Gata de rua, adopção sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bestinha
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2013 7:27 pm

segunda fev 04, 2013 7:34 pm

Olá pessoal, encontro me num dilema e preciso da ajuda de quem tem mais esperiência neste tipo de assunto. Pretendo adoptar um/uma gata de preferência adulta...já pesquisei todos os sites de adopçao de animais e apaixonei me em particular por uma gata que vive actualmente na rua, e é alimentada por quem lá passa...a minha dúvida é se um gato adulto que viveu toda a vida na rua, adaptar-se-à bem a viver num apartamento fechado? será que não irá miar desesperado por ir pa rua??ou isso dependerá da personalidade do próprio gato? a descriçao diz k é uma gata mto meiga, mas n sei ate k ponto se adaptará a viver em casa.obrigada desde já
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda fev 04, 2013 9:53 pm

penso que é uma decisão complicada...pois até termos o animal em casa, dentro das 4 paredes, nunca saberemos bem como irá reagir. ser meiguinha não quer dizer que se adapte a viver em casa. eu já acolhi, como FAT, uma gata lindíssima e muito muito meiga, mas que passava o tempo todo a escapar-se para a rua, parecia que não aguentava estar em casa. podem não acreditar, mas ela conseguiu mesmo abrir-me a porta de casa um dia!! e no dia em que veio o futuro dona buscá-la, ela aproveitou uma fresta na porta, no momento em que estávamos a entrar em casa, para fugir. sempre notei que era uma gata que gostava demasiado da rua para se sentir bem estando muito tempo em casa, mas era um poço de meiguice.

há quem diga que com o tempo qualquer gato se habitua a estar em casa, mas continuo com as minhas dúvidas... sobretudo sendo uma gatinha já adulta. desculpe não ter realmente ajudado com a minha resposta, dei apenas a minha opinião...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 04, 2013 10:43 pm

Tudo depende do gato em questão. Pode adaptar-se ou não. Não experimentando, nunca saberá.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Bestinha
Membro Júnior

segunda fev 04, 2013 11:17 pm

Tassebem Escreveu:Tudo depende do gato em questão. Pode adaptar-se ou não. Não experimentando, nunca saberá.
pois mas caso ela n se adaptar, nao a posso "deitar fora"...
Bestinha
Membro Júnior

segunda fev 04, 2013 11:27 pm

Keera Escreveu:penso que é uma decisão complicada...pois até termos o animal em casa, dentro das 4 paredes, nunca saberemos bem como irá reagir. ser meiguinha não quer dizer que se adapte a viver em casa. eu já acolhi, como FAT, uma gata lindíssima e muito muito meiga, mas que passava o tempo todo a escapar-se para a rua, parecia que não aguentava estar em casa. podem não acreditar, mas ela conseguiu mesmo abrir-me a porta de casa um dia!! e no dia em que veio o futuro dona buscá-la, ela aproveitou uma fresta na porta, no momento em que estávamos a entrar em casa, para fugir. sempre notei que era uma gata que gostava demasiado da rua para se sentir bem estando muito tempo em casa, mas era um poço de meiguice.

há quem diga que com o tempo qualquer gato se habitua a estar em casa, mas continuo com as minhas dúvidas... sobretudo sendo uma gatinha já adulta. desculpe não ter realmente ajudado com a minha resposta, dei apenas a minha opinião...
obrigada pelas palavras foi bastante esclarecedor :)
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça fev 05, 2013 5:51 am

A opinião pessoal e na pratica do meu lado vai desde bébés bem pequenos abandonados em colonias ou sitios onde alimento gatuxos sem lar e que trouxe 1 delas para casa até á doce e maternal Zara que veio já adulta e após ter dado á luz decerto algumas vezes...hoje é 1 linda gatuxa a caminho dos 16 anitos mais ou menos,chegou aqui com cerca de 6 aninhos e sempre vai ser 1 super doce e super meiga para tudo que mexe,nunca me vou arrepender de a ter adoptado.

Assim se a gatinha de que fala se entende bem consigo e não tiver casa com grandes confusões (algo que os gatos apreciam é calma) seria de arriscar a dar 1 lar feliz a quem não o tem mas ao trazer a gatinha o ideal seria ir com ela ao Vet, pois antes de tudo pode ter "brinde" ,depois 1 desparasitação e talvez aguardar algum tempo até a vacinar.

boa sorte para essa gatuxa :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça fev 05, 2013 2:29 pm

Olá!!
Acho que depende do gato ...

