Seja o tópico a gozar ou não: Mesmo que não consigam encontrar alguém, devem tentar outras alternativas como um comportamentalista experiente ou um treinador que possa resolver o problema. Não se pode "condenar" um cão à eutanasia sem saber e perceber qual é o problema. Duvido que um bom treinador experiente não consiga resolver o problema (claro que com muito trabalho e dedicação). O cão não é agressivo sem razão. Esta situação pode dever-se a muitas coisas. Os Shar-pei são por natureza um pouco individualistas, teimosos e dominantes em relação ao seu território e precisam de donos experientes que lhes possam proporcionar a educação necessária para viver normalmente. Provavelmente esse cão não foi sociabilizado enquanto cachorro e não teve a educação necessária. Educar um cão não é apenas ensinar os comandos senta e deita.WaterMonitor Escreveu:Se calhar eu penso e como sou bruta aqui vai:
Cão nestas condições que não consiga alguém capaz é para ser eutanasiado.
sher pei agressivo ajuda urgente
Moderador: mcerqueira
Pois e se os donos não tiverem tais capacidades?PauaCosta Escreveu:Seja o tópico a gozar ou não: Mesmo que não consigam encontrar alguém, devem tentar outras alternativas como um comportamentalista experiente ou um treinador que possa resolver o problema. Não se pode "condenar" um cão à eutanasia sem saber e perceber qual é o problema. Duvido que um bom treinador experiente não consiga resolver o problema (claro que com muito trabalho e dedicação). O cão não é agressivo sem razão. Esta situação pode dever-se a muitas coisas. Os Shar-pei são por natureza um pouco individualistas, teimosos e dominantes em relação ao seu território e precisam de donos experientes que lhes possam proporcionar a educação necessária para viver normalmente. Provavelmente esse cão não foi sociabilizado enquanto cachorro e não teve a educação necessária. Educar um cão não é apenas ensinar os comandos senta e deita.WaterMonitor Escreveu:Se calhar eu penso e como sou bruta aqui vai:
Cão nestas condições que não consiga alguém capaz é para ser eutanasiado.
Estamos a falar de um cao que está nesta situação ha bastante tempo, os donos não parecem ter esse perfil.
Mesmo com ajuda de um treinador acho que isto não é "trabalho" para qualquer um.
Reeducar um cao que nem se deixa tocar, ainda por cima tentar faze-lo quando se tem medo dele, não é propriamente facil.
(Até pode ser um caso mais facil do que aparenta)
E mesmo que um bom treinador experiente consiga resolver isto, é depois necessário alguem que se dedique a continuar e a manter aquilo que se atingiu.
E se os donos não o fizerem? Quem se dispõe a ter um cao assim?
Não digo que os donos não devessem tentar, porque devem!
A verdade é que na teoria estes casos têm uma resolução ideal e bem facil, mas na realidade é o que é
Ter um cao destes em casa envolve responsabilidades redobradas, que parecem não festar a ser levadas em conta.
Para bem do cao e de terceiros, ou os donos se empenham a serio (se conseguirem), ou arranjam alguem que o faça, ou entao não sei se a ultima opção não será a mais acertada...
Também sou da opiniao que estão nunca deve ser a primeira opção... mas há casos que acredito que se as outras nao "resultam", esta seja a "melhor".
(Mas pronto, sao opinioes. E este é um tema bastante sensível)
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Claro que os donos devem tentar, procurar um treinador, perceber e conseguir lidar com o cão que teem em casa, aprender a ter mão nele... não quer dizer é que sejam estes donos que agora o teem, mas sim donos mais capazes!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
E o que pergunto é:indigo003 Escreveu:Claro que os donos devem tentar, procurar um treinador, perceber e conseguir lidar com o cão que teem em casa, aprender a ter mão nele... não quer dizer é que sejam estes donos que agora o teem, mas sim donos mais capazes!
E se esses donos não aparecerem?
Também não sou a favor de tomar tal decisão antes de se tentar encontrar um bom novo dono.
Mas é preciso que quem o tem agora, tenha consciência que isso pode não vir a acontecer.
Não me parece que arranjar alguem capaz e disponível para ficar com um cao assim, seja assim tão possível e fácil como alguns pensam.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
TylerBull,
a sugestão é procurar ajuda profissional a fim de treinarem o cão, ou eliminarem esses comportamentos agressivos.
Caso nao tenham essa capacidade financeira talvez seja melhor dar o cão a uma pessoa com experiência e que saiba o desafio que tem nas mãos.
Acho que essa situação nao é saudavel para a familia (cão incluido) pelo que deve considerar os conselhos que lhe estou a dar.
Boa sorte.
a sugestão é procurar ajuda profissional a fim de treinarem o cão, ou eliminarem esses comportamentos agressivos.
Caso nao tenham essa capacidade financeira talvez seja melhor dar o cão a uma pessoa com experiência e que saiba o desafio que tem nas mãos.
Acho que essa situação nao é saudavel para a familia (cão incluido) pelo que deve considerar os conselhos que lhe estou a dar.
Boa sorte.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."