Campanha de esterilização arranca em freguesias de Lisboa

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jan 31, 2013 12:08 am

"De que falamos quando falamos de abates nos canis

Janeiro 30, 2013

Oportunamente, foi publicado no site do Grupo de Oeiras (http://www.facebook.com/groups/oeiras4pets) o Manual de Normas sobre Eutanásia de Animais de Companhia da DGVA, acompanhado de um texto de reflexão intitulado ”O Manual de Tortura”.

A 3 dias da manifestação da ANIMAL, frente às instalações daquela instituição, convém ter presente todo o SOFRIMENTO desta prática cruel e desnecessária. A esterilização permite o controlo da população de gatos e cães e a redução do abandono. Mas as autoridades preferem assim.

Cabe-nos a nós agir no sentido de uma mudança e por isso a presença na manifestação de sábado, dia 2 de Fevereiro, é indispensável."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 31, 2013 1:04 am

Se a esterilização/castração for a título obrigatório pelos vets municipais, estou fora.
Por mais que eu gana, por mais que eu arreie, só mete a faca (em caso de necessidade) quem eu tiver confiança para tal. e e.
Do problema de saúde pública trato eu da minha parte.

" A esterilização permite o controlo da população de gatos e cães e a redução do abandono".

Errado, quanto ao abandono.

O que eu gostaria de ver era (em privado ou em municipal):
-Esterilização/castração opcional e só depois do canídeo atingir todo o seu potencial. (os gatos também).
- Melhores infraestruturas e condições de salubridade em todos os recintos. (Obrigatório)
- Capacidades veterinárias acrescidas.
- Actividades lúdicas e higiénicas obrigatórias, limite de população, consoante o espaço, condições e nº de voluntários/empregados.
- Acções de formação para adoptantes e aulas integradas.
-Maior fiscalização sobre os registos da junta.
Isto só para nomear alguns.
Talvez fosse boa ideia a integração da declaração dos direitos dos animais no preâmbulo da constituição Portuguesa.
Talvez fosse boa ideia uma reorganização, pelo menos a nível regional das associações e estado,para melhor aproveitar recursos e redistribui-los de maneira mais eficaz.
Ó carpetes ou lá o que é em cima de paus e arame em terra batida é o melhor que temos para dar?
Isso das clínicas municipais é boa ideia.
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta jan 31, 2013 10:34 am

botas96 Escreveu:" A esterilização permite o controlo da população de gatos e cães e a redução do abandono".

Errado, quanto ao abandono.
Desculpe Botas mas neste ponto discordo consigo.
São inumeros os animais que (só) após engravidarem são abandonados, para além de que ainda há muita gente que após o nascimento das crias as matam por afogamento :( . Muitas vezes essas fêmeas voltam a engravidar e novo afogamento.
Se quem é a favor da esterilização (como eu) e ainda por cima esta seja gratuita, poderemos incentivar de uma forma mais activa para que os animais de quem conhecemos (mesmo que seja um visinho com quem mal falamos) sejam esterilizados (já me aconteceu incentivar activamente e depois quem se "lixou" fui eu porque fui eu que tive que pagar a castração e afins, medicamentos, etc. :evil: ).
Clara
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jan 31, 2013 11:01 am

De acordo com a osmclara. Tendo em conta a situação actual, a não esterilização obrigatória dos animais que são adoptados em canis municipais apenas contribui para que muitas crias desses animais lá vão parar, mais cedo ou mais tarde, ou deambulem por aí, famintas e doentes, ou morram debaixo dos carros, ou sejam acolhidas por associações sobrelotadas e, necessariamente, com poucas condições, agravando-as ainda mais, etc., etc., etc.

O que o botas está a pedir é que passemos directamente como que do inferno para o céu. Para já, "só" conseguir que os canis tivessem condições condignas, que esterilizassem obrigatoriamente e que não abatessem e "só" conseguir que quem maltrata e abandona fosse punido seriam passos gigantescos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
botas96
Membro Veterano

quinta jan 31, 2013 12:40 pm

Eu entendo, mas para dar uma machadada no problema, é ir à raiz (nós próprios).
Acredito que acções de formação/sensibilização iriam reduzir o problema, para quê procriar se não houver razões funcionais (tanto de raça como srd)?
Numa ninhada de cães bons funcionalmente continua a haver para todos os gostos.

