BARF vs. Prey Model vs. Raw Meaty Bones

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quarta jan 30, 2013 12:51 pm

suprem0 Escreveu:
Ziva2011 Escreveu:Boa tarde a todos. Peço desculpa da falat de acentos, mas o teclado pifou e os acentos em vez de aparecerem por cima da letra onde ´´e suposto, aparece antes!!
Atenção Ziva2011, isso à partida será um vírus.

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=587283&page=1

Pois, talvez seja, mas o estranho ´´e que o PC quando est´´a no meu login nao o faz e no do meu colega sim!

Enfim... modernices!!!
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta jan 30, 2013 12:56 pm

Como é costume nestas discussões, optando-se pela desqualificação dos intervenientes desvia-se a atenção do fundamental do debate, que deveria ser discutir os méritos dos vários tipos de alimentação.

Cada método tem por trás uma filosofia própria, e os mais "naturalistas" procuram imitar a alimentação do cão em liberdade melhor dizendo, do seu antepassado próximo, o lobo. Esse tipo de filosofia torna-a atractiva e tira partido de algumas verdades geralmente omitidas em relação às rações comerciais - a questão do equilíbrio nutricional a cada refeição. a questão dos químicos, a questão do controle de qualidade, etc.

O problema de acreditarmos muito numa coisa é que daí resulta frequentemente alguma alienação e provoca afirmações arriscadas que tiram credibilidade ao método no seu conjunto. Fiz BARF durante 6 meses, orientado por uma veterinária fanática do método, e deixei por vários motivos:

- não vi diferenças assinaláveis em relação à ração - quer no pelo, quer na vitalidade quer no estado geral de saúde dos cães. Os dentes estavam realmente mais limpos, nada que não se resolva com umas roedelas periódicas num joelho de vaca, por ex.;

- dava MUITO mais trabalho e perda de tempo alimentá-los com BARF;
- quando essa minha mentora jurou a pés juntos que cães alimentados com BARF jamais desenvolviam displasia, acabei por desistir...

Tentando recentrar o debate, tenho algumas perguntas e afirmações a fazer que gostaria que o rottigs comentasse. Para não tornar este post um testamento, colocá-las -ei noutro.
zeca2
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 1:12 pm

Vou então expôr as minhas dúvidas sobre o tal Prey Mode.

Pelo que depreendi, trata-se de proporcionar aos cães uma alimentação o mais parecida possível com a que teria o lobo na natureza, proveniente da caça; fornecem-se ao animal cadáveres de "presas" inteiras que ele comerá naturalmente e na medida do seu apetite; a regulação será feita pela introdução do jejum isto é, se um cão comer de uma vez a dose de 4 dias, passará sem comer nos 3 dias seguintes.(corrijam-me se estiver errado).

Ora aqui vão as minhas questões para o rottigs, e não lhe peço estudos científicos, mas apenas raciocínio e reporte à sua experiência pessoal:

- se um cão come demais num dia isso significa que não pode trabalhar nos dias seguintes? É que trabalhar com o estômago cheio para 4 dias, parece-me pouco indicado;

- as presas de que ele se alimenta são caçadas, compradas ou criadas exclusivamente para o efeito?

- tendo em conta que o lobo é um animal oportunista, integra esse facto no tipo de alimentação que lhes dá?

- qual a diferença entre o aparelho digestivo do canis familiares e do canis lupos após 15.000 anos de vida doméstica?

- qual a idade média de vida de um lobo em liberdade?

Gostaria que o rottigs me respondesse claramente, se possível sem azedumes ou falando de cátedra, para ver se conseguimos levar a bom porto este debate, que pode ser interessante.

Cumprimewntos
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jan 30, 2013 1:19 pm

Tenho apenas seguido este tópico e até parecia que seria um topico interessante até o fanatismo deitar por terra qualquer credibilidade que o user inicialmente mostrava, além da necessidade engraçada que tem em quase todos os tópicos que entra o tema alimentação, de fazer propaganda ao seu (salvo seja) estio de alimentação e grupo do facebook onde espalham a palavra da verdade (IURD alike :wink: ).

