
Gostava de colocar uma duvida relativamente ao comportamento do meu cão, a ver se alguém teve a mesma experiencia e me consegue dar umas dicas.
Um pouco de background resumido:
O meu cão foi atacado por outro, têm vindo a ser tratado, e decidimos ( também com base em noticias recentes ) dar-lhe treinamento básico de obediência de forma a poder pô-lo dentro de casa.
( não têm sido fácil ... por isso temos optado por ser gradual ... de dia , fica no pátio da casa , á porta ... antes ficava no seu canil ... e á noite recolhe para dentro connosco ... mas não dorme em casa ... fica connosco algumas horas e depois pátio novamente ...)
Foi castrado a semana passada também para evitar fugas e outras chatices ...
A questão é:
Já sabia que iria aumentar o apetite ... nunca imaginei que fosse imediato ... agora está SEMPRE com fome ... e de cada vez que lhe coloco ração ... não dura 1 mim ... e depois chora ... chora ... só se cala com o "prato" cheio outra vez ...
é normal ?
Depois têm a ver com a atitude ... alem de fisicamente estar mais gordinho ( sim ... já se nota ) parece que ficou mais "autoritário".
Ladra para os vizinhos e para quem passa na rua ( NUNCA fez isso ) e anda sempre de cabeça e cauda levantada ...
é normal esta mudança de comportamento ?
é verdade que têm recebido mais mimos por estar quase sempre connosco ... têm passeado muito ( nesta fase levo-o 3-5x á rua por dia ... ) mas preocupa-me este mudança de atitude ...
O treinador apenas regressa no sábado e talvez aí ele me saiba dar algumas dicas ... mas até lá ... o que me dizem disto ? será normal ?
Obrigado a todos pelo trabalho de ler este "testamento".
Josué Rodrigues
PS: têm 6 anos.
Gostava de colocar uma duvida relativamente ao comportamento do meu cão, a ver se alguém teve a mesma experiencia e me consegue dar umas dicas.
Um pouco de background resumido:
O meu cão foi atacado por outro, têm vindo a ser tratado, e decidimos ( também com base em noticias recentes ) dar-lhe treinamento básico de obediência de forma a poder pô-lo dentro de casa.
( não têm sido fácil ... por isso temos optado por ser gradual ... de dia , fica no pátio da casa , á porta ... antes ficava no seu canil ... e á noite recolhe para dentro connosco ... mas não dorme em casa ... fica connosco algumas horas e depois pátio novamente ...)
Foi castrado a semana passada também para evitar fugas e outras chatices ...
A questão é:
Já sabia que iria aumentar o apetite ... nunca imaginei que fosse imediato ... agora está SEMPRE com fome ... e de cada vez que lhe coloco ração ... não dura 1 mim ... e depois chora ... chora ... só se cala com o "prato" cheio outra vez ...
é normal ?
Depois têm a ver com a atitude ... alem de fisicamente estar mais gordinho ( sim ... já se nota ) parece que ficou mais "autoritário".
Ladra para os vizinhos e para quem passa na rua ( NUNCA fez isso ) e anda sempre de cabeça e cauda levantada ...
é normal esta mudança de comportamento ?
é verdade que têm recebido mais mimos por estar quase sempre connosco ... têm passeado muito ( nesta fase levo-o 3-5x á rua por dia ... ) mas preocupa-me este mudança de atitude ...
O treinador apenas regressa no sábado e talvez aí ele me saiba dar algumas dicas ... mas até lá ... o que me dizem disto ? será normal ?
Obrigado a todos pelo trabalho de ler este "testamento".
Josué Rodrigues
PS: têm 6 anos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram
Olá.
Eu tenho um cão de um ano castrado, e mantèm-se elegante como sempre e sem sinais de mais apetite, mas também é verdade que faz exercicio.
A diferença é não andar a saltar em cima de cães e gatos a toda a hora, ás vezes lembra-se lol, mas muito raramente, urina menos vezes mas em mais quantidade. Na atitude continua a ser o mesmo cão simpático de sempre.
Boa sorte
Eu tenho um cão de um ano castrado, e mantèm-se elegante como sempre e sem sinais de mais apetite, mas também é verdade que faz exercicio.
A diferença é não andar a saltar em cima de cães e gatos a toda a hora, ás vezes lembra-se lol, mas muito raramente, urina menos vezes mas em mais quantidade. Na atitude continua a ser o mesmo cão simpático de sempre.
Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Acho que uma semana após a castração não seja razão para qualquer alteração de apetite ou comportamentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
O meu cão já era esfomeado e com a castração ficou mais ainda! Realmente uma semana é pouco mas o aumento de apetite aumenta com a castração, sim. A solução passa por manter a quantidade de ração, caso se perceba que o cão está a engordar diminui-se um pouco a quantidade, se isso não resultar, terá que se dar ao cão ração light ou para cães esterilizados.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
O efeito sobre o apetite é rápido sim. Já está a oferecer uma ração para animais castrados? Se ele já está a engordar comece já, senão daqui a nada tem de começar a fazer ração para diminuição de peso.
