tartarugas terrestres - terrario exterior

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

tortoiseuk
Membro Júnior
Registado: quarta out 10, 2012 10:41 pm

terça jan 29, 2013 9:37 pm

Bem, finalmente a neve derreteu.
As temperaturas por aqui ainda andam nos 0-2, ha 2 semanas estavam nos -10!!!
As minhas tartarugas russas continuam para ja no seu vivario bem quentinhas, devido ao clima aqui (norte de inglaterra) as tortoise tables nao sao realmente uma boa opcao.
tenho lido muito sobre o assunto e discutido com criadores locais que concordam que as mesas sao uma melhor opcao em paises mais a sul, mas que aqui devido ao clima um vivario com boa ventilacao e a melhor opcao, ate pk mesmo dentro das casas a noite as temperaturas descem bastante.
inicialmente nao estava muito convencido e fiz uma tentative de criacao de uma tortoise table, mas de facto a diferenca no gradiente termico era enorme e rendi-me a evidencia que nos meses frios devem estar no vivario.
entretanto os criadores disseram-me que qq tartaruga "mediterranea" pode ser mantida fora em jardins mesmo aqui no UK nos meses mais quentes (maio a setembro).
Tendo isso em mente vou muito brevemente comecar a construir um espaco exterior para as minhas 2 russas devidamente protegido contra predadores (muitas raposas, corvos e afins aqui na zona.. lol).

Apos ver varios designs e possibilidades vou construir uma especie de canteiros enormes e compridos ao longo de toda a minha casa no terraco.
estou a pensar criar na verdade varios habitats devidamente separados porque brevemente irei receber mais algumas tartarugas.
a proxima a chegar sera uma t. hermanni de aproximadamente 5 anos (esta neste momento a receber um chip e a papelada a ser tratada - CITES).
Nos entretantos na mesma loja vi uma ninhada de t. marginata, e tb estou tentado a trazer 1 ou 2, mas para ja nao estao disponiveis para venda, apenas qd a papelada estiver tratada.
E depois ainda me passei mais um bocado porque me deram a oportunidade de ficar com 1 ou 2 t. kleimanni (criacao)!! mas dessas ainda nao me disseram os precos, mas imagino q serao beeeem caras.

Para alem dessas, essa mesma loja tem outras tartarugas terrestres, mas sou mais fa das mediterraneas - a loja e uma loucura para os amantes das tartar (vi pardalis, vi aldabra, sulcatas, graecas, redfoot/yellowfoot, madagascar arachnoides, estrelas da india, etc.. etc.. etc.. uma loucura mesmo - assim como os precos.. lol).

ja agora para kem gostar de cobras, nessa loja estava uma pitao birmanesa (se traduzi bem o nome..) enooooooorme... nao sei ao certo o tamanho daquele bicho que vi, mas eu diria facilmente mais de 3 metros.
aparentemente nao e para venda, trata-se de um realojado pk ao que parece destruiu completamente o vivario aonde estava instalado anteriormente e foi recolhido e enviado para essa loja. devo voltar la este fim de semana para ver se a hermanni esta pronta e se der tiro foto.

vou nos entretantos aos poucos criando os meus habitats exteriores, e qd tiverem prontos vou deixar algumas fotos aqui.
as tartarugas so serao transferidas para la em principio la para maio e recolhidas assim que as condicoes atmosfericas se degradarem.

um abraco para os entusiastas dos animais e das tartarugas em particular.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jan 29, 2013 9:44 pm

Podes fazer uma sementeira de alimento para elas nesse espaço exterior, dente de leão, rúcula etc ;)
tortoiseuk
Membro Júnior

terça jan 29, 2013 10:34 pm

ja tenho a sementeira feita :) mas ta tudo meio comido com a neve para ja.
estao em diferentes e largos vasos.
qd o espaco delas estiver pronto em principio vou semear la para dentro tb e vai ter ate maio para crescer e so la para maio as ponho la dentro.
bondage, olha o q tenho plantado ja (desculpem, mas os nomes tao em ingles.. lol)
. trefoil
. redclover
. wild pansy
. lavatera
. dandelion (este eu sei - dente de leao.. lol)
. knapweed
. alsike clover
. white clover
. hollyshock
. vritstly ox-tongue
. dwarf mallow
.sainfoin
. evening primrose
. purple loosestrife
. tufed vetch
. campanula
. musk mallow
. alexanders
. hedge woundwort
. snapdragon
. broad leaved plaintain
. forget me not
. meadow cranesbill
lol..

tenho de ter tudo bem programado, devido ao clima aqui. portanto de agora em diante os meus planos para as minhas mediterraneas sera.

