BARF vs. Prey Model vs. Raw Meaty Bones

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 30, 2013 5:38 pm

Não há verdades absolutas, de qualquer forma já pedi ajuda.
Vamos a ver se eles respondem.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 6:03 pm

zeca2 Escreveu:Boas, rottjgs. Obrigado pela resposta. Já agora, não tem que pedir desculpas pela demora, isto não é nenhum interrogatório... estamos apenas a conversar calmamente (espero) sobre cães, que apesar a afectividade inerente, não é um tema assim tão transcendental

Vamos ao que interessa. Vou-lhe deixar alguns comentários sobre o seu post, você depois contra-argumentará. se achar que deve.
O cão pode trabalhar nos dias seguintes. Quando diz cães de trabalho, diz cães que fazem desporto ou cães guardadores de rebanho? Eu conheço pessoas com cães guardadores de rebanho e que fazem o mesmo que eu. Deixam o cão comer a quantidade que quer e depois o deixa em jejum
1 - Não só cães pastores, mas praticantes de schutzhund, agility, canicross, bike joking (?), cães de trenó, etc. Acho que aqui aobrigar um cão com 3 ou 4 Kg de carne no bucho a trabalhar é um exagero, para além de inútil (não se pode exigir a um cão que piste eficazmente com a barriga ccheia). Daí que me pareça que como com qualquer tipo de alimentação, o dono deva dosear a comida.
Todas as que você mencionou
2 - Pois... em relação aos exemplos que deu, eu até posso estar de acordo. Mas você diz que compra as peças no supermercado, portanto também com químicos - antibióticos, vitaminas, vacinas, possivelmente anabolizantes e bata-agonistas. Logo, o seu cão come basicamente a mesma carne que você, o que parece razoável. E aqui é que eu acho que você se precipitou ao dizer que cães alimentados Prey Mode não têm doenças... virus, bactérias, etc, andam por aí, como dizia o outro, e embora se possa supôr que o sistema imunitário esteja fortalecido, a verdade é que o seu cão também come, por via indirecta, esses químicos que você critica nas rações e que são, de factto, indesejáveis...

3 - Finalmente, uma questão sobre a auto-regulação de cada cão. Na natureza, um animal oportunista como o cão "enfarda" o mais que pode quando há abundância de presas, porque não sabe quando poderá a vir a comer outra vez. Ora, se eu der aos meus cães 4 kg de carne em vez da dose recomendada (por ex. 1 Kg) e depois o puser a jejuar mais 3 dias até perfazer a média diária indicada, a reacção instintiva do cão na próxima refeição será comer até não poder mais, porque "aprendeu" na experiência anterior que depois da comida vêm uns dias de jejum...Acho difícil que um cão se auto-regule com este método.

Como já aqui alguém disse, a saúde dum cão depende de muitos outros factores para além da alimentação, como a higiene, o exercício, a cumplicidade. Atribuir apenas à dieta uma "saúde de ferro" parece-me excessivo.[/code]
Mais uma vez, por nºs ;)

1 - Exacto. Eu já disse inúmeras vezes, uma das maravilhas desta dieta, é que ela é muito versátil. Você é que doseia a comida do cão. Eu dei aquela pá de porco, mas não tava à espera que ela comesse tudo... Mas pronto, comeu. Ela não tem problemas. Mas, se você tem cães que não sabem regular, é melhor não o fazer. Como disse, dê uma quantidade que sabe que o seu consegue comer e não cai pro lado. E isto é apenas feito por tentativas, não há uma fórmula mágica pra saber isso. Além do mais, os cães trabalham melhor em jejum. Eu tenho uma amiga que tem cães guardadores de rebanhos e que também fazem desportos de todos os tipos, ela também faz assim. Claro, não o faz quando os cães vão a uma prova. Como disse, o dono é que tem que saber o que resulta melhor pro seu cão.