Tenho interesse nesse tipo de alimentação, já li alguma coisinha sobre ela e optei por não seguir essa doutrina para já.. Os meus cães comem a tão terrivel ração e até ver são saudáveis. Se irão ser sempre? Não o poderei obviamete garantir como o user não pode obviamente garantir também que a sua cadela não precisará de cuidados veterinarios. Alem de não fazer sentido, é negligente pensar dessa forma e espero sinceramente que o orgulho não lhe tolde o juizo na altura, se chegar, de levar a cadela a ter cuidados medicos. Gostaria de acompanhar o crescimento da sua cadela por aqui, mas sei que provavelmente se um dia tiver algum problema com a sua cadela não virá aqui contar a história.. Espero estar errado.

Só para terminar:
Cães saudaveis a comer ração e a durar 20anos não é mito.. porra até os cães que o meu avô criava à base de restos e que nunca viram uma vacina tinham uma saude de ferro.. E agora, por este exemplo posso deduzir que dar restos é a melhor alimentação possivel? Afinal tal como voçê diz, tenho provas e casos que vi com os meus olhos..

Rot, boas experiências e más experiências existem em todas as vias, não só quando falamos em alimentação canina, como basicamente em tudo na vida, e cabe as pessoas terem a maturidade para aceitar isso.

Desejo-lhe sinceramente boa sorte com a sua cadela.

Pedro
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 30, 2013 2:27 pm

Devo confessar que estou um bocado na mesma.
Eu optar por uma alimentação mais naturalista para parecer com o que o lobo come,nem pensar.
No meu caso,o meu interesse na alimentação naturalista ou "old school" é exclusivamente em ter algum controlo (o possível) ,sobre a qualidade e as partes que ela ingere.
Agora, até agora muitas das minhas dúvidas não foram respondidas.
Essa carta que postaram, que não percebi muito bem de quem para quem
Achei muito red neck, ou pior, rough neck, digno do KKK.
A minha reacção natural é de defesa,não me venham a pedir saltos de fé, que eu não os dou.
E para certas pessoas que falam como falaram, ou têm provas que sustente as suas afirmações ou não me façam perder o meu tempo.
O PMR está a ficar mal na foto.
Será graças à própria dieta?
Será graças aos seus representantes?
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta jan 30, 2013 2:40 pm

Botas, a alimentação que procura é nitidamente a BARF. É cara, trabalhosa mas faz sentido.
Comece por ler o site do cachorro verde. Também há livros à venda.
A sua questão sobre sobrecarregar figado ou rins não se coloca se alimentar o animal com as doses necessárias ao seu pêso/energia dispendida/saúde/idade. E lembre-se que um cão sénior precisa mais proteína.
Veja a BARF, vai gostar.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta jan 30, 2013 2:42 pm

Acompanhei este tópico, até fiz like no grupo do Face por curiosidade mas vou retirar por tudo o que li aqui e também por não ser aquilo que me pareceu inicialmente. Eu acho que cada dono, devidamente informado, deve optar pelo método de alimentação que lhe pareça melhor para o seu animal... Eu confesso que cada vez mais me faz confusão dar só e apenas ração. Há quem defenda só a ração, há os apologistas da carne crua, da variedade, etc, etc... O que eu tenho feito para já é dar a ração e ocasionalmente cozer frango com arroz e cenoura (ou outra carne), dar carne crua (depois de congelada 3 dias), peixe cozido e coisas do género. Se faço bem? Não sei, mas acho que mal não faz... Gostava de eu própria confeccionar a comida da minha cachorra com alimentos frescos e naturais e só não o faço porque sinto que não tenho conhecimentos suficientes...
Quanto à dieta sugerida pelo user rott, se ao início me despertou alguma curiosidade, depressa excluí essa hipótese não só pela questão so exagero de quantidade de comida, assim como os jejuns e principalmente porque para mim, ossos, só de joelho de vaca e com vigilância...
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta jan 30, 2013 2:48 pm

Vou puxar estas questões para não se perderem.
zeca2 Escreveu:Vou então expôr as minhas dúvidas sobre o tal Prey Mode.

