Como denunciar um criador que vende animais doentes?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
anneoliveira
Registado: domingo jan 13, 2013 1:22 am

domingo jan 13, 2013 2:20 am

Boas, sou nova na Arca de Noé e precisava de uma ajuda.

Fiz anos no início deste mês e o meu noivo ofereceu-me um labrador preto, com 8 semanas. Era um sonho antigo meu e fiquei nas nuvens com o cão.
O filhote tem LOP e custou 300€, foi comprado em Aveiro.

Como sou de Lisboa, o meu noivo tratou de tudo por telefone/mail, viu fotos dos filhotes, dos pais, analisou o Facebook do Canil e tudo parecia bem. Como os preços cá em Lisboa eram quase o dobro, ele optou por comprar o cão em Aveiro e pagar mais 50€ para o criador trazê-lo até Lisboa.

No dia em que recebi o cachorrinho, achei-o demasiado magro, com uma barriga anormalmente grande e parecia-me ter os membros fininhos, pouco desenvolvidos. Dava para contar as costelas e aquilo não me pareceu nada normal. Ele já veio com a primeira vacina mas, cismada como eu sou, fui levá-lo ao veterinário no dia a seguir.

Pois bem, o veterinário confirmou as minhas suspeitas. Disse-me que o cachorrinho estava abaixo do peso, que não devia ser bem alimentado, que tinha vermes até mais não e estava com uma otite severa (ele chamou-a de sarna otodécica). Fiquei em choque e liguei imediatamente para o criador que me disse que o cachorrinho comia ração de qualidade (Pedigree, disse-me ele), que é normal terem vermes nesta idade e que isto era tudo normal. Fiquei fula da vida e não aceitei essa história.

Fiz tudo o que podia na veterinária: demos mais uma dose do Drontal Puppy (e marcamos a próxima para daqui 15 dias, junto com a 2ª vacina), comprei o remédio para a otite, uma pomada com aplicador que tenho que passar durante 5 dias seguidos e mudei-lhe a ração para a Purina Pro Plan, que a veterinária recomendou-me como sendo de boa qualidade sem ser exorbitante.

A diferença foi notória, o meu Rio está gordinho, as patas estão robustas, perdeu a barriga enorme e já não chora com otites.

A questão que se coloca é: haverá algo que eu possa fazer para denunciar este criador da treta que trata os cães de qualquer maneira? É normal um criador vender um cão cheio de parasitas (foram 3 dias a dormir com um olho aberto e outro fechado, para evitar que ele comesse o cocó com vermes) e com uma ração tão rasca como a Pedigree?

O meu noivo está arrependido e já disse que no final, com o que gastamos em veterinário, remédio e afins, dava para comprar o cão ao preço correto, cá em Lisboa e concordo.

Se forem ao meu Petsite, poderão ver as fotos do Rio quando chegou cá a casa (há 10 dias) e agora, gordinho e saudável, mas pergunto-me: poderei fazer algo para evitar que isto continue a acontecer com outros filhotes? Ou o erro foi do meu noivo por comprar um "cão por correspondência"?

Obrigada ;)
Última edição por anneoliveira em domingo jan 13, 2013 7:14 pm, editado 2 vezes no total.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo jan 13, 2013 4:17 am

O seu namorado acabou por gastar o dinheiro para comprar um ao preço "correto", nas suas exatas palavras. Ou seja, sabiam o preço normal por um cão da raça médio mas viram um baratinho e acharam que era o mesmo.

Comparando, o que fizeram foi arriscar, para mais sem sequer sair d ecasa. Eu pessoalmente não comprava um Iphone pela net a metade do preço, mandando-o vir contra entrega, não sei se percebe a comparação.

Se me permite alertar o grande problema das pessoas é pensar que existem pechinchas.Não existem. os cães de raça bons e com exames feitos não são caros porque os criadores são loucos por dinheiro e os baratinhos são umas pessoas que só querem espalhar a raça entre as pessoas com menos posses, desculpe o desabafo.

O animal tem LOP ? Os pais porventura têm ambos despiste de displasia da anca e viu os relatórios ? Como não referiu isso,se não, tem ainda aqui mais dois potenciais sinais de alerta.Sugiro fazer o despiste da displasia da anca aos 18 meses..são mais uns 100 e tal euros.

