Quanto ao problema das lombrigas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

terça fev 10, 2004 11:40 pm

Boas caros foristas;
tenho tido um problema que penso que é bastante usual nos canitos que é o problema das lombrigas.
Apesar de não ser uma inspecção agradável, é sempre aconselhável ver os dejectos do canito, porque as lombrigas, por exemplo, nunca são uma coisa boa pa um cão ter porque podem circular entre animais e humanos e ataca os intestinos dos amiguitos=\
Não deixem os vossos cães xeirar os dejectos dos outros.. normalment é como se apanham mais lombrigas.
A mnha cadelita apanhou e tou-lhe a dar uns comprimidos, mas parecem não tar a dar mto resultado. Tou c medo que passem para o parceiro :|
cumprimentos
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 11, 2004 12:32 am

Olá,

Penso que seria sensato a desparasitação ser feita, simultâneamente, a todos os cães (e gatos, se os houver) da casa.
Maria João
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta fev 11, 2004 7:45 am

mjoaomarques Escreveu: Olá,

Penso que seria sensato a desparasitação ser feita, simultâneamente, a todos os cães (e gatos, se os houver) da casa.
e aos elementos humanos que convivem com os animais... ;)
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

sábado fev 21, 2004 7:57 am

N tenho a certeza, mas axo k tb tou com esse problema. como é k se vê????se tem é claro! quais são as consequências?é k nisto n percebo lá mt :oops: mas tb, nova como sou k keriam??
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo fev 22, 2004 12:09 am

bbaixo Escreveu: e aos elementos humanos que convivem com os animais... ;)
Sem dúvida! Sobretudo quando não se sabe de que "lombrigas" se trata. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo fev 22, 2004 12:20 am

Quando em duvida, o melhor é ir à farmácia e pedir um desparasitante de largo espectro para cães, outro para humanos.

O normal será todos tomarem uma dose ao mesmo tempo, uma segunda 15 dias depois para reforço, mas isso dependerá do medicamento e na farmácia podem informar.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo fev 22, 2004 10:05 am

Os mais velhinhos aqui do fórum devem lembrar-se (como são velhinhos, a memória já não ajuda :lol: ) de eu ter colocado aqui uma questão sobre a desparasitação interna. Na altura disse que convinha desparasitar os cães e, simultâneamente, todos os membros humanos do agregado familiar.

Isto deu faísca. A Sealords caiu-me em cima (como já era hábito, eu não me importei. Até passei a gostar :lol: ), ripostando que os parasitas do cão não são da mesma espécie da dos humanos.
Bom, eu juraria que tinha sido o veterinário que me tinha metido isso na cabeça, mas mais tarde informei-me com ele e realmente ele desmentiu. Deve ter sido alguém, não sei quem, que me impingiu esse mito.
E pensei cá para comigo: é pá, esta SeaLords já chateia, tem sempre razão! :o ;)

Bom, mas eu continuo a desparasita-me a mim e a todo o pessoal cá de casa (quase) simultâneamente com os cães. Os cães são desparasitados de meio em meio ano e as pessoas anualmente.
Qual a lógica?
Os desparasitantes usados tanto nos animais como nas pessoas são inofensivos, isto é, não têm efeitos secundários que sejam motivo de preocupação, comparados com as doenças que se podem contrair.
Se é certo que os parasitas não são os mesmos, também é certo que os animais são um veículo de "bichezas" que trazem da rua, seja nas patas, no focinho, etc. Por outro lado, esta é uma forma de disciplinar e acautelar um dos aspectos da medicina preventiva.
Isto é, se não fossem os meus cães, muito provavelmente há anos que eu não tomava um desparasitante.

E não me venham com a velha história de que se o desparasitante mata a lombriga também nos dá cabo do canastro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 22, 2004 11:46 am

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 10:14 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 22, 2004 12:33 pm

SeaLords Escreveu: Dum ponto de vista de saúde humana, tomar desparasitante não cabe na categoria de medicina preventiva.
Humm, aqui não estou de acordo consigo. Ou então não sei o que é medicina preventiva. Tomar uma vacina, um desparasitante, fazer análises ao sangue, etc. não é prevenir eventuais doenças?
...Prevenção é lavar as mãozinhas antes de comer, depois de fazer festas a cão, etc.
Claro, TAMBÉM é prevenção.
... Tomar desparasitante deve estar reservado aos casos de infestação declarada...
Esta não é a opinião do meu médico.