Pelo que depreendi, trata-se de proporcionar aos cães uma alimentação o mais parecida possível com a que teria o lobo na natureza, proveniente da caça; fornecem-se ao animal cadáveres de "presas" inteiras que ele comerá naturalmente e na medida do seu apetite; a regulação será feita pela introdução do jejum isto é, se um cão comer de uma vez a dose de 4 dias, passará sem comer nos 3 dias seguintes.(corrijam-me se estiver errado).

Ora aqui vão as minhas questões para o rottigs, e não lhe peço estudos científicos, mas apenas raciocínio e reporte à sua experiência pessoal:

- se um cão come demais num dia isso significa que não pode trabalhar nos dias seguintes? É que trabalhar com o estômago cheio para 4 dias, parece-me pouco indicado;

- as presas de que ele se alimenta são caçadas, compradas ou criadas exclusivamente para o efeito?

- tendo em conta que o lobo é um animal oportunista, integra esse facto no tipo de alimentação que lhes dá?

- qual a diferença entre o aparelho digestivo do canis familiares e do canis lupos após 15.000 anos de vida doméstica?

- qual a idade média de vida de um lobo em liberdade?

Gostaria que o rottigs me respondesse claramente, se possível sem azedumes ou falando de cátedra, para ver se conseguimos levar a bom porto este debate, que pode ser interessante.

Cumprimewntos
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
rottjgs
Membro
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 4:02 pm

zeca2 Escreveu:Vou então expôr as minhas dúvidas sobre o tal Prey Mode.

1- se um cão come demais num dia isso significa que não pode trabalhar nos dias seguintes? É que trabalhar com o estômago cheio para 4 dias, parece-me pouco indicado;

2- as presas de que ele se alimenta são caçadas, compradas ou criadas exclusivamente para o efeito?

3- tendo em conta que o lobo é um animal oportunista, integra esse facto no tipo de alimentação que lhes dá?

4- qual a diferença entre o aparelho digestivo do canis familiares e do canis lupos após 15.000 anos de vida doméstica?

5- qual a idade média de vida de um lobo em liberdade?

Cumprimewntos
Olá zeca2, peço desculpa pela demora.

Eu vou por por nºs ;)

1 - O cão pode trabalhar nos dias seguintes. Quando diz cães de trabalho, diz cães que fazem desporto ou cães guardadores de rebanho? Eu conheço pessoas com cães guardadores de rebanho e que fazem o mesmo que eu. Deixam o cão comer a quantidade que quer e depois o deixa em jejum. Mas, eles têm vários cães, por isso, enquanto uns descansam, os outros tão a fazer a ronda. É um sistema maravilhoso, o da matilha pra guardar rebanhos. Em relação aos cães de trabalho, você até pode fazer isso, deixar o cão comer à vontade e depois deixá-lo em jejum. Mas não será aconselhável fazer isso antes duma prova. Logo, é só dar uma pequena refeição. Você tem controle sobre o que o seu cão come e a quantidade sobre o que ele come. Se não quer que ele vá fazer provas de barriga cheia, dê pouca comida.

Mais uma vez, digo e repito, nem todos os cães podem/conseguem fazer isto. Há cães que não sabem regular a quantidade de comida que comem, e literalmente comem até caírem pro lado. Aí, é o dono que tem de saber se o cão é um auto-regulador, ou não. Se o cão não for, pode ainda dar peças grandes, mas grandes até ao ponto em que você sabe que mesmo o cão comendo tudo, não vai explodir o estômago.

2 - Todas as que você mencionou. Felizmente, há pessoas que têm amigos caçadores e que conseguem ter muita coisa grátis... Nos EUA e Canadá, não é raro a pessoa alimentar os cães à borla com carne de veado, alces, bisontes, javalis, renas, bodes selvagens, etc, por vários meses. São corações, pulmões, cabeças, pernas, caixas torácicas, uma grande variedade de órgãos, etc. Infelizmente, ao que parece, em Portugal, os caçadores aproveitam tudo, apenas deixando os intestinos e estômago pra trás. Eu não dou essas partes :? . Há também quem compre a carne no supermercado, super normal. Eu compro 100% da carne da minha cadela no supermercado porque não tenho acesso a carne de caça. Se tiver como obter carne de caça, procure dar mais da mesma, visto ser muito mais saudável. E existem também os "raw feeders" que têm quintas e que literalmente criam a comida dos seus cães. Criam galinhas, patos, perus, coelhos, cabras, ovelhas, vacas, etc etc... É outra excelente opção também, visto desta maneira você saber exactamente o quê que o animal andou a comer antes dá-lo ao seu cão. Há pessoas que têm gatos, que criam ratos, ratazanas, hamsters, porquinhos da índia, codornizes, pombos, etc, pra dar ao gato.

