Codorniz da China - A agressividade voltou

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 14, 2012 6:06 pm

sarina Escreveu:Qd cheguei, há pouco, fui dar dar uma "spraydela" no meu bicharoco, porque está muito quente hoje e ele gostou e cumprimentou-me (já não me via desde o meio da manhã, afinal) e deve ter achado "até que enfim que chegou uma do meu bando". :D
:D . Também se vê que a sarina se delicia com a sua rosela ...
Que mais animais teve ?

Desculpe lá estar a meter-me, mas quando não tenho nada para fazer é no que dá :roll: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 14, 2012 7:19 pm

Gostei muito de ler :D . Vê-se que adora animais!
sarina Escreveu:E a Nitara, posso perguntar que animais já teve / tem? :oops:
Claro que pode :wink: .

Em relação a aves, actualmente tenho 4 diamantes de Gould, 4 bengalins, 1 codorniz da China, 2 rolas diamante, 11 mandarins, 4 agapornis roseicollis, 3 periquitos e 5 canários.
Peixinhos, tenho 4 aquários ( um de 23l, outro de 39l, outro de 100l e outro de 120l ). Desculpe lá não dizer as espécies, mas vou levar muito a tempo a contar :lol: .
Roedores tenho 1 hamster siberiana e 1 esquilo siberiano.
Tenho também uma colónia de tenébrios.

Já tive tartarugas ( morreram há pouco tempo vítimas de uma intoxicação por um desinfectante que a EPAL colocou na água :cry: , estavam tão lindas e grandes ... ), espécies de peixes, caramujos e camarões diferentes das que tenho agora ( cheguei a fazer criação de guppys e a ter vários aquários dedicados apenas a esta espécie ), 4 hamsters antes da que tenho agora ( sempre siberianos ), galinhas, uma caturra domesticada, 1 papagaio do Senegal, coelhos, entre outros que agora não me recordo :wink: .

Mas sempre tive animais em casa desde que nasci. Sou incapaz de viver numa casa sem animais, sinto-me '' sufocada '' de certa forma, não sei explicar bem ...

Mas sei que não me vou ficar pelos que tenho agora. Ainda vai chegar com certeza o dia em que irei ter cobras, ratazanas, geckos, tarântulas e afins. Ai, as tarântulas ... adoro as Poecilotheria Metallica. Vou sonhando até lá 8) .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 14, 2012 8:13 pm

sarina Escreveu:Uau :o ! , tanta bicharada - que bom!!! :D :D
Sim, é bastante :D .
sarina Escreveu:Em relação a espécies de peixes, bom, comigo era tempo perdido - não tenho qualquer conhecimento de peixes (não comestíveis :lol: - adoro bacalhau :lol: :wink:), por isso fez bem em ficar pela generalização.
A aquariofilia é um hobbie muito complicado. É necessário muita disponibilidade, paciência, espaço, etc. E é também muito dispendioso! Um simples filtro externo pode facilmente atingir os 100€ ...
sarina Escreveu:Fiquei foi muito surpreendida pela forma como as tartarugas morreram. :evil: Pelos vistos, não têm cuidado nenhum com o que põem na água. De há uns anos para cá que só bebo água engarrafada e até já me perguntei se não seria melhor deixar de dar água da torneira ao roselito, mas não consigo chegar a uma conclusão. Talvez perguntar ao veterinário, que decerto vai dizer que é mais que segura a água da torneira... :roll:
Pois ... eu tinha mudado a água para limpar o aquaterrário e esta veio um pouco esbranquiçada e opaca, mas achei que era simplesmente da pressão e da temperatura. Mas mal elas foram parar à água, notei que fechavam muito os olhos. Tirei-as de imediato, mas acabaram por morrer horas depois :cry: . Ainda visitei alguns veterinários de noite, mas de nada adiantou :cry: .
sarina Escreveu: :o Aquários de 100 e 120l devem ser grandalhões, não?! Ui, eu nunca saberia limpá-los... :? Mas deve ser o ideal para se ter e observar uma série de espécies ao mesmo tempo. Os aquários são tão relaxantes... :)
São um pouco grandes, sim :wink: . Não ponho maiores porque não tenho espaço :roll: .
Em relação ao limpar, a água não se troca totalmente. Basta uma troca parcial de vez em quando e uma sifonagem no chão ( sifonar é aspirar ). Os filtros fazem o resto :wink: .
É verdade, fico horas a olhar para os peixes, mesmo com o nariz colado ao vidro :lol: .
sarina Escreveu: ... consideram que animal de estimação tem de ser cão ou gato, o que é um disparate. Claro que estes continuam a ser os mais populares por razões óbvias, mas existem outros tão ou mais interessantes.
Nunca tive cães nem gatos, pois sei que seria incapaz de lhes dar todas as condições a que têm direito. Tenho muito pouco tempo para fazer voluntariado, mas sempre que posso vou doando algumas coisas ( mais mantas, brinquedos, roupa velha, etc. ) a algumas associações.
E também não hesito em dar um petisquinho a qualquer cão ou gato que anda pelo local onde eu moro.
Se eu pudesse tirá-los todos da miséria ... dava a minha vida para que todos os animais pudessem ser felizes. Considero-os tão importantes, tão essenciais, não só para mim e para a minha vida, mas também para este planeta. Já reparou que nós humanos somos os únicos seres vivos que destruímos a própria casa, o próprio lar ?
sarina Escreveu:... mas depois terem de comer ratinhos faz-me muita pena....
Sinceramente, não me faz muita impressão, porque simplesmente é a lei natural :wink: . A Natureza a meu ver é perfeita e tudo está feito de maneira a ser perfeito ( ironicamente, somos os seres mais imperfeitos :| ... ), pelo que o balanço é fundamental. As cadeias alimentares são fundamentais. Um animal comer o outro é fundamental, ou dentro de pouco tempo, a superpopulação de determinada espécie iria acabar com o planeta. Faz tudo parte do balanço natural :wink: .

