quarta jan 30, 2013 12:58 pm
bem, já tinha mencionado neste ou outro tópico qualquer que há mais de 15 anos atrás fui a algumas aulas na ataac com cães de familiares. era miúdo e adorava aquilo, tanto se fazia obediência básica, como busca, guarda, etc, achava muita graça aos treinos. na minha busca por escolas, mesmo suspeitando que eles continuam a usar métodos tradicionais, como não sou fundamentalista em relação a nenhum método de ensino específico (para dar um exemplo, se ela puxa tanto corrijo a minha cadela com um puxão na trela como parando e/ou voltando atrás...) fui assistir hoje a uma aula. liguei ontem a um dos contactos do site para saber onde era actualmente a escola e lá fui hoje de manhã. mal cheguei a treinadora que lá estava hoje disse-me logo que eu "devia ser o senhor que tinha ligado" por isso se alguém da escola frequentar o fórum sabem logo quem eu sou, mas não estou preocupado com isso.
antigamente os treinos eram num descampado depois da rotunda de ranholas e das bombas de gasolina, agora há mesmo um recinto com percurso de agility.
cheguei um pouco atrasado pelo que fiquei dentro da escola mas fora do recinto de treino. passado poucos minutos deu para ver que não era aquilo que procuro. cães muito reactivos e nervosos ou agressivos. sabem comandos mas é uma luta constante para ignorar os outros cães. eu quero que a minha cadela socialize enquanto aprenda, não quero que esteja sempre tensa e stressada porque há cães constantemente a ladrar agressivos a puxar na direcção dos outros. se todas as escolas são assim, prefiro tentar sozinho.
só assisti ao início, porque me vim embora entretanto (já lá vamos) mas o início do treino continua a ser como era. os cães em fila a percorrer o recinto. de vez em quando paravam, uns comandos, tipo senta deita e fica e lá avançam novamente. depois um slalom dos cães entre os outros. inicialmente estava a achar piada como quem gosta de ver um desastre de automóvel, é horrível mas não conseguimos tirar os olhos. não sei quem estava mais descontrolado, se alguns cães se alguns donos. puxões à bruta, gritos... toques à cesar millan, mas sem a calma deste, tudo muito histérico e descontrolado e os cães sempre na mesma ou pior.
até que chega a altura de um pitbull mais reactivo que lá andava fazer o slalom e o dono não conseguiu. entrou em campo a treinadora. ao início distraiu o cão com uns obstáculos e tal, mas depois foi o descontrolo total. gritos, puxões violentos, a gritar o nome do animal, a dar-lhe sapatadas no focinho a torto e a direito... enfim, algo que eu até posso esperar de donos frustrados mas nunca de um treinador. volto a dizer que o método ser positivo ou aversivo ou lá o que queiram chamar era o que menos me preocupava, mas ver uma treinadora assim a gritar com um cão, a puxar-lhe a trela violentamente, a dar-lhe palmadas no focinho enquanto lhe gritava o nome e "não" ou outros comandos (não é uma regra de ouro não usar o nome dos animais enquanto os repreendemos?)... enfim, foi a gota de água e vim-me embora sem dar cavaco a ninguém. acho incrível uma postura daquelas da parte de um treinador. aceito que há cães complicados, mas não compreendo que uma treinadora ande aos gritos com os animais, aos puxões e às lambadas. isso não é autoridade é histeria e descontrolo total.
como raramente vejo grandes descrições de escolas por aqui não sei se isto infringe regras, mas acho que um fórum é para partilhar experiências e por isso estou a partilhar esta. se tivesse lido algo idêntico antes se calhar tinha poupado uma viagem a sintra.