2 - A mesma carne que eu compro pra mim, é exactamente a mesma que a minha cadela come e vice-versa. Às vezes até caio na gargalhada enquanto to a comer frango, eu digo que to a comer "comida de cão", visto nós comermos todos do mesmo frango :P Adiante... Se eu não fosse comer uma peça de carne, eu provavelmente não o daria à minha cadela. Eu tenho sempre em mente: "se está bom pra meu consumo, também está bom pra consumo dela", no que toca a carne, claro. Por isso que disse que carne de caça é muito mais saudável. Ah pois, animais do campo também. Animais criados ao ar livre. Todos os cães têm bactérias e vírus no seu trato intestinal, no entanto, todos eles vivem bem com isso. Esta parte está muito bem explicada no vídeo que eu publiquei no meu comentário anterior ;).

3 - A minha cadela sempre se auto-regulou com esse método. Mas, há cães que não. Mais uma vez digo, não generalizemos. Há cães que não podem/aguentam este "método" de muita comida e jejum, outros aguentam sem problema algum. Mais uma vez digo, o dono tem que conhecer o cão que tem. As quantidades que a minha cadela come, variam muito. Por exemplo, antes da pá de porco de 2,9kg que ela comeu, ela tinha comido um frango de 1,5kg. Esse frango foi comido no sábado, logo, tinha comida pra sábado e domingo. Então, dei-lhe a pá de porco na segunda, de 2,9kg, que surpreendentemente, ela comeu tudo, sendo que normalmente o máximo que ela come, é 2kg ou nem isso. Eu já dei muitos perus inteiros, e já vi ela comer diferentes quantidades de cada vez. E o cão não aprende a entrar num modo de sobrevivência só porque passou alguns dias em jejum. Você faz aquilo que resultar pro seu cão. Como já disse anteriormente, há pessoal na PMR, que não segue este estilo de muita comida e jejum. É uma escolha deles e os cães deles também são saudáveis.

Até tem razão no que toca a "saúde de ferro", porém, a dieta tem um gigantesco valor na saúde do cão. Já vi muitos cães a comerem um frango ou peru, etc, em cima da terra ou relva no chão ou por cima de folhas, etc. Não há desinfectantes e limpezas. ;)
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta jan 30, 2013 6:20 pm

Rottjgs, acabou por não me dar uma resposta clara no nº 2 do seu post.

O que eu queria ressaltar é que a carne que você come (e a sua cadela também...) TAMBÉM contém químicos pouco benéficos para a saúde (antibióticos, hormonas, vitaminas, etc. Partindo do princípioque estes produtos não são benéficos para a saúde humana e, por extensão, canina, embora podendo ser melhores que a ração, são piores que a carne de uma presa selvagem (isto se ela não estiver infectada por fertilizantes ou adubos). Sendo assim acho incorrecto dizer que se alimentar os meus cães de forma igual eles não contrairão doenças.

Quanto ao ponto 1, concluo que, ao fim e ao cabo, cabe ao dono dosear a quantidade de comida a dar ao cão. Que é, ao fim e ao cabo, o que se faz com a ração. Neste ponto, não há, pois grandes diferenças.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta jan 30, 2013 6:24 pm

Já agora, você por acaso defende que a displasia da anca possa ser evitada com o Prey Mode? E quanto à relação cálcio / fósforo , considera que a existente em peças inteiras é a adequada?
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jan 30, 2013 6:24 pm

Já vi muitos cães a comerem um frango ou peru, etc, em cima da terra ou relva no chão ou por cima de folhas, etc. Não há desinfectantes e limpezas.
Também já vi cães a fazerem isso com ração/biscoitos e também não ficaram doentes por isso :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 30, 2013 6:28 pm

Desculpem a intervenção, mas não sabia que as vitaminas, mesmo que sintéticas, são pouco benéficas à saúde.

E quanto à caça... não me parece que um coelho com mixomatose, por exemplo, seja mais saudável do que um criado em coelheiras. Ou que um javali tão cheio de parasitas que estes lhe invadem todo o corpo seja melhor do que um pedaço de pá de porco criado em exploração pecuária...

Mas se calhar sou eu que estou a ver mal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 6:40 pm

zeca2 Escreveu:Rottjgs, acabou por não me dar uma resposta clara no nº 2 do seu post.

