BARF vs. Prey Model vs. Raw Meaty Bones

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda jan 28, 2013 11:17 am

Dragablue, não se devem fazer experiências. Um cão não habituado a ingerir ossos tem dificuldade em digeri-los e expulsá-los, podendo morrer no processo.
Todo o tipo de experiências que queira fazer deve ter um fim a atingir e deve ser gradual e estudado. O que fez, podía ter tido consequências trágicas para o seu cão.
É bom as pessoas terem noção que muitos cães já morreram por inexperiência dos donos, falta de rigor ou mesmo inadaptação do cão.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda jan 28, 2013 4:25 pm

Argay Escreveu:Dragablue, não se devem fazer experiências. Um cão não habituado a ingerir ossos tem dificuldade em digeri-los e expulsá-los, podendo morrer no processo.
Todo o tipo de experiências que queira fazer deve ter um fim a atingir e deve ser gradual e estudado. O que fez, podía ter tido consequências trágicas para o seu cão.
É bom as pessoas terem noção que muitos cães já morreram por inexperiência dos donos, falta de rigor ou mesmo inadaptação do cão.

Para prevenir possíveis problemas, seria mesmo bom que não se deixe comer ossos longos. Esses sim acho bem perigosos, até acho que podem ser perigosos para todos, no entanto, especialmente para os que começam a comer.

Não tenho é dúvidas que a ração seja inferior a uma boa alimentação fresca.
A ração sempre foi uma alternativa...teve o seu propósito. E cumpriu na perfeição. Agora prefiro nunca assumir que seja A alimentação. É uma alternativa alimentar que ganhou imensa expressão, com o mérito que tem.
margoustink
Membro Veterano

segunda jan 28, 2013 4:35 pm

Inclusivamente, sempre me fez confusão o stress alimentar que existe nas mudanças de ração.

Os cães alimentados a carne e ração, nunca tive problemas com a trocas de ração. O cão alimentado exclusivamente a ração, nem em sonhos devia trocar.

Agora vejamos, que aparelhos digestivos sensíveis, mas a comer carne, podemos dar carne de toda a qualidade, peixe de toda a qualidade e está tudo bem, nem a ração lhes provoca diarreias, pelo menos não acontece isso na minha experiência.
rottjgs
Membro
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

segunda jan 28, 2013 6:45 pm

margoustink Escreveu:Seria bom falar também se há alguns problemas com a ingestão de ossos longos. Geralmente, as pessoas que seguem estes regimes alimentares para os seus cães, negam qualquer tipo de problema, no entanto, esses problemas existem.
É talvez o que a mim me causa mais preocupação, embora a questão não me impede de dar carne crua a cão nenhum. É uma questão de retirar esses ossos.

Registo desses problemas, há ou não?
Sim, claro que há.

Pelo menos no meu grupo (os 2), ossos recreacionais, fémures e "ossos longos" são PROIBIDOS! Isto porque esses ossos normalmente vêm com pouquíssima carne e são famosos por quebrar os dentes dos cães.

Eu, no meu tempo de ignorância, cheguei a dar esses ossos longos. Sabe o que aconteceu? A minha cadela tem a pontinha dos molares quebrada. Nos 2 lados, direito e esquerdo. Apenas quando eu juntei-me ao grupo de +9500 pessoas é que os mentores lá disseram que isso N-Ã-O se podia fazer em momento algum. Eu até tiver sorte, há casos em que o cão vai parar ao vet e MUITO dinheiro é gasto pra tentar arranjar o dente do cão.

Atenção, isso porque normalmente esses ossos são ossos que sustentam grande peso do animal. Normalmente esses ossos são de vaca, que é o animal mais pesado que nós comemos e temos acesso. Esses ossos longos são MUITO densos porque têm que sustentar o peso do animal, logo, muito mais duros pros cães roerem e "comerem".

Talvez as pessoas que seguem estes regimes alimentares negam problemas com ossos porque todos eles sabem que não é pra dar esses ossos longos, logo, nunca têm problema com os outros ossos.

Os únicos ossos de vaca que eu dou, são as costelas. Mesmo assim, quando eu vejo que a minha cadela já comeu a carne toda, eu tiro logo os ossos. Não deixo lá, visto que os ossos secos serem bastante perigosos também.

Logo, há problemas se o dono for ignorante. Caso contrário, não.
rottjgs
Membro

segunda jan 28, 2013 6:51 pm

Argay Escreveu:
rottjgs Escreveu: Argay, não é exaltação. Simplesmente não tolero mentiras e coisas que pessoas falam sem saber daquilo que estão a falar ;). BARF é muito melhor do que ração. Não é ideal, mas bem melhor do que aqueles croquetes secos que não valem nada.
Mas é precisamente o que o rottjgs faz. Vende o seu produto como sendo a única verdade e diz mal do restante como se tivesse total posse da sabedoria. Só ainda não percebeu isso.
Já agora explique-me, em que se baseia para dizer que animais com este tipo de alimentação não dão gastos em veterinário? Ou seja, não adoecem.
Baseio-me nos cães. Se os cães não ficam doentes, o dono não vai ao vet gastar dinheiro à toa, ou vai?...

