Boas a todos.
Tenho visto que no mercado existem milhares e milhares de suplementos vitaminicos para roedores. São necessários suplementos vitaminicos para as chinchilas? Se sim, que marcas usam e em que doses?
Agradeço desde já a vossa resposta
Suplementos vitaminicos - chinchilas
-
- Membro
- Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm
Boas.
Se a alimentação das tuas chinchilas for equilibrada não deverás necessitar de lher dar qualquer suplemento, mas se achares que alguma das tuas chinchilas está a necessitar podes dar-lhe um muito bom e muito conhecido: Anima Strath. Eu dou 1 colher de café por 250ml de água. Normalmente as quantidades vêm sempre na bula. É so leres.
Se a alimentação das tuas chinchilas for equilibrada não deverás necessitar de lher dar qualquer suplemento, mas se achares que alguma das tuas chinchilas está a necessitar podes dar-lhe um muito bom e muito conhecido: Anima Strath. Eu dou 1 colher de café por 250ml de água. Normalmente as quantidades vêm sempre na bula. É so leres.
Alimentação equilibrada define-se por feno fresco todos os dias, alfafa duas vezes por semana e ração nature VS à qual lhe junto poucas sementes de girasol? Se for assim então o Steve tem uma alimentação equilibrada... Podes elucidar-me 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme
tem atenção as sementes de girassol, têm um elevado teor de gordura. Nem sei se é aconselhado para chins.steve2012 Escreveu:Alimentação equilibrada define-se por feno fresco todos os dias, alfafa duas vezes por semana e ração nature VS à qual lhe junto poucas sementes de girasol? Se for assim então o Steve tem uma alimentação equilibrada... Podes elucidar-me
Em relação ao resto é isso

-
- Membro
Aos meus dou-lhes feno fresco e alfafa frasca todos os dias. Não faço qualquer restrição. Dou-lhes ainda alfafa em cubos da qual podem aproveitar também para desgastar os dentes.
Tenho dado verselle laga nature aos meus sempre, mas como ela é um bocado selectiva comecei ontem o processo de transição da nature para a verselle laga complete.
Quanto às sementes de girassol é que não vejo necessidade de adicionar à alimentação das chinchilas, até porque a chinchila nem é um granivoro. A mistura que lhes dás é bastante completa sem necessidade de lhe adicionares o que quer que seja.
Tenho dado verselle laga nature aos meus sempre, mas como ela é um bocado selectiva comecei ontem o processo de transição da nature para a verselle laga complete.
Quanto às sementes de girassol é que não vejo necessidade de adicionar à alimentação das chinchilas, até porque a chinchila nem é um granivoro. A mistura que lhes dás é bastante completa sem necessidade de lhe adicionares o que quer que seja.
-
- Membro
- Registado: domingo set 30, 2012 2:48 pm
A versele-laga complete é melhor que a nature... pois é uma gama superior dentro da versele-laga. Tudo o que seja sementes, incluindo as de girassol não devia ser dadas às chinchilas... é uma fonte de gordura muito grande. Com uma boa ração, como a VS complete, não necessitam de dar suplementos vitamínicos a não ser que o animalesteja doente, ou grávida e amamentar no caso das femeas.
Obrigada pelas respostas, vou então cortar nas sementes de girassol. Quanto à complete ainda não tentei dar, mas como já tentei fazer a transição com 2 rações tive de parar (uma vez que no final do processo ela não comia a nova ração).
Daqui a uns tempos quem sabe tente introduzir a complete, mas por agora tenho de normalizar este aspecto no bicho.
Daqui a uns tempos quem sabe tente introduzir a complete, mas por agora tenho de normalizar este aspecto no bicho.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme
eu por acaso não uso a complete, uso a chinchila e degu pro, é só granulado também e estou bastante satisfeito
Tenho umas chinchilas não muito grandes nem muito pequenas, mais ou menos entre os 470-600 grs, pelo bonito e suave, brincalhonas e que adoram guloseimas tipo banana seca e passas, que têm que ser dadas com moderação xD.
Btw, aquelas tostas que se vendem no continente pequeninas, acham que há problema se der 1 ou 2 x por semana as chinchilas? eu ainda não dei, mas já vi e sei de pessoas que fazem isso

Btw, aquelas tostas que se vendem no continente pequeninas, acham que há problema se der 1 ou 2 x por semana as chinchilas? eu ainda não dei, mas já vi e sei de pessoas que fazem isso
Eu dou um bocadinho de tosta (quatidade mínima) à minha chinchila quando a meto na gaiola como recompensa. Ela associou a tosta ao ter de ficar na gaiola e assim não faz a sua birrinha do costume
A ex dona do Steve contou-me que a criadora que lhe tinha vendido os pais do Steve lhe tinha dito que podia dar uma tosta pequenina por dia a cada um. Eu não dou uma por achar ser muito, apenas uma tosta grande em vários pedacinhos e dá-me para uma semana e meia. Espero que ajude

A ex dona do Steve contou-me que a criadora que lhe tinha vendido os pais do Steve lhe tinha dito que podia dar uma tosta pequenina por dia a cada um. Eu não dou uma por achar ser muito, apenas uma tosta grande em vários pedacinhos e dá-me para uma semana e meia. Espero que ajude
-
- Membro
Não sei se te percebi bem, mas caso tenha percebido mal peço desculpa. Fiquei com a ideia de que estavas a dizer que a complete é em pelletes como a chinchilas e degus. Mas não é. A complete são uns rolinhos verdes e vermelhos.Omlet24 Escreveu:eu por acaso não uso a complete, uso a chinchila e degu pro, é só granulado também e estou bastante satisfeitoTenho umas chinchilas não muito grandes nem muito pequenas, mais ou menos entre os 470-600 grs, pelo bonito e suave, brincalhonas e que adoram guloseimas tipo banana seca e passas, que têm que ser dadas com moderação xD.
Como o própio nome (e o preço também) é a mais completa de todas e que melhores e maiores benificios tráz às nossas chinchilas e seu desenvolvimento. Eu estou a fazer agora o processo de transição da nature para a complete. Até abri um topico sobre isso. Se quiseres dar algum palpite sobre isso fica à vontade e responde para lá

Para chinchila com diarreia até é conveniente dar um bocadinho de tostas. Não uma inteira. 1/4 de uma minitosta. Se for integral tanto melhor. Às vezes dou um bocadinho aos meus e adoram, sobretudo ele.
As tostas podem provocar obstipação nas chinchilas, só se deve dar em caso de diarreia. Eu usei as 3 gamas da Versele laga e tanto a nature como a complete são boas em qualidade, já a outra achei-a demasiado pobre e deixei. Houve uma altura que usei a marca Pet Cup e gostei, mas entretanto deixou de ter distribuição cá e voltei á nature.