sarina Escreveu:Os esquilos podem ser mansos? Já vi um vídeo de um muito dócil, mas tenho sempre um pouco a ideia de que são um pouco selvagens. Qd os vejo à venda, parecem tão nervosos, neuróticos mesmo... Tb, com as condições em que os têm... :roll:
Os esquilos podem tornar-se mansos, mas não devemos esquecer a sua natureza selvagem :wink: . São geralmente muito atentos, nervosos e assustadiços, o que dificulta a sua domesticação.
O meu Yoshiro ( é o nome dele :) ) não está domesticado e ainda tem medo quando nos aproximamos da gaiola, embora tenha feito grandes progressos desde que cá chegou ( antes nem podíamos dar um passo que ele já estava dentro do ninho 8) ).
Já o adquiri adulto e sei perfeitamente que será difícil domesticá-lo, pelo que nem vou sequer tentar ...
sarina Escreveu:Eu adoro meter os dedos por baixo das penas do pescoço e papo do meu menino para uma coceguinhas e miminhos e sentir e ver as peninhas cinzentas de baixo, mais fofas e frágeis, à mostra e a virem mais ao de cima. Mas não vou estar com mais pormenores deste cariz íntimo, né?! :oops: :oops: :lol: :lol:
Também adorava fazer isso à minha caturra, a Linda. Ela morreu há alguns anos de velhice ( já tinha problemas nos ossos ... ). Sempre foi muito amada e andava sempre solta em casa. Comia connosco, dormia nas cabeceiras das nossas camas e até via televisão connosco :lol: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 14, 2012 8:44 pm

sarina Escreveu:"O que pretendia dizer era que eu seria incapaz de pegar num ratinho, eu, e atirá-lo para a morte.
Não é muito aconselhável dar ratos vivos às cobras. Na minha opinião, é correr um risco desnecessário.
A cobra pode ser mordida, morta e até virar petisco. Além de que é relativamente complicado arranjar sempre ratos vivos e geralmente sai mais caro.
sarina Escreveu:O casalinho maravilha já está dormir agora? :wink: O meu "omnicolor" estava a dormitar porque não tinha ninguém do bando por lá e a tv não lhe interessa muito, mas foi só dar-lhe uma batata cozida para ele despertar logo. Conhece o seu nome e parece uma seta a atirar-se para a corda qd lhe digo "anda cá". Obedece melhor que um cão, excepto qd está concentrado a ouvir sons que eu mal distingo. Mas "anda cá" quer dizer comida no seu universo psitacídico, portanto só falha por motivos de força maior... :lol:
Sim, o casalinho já está a dormir :wink: . No chão, enroscadinhos um no outro ...