3 - Não percebi muito bem essa questão... Se por oportunista, quer dizer que o lobo também vai comer material vegetal, sim. Os lobos vão comer o que tiver ao alcance pra não morrerem à fome, assim como os cães. Mas lá por comerem, não significa que devam comer ou que precisem comer. Eu não dou vegetais ou frutas, a minha cadela nem gosta. Mesmo quando eu dava ração, eu cheguei a dar-lhe umas quantas cenouras, beterrabas e batatas, o que acontecia era: ou ela literalmente cheirava e ia embora, nem sequer tocando no vegetal, ou então ela roia mas no final tava tudo lá. Foi mesmo só pra fazer sujeira :roll:

4 - Nenhum. Em 15000 anos os cães não tiveram tempo de evoluir o seu aparelho digestivo. Nós humanos mudámos o exterior, não o "interior". Logo, por dentro, o cão continua a ser um lobo. Eu sei que recentemente saiu aí um artigo científico a dizer que os cães "evoluíram porque comiam vegetais", ou coisa parecida. É uma total falácia aquele estudo. 1º - aquele estudo foi feito por geneticistas, não nutricionistas. 2º - dizer que os cães se "auto-domesticaram" pra comer as nossas plantações? :roll: Algo está muito errado nisso. Deixo-lhe um artigo pra leitura e um vídeo que falam um pouco sobre isso:

http://www.youtube.com/watch?v=G3wLTlqn ... ture=share
http://retrieverman.net/2013/01/28/no-d ... riculture/

5 - Por acaso eu estava surpreendido por ninguém ter trazido esse assunto à tona. Os lobos normalmente vivem menos tempo que os nossos cães porque eles são animais selvagens. Ou seja, eles não vivem nas nossas casas, protegidos do frio, chuva, calor, neve, têm que lutar com outros lobos/predatores por comida e por território, têm que caçar presas enormes pra comerem, têm que aguentar com os coices e afins das presas enquanto estão a ser caçadas, têm que lutar pra sobreviver a lutas, etc. Os cães não têm que fazer nada disso. A única coisa que mantém os lobos vivos, é aquilo que eles comem, a sua dieta. Os nossos cães vivem mais, hoje, porque nós nos preocupamos com eles e cuidamos deles. Os lobos, não têm veterinários pra tratar uma costela partida durante uma caçada, ou um coice na mandíbula que resultou em partir algum dente... Agora, não é segredo nenhum que eles são mais saudáveis que os nossos cães. Se um lobo cair num lago gelado, a única coisa que ele vai fazer é sair, abanar-se e continuar a andar. Quantos cães hoje em dia fariam isso? Até podiam fazer, mas muito provavelmente iriam ficar doentes.

Se tiver mais alguma questão, fique à vontade em perguntar ;)

Cumps.
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
rottjgs
Membro

quarta jan 30, 2013 4:09 pm

fteixeira Escreveu: exagero de quantidade de comida, assim como os jejuns
Eu já nem sei quantas vezes eu disse isto: Cada cão é um cão e deve ser alimentado como tal. A minha cadela dá-se bem assim, o seu pode não se dar, pronto. É difícil de entender?

Há pessoas que não fazem o mesmo que eu e também têm cães super saudáveis.