O que eu queria ressaltar é que a carne que você come (e a sua cadela também...) TAMBÉM contém químicos pouco benéficos para a saúde (antibióticos, hormonas, vitaminas, etc. Partindo do princípioque estes produtos não são benéficos para a saúde humana e, por extensão, canina, embora podendo ser melhores que a ração, são piores que a carne de uma presa selvagem (isto se ela não estiver infectada por fertilizantes ou adubos). Sendo assim acho incorrecto dizer que se alimentar os meus cães de forma igual eles não contrairão doenças.

Quanto ao ponto 1, concluo que, ao fim e ao cabo, cabe ao dono dosear a quantidade de comida a dar ao cão. Que é, ao fim e ao cabo, o que se faz com a ração. Neste ponto, não há, pois grandes diferenças.
É simples, se você não se sente confortável em dar determinado tipo de carne devido a químicos e etc, não dê. Eu apenas dou carne que eu sei que eu comeria sem problema algum. Se você tem dúvidas em relação à qualidade da carne que está a comprar, não compre.

Eu apenas vejo a quantidade de sódio nos frangos. Se for maior de 100mg por 120g, não compro, isso já seria prejudicial ao meu cão e gato.

E sempre disse desde o princípio que o dono deve fazer o melhor pro cão, sendo que parte disse, é dosear a comida que se dá.
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 6:43 pm

zeca2 Escreveu:Já agora, você por acaso defende que a displasia da anca possa ser evitada com o Prey Mode? E quanto à relação cálcio / fósforo , considera que a existente em peças inteiras é a adequada?
A displasia é genética e/ou provocada por factores ambientais. Nem a melhor carne ou "PMR" iria salvar o seu cão se ele já fosse predisposto à doença. A minha própria cadela tem displasia, se bem que começou antes, enquanto ainda comia ração.

Porém, há pessoas que têm cães com displasia que não dão suplementos e nem comprimidos pra dor porque os cães simplesmente não se queixam e não apresentar qualquer desconforto, levam uma vida normal. Eu escolhi dar suplementos, a minha casa tem um chão SUPER escorregadio, logo, é um terror pra anca da minha cadela... :(
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 6:45 pm

Floripes3 Escreveu:Desculpem a intervenção, mas não sabia que as vitaminas, mesmo que sintéticas, são pouco benéficas à saúde.

E quanto à caça... não me parece que um coelho com mixomatose, por exemplo, seja mais saudável do que um criado em coelheiras. Ou que um javali tão cheio de parasitas que estes lhe invadem todo o corpo seja melhor do que um pedaço de pá de porco criado em exploração pecuária...

Mas se calhar sou eu que estou a ver mal.
Por isso é que é sempre recomendado congelar a carne de caça durante 2-3 semanas pra matar tudo.

Mas há quem não faça e os cães não têm problema. Vai de zona pra zona. Há zonas em que um certo tipo de parasita está presente e outra zona não. Isso cabo ao dono decidir.
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta jan 30, 2013 6:51 pm

rottjgs Escreveu:(...) Agora, não é segredo nenhum que eles são mais saudáveis que os nossos cães. (...)

Cumps.
São saudáveis os que sobrevivem, existe uma coisa que se chama selecção natural, só os mais resistentes chegam ao estado adulto e vingam, e produzem crias geneticamente mais resistentes e mais saudaveis , enquanto que os animais de cativeiro são assistidos e protegidos e até os elementos mais fracos são ajudados pelo criador/tradador/veterinario, ;) na natureza quem não é saudável morre e não se chega a reproduzir ;), por isso a dita "boa saúde" dos lobos tem mais a ver com a selecção natural que com o tipo de alimento e não pode ser comparada á dos cães.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 6:52 pm

Bondage2010 Escreveu:
rottjgs Escreveu:(...) Agora, não é segredo nenhum que eles são mais saudáveis que os nossos cães. (...)

