Bouledogue Francês com perda de pêlo excessiva

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Marianikkita
Membro
Registado: quarta out 03, 2012 1:16 pm

quinta jan 31, 2013 2:40 pm

klauareias Escreveu:
Marianikkita Escreveu:A minha Labrador perdia muito pelo (mais que o normal que já é muito) e por vezes apareciam feridinhas nas patas.
Depois de analises, biposia, antibioticos e sei lá mais o que, chegamos (a vet, que entretanto mudei, que a que andava nao me dava solução) à conclusao que eram alergias.
Primeiro - trocar de ração. Antes de experimentar uma mesmo anti alergica (muito mais cara) a vet sugeriu uma de borrego. Como dava arden grange, nmao mudei de marca mas comecei a dar de borrego. Notei logo melhorias o pelo e deixou de ter feridas nas patas.
Tb nao me aconselha a ter cobertores na caminha dela, nem tapetes, carpetes.
O certo é que tem estado muito melhor.
Aqui há tempos intensificou de novo a queda de pelo, mas continuava brilhante, sem caspas (que antes tinha) e nada de feridas. Então anda a tomar uns comprimidos para o pelo (penso que nao posso colocar o nome) e tem feito maravilhas.
Antes ao varrer a cozinha tinha pelo para uma manta, agora só chega para um casaquinho lol
Obrigada pelo comentario

Nós também fizemos mudança de ração, Proplan small and mini sensitive derma salmão e arroz, para despistar alergias à proteína de frango.
Já agora, os problemas da sua labrador surgiram com que idade?
Neste o momento o pêlo que cai já é muito pouco, parece que a queda está a parar, ela também está a tomar um comprimido por dia especifico para a pelagem, é possível que também esteja a contribuir para a melhoria.

Depois de muito pensar, e tendo em conta todo o historial da Molly, ela começou a piorar após alergia à segunda dose das vacinas, que para inverter o efeito foi-lhe administrado corticoide. Bem, a sarna é uma bacteria oportunista e que todos os cães possuem, mas esta apenas ganha poder caso as defesas do cachorro estejam debilitadas… foi o caso.

A Molly, teve um fungo nos intestinos e foi combatido por antibiótico, logo após fez alergia à 2ª dose da vacina, e a partir daí vieram os problemas de pele… estamos a falar de um cachorro que na altura tinha 2 meses e pouco de vida, com 2,500 kg, que leva um injectável de cortizona. Contudo, vamos despistar, e amanhã vamos fazer uma raspagem à pele, de tanto coçar já fez algumas feridas e vamos aproveitar uma dessas para fazer a raspagem.
A minha começou com mais problema,s incluindo a primeira vez que teve as ferias na altura do 1.º cio. E nos seguintes (teve mais 2 até agora) piora sempre, incluindo num deles voltaram as feridas das patas... Parece que anda mais "em baixo" e tudo lhe pega.

Quando ao pelo é fases. Com a AG borrego melhorou logo, mas volta e meia cai mais que o costume e a vet receitou uns comprimidos para tomar um por dia e realemnte noto melhorias.

As melhoras da sua menina.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado fev 02, 2013 12:59 am

Marianikkita Escreveu:
klauareias Escreveu:
Marianikkita Escreveu:A minha Labrador perdia muito pelo (mais que o normal que já é muito) e por vezes apareciam feridinhas nas patas.
Depois de analises, biposia, antibioticos e sei lá mais o que, chegamos (a vet, que entretanto mudei, que a que andava nao me dava solução) à conclusao que eram alergias.
Primeiro - trocar de ração. Antes de experimentar uma mesmo anti alergica (muito mais cara) a vet sugeriu uma de borrego. Como dava arden grange, nmao mudei de marca mas comecei a dar de borrego. Notei logo melhorias o pelo e deixou de ter feridas nas patas.
Tb nao me aconselha a ter cobertores na caminha dela, nem tapetes, carpetes.
O certo é que tem estado muito melhor.
Aqui há tempos intensificou de novo a queda de pelo, mas continuava brilhante, sem caspas (que antes tinha) e nada de feridas. Então anda a tomar uns comprimidos para o pelo (penso que nao posso colocar o nome) e tem feito maravilhas.
Antes ao varrer a cozinha tinha pelo para uma manta, agora só chega para um casaquinho lol
Obrigada pelo comentario

Nós também fizemos mudança de ração, Proplan small and mini sensitive derma salmão e arroz, para despistar alergias à proteína de frango.
Já agora, os problemas da sua labrador surgiram com que idade?
Neste o momento o pêlo que cai já é muito pouco, parece que a queda está a parar, ela também está a tomar um comprimido por dia especifico para a pelagem, é possível que também esteja a contribuir para a melhoria.

Depois de muito pensar, e tendo em conta todo o historial da Molly, ela começou a piorar após alergia à segunda dose das vacinas, que para inverter o efeito foi-lhe administrado corticoide. Bem, a sarna é uma bacteria oportunista e que todos os cães possuem, mas esta apenas ganha poder caso as defesas do cachorro estejam debilitadas… foi o caso.

