Aquisição de rotweiller ou....
Moderador: mcerqueira
Essa lista dos PP é simplesmente a coisa mais A-B-S-U-R-D-A que eu alguma vi...!!!Charlie3 Escreveu:Prevejo que a lista de Rpp's vá aumentar em breve...
É discriminação total. Portugal deveria seguir o exemplo da Itália, eles aboliram as leis contra os PP e agora cada dono responde pelos actos dos cães, isto sim, é válido.
Uma das razões de eu achar completamente estapafúrdio esta lista, é o facto de eles algures "justificarem" que foram "escolhidos" estes cães por causa do poder de mordedura e da capacidade dos cães infligirem danos... VAI À M****!!!
Então já que é assim, porque não adicionar os mastiffes?????? Esses sim, têm um GRANDE poder de mordedura e conseguem matar um humano mais rápido que um pitt bull...
Se eles realmente se guiassem pelo poder de mordedura dos cães e os danos que podem causar, também iria estar lá o Mastim Napolitano, Mastim Espanhol, Mastiff Inglês, Rafeiro Alentejano, Cão de Gado Transmontano, Bullmastiff, Dogue de Bordeaux, Presa Canário, Bulldog Americano, Cane Corso, Doberman, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Holandês, Boerboel, Leão da Rodésia, etc etc etc... Porquê que estas raças não estão na lista?? Todas elas são capaz de infligir dano e matar alguém...
FELIZMENTE, há raças de cães que continuam raras ao mundo e inexistentes em portugal, caso contrário estariam "ontem" na lista dos PP, como por exemplo o Pastor do Cáucaso, Pastor da Ásia Central, Pastor da Rússia Meridional, Terrier Preto Russo, Sharplaninnac, Kangal Turco, etc etc...
Desculpem, lá... Foi um desabafo... lol

p.s: já se decidiu por qual raça vai escolher?
so true...Se eles realmente se guiassem pelo poder de mordedura dos cães e os danos que podem causar, também iria estar lá o Mastim Napolitano, Mastim Espanhol, Mastiff Inglês, Rafeiro Alentejano, Cão de Gado Transmontano, Bullmastiff, Dogue de Bordeaux, Presa Canário, Bulldog Americano, Cane Corso, Doberman, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Holandês, Boerboel, Leão da Rodésia, etc etc etc... Porquê que estas raças não estão na lista?? Todas elas são capaz de infligir dano e matar alguém...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Concordo a 100%dinodane Escreveu:so true...Se eles realmente se guiassem pelo poder de mordedura dos cães e os danos que podem causar, também iria estar lá o Mastim Napolitano, Mastim Espanhol, Mastiff Inglês, Rafeiro Alentejano, Cão de Gado Transmontano, Bullmastiff, Dogue de Bordeaux, Presa Canário, Bulldog Americano, Cane Corso, Doberman, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Holandês, Boerboel, Leão da Rodésia, etc etc etc... Porquê que estas raças não estão na lista?? Todas elas são capaz de infligir dano e matar alguém...
O que devia acontecer em casos de acidentes era como disse o rottjgs obrigar os donos a responder pelos animais. Que culpa têm os bichos de serem grandes, pesados e com bocas gigantes? Quem os seleccionou fomos nós, logo nós é que temos de nos responsabilizar.
Alem disso, e para mim o mais importante de tudo é que não é o cão a escolher o dono... Quem tem um animal tem que estar ciente do que ele é ou não capaz.
Meus, isto é como conduzir na cidade. Há sempre riscos de atropelar alguem se não souber conduzir, ou se não estiver atento. Eu podia ir a pé, de bicicleta, de mota, etc., mas escolhi ir de carro. Se atropelar alguem ninguem se vai revoltar contra o meu fiat panda cor de laranja e obrigar-me a mandá-lo para a sucata. E tb não estou a ver ninguem a impor regras contra todos os fiat pandas cor de laranja, que em portugal só poderiam circular na rua se devidamente almofadados pelo exterior, em tres rodas, e limitados a uma velocidade de 15km/h nos centros urbanos... Eu escolhi ir de carro, tenho que saber o faço..
Acho que o facto de podermos ter estes cães sem problemas esta longe de ter fim....