Eu não estou a pedir o "céu", estou a pedir o mínimo de dignidade/razoável. Cães enfiados em boxes ou naquilo que for até que alguém os vá buscar. Aos magotes muito grandes, tipo, stockpiled.

Associações que deviam ter 40/60 animais, com 400,600 cães???? Que é isto????Onde é que chegámos???? Carandirú? ou pior? Comida incerta, doenças a grassar, stress em alta, barulho ensurdecedor, cheiro do piorio.

E qualidade de vida, não?

A vossa única arma/solução é o cortar indiscriminadamente e preventivamente? Há quanto tempo andam neste ciclo vicioso?

Alguma coisa melhorou com essa táctica, do ficar aliviado, deste já não sai nada! e as possíveis repercussões para esse individuo?

Defensores dos direitos dos animais? Onde?

p.s.- Também aos gatos.

p.s1- Passos gigantescos era a inclusão da declaração dos direitos dos animais no preâmbulo das Leis Fundamentais Portuguesa e uma grande conquista.
osmclara
Membro Veterano

quinta jan 31, 2013 1:12 pm

O botas está baseado nalguma ideia que não estou a apanhar, mas mesmo assim vou responder baseada no meu raciocinio:

Escreveu:Eu entendo, mas para dar uma machadada no problema, é ir à raiz (nós próprios).
Acredito que acções de formação/sensibilização iriam reduzir o problema, para quê procriar se não houver razões funcionais (tanto de raça como srd)?
Numa ninhada de cães bons funcionalmente continua a haver para todos os gostos.

Eu acredito que quem se preocupa com este flagelo não coloca os seus animais a procriar (os meus estão todos esterilizados).
Quanto a accões de formação, acha que alguém vai lá aparecer? Principalmente os que realmente necessitam dessa sensibilização?
Desculpe, eu tenho tendência a acreditar no Pai Natal, mas nessa não acredito :( .

Escreveu:Eu não estou a pedir o "céu", estou a pedir o mínimo de dignidade/razoável. Cães enfiados em boxes ou naquilo que for até que alguém os vá buscar. Aos magotes muito grandes, tipo, stockpiled.

Associações que deviam ter 40/60 animais, com 400,600 cães???? Que é isto????Onde é que chegámos???? Carandirú? ou pior? Comida incerta, doenças a grassar, stress em alta, barulho ensurdecedor, cheiro do piorio.

E qualidade de vida, não?

Acha que quem alberga 400/600 animais não gostaria de lhes dar melhores condições? Quem no seu juizo normal não gostaria de saber que, apesar de haver quem abandone o seu animal, este seria recolhido em condições que lhe oferecesse alguma qualidade de vida (e digo alguma porque faltaria sempre o dono).

Escreveu:A vossa única arma/solução é o cortar indiscriminadamente e preventivamente? Há quanto tempo andam neste ciclo vicioso?

Alguma coisa melhorou com essa táctica, do ficar aliviado, deste já não sai nada! e as possíveis repercussões para esse individuo?
Conhece outra alternativa realmente viável? As associações que albergam esses animais iriam de certeza agradecer ideias que pudessem pôr em prática e com resultados positivos.
Há quanto tempo? Infelizmente há muito pouco tempo, e só agora os alertas começam a fazer eco, embora muito baixinho ainda.

Escreveu:Defensores dos direitos dos animais? Onde?

p.s.- Também aos gatos.
Eu pessoalmente sou devensora da vida, animal e humana (mas quanto a esta ultima abstenho-me de comentar), e é por isso que defendo que não devem nascer mais sem condições.

Escreveu:p.s1- Passos gigantescos era a inclusão da declaração dos direitos dos animais no preâmbulo das Leis Fundamentais Portuguesa e uma grande conquista.

Já existem imensas leis (para os mais variados problemas), acha que elas são cumpridas? Analise o que se passa, já não digo no mundo, mas em Portugal, acha que são as leis viriam resolver o problema?

