Meses para registar na Junta
Moderador: mcerqueira
Foi à Junta de Freguesia para registar o Snoopy e disseram-me que só fazem registos nos meses de Junho e Julho.
Disseram-me que era melhor esperar, pois podiam regista-lo agora mas ia ficar com a data do ano passado (penso que dos referidos meses).
Tenho várias perguntas:
- É isto normal?
- Os meus gostam muito de passear com o cão, se alguém lhes pedir o registo do cão o que é que eles respondem?, deverão trazer com eles a caderneta das vacinas?
- Disseram que para o registo só era necessário a caderneta do cão e a documentação do dono, será necessário algo mais?
Guida
Disseram-me que era melhor esperar, pois podiam regista-lo agora mas ia ficar com a data do ano passado (penso que dos referidos meses).
Tenho várias perguntas:
- É isto normal?
- Os meus gostam muito de passear com o cão, se alguém lhes pedir o registo do cão o que é que eles respondem?, deverão trazer com eles a caderneta das vacinas?
- Disseram que para o registo só era necessário a caderneta do cão e a documentação do dono, será necessário algo mais?
Guida
-
- Membro
- Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
- Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly
É. A época de registos é em Junho e Julho, portanto de Agosto a Dezembro de 2004 regista com multa o animal no ano de 2004, mas de Janeiro a Maio de 2005 o registo tb corresponde a 2004, isto porque a época de registo de 2004 inicia-se em Junho, entendeu? Um pouco complicado mas imagine que para os registos o ano de 2004 vai de Junho de 2004 a Maio de 2005, ok?Guida__F Escreveu: Foi à Junta de Freguesia para registar o Snoopy e disseram-me que só fazem registos nos meses de Junho e Julho.
Tenho várias perguntas:
- É isto normal?
Guida
Ou a vacina da raiva foi administrada há pouco tempo e poderá dizer q espera que registo em Junho ou então deveria já ter o registo do ano passado, ou seja, qualquer que seja a situação ou a época um cão por norma deve ser registado logo após a vacina da raiva (primeira).Guida__F Escreveu: - Os meus gostam muito de passear com o cão, se alguém lhes pedir o registo do cão o que é que eles respondem?, deverão trazer com eles a caderneta das vacinas?
Para o Registo é necessário a caderneta de vacinas do cão actualizada, com a devida vacina da raiva em dia (a caderneta tem de ser daquelas que tem o espaço para o selo da junta, porque há algumas que não têm e essas não serevem, neste caso terá que pedir outra ao veterinário), e quanto ao dono é o BI e comprovotativo de residência como por exemplo, conta da luz, àgua, etc ou contrato de arrendamento...Guida__F Escreveu:
O Snoopy tem quase cinco meses e levou a vacina da raiva no dia 29 de Janeiro de 2004.
Segundo o que me indicou não faz mal estar sem registo até junho, porque isto é como comprar o selo do carro no fim do ano .... estarei correcta?
Quanto à caderneta esta tem o seguinte nome:
- Caderneta Internacional de Saúde, Boletim Sanitário
e diz que é aprovada para uso oficial nos termos do artigo 11º da portaria 81 de 24 de Janeiro de 2002.
Portanto esta caderneta pode servir de Identificação para o Snoopy até ele ser registado em Junho... estarei correcta?
Guida
Segundo o que me indicou não faz mal estar sem registo até junho, porque isto é como comprar o selo do carro no fim do ano .... estarei correcta?
Quanto à caderneta esta tem o seguinte nome:
e diz que é aprovada para uso oficial nos termos do artigo 11º da portaria 81 de 24 de Janeiro de 2002.
Portanto esta caderneta pode servir de Identificação para o Snoopy até ele ser registado em Junho... estarei correcta?
Guida
A época de registos coincide com esses meses porque geralmente é a altura em que o veterinario municipal executa a campanha de vacinação rábica.
Quanto a registar fora desses meses, aqui no burgo é possivel, mas acrescida de 20% de multa.
Cumprimentos
Tiago
Quanto a registar fora desses meses, aqui no burgo é possivel, mas acrescida de 20% de multa.
Cumprimentos
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Essa não entendo, então os cachorrinhos são obrigados a nascer dentro de um prazo, se não pagam multa?
A Senhora que me atendeu na Junta de Freguesia disse que era melhor esperar por Junho para Registar o Snoopy.
Eu só queria saber se faz mal esperar até essa data para o registar, isto é, se alguém me perguntar pelo registo do Snoopy eu posso responder que, de acordo com as actuais leis o Snoopy nasceu e atingiu a idade de vacinação fora dos prazos estipulados e tem, de acordo com as leis vigentes, esperar até Junho para se tornar um "cidadão canino".
Bem, uma desculpa destas não faz muito sentido, pois não?
Se calhar até julga que eu estou a gozar com ele?
Guida
A Senhora que me atendeu na Junta de Freguesia disse que era melhor esperar por Junho para Registar o Snoopy.
Eu só queria saber se faz mal esperar até essa data para o registar, isto é, se alguém me perguntar pelo registo do Snoopy eu posso responder que, de acordo com as actuais leis o Snoopy nasceu e atingiu a idade de vacinação fora dos prazos estipulados e tem, de acordo com as leis vigentes, esperar até Junho para se tornar um "cidadão canino".
Bem, uma desculpa destas não faz muito sentido, pois não?
Se calhar até julga que eu estou a gozar com ele?
Guida
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Não querendo puxar a brasa à minha sardinha, mas já que as coisas estão disponíveis não custa nada olhar 
Vão a http://www.rottpt.net e vejam o tópico legislação. Sobre registos e licenciamentos vejam o Decreto Lei nº 313/2003.
Abraços
Paulo C.