De qq forma acho bem que os cães tenham um seguro pois pequenos ou grandes podem causar estragos e eventualmente provocar acidentes....
A lista de pp ou era realmente uma lista com eles todos ou então nem sequer deveria existir..
Olhando para todo o tópico e lendo por ai fora constato que ter um rotweiller ou outro da lista e um tremendo berbicacho.....
Ter um seguro pelo animal e lógico e ter a casa com boa vedação para uma eventualidade de ele fugir tb, trazer o cão a rua açaimado dependendo da socialização do animal tb nao estará mal de todo.
Qt ao resto...
Levar um cão a ser ensinado e sempre bom, mas nem toda gente tem essa possibilidade, adquirir o cão, alimenta lo e veterinário com ele já e de todo dispendioso quanto mais ir a escola...
Quantos cães potencialmente perigosos conhecemos que nunca atacaram ninguém??? ( nem nunca tiveram treino)
Cada vez que vou lendo e verificando os diversos tópicos pelo forum chego a conclusão que a menos que se tenha um cão pequeno ( e se calhar nem todos) ter um cão e como quem tem um "objecto" de luxo.... O que assim sendo esta ao alcance de poucos nos tempos que correm.
De qq forma acho bem que os cães tenham um seguro pois pequenos ou grandes podem causar estragos e eventualmente provocar acidentes....
A lista de pp ou era realmente uma lista com eles todos ou então nem sequer deveria existir..
Olhando para todo o tópico e lendo por ai fora constato que ter um rotweiller ou outro da lista e um tremendo berbicacho.....
Ter um seguro pelo animal e lógico e ter a casa com boa vedação para uma eventualidade de ele fugir tb, trazer o cão a rua açaimado dependendo da socialização do animal tb nao estará mal de todo.
Qt ao resto...
Levar um cão a ser ensinado e sempre bom, mas nem toda gente tem essa possibilidade, adquirir o cão, alimenta lo e veterinário com ele já e de todo dispendioso quanto mais ir a escola...
Quantos cães potencialmente perigosos conhecemos que nunca atacaram ninguém??? ( nem nunca tiveram treino)

Cada vez que vou lendo e verificando os diversos tópicos pelo forum chego a conclusão que a menos que se tenha um cão pequeno ( e se calhar nem todos) ter um cão e como quem tem um "objecto" de luxo.... O que assim sendo esta ao alcance de poucos nos tempos que correm.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Pois, mas esses não contam para estatística, por isso devemos olhar para o assunto de outra forma:Snake25 Escreveu: Quantos cães potencialmente perigosos conhecemos que nunca atacaram ninguém??? ( nem nunca tiveram treino)
Quanto ataques se teriam evitado se os cães e respectivos donos tivessem tido treino ?
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
O que me ocorre é: zero! Muito sinceramente.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Não sei se essa afirmação foi dirigida à minha pessoa, mas sinceramente a carapuça não me serve porque não possuo PP's. Mas pelo que sei, estão a ser dadas agora reuniões na Direcção Geral de Veterinária sobre as ditas certificações.PauloSantos1 Escreveu:Não são obrigados a segui-la por motivos óbvios, pois não existe ninguém certificado para...ZezinhoManel Escreveu:A legislação já existe, mas de momento ninguém é obrigado a segui-la, isso é insensato. Não há certificação. Meteram a carroça à frente dos bois, entendem? E mesmo quando houver certificação não são 10 pessoas qualificadas que vão treinar todos os PP de Portugal, há que haver um prazo para o pleno cumprimento desta legislação.PauloSantos1 Escreveu:x2bhess Escreveu:A legislação já existe, à partida quem adquiri um cão já deve estar a contar com isto. Não seria nada insensato, aliás, deviam era ter começado por aí... Mas isto é a minha opinião, claro.ZezinhoManel Escreveu:Seria incensato sair a tal certificação e de imediato todos serem obrigados a cumprir essa legislação,bhess Escreveu:Por isso convém informar. Até porque um dia sai a certificação e aí há mesmo essa necessidade das pessoas terem conhecimento.
Agora ser insensato que, logo que exista certificação, obrigar a que se cumpra a Lei, não vejo que o seja, quer seja para os que já estavam previsto (PP's) que seja para qualquer outro.