Adoro saber coisas da sua rosela e a maneira como ela se porta :D . Deve ser uma amor de pássaro ... também gostava de ter roselas, mas não tenho espaço para colocar uma gaiola das medidas que eu queria :( .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado set 15, 2012 9:31 am

:D

Há uns tempos para cá há uma coisa que um dos meus bengalins faz que é muito engraçada! Quando eu me ponho em frente da gaiola ele vem logo a voar para o comedouro ( que está colocado nas grades da frente ) e começa a cantar :lol: .
Mas é sempre que vou para lá, sempre! Lá vem ele todo contente cá para baixo a cantar para mim :D .

Eu devo mesmo ter pássaros com alguma pancada :twisted: .

Já dois dos meus mandarins não podem ser separados dos canários. Há uns meses tentei colocá-los ao pé de outros pássaros ( para aliviar um pouco a população da gaiola ), mas eles não descançavam. Lá ía eu pô-los ao pé dos canários :wink: . Eles dormem muito juntos. Os mandarins até se colocam quase debaixo dos canários :lol: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 16, 2012 10:00 am

sarina Escreveu:Ter, no meio de vários passaritos, um que de repente mostra a sua afeição por nós assim deve ser muito especial e engraçado de ver. Já o tem há muito tempo? Gostava de saber o que lhe vai na cabecita para tal comportamento, diferente do dos outros... :) Se calhar, teve aquela intuição de que a Nitara é a cuidadora especial deles e portanto merece ser "beijocada" / acarinhada... :wink:
É muito bom de presenciar, sem dúvida :wink: . Tenho-o desde o início de Junho. Ainda não o tenho à muito tempo!

Sei lá eu o que vai na cabeça deles :lol: .
Mas é reconfortante eu saber que eles mostram a sua personalidade e maneira de ser. É que normalmente as aves que estão mal tratadas e sem condições raramente se '' mostram ''.
sarina Escreveu:Eu sempre achei os mandarins muito queridos; parecem tão pequeninos e frágeis!... :o E têm uma cores tão bonitas. São geralmente uns vivaços, não são? Mas creio que é fácil ter condições para eles, dado o seu tamanho, e até dá para se ter vários juntos, não é? Agora o que me contou, que eles são "viciados" nos canários, é mesmo cómico. Acho uma ternura darem-se tão bem duas espécies diferentes.
Eles são pequenos, mas de frágeis não têm nada! São aves muito resistentes. Nunca tive um mandarim doente.

As cores ... já há muitas mutações diferentes. Na minha criação este ano utilizei uma fêmea totalmente branca e um macho com coloração natural e os seis que nasceram são todos diferentes. Uma fêmea saiu cinzenta escura, outra saiu cinzenta clara com muitas manchas brancas, um macho saiu igual ao pai mas com a cabeça branca, dois machos sairam iguais ao pai mas com o pescoço totalmente preto ( o do pai é branco ) e, por fim, outro macho que saiu um autêntico clone do pai ( apenas consigo diferenciar pelo canto e por uma pequenina risca a mais na face ).
sarina Escreveu:Pela sua experiência, diria que é mais fácil juntar pássaros pequenos de bico direito entre si do que psitacídeos entre si? Eu tenho essa ideia, mas não sei se está correcta. Claro que, depois, cada caso é um caso, mas estou a falar em termos genéricos.
Na minha opinião, é muito mais fácil juntar aves de bico direito ( refiro-me especificamente a estrildídeos e fringilídeos ) do que aves de bico curvo ( psitacídeos ).
Isto porque, embora algumas junções de aves de bico direito deem para o torto, possíveis lutas não têm consequências tão desastrosas devido ao bico das aves que as incapacita de morder com muita força. Além disso, são aves geralmente mais calmas e pacíficas.
Já os psitacídeos têm personalidades mais '' vincadas '' e as lutas não são bonitas, devido ao bico curvo e mais robusto. São aves muito propícias a criar confusão.
É claro que há aves de bico direito que também têm personalidades muito vincadas e têm tendência para serem um pouco agressivas, pelo que não devem ser misturadas com aves mais pequenas ( assim como as mainás, os melros metálicos, entre outros ).

É por estas razões que prefiro apenas manter os psitacídeos em aviários / gaiolas monoespécie. Os riscos de lutarem são menos e as aves stressam menos ao terem de partilhar o espaço com outras aves de espécie diferente.