Outro ponto que referiu, quando ele chora dá-lhe mais comer, está a reforçar este mau comportamento. Se é assim tão submisso para com o seu cão de certo que este já sobrepôs a sua dominância sobre si. Esse comportamento revela que os donos é que mudaram de atitude perante o cão, e não o cão perante a castração.
Outro ponto que referiu, quando ele chora dá-lhe mais comer, está a reforçar este mau comportamento. Se é assim tão submisso para com o seu cão de certo que este já sobrepôs a sua dominância sobre si. Esse comportamento revela que os donos é que mudaram de atitude perante o cão, e não o cão perante a castração.
É normal o aumento rápido. O meu cão começou com claros sinais de aumento de apetite um dia depois!
No entanto, continua a comer exactamente o mesmo, razão pela qual não engordou um grama.
Sei que é tramado ficar a ouvir o cão pedir mais comida e não lhe dar nada. Nos primeiros dias vai ser difícil (ainda para mais, com o historial de reforço que se está a criar), mas aguente! Um conselho: a seguir a ele comer, faça algo diferente, não se limite a deixá-lo sem fazer nada. Saia com ele, brinque, faça qualquer coisa. Vai ver que ajuda em todos os aspectos : ele distrai-se, e já não pede comida; não pedindo, vocês não vão sofrer tanto; e, além, disso, em menos de nada, ele vai estar a ser reforçado pela boa acção de não chorar, brincando ou indo à rua. Outro conselho, faça da refeição dele algo menos rápido e aborrecido: coloque a ração dele num kong ou outro brinquedo similar, e obrigue-o a lutar pela comida. O estímulo que decorre dessa "luta" vai ajudar a preencher o vazio da comida. Acredite ou não, muitos cães gostam de comer, não necessariamente por fome (ou não exclusivamente), mas também porque é um passatempo, uma actividade (às vezes, a única) que têm durante o dia...
No entanto, continua a comer exactamente o mesmo, razão pela qual não engordou um grama.
É justamente isto; se ele chora e os donos dão, então o chorar vai continuar e intensificar. (só não percebo o que é que isto tem a ver com submissão e dominância, mas ok)ZezinhoManel Escreveu: Outro ponto que referiu, quando ele chora dá-lhe mais comer, está a reforçar este mau comportamento. Se é assim tão submisso para com o seu cão de certo que este já sobrepôs a sua dominância sobre si. Esse comportamento revela que os donos é que mudaram de atitude perante o cão, e não o cão perante a castração.
Sei que é tramado ficar a ouvir o cão pedir mais comida e não lhe dar nada. Nos primeiros dias vai ser difícil (ainda para mais, com o historial de reforço que se está a criar), mas aguente! Um conselho: a seguir a ele comer, faça algo diferente, não se limite a deixá-lo sem fazer nada. Saia com ele, brinque, faça qualquer coisa. Vai ver que ajuda em todos os aspectos : ele distrai-se, e já não pede comida; não pedindo, vocês não vão sofrer tanto; e, além, disso, em menos de nada, ele vai estar a ser reforçado pela boa acção de não chorar, brincando ou indo à rua. Outro conselho, faça da refeição dele algo menos rápido e aborrecido: coloque a ração dele num kong ou outro brinquedo similar, e obrigue-o a lutar pela comida. O estímulo que decorre dessa "luta" vai ajudar a preencher o vazio da comida. Acredite ou não, muitos cães gostam de comer, não necessariamente por fome (ou não exclusivamente), mas também porque é um passatempo, uma actividade (às vezes, a única) que têm durante o dia...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Já repararam que muita coisa mudou no dia-a-dia do cão, tem treinos, passou a estar mais dentro de casa, se calhar mimaram mais na altura da cirurgia, etc etc, possivelmente até mesmo o comportamento dos donos perante o animal, não será por isso que o cão também apresenta uma atitude diferente?
Pensem nisso.
Uma semana é muito pouco tempo para notarem já uma diferença no peso dele, não cedam a olhinhos pedinchas nem a "choros", é fácil de resolver.
Tanto o meu cão como a minha cadela são ambos esterilizados e não notei qualquer alteração no apetite. Ele nunca foi grande apreciador de comida, continua igual, ela sempre foi uma gulosa de primeira, continua igual...
Pensem nisso.
Uma semana é muito pouco tempo para notarem já uma diferença no peso dele, não cedam a olhinhos pedinchas nem a "choros", é fácil de resolver.
Tanto o meu cão como a minha cadela são ambos esterilizados e não notei qualquer alteração no apetite. Ele nunca foi grande apreciador de comida, continua igual, ela sempre foi uma gulosa de primeira, continua igual...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Não sei se aumenta o apetite, mas aumenta a tendência a ganhar peso, disso não tenho dúvidas! Inclusivamente existe ração específica para cães esterilizados, por algum motivo será.