Aliás, como bons Tugas que somos, estamos sempre à espera nos obriguem a...
Conscientes daquilo que é a realidade, nem vejo porque motivo é que um dono de um PP ou de um cão com mais "carácter" há-de esperar pelo que quer que seja para procurarem ajuda profissional que vise uma educação adequada do animal, mas sobretudo, do próprio dono.
Isto independentemente do treinador ser ou não certificado... eu preocupo-me é com o bem estar dos meus cães.
Se mais tarde tiver de repetir tudo aquilo que já havia feito com um treinador não certificado, pois que seja... faz parte da diferença entre querer ter um cão e poder ter um cão.
Isto de se andar nos fóruns e não só, cada vez que acontece um qualquer acidente, a pedir que se responsabilize A, B ou C, mas depois não se querer ser responsabilizado por não se cumprir, começa a ser um nadinha hipócrita.
Continuo a achar esta lei insensata por não haver a certificação e já haver lei que a inclui. Estas leis servem para as pessoas ficarem habituadas a não cumprir a mesma futuramente. Até estas sairem muitos mais acidentes vão acontecer.
Claro que todos deveriam procurar ajuda profissional, mas as pessoas que não cumprem nenhuma das leis já vigentes vão lá querer saber disso.
Boa noite pessoal,
voltando ao topico propriamente dito devo dizer que no passado fim de semana estive sabado todo o dia na exponor e tive opurtunidade de ver muitas raças de caes de diferentes tipos de diferentes tamanhos, de companhia, guarda, pastoreio, caça etc.....
daqueles que me foram sugeridos ao longo do topico posso dizer que para alem do Rotweiller que me fascina ( imenso) e com toda a sua burocracia mediante a possibilidade de vir a adquirir algum... o Cane Corso tambem e espectacular.
Estou bastante pendido para o Rotweiller pois a opiniao das pessoas de fora a mim nao me diz nada desde que eu e a minha familia aceite e tenha conforto e condiçoes para dar ao animal chega me perfeitamente....
Ao adquirir o animal assim que estiver na altura irei inscreve lo numa escola para fazer treino basico de obediencia. É um esforço financeiro que se faz mas que a longo prazo vai ser muito positivo e importante.
1-Gostava de saber quem por aqui tem algum exemplar destes quanto gasta em media mensalmente ( raçao)?
2- Como fazem para transportar o cao no carro sem que este de cabo dos estofos?Atrelado? Caixa de transporte? Tenho um golf v, conseguirei tranportar o animal facilmente quando este for adulto???
Sao perguntas basicas e que ate parecem nao ter importancia mas que para quem pretende adquirir um animal deste tipo sao importantes....
cumps

voltando ao topico propriamente dito devo dizer que no passado fim de semana estive sabado todo o dia na exponor e tive opurtunidade de ver muitas raças de caes de diferentes tipos de diferentes tamanhos, de companhia, guarda, pastoreio, caça etc.....
daqueles que me foram sugeridos ao longo do topico posso dizer que para alem do Rotweiller que me fascina ( imenso) e com toda a sua burocracia mediante a possibilidade de vir a adquirir algum... o Cane Corso tambem e espectacular.
Estou bastante pendido para o Rotweiller pois a opiniao das pessoas de fora a mim nao me diz nada desde que eu e a minha familia aceite e tenha conforto e condiçoes para dar ao animal chega me perfeitamente....
Ao adquirir o animal assim que estiver na altura irei inscreve lo numa escola para fazer treino basico de obediencia. É um esforço financeiro que se faz mas que a longo prazo vai ser muito positivo e importante.
1-Gostava de saber quem por aqui tem algum exemplar destes quanto gasta em media mensalmente ( raçao)?
2- Como fazem para transportar o cao no carro sem que este de cabo dos estofos?Atrelado? Caixa de transporte? Tenho um golf v, conseguirei tranportar o animal facilmente quando este for adulto???