Quanto a fazer queixa, não tem sorte.É a sua palavra contra a do criador.Peso abaixo para a idade ? Nem todos são iguais e o veterinario não é entidade capacitada para falar sobre estalão. Vem parasitado ? A desparasitação pode ter sido mal feita. Otite ? Pode acontecer eventualmente, embora não seja nunca aceitável.Como pode falar em maus tratos se nem sequer sabe as condições em que eles estavam ? está sujeita a um processo por difamação. Há sempre dois lados para cada historia... e nenhum deles está necessáriamente 100% correta.. sabemos a sua versão, não a do criador.ao menos tem fatura ? pagou em dinheiro
?

Votos de que corra tudo bem.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

domingo jan 13, 2013 11:29 am

Eu aconselho a fazer o despiste da displasia da anca aos 4 meses (Pennhip), pois a partir do 5º mês deixa de poder fazer a cirurgia mais simples e barata para a correcção da displasia da anca (sinfisiodese púbica).
A partir dos 18 meses, num labrador, a única solução é a prótese (3500euros uma).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 13, 2013 11:41 am

Ou o erro foi do meu noivo por comprar um "cão por correspondência"?
Sem dúvida. Comprar um cão envolve visitar o criador, ver as condições em que os animais vivem, ver a mãe, ver a ninhada, escolher o cachorro, exigir vacinação e desparasitação e registo no LOP, ver o pedigree dos pais e o despiste feito à displasia da anca principalmente no caso dos labs.
O criador ético não faz entregas ao domícilio, quer conhecer a quem vai vender o cachorro, quer perceber quem são, quer ensinar os cuidados básicos e está sempre disponível para ajudar.
Esses senhores não são criadores, são reprodutores de cães e vivem à custa da sua criação.
As melhoras do animal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anneoliveira

domingo jan 13, 2013 3:15 pm

Sim, o animal tem LOP e o meu noivo pediu os testes de displasia coxo-femural na altura em que vieram entregar o cachorro. O criador mostrou-lhe os testes em mão, e ambos os progenitores tinham o despiste feito e não possuíam a doença. Entretanto, ele não ficou com uma cópia, apenas viu a olho. Já enviei um mail ao criador a solicitar que me envie este relatório mas ainda não tive resposta.

Quando me refiro ao peso abaixo da idade e aos supostos maus tratos (falta de higiene, má desparasitação, ração de baixíssima qualidade, entre outros) segui apenas o que me foi dito pela minha veterinária, uma profissional exemplar e em quem eu confio de olhos fechados.

Ao examinar o Rio, ela disse-me com todas as letras que este era um cachorro que não havia sido bem cuidado pelo criador e que isto notava-se à distância. Como vê, não é a minha palavra de “dona chateada” mas sim a palavra de uma profissional que percebe do assunto.

Quanto à denunciar, sinceramente, não o quero fazer por mim porque, graças a Deus, o meu Rio está óptimo, já engordou imenso, está livre de parasitas e da otite severa que apanhou. Mas gostava de denunciar pelos outros “Rios” que ainda continuam com o criador e que sofrem todos os dias.

Mas ok, se não é possível fazer nada neste caso, então limito-me a esperar que um dia esta pessoa tome vergonha na cara (é mesmo assim) e ponha a mão na consciência para assimilar que os animais não são números e merecem ser tratados com respeito.

Relativamente ao meu noivo, sim, o erro maior foi dele que quis fazer-me uma surpresa e como não percebe nada do assunto, achou por bem comprar um cachorro a preço de banana na net. É um erro que jamais voltará a cometer, acredito.

Acho que, dadas as circunstâncias, até tivémos sorte com o Rio porque é um cachorro maravilhoso, super inteligente, tem LOP e é um verdadeiro labrador. A única coisa que me está a incomodar é o tal exame da displasia da anca porque gostava de ter visto o tal documento e o meu noivo não pesca nada do assunto.

Pelo sim, pelo não, na segunda-feira irei fazer um seguro de saúde para o Rio, o Pétis do Millenium (como tenho lá conta, tudo é feito em 24h) e penso que o seguro cobre este exame da anca, mas há um período de carência e só poderei desfrutar do seguro quando o Rio tiver 4 meses. Obrigada pela ajuda .
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo jan 13, 2013 6:29 pm

à parte todos os conselhos que lhe possam dar, acho que não deveria publicar aqui o afixo do criador. é um assunto que deve ser tratado entre si, o seu noivo e o criador, não fica bem trazer uma discussão destas para a praça publica!

além do mais, só sabemos o seu lado da história... o que nos garante que está a falar a verdade? ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AQuartelmar
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 6:40 pm

indigo003 Escreveu:à parte todos os conselhos que lhe possam dar, acho que não deveria publicar aqui o afixo do criador. é um assunto que deve ser tratado entre si, o seu noivo e o criador, não fica bem trazer uma discussão destas para a praça publica!

além do mais, só sabemos o seu lado da história... o que nos garante que está a falar a verdade? ;)
exato, é bom apagar o afixo pois pode ter problemas.
anneoliveira

domingo jan 13, 2013 7:19 pm

indigo003 Escreveu:à parte todos os conselhos que lhe possam dar, acho que não deveria publicar aqui o afixo do criador. é um assunto que deve ser tratado entre si, o seu noivo e o criador, não fica bem trazer uma discussão destas para a praça publica!