(entenda por favor as minhas resposta como mera troca de ideais)
Clara
botas96
Membro Veterano

quinta jan 31, 2013 2:34 pm

Primeiro não é coisa para ser do dia para a noite mas...
O problema está a montante e associações e etc, estão a resolver o problema a jusante e sobre a pressão da "oferta".
A raiz do problema somos nós,por diversas razões,logo é de se chegar à torneira para fechá-la (pelo menos parcialmente), com calma e perseverança.
E eles aparecem, para adoptar ou comprar, em qualquer das modalidades penso que seja necessário gastar o tempo, mesmo que seja unilateralmente, a conhecer o adoptante,o cão, e vice versa. Penso que seja tempo útil para se informar, orientar sobre as especificidades do cão em questão, etc. Gastar o tempo necessário para que se fiquem todos a conhecer e para optimizar a adopção/compra e o depois.Principalmente para os que vão pela primeira vez.
E sempre há a net para fazer campanhas de sensibilização para utilizar um espectro mais largo.
Podia-se tentar criar protocolos com Escolas de treino privadas oferecendo/preços irrisórios pacotes básicos de obediência (a escola também teria acesso a um volume maior de clientes em potencial caso quisessem continuar as aulas, ficariam também a ganhar com uma maior penetração num mercado potencial, etc).
Podia-se tentar parcerias com o Estado (facilidades fiscais ou outras, disponibilidade de terrenos ou infraestruturas em troca de alivio de despesas para o Estado).
Criação de marcas ou parceria com marcas já existentes de trelas, coleiras e afins ou outros que nada tenham a haver, para tentar complementar as doações ou mesmo substituir as doações.( e por os produtos à venda em sites próprios,ou tentar parcerias com outros sites já existentes e idóneo)
Organizar eventos de beneficência (recorrendo a artistas, daqueles que falam bonito naquele video,p.e. também trará benefícios aos próprios,uma exposição benemérita, p.e. )
Uma reorganização, pelo menos a nível regional, das várias organizações,numa só ou numa federação, com um comando central, para além de uma melhor redistribuição de recursos, terem acesso a outro tipo de condições para melhor fazer frente a um problema comum e de maneira mais eficaz que as organizações actuais fazem de maneira claramente insuficiente e desorganizada. ( tem é que deixaras guerrinhas de parte).
Procurar os seus melhores efectivos para integração em programas de auxilio (guia, busca e salvamento, etc) assim como procurar fazer provas de agility, gameness, mondioring, etc). Procurar patrocínios para essas provas, etc.
São estas algumas das minhas sugestões, enfim.
Organização, disciplina, Profissionalização da coisa. Um completo novo nível para deixar isso do orfanato e dos coitadinhos completamente enterrado de vez. (valorizar o cão para facilitar a adopção)
E acredite-me, se a clara e todos nós levamos a vida que levamos, com direitos e deveres é graças à declaração dos direitos humanos e do cidadão e à Constituição que garante esses mesmos direitos e deveres.
Tassebem
Membro Veterano

sábado mai 18, 2013 8:43 pm

"Canil de Lisboa – visita realizada a 2 de Maio

Maio 15, 2013

A sentença do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa tinha dado um prazo de 8(oito) dias para que fosse criada uma área de quarentena no canil /gatil de Monsanto para prevenir a proliferação das doenças contagiosas( a sentença transitou em julgado em 5 de Julho de 2011!), o que não foi feito.

Em consequência da acção de incumprimento e da inspecção realizada pelo Tribunal em 31 de Janeiro de 2013 ( ver post de 20 de Março) foi dado um novo prazo de 45 dias para a criação da referida área de quarentena , que foi estendido posteriormente até 22 de Abril, de forma improrrogável.

No dia 2 de Maio de 2013 a Autora da providência acompanhada por uma voluntária da Campanha de Esterilização,deslocaram-se ao canil/gatil de Lisboa onde verificaram que a área de quarentena criada se resume a boxes do canil 1 que foram separados por uma parede da restante estrutura, às quais acrescem as jaulas que já existiam na parte lateral e que serão 4 ou 5. Ao todo e segundo informação do encarregado esta área pode albergar 17 animais o que se afigura de todo insuficiente uma vez que todos os animais, e não só os que aparentam sinais de doença, devem fazer quarentena.