Sao perguntas basicas e que ate parecem nao ter importancia mas que para quem pretende adquirir um animal deste tipo sao importantes....
cumps

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
As despesas com ração vão depender muito da ração que escolher dar ao seu cachorro. No início, principalmente entre os 12 e os 24 meses ele vai comer uma quantidade grande de comida, e a ração de cachorro é ligeiramente mais cara do que a de adulto.Snake25 Escreveu:1-Gostava de saber quem por aqui tem algum exemplar destes quanto gasta em media mensalmente ( raçao)?
Mas vou lhe dizer os valores para um cão adulto com um peso médio pois não sei se vai escolher uma fêmea ou um macho.
Purina Proplan:
Dose diária recomendada - 500g (mais ou menos, depende do peso do seu cão em adulto)
Preço de um saco de ração de 14 kg - €43,80
Preço por kg - €3,13
Preço por dia - €1,56
Duração do saco de 14kg - 28 dias
(Pode fazer este cálculo para várias rações e ver qual delas lhe compensa mais, não olhe só ao preço do saco, faça também as contas à dose diária recomendada por essa marca)
Pode optar por uma protecção para o banco traseiro (imagem abaixo) e trazê-lo com um peitoral preso ao encaixe do cinto de segurança. Ou então comprar uma transportadora, mas não conheço esse carro, daí não sei se consegue colocar lá dentro uma transportadora suficientemente grande para o cão. Se é daquelas pessoas que se preocupam muito com o carro pode ainda ter sempre no carro um daqueles aspiradores com carregador de isqueiro e aspirar os pêlos logo a seguir à viagem.Snake25 Escreveu:2- Como fazem para transportar o cao no carro sem que este de cabo dos estofos?Atrelado? Caixa de transporte? Tenho um golf v, conseguirei tranportar o animal facilmente quando este for adulto???

"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
bhess Escreveu:As despesas com ração vão depender muito da ração que escolher dar ao seu cachorro. No início, principalmente entre os 12 e os 24 meses ele vai comer uma quantidade grande de comida, e a ração de cachorro é ligeiramente mais cara do que a de adulto.Snake25 Escreveu:1-Gostava de saber quem por aqui tem algum exemplar destes quanto gasta em media mensalmente ( raçao)?
Mas vou lhe dizer os valores para um cão adulto com um peso médio pois não sei se vai escolher uma fêmea ou um macho.
Purina Proplan:
Dose diária recomendada - 500g (mais ou menos, depende do peso do seu cão em adulto)
Preço de um saco de ração de 14 kg - €43,80
Preço por kg - €3,13
Preço por dia - €1,56
Duração do saco de 14kg - 28 dias
(Pode fazer este cálculo para várias rações e ver qual delas lhe compensa mais, não olhe só ao preço do saco, faça também as contas à dose diária recomendada por essa marca)
Pode optar por uma protecção para o banco traseiro (imagem abaixo) e trazê-lo com um peitoral preso ao encaixe do cinto de segurança. Ou então comprar uma transportadora, mas não conheço esse carro, daí não sei se consegue colocar lá dentro uma transportadora suficientemente grande para o cão. Se é daquelas pessoas que se preocupam muito com o carro pode ainda ter sempre no carro um daqueles aspiradores com carregador de isqueiro e aspirar os pêlos logo a seguir à viagem.Snake25 Escreveu:2- Como fazem para transportar o cao no carro sem que este de cabo dos estofos?Atrelado? Caixa de transporte? Tenho um golf v, conseguirei tranportar o animal facilmente quando este for adulto???
Obgd pela resposta, antes de mais constatei ao reler o forum que teve uma rotweiller que infelizmente já nao esta entre nos ( era linda)...
Ninguém melhor que alguém que já teve um animal desta raça para nos dar informações mais precisas.
Era essa ração que dava a sua cadelinha?? E que tenho ouvido falar muito bem da royal canin mas tb e das mais caras....
Já agora em que escola teve a sua rotweiller ??? ( envie por Mp)
Relativamente ao carro de certeza que já viu muitos nao esta é a associar o nome ao carro, relativamente a protecao para nao estragar os estofos parece ser porreira, era algo assim que deveria comprar.
Cumps

Já ouvi precisamente o mesmo de duas pessoas conhecidas... Só não sei é de onde veio a informação, passou algo na comunicação social?Charlie3 Escreveu:Prevejo que a lista de Rpp's vá aumentar em breve...
