Sou a dona da Gula, Trachemys scripta scripta, que vive com a Che,Pseudemys concinna hieroglífica.
Comprei a Gula para mim no dia 21 de Dezembro e a Che no dia 31 para o meu namorado. A Che esteve em quarentena até saltar para o espaço da Gula.
Agora estão ambas doentes. Podem ter vindo assim da(s) loja(s) e podia apenas estar uma doente se tivesse sido mais cuidadosa, isto apenas para relembrar a importância da quarentena!
Comecei a ouvir bolhinhas na noite de 20 para 21 de Janeiro mas não valorizei. Apenas durante o dia 21, quando vi bolhas de manhã...e à tarde no aquaterrário me comecei a preocupar...
Fiquei à socapa a observar e a Gula estava a respirar bolhinhas, não me pareceu por divertimento! Estava a abrir e fechar a boca, com o corpo dentro de água e já reparei que o lado direito dela fica mais "para baixo" quando nada, suponho que seja o tal "nadar de lado"... Quando observei melhor, a Che estava a fazer bolinhas também.
De notar que elas não mudaram em nada o seu comportamento! Continuaram activas e com bastante apetite. O tempo em água vs parte seca também foi sempre o mesmo.
Espero com este tópico poder ajudar alguém e ser ajudada!
Sei que muita gente não leva as tartarugas ao vet por variadíssimos motivos, espero que este tópico contribua para uma mudança positiva nesse sentido. Ou que pelo menos ensine qualquer coisa!