Isto tudo em termos genéricos, é claro que há excepções. Há psitacídeos que podem conviver perfeitamente com aves pequenas e frágeis, mas é raro e é necessário conhecer muito bem a ave em questão para fazer uma junção destas.



Bem, na Segunda comprei brinquedos novos para os meus agapornis ( tenho de comprar dois, um para cada gaiola, pois tenho-os separados por casal ).
Embora os tenha há pouco tempo, as personalidades diferentes notam-se muito bem! Enquanto que um dos casais praticamente ainda não tocou nos brinquedos, os outro casal ( especialmente a fêmea ) já destruiu tudo :lol: .
O brinquedo era uma bolinha de corda com um sino e um arco de madeira. Cheguei a casa ontem e a bolinha estava toda destruída no chão, o sino estava também no chão e o arco já não existia :roll: .

Outra coisa que essa fêmea também faz ( ela é hiperactiva :D , destrói tudo, canta sem parar e nunca está parada ) é colocar os brinquedos no bebedouro para amolecerem e ela os partir melhor!
Há uns dias põs uma bolinha de fibra de côco e ontem tentou amolecer o sino :lol: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 16, 2012 2:39 pm

sarina Escreveu:Brinquedos para aves - um dos meus assuntos favoritos! :D Infelizmente, o penudo cá de casa geralmente tem medo de brinquedos, pelo que é precisa uma insistência de semanas, meses e, às vezes, até anos, antes de ele tocar num. Lembro-me de um entrelaçado em plástico resistente e muito colorido que uma amiga me enviou dos EU (eles lá têm uma imensidão de artigos para aves - que inveja :twisted: :lol:). Fiquei eu muito mais entusiasmada que o dito cujo. :roll: Esse foi um caso em que só passados anos lá foi com o bico, e, ainda assim, o interesse só deve ter durado um quarto de dia ou assim. :roll:

Já lhe comprei sinos (acha-os uma coisa do outro mundo, potencialmente perigosa :lol: ), bolas com furos e com papéis para destruir (fica com medo e depois curioso por 2 minutos e é só), brinquedos com madeira, corda, contas, berlindes... e ele olha sempre para mim com o nítido ar de "Tu és parva, pá, para quê qu'eu quero isso? Tira-me essa porcaria daqui e dá-me mas é comida!" 8) Mas eu vou insistindo, agora já só de quando em quando.

Ele gosta muito é de uma corda que faz as vezes de poleiro. Tem uma rodela enorme de madeira nas pontas, que é onde prende ao topo da gaiola e dá assim um ar de pseudo-baloiço, na verdade não balança, é mais um arco, e ele atira-se para lá todo feliz quando eu digo "Anda cá!", vindo do outro poleiro (de madeira, claro - só tem um de plástico no fundo da gaiola e raramente vai àquele, o resto são todos de madeira, alguns com aquela bifurcação no fim, que dá um ar natural) e passando antes pelo bebedouro, que é de onde se atira. Quando está mais cansado, ainda vai para um poleiro mais perto do arco depois do bebedouro.

Mas aqueles brinquedos que são um cubo de madeira com um buraco são sofríveis para ele, porque, lá está, eu ponho uma guloseima (um pedaço de fruto seco ou uma semente de girassol que ele nunca nem vê de outro modo, é claro) lá dentro e ele só pensa nisso. Aí não há medo que não se vá embora porque ele é um obcecado por comidinha. :twisted:

Para o entreter, eu costumava pôr tiras de papel amarradas numa espécie de laço nas grades e houve um tempo em que ele não descansava enquanto não rebentava com aquilo tudo. Agora já não liga e até tem medo por vezes. É um medricas, este meu tontinho... :oops: Mas um medricas muito, muito fofo!... :wink:

Ele diverte-se muito a destruir comida. Eu ponho-lhe bolachas de arroz tufado sem sal em "espetada" pendurada na gaiola e ele rebenta com aquilo tudo enquanto vai dando uma trincas na coisa.Às vezes, não sobra nada, mas ultimamente dura várias horas, porque ele já não tem paciência para fazer tudo de uma vez. O chão da gaiola parece repleto de "neve" no fim. :o Felizmente que, desde que tenho um aspirador vertical, o lixo que ele faz deixou de ser problema. Assim, mesmo o que respinga cá para fora, e que é muito, é rapidamente apanhado sem grande esforço e ele pode fazer porcaria à vontade, que é algo de que as aves precisam. :D
Vejo que o roselito tem uma opinião muito própria acerca dos brinquedos :lol: .
O lixo aqui em casa também deixou de ser um problema, já nem ligo :roll: . Até penas, sementes e bocados de brinquedos tenho na casa-de-banho e ainda fica longe da sala :wink: .
sarina Escreveu:Quanto à sua criação de mandarins, fiquei :D a ler a descrição dos pequeninos. É tão bom termos bébés, não é? :D E esperar para ver no que vai dar, como vão ser, e saber que nasceram ali, em nossa casa. É mesmo muito bom! :D Mas não sabia que eles são passarinhos resistentes. O tamanho fintou-me! :wink:
É óptimo fazer criação de aves. Mas é óbvio que apenas me lanço nesta com pés e cabeça :wink: .
Evito ao máximo fazer criação em colónia, tento escolher bem os progenitores, entre outros.

Já fiz criação de periquitos, canários e mandarins. Tudo aves fáceis de criar.
Não crio aves para vender, todas ficam comigo e é uma das coisas que pondero muito bem antes de criar! Tenho de assegurar lar e boas condições a todos, sejam dois ou sejam vinte :wink: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jan 25, 2013 9:40 pm

Olá a todos! :D

Desculpem reanimar o tópico, mas é que esta história já deu muitas reviravoltas :roll: .

Então, a codorniz lá decidiu começar a morder a rolinha. Eu a pensar que eram apenas brincadeiras, mas a agressividade tornou-se demasiada. Começou a tirar muitas penas à rola e, uma vez, encontrei sangue ( devido a um canudo retirado pela codorniz ). Separei então o antigo '' casal maravilha ''. A rolinha foi para a mesma gaiola dos canários e mandarins e adaptou-se excelentemente, tendo-lhe crescido as penas tiradas pela codorniz poucos dias depois.

E passou-se alguns meses ( codorniz sozinha e rola feliz da vida ) e decidi voltar a juntá-las para ver se a codorniz tinha esquecido o comportamento.
E qual é o meu espanto quando ... a rola começou literalmente ao pontapé à codorniz e atrás dela que nem uma louca para a atacar :roll: . Separei logo outra vez, como é óbvio.
Regressando à gaiola dos canários e mandarins, a rolinha lá ficou outra vez feliz da vida!

Pois, os papéis inverteram-se :? . Não esperava tal comportamento pela parte da rola.
Falei com um senhor meu amigo também muito experiente em aves ( e a quem comprei a codorniz ) e ele aconselhou-me a trazer uma fêmea. Assim que puder, irei buscá-la. Se o meu macho for agressivo, devolverei a fêmea e o remédio será ficar sozinho ...

Bem, acontece com cada uma :roll: . Eram um '' casal '' mesmo unido, apesar da diferença entre espécies ...
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jan 25, 2013 10:10 pm

Pois ... é mesmo um filme :D . Mas é daquelas situações caricatas que a maior parte dos donos passa :lol: :lol: .

Deve correr tudo bem, espero que sim :wink: . E muito obrigado pelo apoio sarina! :D

E como vai o roselito ?? :D Espero que esteja tudo bem com ele!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jan 25, 2013 10:23 pm

Para eles, sempre o melhor :wink: .

Um dos meus agapornis ( suposta fêmea ) também tem a mania de se enfiar toda no bebedouro :lol: . E também quando está um frio de rachar!! Quando a vejo lá metida penso cá para mim: '' Isso, enfia-te mais para ver se refrescas porque está um calor ... :lol: ''.
E claro ... com a donzela '' de molho '' é cuidado redobrado com as janelas, que têm de estar sempre fechadas ( a dona é obrigada a adiar o estender da roupa ) :roll: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jan 26, 2013 11:18 am

sarina Escreveu:Exactamente! :D Seremos siamesas?... :roll: :lol: Eu nem me atrevo a estender roupa sem lhe agasalhar a gaiola a toda a volta com pelo menos duas mantas, de tal maneira anda o vento... E ele que gosta tanto de sol, quando está a escorrer água da cauda, qual pedaço de roupa tirado do tanque, vai esconder-se na sombra, o palerma... :roll: Acho que, com estas manias, ele ainda será primo da sua, não?
Nas 4 gaiolas que tenho à entrada da cozinha tenho sempre uma lateral tapada com panos, para o acaso de haver uma corrente de ar ( o que é raro ) :lol: .
Nas restantes gaiolas não há esse perigo ...