Pela minha experiencia digo lhe que arrisque!! :D
Por regra, os gatos adapatam se bem e adoram conforto de um lar..

No meu caso trouxe um gatinho da rua que já era adulto (2/3 anos) ...
Eu nem sabia naquela altura...mas ele é um poço de doçura e adaptou se lindamente à casa ao outro gato e ás pessoas...
Não consegui resistir lhe, fui impulsiva e correu bem :), como costumo dizer trazer aquele gato para a minha casa foi a melhor coisa que fiz!!!!

boa sorte :D
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça fev 05, 2013 7:30 pm

Eu adoptei uma gatinha adulta da rua e ela adaptou-se muito bem em casa, acho que faz muito bem em salvar a gatinha da rua ;)
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

terça fev 05, 2013 8:32 pm

Boa noite!
Eu em Julho também adoptei uma gatinha de rua com cerca de 2 anos, que andava sempre aqui na zona onde moro e que toda a gente a alimentava e a acarinhava... Até que eu depois de muitas dúvidas, tantas como as que está a ter certamente, decidi trazê-la para casa!
No ínicio, não correu muito bem, posso dizer-lhe, acho que os primeiros 2 meses ela só saiu debaixo da mesa da cozinha para ir a wc, comer e beber água. Tive muitas dúvidas, inclusivé perguntei aqui algumas opiniões, porque já não sabia o que fazer... Passados 3 meses ela já saia debaixo da cadeira, mas não saia da cozinha... O olhar dela vaziu... Cheguei mesmo a pensar que não a devia ter trazido, não por mim, atenção, mas por ela, que se via, claramente que estava deprimida...
Até que um dia... A Lily decidiu que tinha chegado a hora de se aproximar ( 4 meses depois ou um pouco menos, talvez)... Agora dá gosto vê-la... Adora o sofá... neste momento esta a dormir ferradinha em cima do puff... Pede festas, mia a comunicar que se ouvissem fartavam-se de rir... Enfim, valeu muito a pena a ter trazido...
Com isto tudo o que quero dizer, é que quando tomar essa decisão tem que estar preparada para o facto de ela precisar do tempo dela para se habituar a estar numa casa... E não lhe vai dar aquilo que espera num animal de estimação... OU talves se adapte logo, é um incognita.
Mas pela minha experiência posso dizer-lhe que apesar das dificuldades que tive para adaptá-la, deu-me um prazer imenso ver a evolução dela desde o 1º dia até hoje... Faria tudo de novo se voltasse atrás. Por isso força ma adopção da gatinha, ela merece :)
Desculpem o testamento...
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça fev 05, 2013 9:49 pm

Alguns dos meus gatos e também outros que dei para adopção nasceram e viveram alguns anos na rua e por serem meigos foram recolhidos, todos se adaptaram bastante bem a casa, às caminhas confortáveis, à cama dos donos, a ter sempre água e comidinha certa, nunca mostraram qualquer interesse pela porta. Sempre gostaram de ver a rua através dos vidros ou redes sem mostrar qualquer vontade de sair.

Um dos meus gatinhos já falecido há um ano, segundo diziam os vizinhos foi abandonado e esteve na rua por bastante tempo, deveria ter 6 a 7 anos, era muito assustado, não permitia contacto humano, um dia estava eu a tentar capturar uma gatinha para mandar esterilizar quando ele entrou para a transportadora, e depois de retirado voltou a entrar por mais algumas vezes, soube entretanto que estava doente e por isso levei-o ao veterinário. Este verificou que tinha problemas de saúde e que se voltasse à rua teria morte certa e com muito sofrimento, acabei por por ficar com ele. Era um gatinho muitíssimo sociável com os outros animais da casa, gostava de dormir encostado ou em cima das minhas pernas mas só permitia que lhe tocasse levemente enquanto comia, andava sempre a fugir de nós, no entanto, nunca miou a pedir rua, ou tentou sair pela porta ou janelas, era uma fita para o conseguir pôr na transportadora, respeitámos sempre a sua vontade, nunca o pressionámos, até ao dia em que adoeceu a sério, ficou internado e a partir desse dia se tornou dócil, a gostar de festas, mimos, colinho e a ser um anjo para ser tratado.

