"Uma reportagem televisiva deu a conhecer ontem a história de Mário José da Guia, antigo metalomecânico que, por obra e graça da crise, se viu reduzido à condição de sem-abrigo, um dos muitos que habitam o “enorme albergue a céu aberto em que se tornou Lisboa”, para me servir das palavras do autor da reportagem. Chamaram a Mário um “exemplo de dignidade” e é exatamente essa dignidade que me indigna, porque é a dignidade de pobres honrados em que nos estão convertendo todos os dias aqueles que mandam e podem, neste país e fora dele…
A história deste homem é a história de centenas de milhares de portugueses, embora mais dramática, porventura mais cruel. Conheço quem tenha sido considerado insolvente por um tribunal e haja sido promovido a chefe de gabinete presidencial, em certo município. Porque teve amigos (um pelo menos) que o rebocaram do abismo para lhe sustentar a vaidade. É uma história feia! Mas Mário foi declarado insolvente porque ficou no desemprego e não teve como pagar um empréstimo bancário (no valor de 25 mil euros num imóvel avaliado em 100 mil!). Em Portugal é assim…E não teve amigos tão poderosos e tão distintos que lhe dessem a mão que precisava. Mais: recusa-se a abandonar o seu cão, que considera o único amigo que tem neste mundo. E isso é ainda mais comovente, porque no nosso país se abandonam os animais domésticos à mínima perturbação caseira.
(...)
Mário José da Guia, a reportagem mostra-o claramente, é um homem educado e com princípios. Raros princípios de respeito por si e pelos outros (e incluo em “outros” o seu animal de estimação) que de nada lhe valem, onde impera a solidão e até a fome. E isto num país onde não se consegue provar a culpa de banqueiros falidos, autarcas envolvidos em negociatas, sucateiros corruptores ou empresários negligentes. Isto num país onde quem manda obedece a quem pode, que por sua vez obriga a pagar quem quer, quando quer e como quer. E tudo isso é muito triste, senhores! Que o diga o Mário!"
in joaoricardolopes.net/2013/01/10/o-caso-de-mario-jose-da-guia-2/
Reportagem aqui: http://www.youtube.com/watch?v=H2ToW3yYAFg
Página do facebook: https://www.facebook.com/mariojose.daguia
Sei que a notícia não é nova. O que é novidade para mim, é que o tal final feliz anunciado nos media, de que José teria agora trabalho e casa, é falso.
Os trabalhos não chovem do céu e hoje em dia ninguém faz nada por ninguém... mas pelo RESPEITO que ganhei a este senhor, pela sua atitude, tão rara mesmo entre aqueles que se dizem amigos dos animais, quem puder ajudar, por favor... que ajude!
Quem aqui, faria o mesmo que ele? Recusar uma cama onde dormir à noite para não deixar o cão sozinho na rua? Quantos realmente???
Não deixem este caso cair no esquecimento...
Mário José da Guia e o Tom
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Foi uma das mais comoventes reportagens que já vi.
E quanto a este caso há informações díspares. Já li que continuava na mesma. Mas também ouvi (se não estou em erro uma jornalista da SIC) que o Sr. Mário já tinha recebido a indemnização mas preferia continuar na rua...
O que é certo é que colocou à frente de si e do seu bem-estar o seu bem mais precioso: a amizade por um cão, ou melhor, por um amigo de 4 patas.
Quanto aos políticos, banqueiros e todos os que refere e que não são nem o Mário, nem o cão, nem quem tem ajudado o Mário e o seu amigo de 4 patas...esses não merecem respeito algum. Não passam de aproveitadores, tachistas, cunhistas e que nada valem.
E quanto a este caso há informações díspares. Já li que continuava na mesma. Mas também ouvi (se não estou em erro uma jornalista da SIC) que o Sr. Mário já tinha recebido a indemnização mas preferia continuar na rua...
O que é certo é que colocou à frente de si e do seu bem-estar o seu bem mais precioso: a amizade por um cão, ou melhor, por um amigo de 4 patas.
Quanto aos políticos, banqueiros e todos os que refere e que não são nem o Mário, nem o cão, nem quem tem ajudado o Mário e o seu amigo de 4 patas...esses não merecem respeito algum. Não passam de aproveitadores, tachistas, cunhistas e que nada valem.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Pois, eu também pensei isso, mas deparei-me agora com a página de facebook do link, do próprio Mário, desmentindo que as faladas ajudas tenham chegado.
Quando às politiquices, vieram a reboque num dos poucos textos sobre o assunto que encontrei e que me pareceu ser dos menos maus. Mas são aqui escusadas. É preciso é agir, não só pelo Mário, mas por muitos amigos dos animais anónimos, que se vêm por vezes à rasca por bem dos seus amigos.
A propósito... mudei de casa muito recentemente e é claro, toda a bicharada veio comigo. Toda a família portanto. É incrível a quantidade de pessoas que me sugeriu deixar os animais algures, o cão "grande" principalmente. Se fossem crianças a meu cargo, também sugeriam que deixasse uma com os avós ou em alguma associação, para me facilitar a vida?
Os animais ainda são vistos como algo descartável. O que me choca é como isso não é condenável, pelo contrário
Quando às politiquices, vieram a reboque num dos poucos textos sobre o assunto que encontrei e que me pareceu ser dos menos maus. Mas são aqui escusadas. É preciso é agir, não só pelo Mário, mas por muitos amigos dos animais anónimos, que se vêm por vezes à rasca por bem dos seus amigos.
A propósito... mudei de casa muito recentemente e é claro, toda a bicharada veio comigo. Toda a família portanto. É incrível a quantidade de pessoas que me sugeriu deixar os animais algures, o cão "grande" principalmente. Se fossem crianças a meu cargo, também sugeriam que deixasse uma com os avós ou em alguma associação, para me facilitar a vida?
Os animais ainda são vistos como algo descartável. O que me choca é como isso não é condenável, pelo contrário

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
Então é falsa a notícia de que esse senhor é um vigarista do pior e que desapareceu sem deixar rasto porque a polícia o identificou através dessa reportagem? 
http://dioguinho.pt/mario-jose-o-sem-ab ... u-o-pais1/
Editei para colocar o link da notícia

http://dioguinho.pt/mario-jose-o-sem-ab ... u-o-pais1/
Editei para colocar o link da notícia
-
- Membro Veterano
Se é vigarista, não faço ideia, mas não desapareceu sem deixar rasto pois tem todos os contactos bem visíveis no facebook dele, criado com data muito recente.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
qual é o espanto? qualquer biblioteca municipal tem serviço de internet gratuitonicosa Escreveu:marianamar Escreveu:Se é vigarista, não faço ideia, mas não desapareceu sem deixar rasto pois tem todos os contactos bem visíveis no facebook dele, criado com data muito recente.![]()
Tem página no FB??????
-
- Membro Veterano
Na própria página ele diz que tem acesso à internet graças a um amigo que a cede.
O acesso à internet é essencial hoje em dia na procura de um emprego... não vejo o mal de ter facebook.
O acesso à internet é essencial hoje em dia na procura de um emprego... não vejo o mal de ter facebook.
Nem eu disse que tinha mal... fiquei surpreendida.... só...marianamar Escreveu:Na própria página ele diz que tem acesso à internet graças a um amigo que a cede.
Sofia
-
- Membro Veterano
Ele deve ter entendido que uma página no face é uma boa oportunidade para aproveitar o mediatismo e arranjar emprego. Quem nada tem a perder...