ajuda sobre registos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

segunda fev 23, 2004 4:51 pm

Olá:

Como nunca tive nenhum cão nem percebo nada das burocracias do CPC, vinha pedir a vossa ajuda. Recebi hoje da criadora o registo provisório no lop. Já sei que tenho de o chipar ou tatuar e pagar a transferência de proprietário. Mas fiquei curiosa porque embora a ascendencia do meu tomas tenha afixo o nome dele vem como Detomas. o que quer dizer o DE? tomás foi o nome que lhe pus mal o escolho da ninhada, mas estava convencida que também precisavam do nome o criador. Não precisa? É que metade da familia tem nomes complicadíssimos, o meu parece o filho bastardo :(
Não é que me importe pois gosto dele de qualquer maneira mas fiquei curiosa e ja perguntei a criadora, estou a ver o que me responde...
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

segunda fev 23, 2004 4:59 pm

O Clube Portugues de Canicultura seria a entidade mais correcta para responder à sua questão, deveria tentar entrar em contacto com o mesmo.
Em relação ao nome do criador, bem depende do criador e se este tem ou não Afixo. O afixo é propriadade exclusiva de alguns Criadores que muito trabalharam e selecionaram nas suas criações a fim de obter tal condição. É uma questão que pode colocar ao criador do seu cachorro é se o mesmo tem ou não Afixo.
Mas se realmente o nome está como Detomas e mais nada, é porque provavelmente o Criador não tem afixo, como Tomás é um nome comum em cachorro o mais provavel é esse nome (detomas) ter sido o nome aplicado pelo Clube a fim de lhe dar um nome mais semelhante com o proposto. Mas fale com o criador e com o clube e ficará a perceber melhor ;)
Cleo
Membro
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:05 pm

Eu bem queria falar com o clube mas não me atendem o telefone e eu moro a 200 km... Vou esperar pela resposta da criadora, obrigada.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda fev 23, 2004 5:10 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 10:22 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:14 pm

Olá,
Também há casos de criadores que, por razões diversas, não pretendem associar certos cachorros ao seu afixo, e por isso não os resgistam sob o respectivo afixo.
Há também os casos de criadores que na ninhada em questão são apenas o dono do macho, e por isso têm direito a um ou mais cachorros da ninhada para venderem. Neste caso, o dono da Fêmea pode não ter afixo e nessa base os cachorros também não o têm.
Não tendo afixo, e tal como aqui já lhe foi dito, a escolha de nomes é muito mais limitada. Tomás decerto já existia, e por isso ele teve de ser registado como Detomas. Mas isso não Importa, porque você pode chamar-lhe o que quiser ;). A Minha cadela Rottweiler chama-se ARA ( da Quinta de Salles), mas eu chamo-lhe MARA.
Enfim...só mesmo o criador que lhe vendeu o cão o poderá esclarecer.
Ja agora, depois diga-nos o que ele lhe respondeu, que eu fiquei cirioso ;)

Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em segunda fev 23, 2004 5:16 pm, editado 1 vez no total.
Cleo
Membro
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:14 pm

Não, não a criadora não me prometeu nada, comprei porque quis. era apenas uma curiosidade de uma leiga no assunto. É um chihuahua de pêlo comprido.
Cleo
Membro
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:18 pm

Já percebi com a juda do Paulo, só o pai tem afixo e lop. A mãe no registo vem RI. Isso quer dizer que não tem lop, é? Não faz mal, o meu pequerrucho é muito lindo...
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 23, 2004 5:22 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 10:23 am, editado 2 vezes no total.
Cleo
Membro
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:25 pm

Eu comprei o que quis, não tenho nada de que me queixe.E não é preciso ter afixo para ser o cão mais lindo do mundo!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:28 pm

Cleo Escreveu: Já percebi com a juda do Paulo, só o pai tem afixo e lop. A mãe no registo vem RI. Isso quer dizer que não tem lop, é? Não faz mal, o meu pequerrucho é muito lindo...
Olá,
Sabe se a Mãe foi comprada cá em Portugal....e que idade é que ela tem? É que cá em Portugal já não se fazem RI para raças estrangeiras há uns anitos. Não lhe sei é dizer exactamente há quantos, mas talvez alguém mais conhecedor nos possa ajudar.

Cumprimentos
Paulo C.
Cleo
Membro
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:33 pm

Pois Paulo, não sei.Mas posso perguntar... É que quando vi o tomás ele estava com os pais e eu achei-os todos de acordo com o estalão de raça e como adorei o cachorro só perguntei se os pais tinham registo, não me preocupei com o o lop. mas como é que o meu tem lop se a mãe não tem?
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 23, 2004 5:34 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 10:24 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 23, 2004 5:37 pm

Se a mãe tem Ri e o filho tem LOP é porque a mãe tem 2 gerações conhecidas, o filho tem 3, entra para o LOP automaticamente.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:39 pm

SeaLords Escreveu: Se a mãe tem Ri e o filho tem LOP é porque a mãe tem 2 gerações conhecidas, o filho tem 3, entra para o LOP automaticamente.
Ora aí está a explicação. Quem sabe, sabe ;)
Cleo
Membro
Contacto:

segunda fev 23, 2004 5:44 pm

vamos lá a ver se eu consigo estar a altura de esclarecer pelo que tenho a minha frente. O pai tem afixo, bem como a avó paterna e 3 dos bisavós por parte de pai. A mãe não tem afixo, o avô materno tem e a avó materna não tem devido a ascendencia desconhecida.Sealords, eu sei que é um erro pagar por animais sem lop "qualificado", mas a culpa é minha por não o ter exigido porque adorei o animal e só pensei que o queria em minha casa. No entanto acho que não é nenhum drama, na medida em que não pretendo vir a ser criadora.
Responder

Voltar para “Cães”