Há uns meses atrás recolhi uma ninhada com a mãe. Apesar dos pequenos já não precisarem de mamar, preferi que ficassem juntos algum tempo também para a mãe recuperar, ganhar algum peso para ser posteriormente esterilizada e devolvida ao dono (sim, ela tinha dono apesar de viver praticamente na rua). Estava fechada numa divisão com os filhotes, não se ouvia durante dia ou noite, mas quando eu abria a porta ela vinha logo a correr a miar a pedir para sair, fez isto por alguns dias, esteve dez dias comigo e nessa altura já não pedia rua até fez pena ter que ser devolvida à sua vidinha anterior com liberdade mas muita miséria.

Tudo isto para lhe dizer que arrisque dar um lar a essa gatinha, mesmo que ela no início possa estranhar, vai ver que não se vai arrepender. Só precisa deixá-la tranquila, deixá-la explorar a casa e adaptar-se à nova família ao seu ritmo, sem pressionar, dar-lhe o tempo que ela precisar. Se tiver crianças, estar atento e ensiná-las a conviver com a gatinha, não a deixando agarrá-la à força, não puxar rabo ou orelhas ou fazer outras tropelias.
Terá uma amiga agradecida para sempre, pois tal como diz “ não pode deitar fora” terá que ser mesmo para sempre.
Boa sorte!
Bestinha
Membro Júnior

terça fev 05, 2013 11:28 pm

olá obrigada por compartilharem as vossas experiências, sinto me muito mais confiante nesta adopção e espero que corra tudo bem. Já agora não sei se a gatuxa é esterilizada, muito provávelmente não, sabem se há alguma associação que me posso ajudar a fazer a esterilização , vacinação de forma mais económica? obrigada
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta fev 06, 2013 4:57 pm

cibtacte a entregatos. custa uns 40 euros a esterelização
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

quarta fev 06, 2013 6:07 pm

Bestinha Escreveu:Olá pessoal, encontro me num dilema e preciso da ajuda de quem tem mais esperiência neste tipo de assunto. Pretendo adoptar um/uma gata de preferência adulta...já pesquisei todos os sites de adopçao de animais e apaixonei me em particular por uma gata que vive actualmente na rua, e é alimentada por quem lá passa...a minha dúvida é se um gato adulto que viveu toda a vida na rua, adaptar-se-à bem a viver num apartamento fechado? será que não irá miar desesperado por ir pa rua??ou isso dependerá da personalidade do próprio gato? a descriçao diz k é uma gata mto meiga, mas n sei ate k ponto se adaptará a viver em casa.obrigada desde já
Não se irá arrepender...
Uma das minhas gatinhas veio da rua e dá gosto ver o seu ar de satisfeita quando se rebola no meu tapete... quase parece que diz: hum... que maravilha... tão fofinho... :wink: :wink: :wink:

Ela não estranhou nada... a principio ficou mais reservada, até porque já tinha uma outra gata, mas tudo correu bem ao fim de algum tempo. ..
E apesar da gatinha já ter cerca de 8 anos, espero ainda te-la comigo uns bons anos. Ela é maravilhosa... :D :D
SuEllY
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 10:04 pm
Localização: Jafinho, para sempre no meu coração! Junior, LiLY e Fox.

quarta fev 06, 2013 8:42 pm

franjinhas1 Escreveu: Não se irá arrepender...
Uma das minhas gatinhas veio da rua e dá gosto ver o seu ar de satisfeita quando se rebola no meu tapete... quase parece que diz: hum... que maravilha... tão fofinho... :wink: :wink: :wink:
Lol tal e qual a minha Lily, as vezes até dá marradinhas com as próprias patas na cabeça, só me parece que está a pensar... Ai que perco a cabeça neste tapete!!
Mas no entanto, a Lily não deixa de ser mais reservada, não gosta que lhe peguem, so a pego de vez em quando quando vejo que permite e não consigo sempre... Detesta a transportadora, mas temos que a respeitar! Não tem nada a ver com a minha outra gatinha que foi criada em casa desde pequenina... Mas que depois de todos os problemas se adaptou lindamente, adaptou! :)
Bestinha
Membro Júnior

sexta fev 08, 2013 11:52 pm

ola pessoal ja trouxe a gatinha pra casa mas parte-s m o coração do amedontrada que está...é mt meiguinha deixa m fazer festinhas mas tem mt medo especialmente quando lhe pego ao colo ker logo fugir, isto é normal certo? como agir para acelerar esta adaptação? obrigada
Responder

Voltar para “Gatos”