Os meus agapornis não gostam de Sol e também fogem dele :lol: :lol: . Já os canários, a rola, os mandarins, os bengalins, os diamantes de Gould e a codorniz adoram e assim que avistam um pedacinho de Sol lá estão eles!!

Quando querem banho, todos os meus passarocos se metem dentro dos bebedouros :D . Todos mesmo, tirando a codorniz e 3 dos 4 agapornis ( a que faz isso é a fêmea maluca ).
Ainda ontem tive a limpar a malta toda e coloquei um montinho de areia à codorniz. Lá foi ela toda feliz, nem dá tempo para tirar a mão da gaiola e já está em cima do monte :lol: :lol: .

Escusado será dizer que, desde que o tópico '' morreu '' já comprei mais de 10 brinquedos novos para os meus agapornis :roll: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jan 26, 2013 12:14 pm

sarina Escreveu:Eu cá tenho um desgosto do meu penudo não ligar nada aos brinquedos. Na verdade, acho que até se irrita com eles, ou então tem medo. Enfim... :roll:
Isso às vezes acontece. Os meus agapornis também reagem de maneira muito diferente aos brinquedos.

Dois deles ( a fêmea maluca :lol: e o macho ) adoram brincar e acabam com os brinquedos com uma rapidez! Já o outro casal brinca ocasionalmente, às vezes passam semanas sem tocar num único brinquedo e também os têm disponíveis.

Estou aqui no computador e estou a olhar para aquela maluca pendurada num dos brinquedos e a destruir o pano que cobre a lateral da gaiola :roll: . E ela também tem a mania de bicar as patinhas do outro quando as apanha a jeito :lol: , mas é só na brincadeira!
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jan 26, 2013 12:56 pm

É muito irrequita, nem imagina :D :D . Parada só mesmo à noite e é às vezes :lol: .

Os meus agapornis não tocam em fruta ou legumes, apesar das inúmeras tentativas da minha parte. Já coloquei nas grades, nos comedouros, na parte de cima da gaiola, nos brinquedos e até já fiz uma espetada num poleiro, mas nada resultou ...

Já as outras aves, não há quem as pare na hora de comer fruta, legumes, papa ou ovo cozido :lol: . Adoram! :lol:
E claro, a porcaria alimentar também se faz notar :lol: .
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jan 26, 2013 2:10 pm

Sim, não haja dúvida :lol: . É essencial!

Neste momento, tenho os quatro bengalins a catarem-se todos uns aos outros e todos encostadinhos :lol: . De todas as espécies que tive, considero os bengalins os mais amorosos entre eles, os mais pacíficos e que os mais cooperam e se entreajudam.

Quando o meu bengalim doentinho ( a história dele está neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=97964 ) está menos activo e mais '' em baixo '' os outros vão logo lá catá-lo e incentivá-lo a subir aos poleiros. Já chegaram a dormir no chão só para ficarem perto dele ( costumam todos dormir no poleiro mais alto ).
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jan 26, 2013 8:59 pm

É uma alegria realmente :D . É impossível olhar para eles e não sentir uma alegria imensa com cada coisinha simples que fazem ...

O meu pequenino está excelente :wink: . Um grande lutador! Mudou a peninha à pouco tempo e está muito mais bonito ( embora ele seja sempre bonito, obviamente :D ). Continua a cantar para a sua fêmea e até acho que conseguiu acasalar! Às vezes dá numa de fazer o ninho no chão da gaiola e depois acabam os outros dois bengalins por lá se meter também. Resultado: dormem todos juntos no chão :lol: .

É também curioso a relação que os quatro bengalins mantêm com os quatro diamantes de Gould, já que estão todos juntos na mesma gaiola. É curioso no sentido da separação que há entre as espécies.
Ou seja, os bengalins não se misturam com os Goulds e vice-versa. Embora convivam perfeitamente bem e em harmonia, não se juntam para dormir ou até para tomar banho ( primeiro tomam sempre os bengalins e só depois de alguns minutos é que os Goulds se aventuram ), etc.

Na gaiola dos mandarins e canários ( e a rola ) já há mais '' mistura de espécies ''. Os mandarins adoram dormir enrolados e quase debaixo dos canários :lol: .
Responder

Voltar para “Aves”