. maio a setembro - e se o clima ajudar ficam no espaco exterior
. setembro a novembro - passam para os vivarios para melhor controlo de temperatura
. depois neste ponto e onde estou em duvida.. estou a pensar comecar a hiberna-las e se o fizer sera assim:
. meios de novembro comeco a reduzir a temperatura do vivario lentamente por umas semanas e reduzindo as doses de comida ate completamente sem comida nas ultimas 2-3 semanas.
. hibernaria-as depois entre os 3-5 graus em frigorifico para melhor controlo de temperatura e verificaria-as 1 vez por semana, verificando peso, nariz, reflexos, fezes e urina, etc..
. acordaria-as lentamente nos inicios de marco, passariam dp de novo paras os vivarios ate maio e em maio de novo la para fora :)))

que achas deste plano bondage?
ja ouvi algumas opinioes de outros entusiastas aqui que nem sequer as hibernam, mas parece-me que talvez para as ter a 100% o melhor seria hiberna-las como eu estava a pensar fazer, nao?

diz-me a tua opiniao sobre isto por favor.

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jan 29, 2013 10:55 pm

Sobre hibernação, seria boa a opinião da CarlaViuva ;)
Falta-te aí uma boa para as tartas, Nasturtium, facil de crescer e bom nas nossas saladas, tanto as folhas como as flores e elas adoram ;)
Se calhar tens é de fazer varias zonas isoladas, para dar tempo ás plantas cresceram depois abres a separação e fechas onde estão comidas para nova sementeira ou apenas para as plantas terem tempo de recuperar. Elas sao pequenos tractores, destroem tudo.
tortoiseuk
Membro Júnior

terça jan 29, 2013 11:28 pm

nasturtium, nca ouvi falar, vou ao google ver o que e.. lol
pois, eu sei q sao pequenos tractores, tentarei fazer isso, criar diferentes zona isoladas.
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quarta jan 30, 2013 9:06 am

boas, TortoiseUK !

(obrigado pelo "elogio" Bondage...)

olha, fico contente por ver que já sabes BASTANTE de tartarugas, não és nenhum menino a iniciar-se... Ah Ah Ah Pena não estares em Portugal, aqui faz falta gente com tartarugas e com conhecimentos profundos de tartarugas.

no que dizes, tortoiseuk, não encontro nada que pudesse ajudar ou melhorar, está tudo correto, excepto o facto de eu não conhecer algumas dessas plantas (ignorância minha Ih Ih ). Mas basta ver o TortoiseTable, que lá dizem tudo sobre todas as plantas , é uma verdadeira enciclopédia de alimento para tartas.

kleinmanni e pixys a que te referes , são uma coisa do outro mundo, CITES I, dificeis de encontrar e carissimas, um dia também espero ter!

do que dizes sobre hibernação também está tudo corretissimo (pelo menos é a minha opinião) restando saber se vais por em frigorífico ou mesmo deixar no exterior. neste caso do exterior é mais complicado, com essas temperaturas e esses animais á solta, tens que fazer 2 caixas por causa de predadores, não é só deixar na terra como em portugal , eu acho que é mais facil colocar num frigo.

(podias passar no forum mundo das tartarugas, que lá há uns tipos jeitosos com tartas)...
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta jan 30, 2013 9:35 am

uma pergunta de quem nao percebe nada do assunto ?

quando voces falam em colocar no frigorifico, estao mesmo a falar literalmente coloca las no comum frigorifico ?? :oops:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
tortoiseuk
Membro Júnior

quarta jan 30, 2013 1:24 pm

Oi Carla, obrigado pela resposta :))
O meu projecto exterior vai comecar este fim de semana..

a hermanni de 5 anos q vou buscar (em principio este fim de semana) pelos vistos e uma q necessita de alguns cuidados, fui mt mal tratada e vai ser entregue a mim agora.

qt as Kleimanni sao uma loucura, vamos a ver se perco a cabeca.. lol
mas essas aqui no uk cheira-me q mesmo no verao nao as vou poder ter la fora, a menos q tenhamos um verao explendido.. o q e raro.. lol

as bebes marginadas ainda nao tenho a certeza se traga ou nao.. talvez.. nao sei.. lol..

psylizart qt a po-las no frigorifico e verdade.. elas sao postas em caixas de hibernacao de madeira ou plastico com tampa PERFURADA e substrato la dentro pa poderem "dormir" uns tempinhos.. as temperaturas a k devem ser mantidas serao mais ou menos entre os 3-5 graus, contudo de semana a semana temos q as verificar a ver se ta tudo bem, se nao defecaram e urinaram q e sinal q o metabolismo nao esta em hibernacao. ficam no frigo por ai umas 12 semanas.

carla, aki no uk vai ter mesmo de ser em frigorifico.. as temperaturas no pico do inverno chegam aos -15 em media... o ano passado chegaram aos -20!!!

abracos, qd tiver o espaco exterior em andamento ponho aki umas fotos.
tortoiseuk
Membro Júnior

quarta jan 30, 2013 1:28 pm

ja agora vou mesmo ter que ter mt cuidado c os predadores aki..
eles sao tao protectores dos animais aki no uk q mesmo nas cidades esta cheio de raposas...

aki no meu espaco exterior, vou ter q ter cuidado c as raposas, corvos, e roedores..
vou ter q proteger bem os espacos c akelas redes (mesh) de metal em todos os lados e nos topos!!!

