Fotografias no blog

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta fev 01, 2013 3:57 pm

Olá a todos! :D

Há uns tempos tive um blog sobre aves domésticas, com vários artigos informativos gerais e também sobre várias aves em particular.

No entanto, apaguei-o, uma vez que uma amiga minha me disse que é ilegal colocar fotografias retiradas da Internet em blogs ( sejam eles de que tipo forem ). Apaguei por impulso e nem pensei mais no assunto.

Mas de momento, gostaria de retomar e criar outro blog dentro do mesmo género e igualmente sobre aves, mas gostaria de saber se a minha amiga tem razão.
É ou não ilegal ilustrar o blog com fotos retiradas da Net ( do Google Imagens ) ?

Obrigado :wink: .
xoxoines
Membro
Registado: quarta ago 15, 2012 3:47 am

sexta fev 01, 2013 5:13 pm

Está a partilhar algo, portanto, desde que dê créditos ao autor, não é ilegal. Certifique-se que não há nenhuma proibição dentro dos websites/blogs de onde tira as fotos..
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sexta fev 01, 2013 5:14 pm

Nitara Escreveu: É ou não ilegal ilustrar o blog com fotos retiradas da Net ( do Google Imagens ) ?
Obrigado :wink: .
Depende das imagens. Quando falamos de imagens de bancos de imagem, mas que são para uso publico, sim pode.
Agora todas as fotos tem direito de autor, e nesse caso, pode e deve indicar o autor da imagem. Se não encontrar essa informação não coloque a imagem.
Já mais em tempo algum, deve estragar a "obra" (textos em cima, ou alterar a imagem).
Mas convém sempre pedir a autorização, assim prevenisse muita confusão.
Já sofri na pele o roubo de fotos, e não é uma boa sensação.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

AlexandreMqs
Membro Veterano

sexta fev 01, 2013 5:17 pm

xoxoines Escreveu:Está a partilhar algo, portanto, desde que dê créditos ao autor, não é ilegal.
o autor pode dizer que não quer a foto partilhada. É ilegal, mas todos fazem. É como fazer downloads.

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta fev 01, 2013 5:44 pm

Obrigado desde já pelas respostas :wink: .

Então se eu retirar uma imagem do Google Imagens e colocar, no blog, uma coisa do género '' Imagem retirada do site/blog ... '', acham que chega ?
É mesmo necessário contactar o autor ? Eu parto do princípio que, se a imagem estiver visível para todos, qualquer um a pode utilizar desde que indique de onde provém ( embora muitos nem isso façam ), ou estou errada ?
AlexandreMqs
Membro Veterano

sábado fev 02, 2013 12:57 pm

Nitara Escreveu:Obrigado desde já pelas respostas :wink: .

Então se eu retirar uma imagem do Google Imagens e colocar, no blog, uma coisa do género '' Imagem retirada do site/blog ... '', acham que chega ?
É mesmo necessário contactar o autor ? Eu parto do princípio que, se a imagem estiver visível para todos, qualquer um a pode utilizar desde que indique de onde provém ( embora muitos nem isso façam ), ou estou errada ?
Sim é verdade.
Existem muito fotógrafos que não colocam assinatura, porque não gostam.Para além disso, estar na net, não significa uso publico.
Outros colocam mas existem pessoas que tiram(e ai já estamos a falar de uma coisa bem pior).
Mais fácil e para não criar tanta confusão, vá a sites de stock de imagens,flickr ou 500px e mesmo com a marca de agua coloque no blog e coloque a referência do autor.
Se fosse para uso comercial, teria mesmo que contactar o autor, mas para um blog, não faz muito sentido e de certo que não ia ter resposta

xoxoines
Membro
Registado: quarta ago 15, 2012 3:47 am

domingo fev 03, 2013 1:04 pm

AlexandreMqs Escreveu:
xoxoines Escreveu:Está a partilhar algo, portanto, desde que dê créditos ao autor, não é ilegal.
o autor pode dizer que não quer a foto partilhada. É ilegal, mas todos fazem. É como fazer downloads.
Exacto, foi o que eu disse. "Certifique-se que não há nenhuma proibição dentro dos websites/blogs de onde tira as fotos" pois se houver, não pode tirá-las. Bem, o mais fácil que os autores das fotos têm a fazer é, no seu próprio blog, fazerem uma proibição de armazenamento de material, como quando clicamos numa imagem com o lado direito do rato e ele nos diz que não temos autorização para tal..
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

quinta fev 21, 2013 12:21 pm

@AlexandreMQs, visto ser fotógrafo poderá saber responder á minha questão:
Estar na internet é uma forma de prova?
Há dias ouvi isso..

Tipo, se uma fotografia está no meu portfolio desde 2003, e um marmanjo em 2007 lembra-se e publica a foto como sendo dele, a prova que a foto é minha é o meu portfolio..
AlexandreMqs
Membro Veterano

quinta fev 21, 2013 12:32 pm

Adim Escreveu:@AlexandreMQs, visto ser fotógrafo poderá saber responder á minha questão:
Estar na internet é uma forma de prova?
Há dias ouvi isso..

Tipo, se uma fotografia está no meu portfolio desde 2003, e um marmanjo em 2007 lembra-se e publica a foto como sendo dele, a prova que a foto é minha é o meu portfolio..
Não importa o suporte utilizado, desde que tenha consigo a foto em tamanho original, termo de utilização de imagem(ser for uma foto de uma pessoa) e sítios onde colocou primeiro(neste caso o portfolio), são sempre provas como a foto é sua.
Mas o que vale isso? concretamente, nada. Porque primeiro devemos alertar a pessoa em questão que a foto é sua e que retire a foto. A Pessoa pode não fazer, e depois vai para vias legais...e ai, a grande maior dos casos não vale a pena. Só vale a pena quando são empresas com algum ou muita visibilidade no mercado.

Este exemplo já li algum tempo, um fotografo tirou uma foto em Ponte de Lima e colocou-a no Flickr. A remax utilizou essa mesmo imagem para colocar nos flyers, sem pedir autorização ao autor da foto.
Ele enviou um mail, e a remax pago-lhe 100€ pela foto (isto assim muito resumidamente).

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”