A Molly, teve um fungo nos intestinos e foi combatido por antibiótico, logo após fez alergia à 2ª dose da vacina, e a partir daí vieram os problemas de pele… estamos a falar de um cachorro que na altura tinha 2 meses e pouco de vida, com 2,500 kg, que leva um injectável de cortizona. Contudo, vamos despistar, e amanhã vamos fazer uma raspagem à pele, de tanto coçar já fez algumas feridas e vamos aproveitar uma dessas para fazer a raspagem.
A minha começou com mais problema,s incluindo a primeira vez que teve as ferias na altura do 1.º cio. E nos seguintes (teve mais 2 até agora) piora sempre, incluindo num deles voltaram as feridas das patas... Parece que anda mais "em baixo" e tudo lhe pega.

Quando ao pelo é fases. Com a AG borrego melhorou logo, mas volta e meia cai mais que o costume e a vet receitou uns comprimidos para tomar um por dia e realemnte noto melhorias.

As melhoras da sua menina.
Verificaram se não seria sarna?
É que não é raro a sarna manifestar-se assim durante/após os cios
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

sábado fev 02, 2013 12:40 pm

Olá a todos.
O que vou escrever tem funcionado comigo até então, não quer dizer que seja o correcto ou o mais indicado para outros cães mas para já estou satisfeita com os resultados.
A minha cadela Cocker quando veio tinha 2 meses. Reparei logo no dia em que a fui buscar que cheirava muito bem e que provavelmente o criador lhe tinha dado um bom banho antes de a entregar.
O que é certo é que ela no segundo dia não parava de se coçar, de morder as patas dianteiras e perdia muito pelo.
Como é comum os cockers perderem pelo, não me preocupei muito com isso, até porque os cães perdem a pelagem de bebé e alteram muito a pelagem até chegarem a adultos, é muito comum ver um cão bebé branquinho e depois quando o vemos em adulto ser amarelo às manchas… a minha cadela era cinza com manchas pretas e agora com 5 meses esta quase toda preta. O pelo de cachorro sai naturalmente para crescer o de adulto, acontece isso com quase todos os animais bebés :). Mas concordo que se deve vigiar, é natural mudar não ficar com falhas no pelo e coçar-se incessantemente, cada caso é um caso.
Continuando, ela não parava de se coçar e fui com ela ao veterinário nessa primeira semana para a desparasitar, e expliquei ao veterinário o que se passava com ela. Ele disse que poderiam ser ácaros e que uma pipeta que lhe colocou iria ajudar. O que é certo é que não resolveu e via que o animal estava aflito e a fazer feridas na barriga de tanto coçar. Passado 3 dias, fui ao veterinário para ela levar uma vacina e disse-lhe (falei também se lhe podia dar banho ao qual respondeu preponderante que não, só depois de completar o esquema de vacinação), ele mudou a ração para Eukanuba Puppy&Junior Cordeiro e Arroz e ir misturando com a que tinha trazido do criador para fazer a transição. Pois bem, ela estranhou a ração e não a comia por nada! Mas isto é outra luta que fica para outro dia lol
Ela só piorava das feridas na barriga e via que o animal estava aflito, li (já não sei onde) que quando se lava um cão, se não se tirar bem o shampoo pode causar comichão e problemas de pele ao animal! Eu não pensei duas vezes, comprei um shampoo próprio para cachorros da purina, peguei na cadela, coloquei-lhe algodão nas orelhas e banheira! Passei 3 vezes por shampoo e por água, certificando-me que na última passagem por água tirei todo o shampoo com o auxílio de uma escova. Logo em seguida sequei-a muito bem com o secador (primeiro ar normal e depois com ar morno/frio) até ficar mesmo bem seca. Escovei-a e saiu muito pelo.
O que é certo é que ela deixou de se coçar e as borbulhas da pele desapareceram como por milagre passado uma semana.
Desde então o que tenho feito é escova-la quase todos os dias, sai sempre muito pelo mas como já expliquei penso que é normal pois está a deixar a pelagem de bebé (se depois de 1ano continuar então começo a preocupar-me), mas ela não tem falhas e o pelo está lustroso por isso para já não me vou preocupar; o que tenho observado é que depois de passado +ou- 15dias de lhe ter dado banho começa a morder as patas dianteiras (baba-as todas mesmo) e volta a coçar-se. Começo a escová-la com pó talco e passo-lhe com uma solução de vinagre e água. E tem-se aguentado assim, mas tenho que lhe dar banho assim que vejo que começa a coçar-se muito para não fazer feridas na barriga (tenho lhe dado 1 banho por mês +ou-, tenho notado que se tem aguentado cada vez mais tempo), sei que não se deve dar tanto banho ao cão, mas prefiro dar a ver coçar-se que nem uma louca e a infligir feridas.
Espero que tenha ajudado, mas cada caso é um caso.
Boa sorte com a Molly e que isso se resolva o mais depressa possível :)

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado fev 02, 2013 1:25 pm

HMenezes Escreveu:(...)E tem-se aguentado assim, mas tenho que lhe dar banho assim que vejo que começa a coçar-se muito para não fazer feridas na barriga (tenho lhe dado 1 banho por mês +ou-, tenho notado que se tem aguentado cada vez mais tempo), sei que não se deve dar tanto banho ao cão, mas prefiro dar a ver coçar-se que nem uma louca e a infligir feridas.
Boa sorte com a Molly e que isso se resolva o mais depressa possível
Quase sempre um banho dado corretamente e com bons produtos, é benéfico.

