Dificuldade em lidar com cachorrinho :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VanessaS09
Registado: quarta jan 23, 2013 10:20 am

quarta jan 23, 2013 10:33 am

Bom dia...
eu sou aqui nova, mas vinha pedir-vos opiniao!
Ha 2 dias, adoptei um cachorrinho que tem a volta de 1 mes, mas estou a ter muitas dificuldades em lidar com ele... Pus uma caminha pra ele dormir e pus uma especie de "vedaçao" para que ele se habituasse a dormir e a fazer as necessidades naquele espaço ( deixei bastante espaço para ele brincar com alguns bonecos que pus la), mas ele nao fica la nem 10 minutos, em menos de nada arranja maneira de sair.. mas o problema e' o que ele chora... queria habitua-lo a dormir na cama dele, mas ele chora tanto, que a meio da noite acabo por leva-lo para a minha cama so para ele nao fazer mais barulho =( e depois, ainda por cima, os meus gatos nao gostam dele :x

sera que ele quando crescer vai continuar assim, ou sera uma fase por ainda ser bebe?

Obrigada e desculpem o "testamento" =)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 23, 2013 11:10 am

Devolva o cachorro à mãe e à ninhada. É demasiado novo para sair de lá.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quarta jan 23, 2013 11:15 am

Isso mesmo, devolva o cachorro à ninhada ... e passe por lá de vez em quando para o passear ou brincar com ele, leve-o a passear e a socializar, nunca mais de 3 horas, para de novo o devolver à ninhada...

Numa espécie de regime de visitas, e quando tiver no mínimo 8 semanas, aí sim, leve-o para sua casa....
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jan 23, 2013 11:33 am

Na minha opinião (e desconhecendo as circunstancias) deve devolve-lo à mãe, para estar junto dos irmãos e assim aprender as regras básicas que só eles podem ensinar.
Discordo com a opinião anterior, não precisa nem deve andar a passear o cachorro agora pois terá muito tempo para isso no futuro.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
andrexau
Membro

quarta jan 23, 2013 11:49 am

O regime de visitas a cachorros antes das 8 semanas é, em alguns casos, muito benéfico para facilitar a adaptação a uma futura nova casa e a separação da ninhada.

Não é obrigatório e grande parte dos cães não precisa, mas é benéfico e essencial em muitos.

Neste caso, parece-me importante, porque para todos os efeitos o cão já foi retirado da ninhada, e seria igualmente importante o cão que agora sente falta da mãe e dos irmãos, não associar a pessoa áquela separação precose - que tem o potencial de gerar trauma... O que facilmente se conseguiria com um retorno à ninhada, com visitas pela pessoa que o retirou....
Just my 2 cents...
VanessaS09
Registado: quarta jan 23, 2013 10:20 am

quarta jan 23, 2013 11:49 am

Pois em principio sera' o melhor a fazer, ate porque depois vou começar a faculdade, e ai sim, ele iria sentir-me mesmo sozinho :cry: mas custa-me um bocado, porque ate ja me afeiçoei a ele... eu penso que ele se sente um pouco sozinho, visto que na casa onde nasceu, tinha a mae, pai, irmaos e mais uma data de caes que lhe faziam companhia.. apesar dele ser muito brincalhao, e esta sempre a roer os tapetes e a correr...mas aqui tambem so ha gatos, e os meus gatos nao sao muito sociaveis com ele pelos vistos :/
a minha mae hoje ia falar com o senhor, pelo menos para ele ficar mais uns tempos com companhia, e quando ele for maiorzinho, ai sim, pode ser que ele se de melhor ca em casa ...
muito obrigado pelas respostas! :D
Floripes3
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 12:30 pm

Faz bem, Vanessa. :wink:

Idealmente, os cachorros não deveriam sair de junto da mãe e da ninhada antes dos dois ou mesmo três meses. Muitas vezes isso não é possível, e nesses casos só se pode tentar substituir a mãe o melhor possível, o que tem resultados variáveis, conforme os conhecimentos que as pessoas tenham e a empatia de forem capazes.

Boa sorte, e não fique descoroçoada com a reacção dos seus gatos. Na altura de o cachorro voltar para sua casa, terá de fazer as apresentações gradualmente, começando por introduzir o cheiro do cachorro, entre outras manobras que na altura lhe ensinarão aqui, se cá voltar.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 12:40 pm

andrexau Escreveu:O regime de visitas a cachorros antes das 8 semanas é, em alguns casos, muito benéfico para facilitar a adaptação a uma futura nova casa e a separação da ninhada.

Não é obrigatório e grande parte dos cães não precisa, mas é benéfico e essencial em muitos.

Neste caso, parece-me importante, porque para todos os efeitos o cão já foi retirado da ninhada, e seria igualmente importante o cão que agora sente falta da mãe e dos irmãos, não associar a pessoa áquela separação precose - que tem o potencial de gerar trauma... O que facilmente se conseguiria com um retorno à ninhada, com visitas pela pessoa que o retirou....
Just my 2 cents...
Estou de acordo com a generalidade desta opinião, mas também não é preciso isto:
andrexau Escreveu:... e passe por lá de vez em quando para o passear ou brincar com ele, leve-o a passear e a socializar, nunca mais de 3 horas, para de novo o devolver à ninhada...
São desejáveis as visitas, mas curtas. Brincar, pegar no cachorro fazer-lhe festas e falar com ele são óptimas maneiras de o socializar, habituando-o ao mesmo tempo ao cheiro e som da voz daquele que vai ser o seu dono. Desse modo, a adaptação ao novo lar será fácil e natural.

Mas tudo feito em períodos curtos, um cachorro pequeno não tem desenvolvimento psicológico suficiente para dedicar longos períodos de atenção a uma mesma coisa. Basta observar o seu comportamento nas brincadeiras com os irmãos e outros cães para se ver isso.
andrexau
Membro

quarta jan 23, 2013 1:03 pm

Subscrevo...

Apenas tentei impor um limite de tempo, porque sei que grande parte das pessoas abusam dessas visitas.

Obrigado pela correcção.
Responder

Voltar para “Cães”