Uma pessoa que segue o básico de como alimentar o cão propriamente, não vai levar o cão ao vet com problemas de saúde. Claro, se o cão partir uma perna, é claro que vai ao vet.
Argay
Membro Veterano

segunda jan 28, 2013 6:54 pm

Alguém aqui conhece ou teve algum cão que tenha morrido ou tido problemas graves por causa da ingestão de ossos?
Sería hora de ver o reverso da medalha, só para evitar experiências amadoras com finais tristes e irremediáveis.
<p>&nbsp;</p>
rottjgs
Membro

segunda jan 28, 2013 6:58 pm

Argay Escreveu:Dragablue, não se devem fazer experiências. Um cão não habituado a ingerir ossos tem dificuldade em digeri-los e expulsá-los, podendo morrer no processo.
É por isso mesmo que recomendamos começar com frango. O frango é bastante fácil de se encontrar, barato e tem ossos bastante fáceis de se digerir.

Além do mais, nós recomendamos o dono ficar apenas por frango durante 1 mês, no mínimo. É pra dar tempo ao animal de se ajustar e adaptar.

"O que fez, podía ter tido consequências trágicas para o seu cão." - tá a falar do frango? Quer que eu lhe mostre fotos de filhotes a comerem um frango inteiro? E todos eles hoje cresceram e ficaram adultos saudáveis.

Além do mais, frango cozido (ossos cozidos) são mortais. Por isso, até tem razão. Se um dono inexperiente der um frango assado ou cozido ao cão, o cão corre SÉRIOS riscos. Ossos cozidos são piores do que ração.
margoustink
Membro Veterano

segunda jan 28, 2013 7:02 pm

Mas ossos longos, incluí também os das patas dos frangos, por exemplo...?
margoustink
Membro Veterano

segunda jan 28, 2013 7:05 pm

Argay Escreveu:Alguém aqui conhece ou teve algum cão que tenha morrido ou tido problemas graves por causa da ingestão de ossos?
Sería hora de ver o reverso da medalha, só para evitar experiências amadoras com finais tristes e irremediáveis.
Tiravam os ossos mais perigosos e fica tudo bem... :lol:
rottjgs
Membro

segunda jan 28, 2013 7:09 pm

margoustink Escreveu:Mas ossos longos, incluí também os das patas dos frangos, por exemplo...?
Não. Isso é que é um osso longo pra si?

Pra mim, ossos longos são os fémures. Que, não se deve dar. Quer dizer, até pode dar, desde que haja BASTANTE carne envolta e que assim que o cão tiver comido a carne toda, é retirado imediatamente.

QUALQUER osso é válido, QUALQUER osso pode ser oferecido sem preocupações. Agora, depende do cão, se ele consegue comer ou não. Um chihuahua pode não conseguir comer um osso de porco, mas pode oferecer na mesma, sendo que o cão vai ter uma boa limpeza nos dentes ao tirar a carne do osso ;).

APENAS os ossos de vaca devem ser evitados de se dar visto normalmente virem com pouca carne.
rottjgs
Membro

segunda jan 28, 2013 7:10 pm

margoustink Escreveu:
Argay Escreveu:Alguém aqui conhece ou teve algum cão que tenha morrido ou tido problemas graves por causa da ingestão de ossos?
Tiravam os ossos mais perigosos e fica tudo bem... :lol:
Exacto.

Até hoje, TODOS os casos de problemas com ossos que eu conheço foi por pura ignorância do dono.
Argay
Membro Veterano

segunda jan 28, 2013 7:12 pm

Margoustink, procure casos clinicos de cães operados ao esófago, estômago e intestino delgado e veja o tamanho dos ossos que causaram o problema.
Há casos de cães com o estômago repleto de ossos que ficaram tipo rolha dentro do estômago.
<p>&nbsp;</p>
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

segunda jan 28, 2013 7:16 pm

só para esclarecer um aspecto,

o fémur de uma galinha é um osso longo. porque é um fémur. até o de um rato é um osso longo.

outros exemplos de ossos longos: tíbia, fíbula; úmero, rádio, ulna; clavícula; ossículos das mãos e pés.
rottjgs
Membro

segunda jan 28, 2013 7:21 pm

bamkorn Escreveu:só para esclarecer um aspecto,

o fémur de uma galinha é um osso longo. porque é um fémur. até o de um rato é um osso longo.

outros exemplos de ossos longos: tíbia, fíbula; úmero, rádio, ulna; clavícula; ossículos das mãos e pés.
Visto por esse ângulo, sim.

Quando disseram em ossos longos, pensei que se estavam a referir aos ossos grandes de vaca e etc.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jan 28, 2013 7:48 pm

Eu conheço, aliás a dona do cão é user deste forum!

Assim como testemunhei um hospital veterinário obstruções provocadas por ossos e também perfuração de intestino!

Eu também usei carne crua para fazer desmame de cachorros, assim como usei carne crua para engordar a mãe depois do parto. No entanto, depois de desmamados os cachorros comecei a introduzir a ração, a pouco e pouco até só comerem ração (é necessário dizer que toda a carne que dei aos cachorros foi sem osso).
Todos os meus cães (4) comem ração, a mais velha tem 11 anos, nunca tiveram nenhum problema de saúde, são saudáveis, as únicas visitas ao vet são as necessárias para as vacinações, têm um pelo excelente, fezes secas e não há diarreias!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”