Mas se mantiver a dose de ração que lhe dava antes, o peso não aumentará assim tão significativamente.
Quanto à mudança de comportamento penso que se deverá mais à mudança da rotina.
Mas se mantiver a dose de ração que lhe dava antes, o peso não aumentará assim tão significativamente.
Quanto à mudança de comportamento penso que se deverá mais à mudança da rotina.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Pois, mas é justamente ao contrário. O apetite aumentas; mas o "ganhar peso" não é consequência necessária à esterilização. A razão pela qual se ganha peso é justamente pelo aumento do apetite. O que acontece é que as pessoas começam a dar mais comida pois sentem que o cão ainda está com fome.Sasha9 Escreveu:Não sei se aumenta o apetite, mas aumenta a tendência a ganhar peso, disso não tenho dúvidas! Inclusivamente existe ração específica para cães esterilizados, por algum motivo será.
A existência da ração específica para cães esterilizados tem a ver com várias razões possíveis. Mas, em geral, prende-se com o controlo de peso. Uma ração para cães esterilizados é aconselhável para cães com excesso de peso, mesmo sem serem esterilizados, pois mantém o valor nutricional e (pretensamente) reduz o apetite mais do que uma ração normal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Por acaso não concordo nada convosco pessoal.
A minha cadela sempre foi péssima para comer. Aliás, um dos grandes problemas que tive com ela aquando da sua "recuperação para o mundo" foi precisamente fazê-la comer.
Esterilizei há umas 2 semanas. A medicação oral correu mal e ela não comia nada. Recuperou lentamente com injectáveis. Neste momento e notem o tempo que passou, come como nunca a vi fazer e já estou a cortar na quantidade ou transforma-se num chouriço.
A minha cadela sempre foi péssima para comer. Aliás, um dos grandes problemas que tive com ela aquando da sua "recuperação para o mundo" foi precisamente fazê-la comer.
Esterilizei há umas 2 semanas. A medicação oral correu mal e ela não comia nada. Recuperou lentamente com injectáveis. Neste momento e notem o tempo que passou, come como nunca a vi fazer e já estou a cortar na quantidade ou transforma-se num chouriço.
-
- Membro Veterano
É o contrário, pode causar aumento de apetite, mas se a quantidade de ração for a mesma não haverá qualquer aumento de peso.Sasha9 Escreveu:Não sei se aumenta o apetite, mas aumenta a tendência a ganhar peso, disso não tenho dúvidas!
Eu não disse que não poderia existir um aumento de apetite, só disse que seria um pouco cedo para estarem a notar já alguma alteração. Dei o meu testemunho apenas para dizer que não é regra, ou seja, nem sempre há esse aumento de apetite.WaterMonitor Escreveu:Por acaso não concordo nada convosco pessoal.
Calvin
Calvin
O meu foi castrado à quase um mês, e também desde logo notei o aumento no apetite dele, de tal forma que tive de arranjar um daqueles comedouros que os obrigam a "demorar" a comer, pois como comia tudo em menos de 1mn pouco depois andava a vomitar :X
Em relação aos restantes comportamentos para já não notei ainda grandes diferenças.
Em relação aos restantes comportamentos para já não notei ainda grandes diferenças.
Ok, o aumento de peso provavelmente fica a dever-se ao aumento de apetite...Sasha9 Escreveu:Não sei se aumenta o apetite, mas aumenta a tendência a ganhar peso, disso não tenho dúvidas!
O facto é que a larga maioria de cães esterilizados que conheço têm excesso de peso!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
-
- Membro Veterano
Na minha opinião, se só existir um cão em casa, é fácil! Há casos de amigas minhas que têm dificuldade em controlar o que os cães comem porque as mães fazem sempre umas asneiras, mas se for combinado entre todos... Mantendo a ração habitual, a quantidade diária e a actividade física não há aumento de peso.Sasha9 Escreveu:Ok, o aumento de peso provavelmente fica a dever-se ao aumento de apetite...Sasha9 Escreveu:Não sei se aumenta o apetite, mas aumenta a tendência a ganhar peso, disso não tenho dúvidas!
O facto é que a larga maioria de cães esterilizados que conheço têm excesso de peso!
Se conhecem assim tantos cães esterilizados com excesso de peso significa que há demasiados cães a mandar nos donos e demasiados donos moles...

Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram
--Epá parece que sou a única com cão castrado sem aumento de apetite! deve sair a mim
está elegante como sempre e ja se passaram quase 5 meses.
No caso do Fox pode ser porque come uma ração sem cereais, á base de peixe e com muita fibra??? ele realmente alivia-se 3 vezes ao dia, não deve sobrar muito para acumular gordura.

No caso do Fox pode ser porque come uma ração sem cereais, á base de peixe e com muita fibra??? ele realmente alivia-se 3 vezes ao dia, não deve sobrar muito para acumular gordura.