O afixo está apagado, até porque já entrei em contacto com o criador e demonstrei a minha extrema insatisfação. Nota-se que não é uma pessoa seria porque disse-me apenas: "mas não está satifeita com o cão? Ainda tenho outros dois da mesma ninhada, caso queira trocar. Estes não tem otite."

Enfim... não há palavras. Um cão não é um vestido da Zara que se possa ir com o talão e fazer uma troca, valha-me Deus! Acho que só "em praça pública" é que se consegue alertar outras pessoas para que não caiam no mesmo erro e evitar que este "criadeiro" continue a ter lucro nestas condições.

Quanto à mim, fiquei esclarecida e já percebi que nada posso fazer. É uma pena, realmente...
Agradeço as vossas respostas. Obrigada.
AQuartelmar
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 9:40 pm

Poder fazer pode.

Vou repetir.

FATURA, teve direito ? 8)
anneoliveira

segunda jan 14, 2013 8:07 pm

AQuartelmar Escreveu:Poder fazer pode.

Vou repetir.

FATURA, teve direito ? 8)
Temos um contrato de compra e venda e uma declaração de "garantia" durante 1 anos, em caso de doenças genéticas e afins (pelo menos, esta foi a explicação que deu ao meu noivo).

Hoje estava a higienizar o Rio (já que ele ainda não pode tomar banho) e reparei que estava com pulgas, ainda pra mais essa! Liguei para a vet que me aconselhou a comprar o Advantix até 10 kg.

Obviamente, as pulgas também foram adquiridas enquanto o cachorro estava com o o criador porque eu não tenho outro animal em casa, o cachorro está há 10 dias comigo e não teve contacto com outro animal. Logo, não vejo como ele poderá ter adquirido as pulgas cá em casa, enfim.

Desiludida é pouco para expressar como me sinto. Recebi um cachorro com pulgas, infestado de vermes (até vomitou uma lombriga!), com otite (ou sarna otodécica, ou lá como se chama) e que contavam-se as costelas.

Até brinquei com o meu noivo e disse que este foi um "presente de grego" porque, bem vistas as coisas, desde que o Rio chegou cá em casa foi só gastar com medicamentos, ida ao vet, outra ração, enfim... E o barato acabou por sair caro.

Já nem quero perder tempo com este criador porque dada às respostas que me deu, acho que não vale a pena. Tudo o que quero é cuidar o melhor possível do meu bebé e deixá-lo saudável e feliz.
AQuartelmar
Membro Veterano

segunda jan 14, 2013 8:12 pm

isso que tem é lixo.Exija fatura e se não lhga der faça queixa nas finanças.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado jan 19, 2013 12:26 pm

No petsite, o cachorro tinha um aspecto deplorável...péssimo, deixarem um cão chegar aquele ponto, lamentavel, mas infelizmente pela quantidade de criadores com anúncios de entrega ao domicílio, parece que vendem pizzas, não cães.
sdrm200
Registado: quinta jan 24, 2013 10:31 am

quinta jan 24, 2013 10:40 am

Estive a ler a tua historia e é muito parecida com a minha, eu comprei também um cão no canil terras de viriato, pois aconteceu me o mesmo que tu, envia-me pf o teu email que explico te como denunciares todo isto pois deste canil conheço muitas historias, confirma me pf se é o mesmo. Pois não podemos deixar que criadores façam sofrer animais que não pediram para nascer, e fazer disso negocio. o meu email é [email protected]
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

domingo fev 03, 2013 6:50 pm

Como está ou como ficou a situação? Denunciou? :\
FiStrk
Registado: segunda mai 12, 2014 10:21 am

segunda mai 12, 2014 10:28 am

Boa dia, sei que o seu problema ja foi o ano passado no entanto tive um problema tambem com esse criador e muito pela atitude arrogange eprepotente do mesmo...gostaria de saber como ficou a situacao e a quem se pode denunciar estes casos de insatisfacao para que estas pessoas nao levem sempre a melhor ficando com o nosso dinheiro, sem se preocuparem com nada.
Obrigado :(
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”