...E, como qualquer medicamento, deve ser escolhido um desparasitante específico....
...Por isso, também aqui vale a máxima de "antes de tomarem seja o que for, por muito inofensivo que pareça, aconselhem-se com o médico"...
Absolutamente de acordo e é isso que eu faço SEMPRE.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo fev 22, 2004 2:58 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 10:21 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 22, 2004 3:22 pm

Não haverá aqui um certo preciosismo no conceito "medicina preventiva"?
Penso que sim.

O que aqui está em questão é se vale ou não a pena a pessoa tomar o desparasitante independentemente de estar ou não com parasitas. Acho que esta é a questão de fundo. Se o desparasitante não traz efeitos secundários indesejáveis (é suposto que não), qual é o problema? Vou deixar que os bichos cresçam e se manifestem e depois é que tomo o remédio para os eliminar?
O efeito de um desparasitante não é duradouro nem preventivo. Elimina os parasitas, se os houver, mas no dia seguinte podem contrair-se outros. Ora uma desparasitação periódica corta o ciclo de vida dos eventuais parasitas que existam. Se não existirem, pois ainda melhor.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo fev 22, 2004 3:31 pm

Bom, eu juraria que tinha sido o veterinário que me tinha metido isso na cabeça, mas mais tarde informei-me com ele e realmente ele desmentiu. Deve ter sido alguém, não sei quem, que me impingiu esse mito.
no que respeita a desparatização e vet... este aconselhou-me a desparasitar os dois cães ao mesmo tempo. isso no aspecto interno. quanto a pulgas, dada a coceira da carlota, a vet disse-me para desparasitar cães e gatos. se não sei as pu´lgas passam de uma especie para outra. eu é que me ia passando com o dinheiro do proiduto aconselhado :p :p
nunca me disseram que os parasitas dos animais (pulgas, carraças, etc) atacassem o homem. a verdade é que se eu não usar nenhum produto e abandonar a casa durante uns tempos, apanho uma bela surpresa. fica infestada de pulgas. então, se houver uma alcatifa e estiver numa clima húmido... é uma delícia :p
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo fev 22, 2004 3:46 pm

Sealords, gostaria que me tirasse duas dúvidas em relação a este assunto:
1- Os vermes dos gatos podem parasitar os cães e vice-versa?
2- A resistência a determinado produto também depende do local onde os animais vivem? Esta dúvida surge-me nos métodos diferentes de desparasitação. Passo a explicar: a vet. onde vou aconselha-me sempre a não repetir o mesmo desparasitante, sendo a desparasitação feita de 3 em 3 meses. Já a minha irmã, em Lisboa, compra uma embalagem que lhe dá para várias vezes pois só desparasita o gato duas vezes/ano.
Maria Jo&atilde;o
SeaLords
Membro Veterano

domingo fev 22, 2004 3:48 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 10:16 am, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo fev 22, 2004 3:56 pm

A resistência a determinado produto também depende do local onde os animais vivem? Esta dúvida surge-me nos métodos diferentes de desparasitação. Passo a explicar: a vet. onde vou aconselha-me sempre a não repetir o mesmo desparasitante, sendo a desparasitação feita de 3 em 3 meses. Já a minha irmã, em Lisboa, compra uma embalagem que lhe dá para várias vezes pois só desparasita o gato duas vezes/ano.
a vet disse-me para desparasitar cães e gatos, apenas de 6 em 6 meses, uma vez que estão sempre em casa. também me aconselhou a mudar com frequência por causa da habituação. de qualquer forma, disse-me para nestes 3 meses usar o mesmo produto. este funciona a nível interno e externo. é caro, mas se calhar compensa. é tipo dois em um :D
Responder

Voltar para “Cães”