Lembra-se que a sentença determina que os cães devem entrar primeiro para o canil 3 e só em caso de este estar cheio para o canil 1, dadas as condições incrivelmente desumanas deste canil.

Para além disso, as boxes do canil 1 são de todo inadequadas ao fim em vista, uma vez que a área exígua ( 1m2) permite uma proximidade física que possibilita o contágio das doenças de que eventualmente padecem, já para não falar do facto de não existir qualquer resguardo , e nem espaço, no caso de cães corpulentos, para os animais se deitarem, e se protegerem, em espaço enxuto, durante e após a lavagem diária das boxes, pelo que permanecem, dia após dia, sobre uma superfície molhada, acorrentados pelo pescoço com correntes de 96 cm.

Foram, ainda, informadas que este espaço era tudo o que estava previsto para área de quarentena, nada existindo para os gatos entre os quais a mortalidade por doença nas instalações do canil tem sido particularmente violenta , nada levando a supor que a situação se tenha alterado uma vez que a quarentena continua a não ser praticada.

O processo judicial continua."

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
Tassebem
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 9:47 am

Notícia no "Sol" de hoje:

"Canil/gatil de Lisboa vai passar a chamar-se Casa do Animal

O canil/gatil municipal da capital vai passar a chamar-se Casa dos Animais de Lisboa e ter um grupo de trabalho para supervisionar o seu funcionamento, estando também prevista a criação do provedor do Animal, disse hoje fonte da autarquia.
O novo nome do equipamento ficará estabelecido por despacho do presidente, António Costa.

De acordo com a mesma fonte, na próxima reunião, prevista para a semana, a maioria liderada pelo PS na Câmara de Lisboa vai propor a criação da figura do provedor, a quem competirá "emitir, de forma independente e imparcial, recomendações sobre o funcionamento da Casa dos Animais de Lisboa e receber e tratar as queixas relativas ao mesmo".

Quanto ao grupo de trabalho, irá analisar as condições de funcionamento da Casa dos Animais, identificar boas práticas susceptíveis de serem aplicadas e reunir-se com associações dedicadas à causa animal.

O grupo de trabalho será constituído pela bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, Laurentina Maria Pedroso, um elemento designado pela bastonária, o provedor a designar e um elemento da Câmara Municipal de Lisboa."
osmclara
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 1:21 pm

Necessito de tradução, Tassebem: isso significa que vai melhorar, vão ser criadas melhores condições, ou apenas servirá para justificar o ordenado de uns quantos (para não falar em dinheiros cujo destino não é publicado)?
Peço desculpa, mas sinto que o assunto é "pastoso", muitos floreados, muitas promessas, mas fica-se pela publicidade e, quero crer, boas intenções, só que não passa disso, e de "boas intenções está o inferno cheio" (espero sinceramente estar redondamente enganada e que desta vez se veja mudanças bem positivas, principalmente para os animais).
Clara
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jun 05, 2013 1:41 pm

osmclara Escreveu:Necessito de tradução, Tassebem: isso significa que vai melhorar, vão ser criadas melhores condições, ou apenas servirá para justificar o ordenado de uns quantos (para não falar em dinheiros cujo destino não é publicado)?
Peço desculpa, mas sinto que o assunto é "pastoso", muitos floreados, muitas promessas, mas fica-se pela publicidade e, quero crer, boas intenções, só que não passa disso, e de "boas intenções está o inferno cheio" (espero sinceramente estar redondamente enganada e que desta vez se veja mudanças bem positivas, principalmente para os animais).
x2
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta jun 07, 2013 12:11 pm

Floripes3 Escreveu:
osmclara Escreveu:Necessito de tradução, Tassebem: isso significa que vai melhorar, vão ser criadas melhores condições, ou apenas servirá para justificar o ordenado de uns quantos (para não falar em dinheiros cujo destino não é publicado)?
x2
x3

É um bom sinal que o presidente da CML se tenha finalmente dignado virar a sua atenção para a situação vergonhosa do canil/gatil municipal, depois de anos de queixas, de e-mails, de petições, de manifestações, de vigílias e até de processos judiciais, alguns ainda em curso. Embora isso deva ter a ver com a proximidade das autárquicas e com a noção de que os votos dos amantes dos animais começam a pesar, é de saudar esta aparente mudança de atitude.

