sarina Escreveu:Uau

! , tanta bicharada - que bom!!!
Sim, é bastante

.
sarina Escreveu:Em relação a espécies de peixes, bom, comigo era tempo perdido - não tenho qualquer conhecimento de peixes (não comestíveis

- adoro bacalhau

), por isso fez bem em ficar pela generalização.
A aquariofilia é um hobbie muito complicado. É necessário muita disponibilidade, paciência, espaço, etc. E é também muito dispendioso! Um simples filtro externo pode facilmente atingir os 100€ ...
sarina Escreveu:Fiquei foi muito surpreendida pela forma como as tartarugas morreram.

Pelos vistos, não têm cuidado nenhum com o que põem na água. De há uns anos para cá que só bebo água engarrafada e até já me perguntei se não seria melhor deixar de dar água da torneira ao roselito, mas não consigo chegar a uma conclusão. Talvez perguntar ao veterinário, que decerto vai dizer que é mais que segura a água da torneira...
Pois ... eu tinha mudado a água para limpar o aquaterrário e esta veio um pouco esbranquiçada e opaca, mas achei que era simplesmente da pressão e da temperatura. Mas mal elas foram parar à água, notei que fechavam muito os olhos. Tirei-as de imediato, mas acabaram por morrer horas depois

. Ainda visitei alguns veterinários de noite, mas de nada adiantou

.
sarina Escreveu: 
Aquários de 100 e 120l devem ser grandalhões, não?! Ui, eu nunca saberia limpá-los...

Mas deve ser o ideal para se ter e observar uma série de espécies ao mesmo tempo. Os aquários são tão relaxantes...
São um pouco grandes, sim

. Não ponho maiores porque não tenho espaço

.
Em relação ao limpar, a água não se troca totalmente. Basta uma troca parcial de vez em quando e uma sifonagem no chão ( sifonar é aspirar ). Os filtros fazem o resto

.
É verdade, fico horas a olhar para os peixes, mesmo com o nariz colado ao vidro

.
sarina Escreveu: ... consideram que animal de estimação tem de ser cão ou gato, o que é um disparate. Claro que estes continuam a ser os mais populares por razões óbvias, mas existem outros tão ou mais interessantes.
Nunca tive cães nem gatos, pois sei que seria incapaz de lhes dar todas as condições a que têm direito. Tenho muito pouco tempo para fazer voluntariado, mas sempre que posso vou doando algumas coisas ( mais mantas, brinquedos, roupa velha, etc. ) a algumas associações.
E também não hesito em dar um petisquinho a qualquer cão ou gato que anda pelo local onde eu moro.
Se eu pudesse tirá-los todos da miséria ... dava a minha vida para que todos os animais pudessem ser felizes. Considero-os tão importantes, tão essenciais, não só para mim e para a minha vida, mas também para este planeta. Já reparou que nós humanos somos os únicos seres vivos que destruímos a própria casa, o próprio lar ?
sarina Escreveu:... mas depois terem de comer ratinhos faz-me muita pena....
Sinceramente, não me faz muita impressão, porque simplesmente é a lei natural

. A Natureza a meu ver é perfeita e tudo está feito de maneira a ser perfeito ( ironicamente, somos os seres mais imperfeitos

... ), pelo que o balanço é fundamental. As cadeias alimentares são fundamentais. Um animal comer o outro é fundamental, ou dentro de pouco tempo, a superpopulação de determinada espécie iria acabar com o planeta. Faz tudo parte do balanço natural

.
sarina Escreveu:Os esquilos podem ser mansos? Já vi um vídeo de um muito dócil, mas tenho sempre um pouco a ideia de que são um pouco selvagens. Qd os vejo à venda, parecem tão nervosos, neuróticos mesmo... Tb, com as condições em que os têm...
Os esquilos podem tornar-se mansos, mas não devemos esquecer a sua natureza selvagem

. São geralmente muito atentos, nervosos e assustadiços, o que dificulta a sua domesticação.
O meu Yoshiro ( é o nome dele

) não está domesticado e ainda tem medo quando nos aproximamos da gaiola, embora tenha feito grandes progressos desde que cá chegou ( antes nem podíamos dar um passo que ele já estava dentro do ninho

).
Já o adquiri adulto e sei perfeitamente que será difícil domesticá-lo, pelo que nem vou sequer tentar ...
Também adorava fazer isso à minha caturra, a Linda. Ela morreu há alguns anos de velhice ( já tinha problemas nos ossos ... ). Sempre foi muito amada e andava sempre solta em casa. Comia connosco, dormia nas cabeceiras das nossas camas e até via televisão connosco

.