Vão a http://www.rottpt.net e vejam o tópico legislação. Sobre registos e licenciamentos vejam o Decreto Lei nº 313/2003.
Abraços
Paulo C.
Guida
O registo na Junta é obrigatório quando o cão faz 6 meses, seja em que altura do ano for. Não paga multa, mas tem de ser renovado no próximo Junho/Julho.
A opinião da senhora da junta deve-se com certeza ao facto de o seu cãozinho só fazer 6 meses lá para Abril (certo?) portanto quase na altura anual dos registos e não se justificar a repetição do registo em menos de 2 meses.
A multa é paga se o cão for registado fora do prazo e já tiver na altura mais de 6 meses de idade.
O registo na Junta é obrigatório quando o cão faz 6 meses, seja em que altura do ano for. Não paga multa, mas tem de ser renovado no próximo Junho/Julho.
A opinião da senhora da junta deve-se com certeza ao facto de o seu cãozinho só fazer 6 meses lá para Abril (certo?) portanto quase na altura anual dos registos e não se justificar a repetição do registo em menos de 2 meses.
A multa é paga se o cão for registado fora do prazo e já tiver na altura mais de 6 meses de idade.
Eu não sei muito bem quando é que o Snoopy faz 6 meses, pelo simples de ele ter sido um cachorrinho abandonado, que se encontrava aos cuidados de uma protectora.
Na sua caderneta tem indicada como data de nascimento Outubro de 2003, mas é meramente uma estimativa, um mais ou menos.
Se eu pensar que se trata de finais de Outubro.
E considerando que (como acabei de ler na net) são seis meses, mas tem 30 dias de tolerância então dá à tangente para mantê-lo dentro da legalidade.
Guida
Na sua caderneta tem indicada como data de nascimento Outubro de 2003, mas é meramente uma estimativa, um mais ou menos.
Se eu pensar que se trata de finais de Outubro.
E considerando que (como acabei de ler na net) são seis meses, mas tem 30 dias de tolerância então dá à tangente para mantê-lo dentro da legalidade.
Guida
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Guida__F Escreveu: No site o link para a legislação em questão não funciona, pois abre no 312.
... e Snoopy só é uma ameaça para os chinelos e para os seus brinquedos
Guida

O Diário da Republica para o qual o link aponta tem vários Decretos Lei, incluindo o 313/2003. Se entrar nesse diário da Republica, logo no inicio, tem um indice dos Decretos que ele contém, e clicando no 313 vai directo para lá.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Os meus cães deixaram de ter esta caderneta. esta era a que tinha as vinhetas da raiva, não era?Guida__F Escreveu:
Guida
O novo boletim de vacinas deles já tem um espaço destinado à vacina da raiva.
Ou será que não é permitido?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Ora deixa cá puxar a brasa da sardinha do Paulo para a minha
http://whippetp.no.sapo.pt/legislacao.htm
.

.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
- Contacto:
[quote=nel]
.
[/quote]
Tenho mesmo que organizar uma sardinhada...
Sempre quero ver (ao vivo e a cores) o Paulo e o Nel a esgadanharem-se por uma brasa...
Desculpem, mas não resisti...

.
[/quote]
Tenho mesmo que organizar uma sardinhada...
Sempre quero ver (ao vivo e a cores) o Paulo e o Nel a esgadanharem-se por uma brasa...
Desculpem, mas não resisti...

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Oi Musky,Musky Escreveu: Guida
Isso deve depender da junta, porque quando eu fui lá para fazer o registo da Juma, em Agosto, porque foi quando ela fez 6 meses, queriam que eu pagasse a multa