Mas também me abstenho de deitar foguetes. Depois de tudo aquilo a que tenho assistido, cada vez mais é ver para crer como S. Tomé. E pelo que tenho ouvido e lido, as pessoas não são parvas e está tudo, no mínimo, numa posição de reserva.

Para já, há uma coisa com a qual não concordo minimamente: com a ideia peregrina de chamar ao canil a Casa dos Animais, por melhores que venham eventualmente a ser as condições.

Esta ideia vem na linha da política do canil, que era (deixou de ser com a providência cautelar) dizer às pessoas que não abandonassem os seus animais na rua e que os entregassem no canil para adopção. Para adopção! :evil: Sabendo nós que, até 2009 (depois disso a câmara não voltou a disponibilizar números), de cada dez animais entrados, sete morriam de doença ou abatidos.

Um canil, com boas ou más condições, sendo de abate ou não, é um canil, não é um refúgio e muito menos uma casa. A casa dos animais é em casa dos donos.

Chamar Casa dos Animais ao canil é promover o abandono e sossegar a consciência de quem está só à procura de um pretexto para se desfazer dos seus animais.

Mas isso parece ser uma decisão já tomada pelo António Costa. Não sei se será possível que ela volte atrás, apesar de haver uma designação oficial para estes estabelecimentos, que é Centros de Recolha Oficiais de Animais (CROA) -- coisa que o canil de Lisboa não tem, porque não está nem pode estar licenciado. Espero que a bastonária da OMV e alguém da DVAG expliquem isso ao tão-adepto-da-cosmética autarca.

Quanto ao resto, a ver vamos... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta jun 12, 2013 12:53 pm

"CRIADO PROVEDOR DO ANIMAL DE LISBOA

Junho 11, 2013

Por proposta do seu presidente, António Costa, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou na reunião de 11 de Junho a criação do Provedor do Animal, “uma figura unipessoal, autónoma, imparcial e desprovida de poderes injuntivos nas suas decisões” que tem por missão “a defesa e prossecução dos direitos e interesses dos animais de Lisboa”.

De acordo com a proposta “torna-se imperioso deitar mão de uma figura que, na sua génese histórica e funcional, tem por missão receber críticas, sugestões e reclamações, agindo em defesa imparcial da comunidade: o provedor”, cuja atividade se caracterizará pela flexibilidade atuação, dispensa de formalidades desnecessárias e gratuitidade.

O Provedor do Animal agora criado exercerá as suas funções com autonomia face aos órgãos municipais e será desempenhado por um cidadão a designar que tenha espírito de missão, conhecimento de causa e reconhecida atuação na defesa e proteção dos animais."

in http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalh ... -de-lisboa
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jun 12, 2013 2:35 pm

Gostava de ser mais optimista, mas depois de uma breve luta com todos esses adjectivos e essa linguagem hermética, só me ocorre que vai ser mais um tachinho (porque é pequeno e não deve gerar grandes prebendas) a entregar a um amigo ou correlegionário qualquer que entenderá tanto de animais e sua problemática como eu de física quântica.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tassebem
Membro Veterano

terça jun 18, 2013 7:18 pm

Floripes3 Escreveu:Gostava de ser mais optimista, mas depois de uma breve luta com todos esses adjectivos e essa linguagem hermética, só me ocorre que vai ser mais um tachinho (porque é pequeno e não deve gerar grandes prebendas) a entregar a um amigo ou correlegionário qualquer que entenderá tanto de animais e sua problemática como eu de física quântica.
A ver vamos, Floripes...

Tomada de posse da Provedora dos Animais de Lisboa, hoje:

http://videos.sapo.pt/8Q1YsSBbUDMtz9zQZmMp
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”