vamos a ver o q sai do meu projecto

abracos
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta jan 30, 2013 7:39 pm

tortoiseuk Escreveu: psylizart qt a po-las no frigorifico e verdade.. elas sao postas em caixas de hibernacao de madeira ou plastico com tampa PERFURADA e substrato la dentro pa poderem "dormir" uns tempinhos.. as temperaturas a k devem ser mantidas serao mais ou menos entre os 3-5 graus, contudo de semana a semana temos q as verificar a ver se ta tudo bem, se nao defecaram e urinaram q e sinal q o metabolismo nao esta em hibernacao. ficam no frigo por ai umas 12 semanas.

quote]

obrigado uk !!! 8) :wink:

sempre a aprender... :wink:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta jan 31, 2013 10:40 am

tortoiseUK, não desapareças daqui por favor, para irmos todos aprendendo e partilhando :wink:

olha, kleinmanni é mesmo só dentro, é arriscado ter fora. e ainda por cima não passando dos 12 cms, é facilimo ter em interiores. conheço 2 criadores em espanha.

hibernação em frigo tambem ta quase tudo dito, é muito mais facil porque nos é que controlamos a temperatura, não há perigo de roedores ou outros animais fazerem estragos, estão o tempo que queremos a hibernar etc. claro que no caso de temperaturas dessas não dá mesmo para ter em exteriores, eu sei que as horsfieldi passam por pior que isso na rússia mas não deixa de ser um risco.
o frigo tem que ter respiração. elas ao fim de um ou 2 dias deixam de se mexer se estiverem nos 5 graus, que é o mais aconselhado. depois há mais umas manhas, mas fica para outras conversas... :lol:
tortoiseuk
Membro Júnior

segunda fev 04, 2013 1:02 am

bem, foi um fim de semana de mt trabalho e ainda estou a espera do material para comecar a preparar o espaco exterior para as minhas terrestres.

aki fica brevemente o projecto.
tenho um patio interior e estou a planear por em volta das paredes uma serie de "cold frames" interligados entre eles.
nao sei como inserir fotos aki, de qq modo comprei 3 cold frames como este para ja:

http://www.greenfingers.com/superstore/ ... id=CA0138D

o plano e po-los a acompanhar as paredes do patio e fazer uma ligacao entre eles para ser tipo uma so estrutura grande.
(as medidas q posso usar para ja neste patio sao 2 paredes perpendiculares de 270cm por 230cm).
substituir algum do acrilico em cima por rede metalica (vou deixar uma das porcoes de acrilico para eles se refugiarem em caso de chuva).

e depois numa das extremidades (ainda n decidi se ponho dentro) ou de fora com uma ligacao tb uma casota de aquecimento como esta:

http://www.ebay.co.uk/itm/TORTOISE-HOUS ... 460bf68955

o que achas carla viuva?

o interior sera plantado c todas as sementes q ja tenho e varios habitats, desde solo nao fertilizado, cascalho, etc..

este espaco para ja e para as minhas 2 horsefields, mas se adoptar a hermanni que falei, irei aumentar por mais uma unidade este espaco, fecha-lo completamente a meio para elas n partilharem o mesmo espaco e comprar outra casota c lampada para a outra extremidade! :)

achas q o espaco e suficiente?

qt as marginatas bebes vou criar uma tortoise table enorme de interior
medidas:
260cm por 60 cm c varios basking spots.

as kleimanni se vierem como sao mais sensiveis vao para o terrario/vivarium grande em q estao as horsefield actualmente..

vou mantendo isto actualizado a medida q houverem novidades

ja agora carla, preciso de uma planta trepadeira q possa usar neste espaco e q as tartar possam debicar qd lhes apetecer, isto pk ao longo dessas paredes em q as cold frames vao ficar, estao mtas trepadeiras (q suponho sejam toxicas para elas), q irei tirar mas gostava de usar a estrutura em q elas tavam apoiadas para por outra planta trepadeira q n lhes faca mal..
de todas as listas de plantas, flores e afins q vi da flora comestivel, n vi nenhuma com caracteristicas trepadeiras.
conheces alguma?? (videira far-lhes-a mal?) alguma ideias

thanks
tortoiseuk
Membro Júnior

segunda fev 04, 2013 1:07 am

o objectivo das trepadeiras e tb dar uma aspecto mais "ajardinado" a estrutura para olhos mais invejosos q possam olhar pensem mesmo q e so um jardim!!! apesar de ser um patio interior e de eu nca ter tido qq problemas a alguns vizinhos meus ja roubaram de patios semelhantes.
de qq modo do lado de fora da casa existe uma camera de cctv da camera local.
se algum dia algo acontecer posso sempre usar essa camera para fazer queixa a policia.. de qq modo vou por tb cameras escondidas e alarme do lado de dentro do meu patio.. lol..
tortoiseuk
Membro Júnior

terça fev 05, 2013 12:16 am

alguem tem alguma ideia da planta trepadeira q possa usar?
(p.s - comecou agora tb outro projecto, uma tortoise table de 260cm por 60cm, que vou por numa divisao so para as recem chegadas).. lol
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

terça fev 05, 2013 12:43 am

A hera é venenosa, pelo menos para as tartas.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”