Cumps.
São saudáveis os que sobrevivem, existe uma coisa que se chama selecção natural, só os mais resistentes chegam ao estado adulto e vingam, e produzem crias geneticamente mais resistentes e mais saudaveis , enquanto que os animais de cativeiro são assistidos e protegidos e até os elementos mais fracos são ajudados pelo criador/tradador/veterinario, ;) na natureza quem não é saudável morre e não se chega a reproduzir ;), por isso a dita "boa saúde" dos lobos tem mais a ver com a selecção natural que com o tipo de alimento e não pode ser comparada á dos cães.
E pra sobreviverem têm que ser saudáveis ;).
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quarta jan 30, 2013 7:51 pm

rottjgs Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
rottjgs Escreveu:(...) Agora, não é segredo nenhum que eles são mais saudáveis que os nossos cães. (...)

Cumps.
São saudáveis os que sobrevivem, existe uma coisa que se chama selecção natural, só os mais resistentes chegam ao estado adulto e vingam, e produzem crias geneticamente mais resistentes e mais saudaveis , enquanto que os animais de cativeiro são assistidos e protegidos e até os elementos mais fracos são ajudados pelo criador/tradador/veterinario, ;) na natureza quem não é saudável morre e não se chega a reproduzir ;), por isso a dita "boa saúde" dos lobos tem mais a ver com a selecção natural que com o tipo de alimento e não pode ser comparada á dos cães.
E pra sobreviverem têm que ser saudáveis ;).
e terem muita sorte...que as vezes até os melhores genes são abatidos por um triste acaso do destino, levar com um coice ou assim. A vida na natureza não é pêra doce :lol:
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quarta jan 30, 2013 8:05 pm

Teffie Escreveu:
rottjgs Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
rottjgs Escreveu:(...) Agora, não é segredo nenhum que eles são mais saudáveis que os nossos cães. (...)

Cumps.
São saudáveis os que sobrevivem, existe uma coisa que se chama selecção natural, só os mais resistentes chegam ao estado adulto e vingam, e produzem crias geneticamente mais resistentes e mais saudaveis , enquanto que os animais de cativeiro são assistidos e protegidos e até os elementos mais fracos são ajudados pelo criador/tradador/veterinario, ;) na natureza quem não é saudável morre e não se chega a reproduzir ;), por isso a dita "boa saúde" dos lobos tem mais a ver com a selecção natural que com o tipo de alimento e não pode ser comparada á dos cães.
E pra sobreviverem têm que ser saudáveis ;).
e terem muita sorte...que as vezes até os melhores genes são abatidos por um triste acaso do destino, levar com um coice ou assim. A vida na natureza não é pêra doce :lol:
Exacto. Mas pra poderem caçar, têm que ser saudáveis. Um fraco não aguenta uma perseguição e muito menos um combate corpo a corpo pra derrubar o animal.
"I'm not going to censor myself to comfort your ignorance" - Anonymous Legion

"Never underestimate the power of stupid people in large groups" - George Carlin
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 30, 2013 8:22 pm

Os "fracos" são postos de lado logo ao nascer, e quando a "fraqueza" é extrema, as progenitoras matam-nos e muitas vezes até os comem: nada se pode perder.

Na Natureza selvagem não há lugar para os fracos e os doentes, que quando conseguem sobreviver por algumas semanas ou são inexoravelmente caçados e comidos pelo predador da espécie, ou morrem algures.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quarta jan 30, 2013 8:29 pm

Floripes3 Escreveu:Os "fracos" são postos de lado logo ao nascer, e quando a "fraqueza" é extrema, as progenitoras matam-nos e muitas vezes até os comem: nada se pode perder.

Na Natureza selvagem não há lugar para os fracos e os doentes, que quando conseguem sobreviver por algumas semanas ou são inexoravelmente caçados e comidos pelo predador da espécie, ou morrem algures.
a nutereza é cruel mas permite a evoluçao e a sobrevivencia da especie, eliminando defeitos e doenças do genotipo da populaçao, ja os animais domésticos e o ser humano, em termos de saude, estao em regreção progressiva...mas isso já é outro assunto. :wink:
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Responder

Voltar para “Cães”