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
rottjgs
Membro

quarta jan 30, 2013 4:22 pm

[Editado pela moderação - Problemas relativos a outros sites devem ser discutidos no próprio local]

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 30, 2013 4:39 pm

margoustink Escreveu:...Yogurte, inclusivamente o kefir, pode dar uma diarreia quando dado em maior quantidade. ...
Queijo fresco, nunca notei fazer qualquer reação.
Tanto o iogurte como o queijo fresco não fazem qualquer diarreia aos cães. Pelo contrário, são por demais conhecidas as propriedades benéficas destes derivados do leite sobre os intestinos.

Já do kefir não se pode dizer o mesmo, pois a sua fermentação gera um certo teor alcoólico, que, embora muitíssimo baixo, tem efeitos nefastos sobre o sistema digestivo dos animais. É esse teor alcoólico que dá à bebida o picante que tem.

Resta acrescentar que iogurte e kefir não são a mesma coisa, pois são fermentados por bactérias e lactobacilos diferentes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quarta jan 30, 2013 4:56 pm

[Editado pela moderação - Problemas relativos a outros sites devem ser discutidos no próprio local]
zeca2
Membro Veterano

quarta jan 30, 2013 5:11 pm

Boas, rottjgs. Obrigado pela resposta. Já agora, não tem que pedir desculpas pela demora, isto não é nenhum interrogatório... estamos apenas a conversar calmamente (espero) sobre cães, que apesar a afectividade inerente, não é um tema assim tão transcendental

Vamos ao que interessa. Vou-lhe deixar alguns comentários sobre o seu post, você depois contra-argumentará. se achar que deve.
O cão pode trabalhar nos dias seguintes. Quando diz cães de trabalho, diz cães que fazem desporto ou cães guardadores de rebanho? Eu conheço pessoas com cães guardadores de rebanho e que fazem o mesmo que eu. Deixam o cão comer a quantidade que quer e depois o deixa em jejum
Não só cães pastores, mas praticantes de schutzhund, agility, canicross, bike joking (?), cães de trenó, etc. Acho que aqui aobrigar um cão com 3 ou 4 Kg de carne no bucho a trabalhar é um exagero, para além de inútil (não se pode exigir a um cão que piste eficazmente com a barriga ccheia). Daí que me pareça que como com qualquer tipo de alimentação, o dono deva dosear a comida.
Todas as que você mencionou
Pois... em relação aos exemplos que deu, eu até posso estar de acordo. Mas você diz que compra as peças no supermercado, portanto também com químicos - antibióticos, vitaminas, vacinas, possivelmente anabolizantes e bata-agonistas. Logo, o seu cão come basicamente a mesma carne que você, o que parece razoável. E aqui é que eu acho que você se precipitou ao dizer que cães alimentados Prey Mode não têm doenças... virus, bactérias, etc, andam por aí, como dizia o outro, e embora se possa supôr que o sistema imunitário esteja fortalecido, a verdade é que o seu cão também come, por via indirecta, esses químicos que você critica nas rações e que são, de factto, indesejáveis...

Finalmente, uma questão sobre a auto-regulação de cada cão. Na natureza, um animal oportunista como o cão "enfarda" o mais que pode quando há abundância de presas, porque não sabe quando poderá a vir a comer outra vez. Ora, se eu der aos meus cães 4 kg de carne em vez da dose recomendada (por ex. 1 Kg) e depois o puser a jejuar mais 3 dias até perfazer a média diária indicada, a reacção instintiva do cão na próxima refeição será comer até não poder mais, porque "aprendeu" na experiência anterior que depois da comida vêm uns dias de jejum...Acho difícil que um cão se auto-regule com este método.

Como já aqui alguém disse, a saúde dum cão depende de muitos outros factores para além da alimentação, como a higiene, o exercício, a cumplicidade. Atribuir apenas à dieta uma "saúde de ferro" parece-me excessivo.[/code]
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jan 30, 2013 5:32 pm

kefir sendo em pequeninas porções também não notei nenhum efeito, em todo caso gosto mais do iogurte normal.
Mas por exemplo: um Golden Retriever a comer o equivalente a um copo de iogurte normal de kefir, dá diarreia um dia ou dois.
(comeu porque o roubou, mas pronto vi o resultado)

Já agora qual a quantidade de iogurte a dar a um retriever ou a um de semelhante tamanho?
Responder

Voltar para “Cães”