Os bons "tosquiadores" que conheço, sempre me disseram que a ideia que o banho faz mal é errada.
Nunca tive qualquer problema a dar 2 banhos por mês. Aí dispensava os talcos e os toalhetes, que esses não gosto nada.
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

sábado fev 02, 2013 8:00 pm

margoustink Escreveu:
HMenezes Escreveu:(...)E tem-se aguentado assim, mas tenho que lhe dar banho assim que vejo que começa a coçar-se muito para não fazer feridas na barriga (tenho lhe dado 1 banho por mês +ou-, tenho notado que se tem aguentado cada vez mais tempo), sei que não se deve dar tanto banho ao cão, mas prefiro dar a ver coçar-se que nem uma louca e a infligir feridas.

Os bons "tosquiadores" que conheço, sempre me disseram que a ideia que o banho faz mal é errada.
Nunca tive qualquer problema a dar 2 banhos por mês. Aí dispensava os talcos e os toalhetes, que esses não gosto nada.
A sério! É bom saber que há mais pessoas que pensam como eu e que não me recriminam por dar banho ao cão lol... pois quando falei em dar banho ao veterinário ele disse que só se devia dar um de 5 em 5 meses e só em caso de “ter mesmo que ser”. Pensei que fossem recriminar-me por dizer que lhe dou banho todos os meses, mas tinha que dizer como resolvi o meu problema!
Para já utilizo o shampoo da Purina para pupies, mas assim que faça um anito vou comprar um para pelo escuro e ver se ela se adapta bem :D

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
klauareias
Membro Júnior
Registado: sexta jan 18, 2008 6:32 pm

segunda fev 04, 2013 5:10 pm

Marinikkita

Obrigada pela resposta.
Felizmente a Molly começa a melhorar, já não se coça tanto nem morde tanto as patas dianteiras, para o vet não tem muita historia, é sarna na certa.

Quanto ao pêlo, ele é brilhante, e a queda também está a reduzir, já lhe cai muito pouco.
Cl&aacute;udia Areias
klauareias
Membro Júnior

segunda fev 04, 2013 5:17 pm

HMenezes Escreveu:
margoustink Escreveu:

A sério! É bom saber que há mais pessoas que pensam como eu e que não me recriminam por dar banho ao cão lol... pois quando falei em dar banho ao veterinário ele disse que só se devia dar um de 5 em 5 meses e só em caso de “ter mesmo que ser”. Pensei que fossem recriminar-me por dizer que lhe dou banho todos os meses, mas tinha que dizer como resolvi o meu problema!
Para já utilizo o shampoo da Purina para pupies, mas assim que faça um anito vou comprar um para pelo escuro e ver se ela se adapta bem :D
Obrigada pelo comentário,

Neste aspecto, o nosso vet, até aconselhou dar-lhe banho, compramos um shampo próprio para alergias, comichões, efeito calmante, etc,e temos lhe dado, +/- 1vez por mês… assim também ajuda a remover os pêlos que possam estar prestes a cair.

No caso da Molly, é sarna, como já referi, todos os cachorros possuem a bactéria da sarna, e esta só ataca/manifesta nos cachorros com as defesas em baixo, que foi o caso dela.
Cl&aacute;udia Areias
klauareias
Membro Júnior

segunda fev 04, 2013 5:23 pm

margoustink Escreveu:

Sim, o caso da Molly é mesmo de sarna. Felizmente começa a desaparecer..
Obrigada
Cl&aacute;udia Areias
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça fev 05, 2013 8:00 pm

Pessoal vocês podem dar banho aos cães quantas vezes quiserem. Mas é que se tiverem pachorra, até podem dar todas as semanas.

A questão é usarem champôs de qualidade, darem na banheira com água quente e secarem completamente com o secador. Se usarem All Systems, Anju Beauté ou Artero, escolhendo o champô adequado à cor e ao pêlo, não há problema nenhum.

Vou-me repetir pela 100ª vez: concorri anos com os meus gatos, praticamente todas as semanas tomavam banho e hoje alguns deles são já idosos e nenhum é careca ou tem problemas de pele. Aliás, tenho que os tosquiar com muita frequência porque têm um pêlo imenso em tamanho, densidade e chateação.
Responder

Voltar para “Cães”