Se alguém souber algo mais em concreto e que raças irão entrar para a lista agradecia a partilha. Se preferirem, que seja por PM.
PS: Peço desculpa pelo off-topic.
É apenas um tiro no escuro, que qualquer pessoa dá, vendo a maneira como os media retrataram os casos de agressão canina.Toblito Escreveu:Já ouvi precisamente o mesmo de duas pessoas conhecidas... Só não sei é de onde veio a informação, passou algo na comunicação social?Charlie3 Escreveu:Prevejo que a lista de Rpp's vá aumentar em breve...
Se alguém souber algo mais em concreto e que raças irão entrar para a lista agradecia a partilha. Se preferirem, que seja por PM.
PS: Peço desculpa pelo off-topic.
Há umas semanas também tinha essa ideia, mas penso que não vá ser alterada...
é por isso que prevejo que a lista de PP's vá aumentar, infelizmente. aliás já chegam ao canil cruzamenteos de Mastim Napolitano, Cane Corso, etc etc.dinodane Escreveu:so true...Se eles realmente se guiassem pelo poder de mordedura dos cães e os danos que podem causar, também iria estar lá o Mastim Napolitano, Mastim Espanhol, Mastiff Inglês, Rafeiro Alentejano, Cão de Gado Transmontano, Bullmastiff, Dogue de Bordeaux, Presa Canário, Bulldog Americano, Cane Corso, Doberman, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Holandês, Boerboel, Leão da Rodésia, etc etc etc... Porquê que estas raças não estão na lista?? Todas elas são capaz de infligir dano e matar alguém...
é uma questão de tempo até as pessoas começarem a perceber a diversidade de raças, porte e potência de mordida. E depois essas raças entrarão na moda e juntam-se á lista.
tento ser positiva mas prevejo que isto vá acontecer antes da tomada de consciência em relação a deveres e direitos de convívio com um animal.
Basta ver que só neste fórum já aparecem pessoas a perguntar pelas raças acima mencionadas. Isso é o começo.
Última edição por Charlie3 em terça jan 29, 2013 5:12 pm, editado 1 vez no total.
Essa lista de "PP" é uma treta.
Eu conheço muitos cães pequenos que deviam andar açaimados e à trela mas não andam... E se eles demonstram um comportamento agressivo, os donos até acham graça, dizem: "ohhh que fofinho.... ele é tão protector *O*" - protector???? Atacar a perna duma pessoa que apenas estava a passar é ser protector? Isso pra mim é um cão altamente instável que não sabe a diferença entre um peão na calçada e uma ameaça...
E claro, se o cão morde e faz sangue, ninguém faz queixa... porque ele é tão "pequenino...". A esmagadora maioria das pessoas que têm essas pequenas bestas, têm sorte do cão ser do tamanho que é, porque se fosse dum tamanho dum cocker, por exemplo, tavam em sérios problemas.
Por muito que uma raça pequena tente matar alguém, nunca vai conseguir. Agora, um mastim a dar uma única dentada, é logo um estrago e a pessoa vai parar ao hospital.
Se nos guiássemos pelo nº de mordeduras, as raças pequenas iriam reinar na lista dos PP.
Eu conheço muitos cães pequenos que deviam andar açaimados e à trela mas não andam... E se eles demonstram um comportamento agressivo, os donos até acham graça, dizem: "ohhh que fofinho.... ele é tão protector *O*" - protector???? Atacar a perna duma pessoa que apenas estava a passar é ser protector? Isso pra mim é um cão altamente instável que não sabe a diferença entre um peão na calçada e uma ameaça...
E claro, se o cão morde e faz sangue, ninguém faz queixa... porque ele é tão "pequenino...". A esmagadora maioria das pessoas que têm essas pequenas bestas, têm sorte do cão ser do tamanho que é, porque se fosse dum tamanho dum cocker, por exemplo, tavam em sérios problemas.
Por muito que uma raça pequena tente matar alguém, nunca vai conseguir. Agora, um mastim a dar uma única dentada, é logo um estrago e a pessoa vai parar ao hospital.
Se nos guiássemos pelo nº de mordeduras, as raças pequenas iriam reinar na lista dos PP.